21/10/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti deOliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Tendo em vista que as propostas de redação do ENEM cobram textos dissertativos-argumentativos e pedem que os alunos ao redigirem seus textos apresentem uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos, temos como objetivo apresentar aos alunos:
Primeiramente o professor discutirá com os alunos o que é uma proposta de intervenção, anotando as definições dos alunos no quadro. Espera-se que os alunos cheguem à conclusão de que uma proposta de intervenção é uma proposta de solução para um problema que se esteja discutindo no texto dissertativo-argumentativo.
Em seguida, o professor deverá ler com os alunos o que consta no Guia do Participante do ENEM 2013. Disponível em <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2013/guia_participante_redacao_enem_2013.pdf>. Acesso em 20 out. 2013.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
O quinto aspecto a ser avaliado no seu texto é a apresentação de uma proposta de intervenção para o problema abordado. Por isso, a sua redação, além de apresentar uma tese sobre o tema, apoiada em argumentos consistentes, deve oferecer uma proposta de intervenção na vida social. Essa proposta deve considerar os pontos abordados na argumentação, deve manter vínculo direto com a tese desenvolvida no texto e coerência com os argumentos utilizados, já que expressa a sua visão, como autor, das possíveis soluções para a questão discutida. A proposta de intervenção precisa ser detalhada de modo a permitir ao leitor o julgamento sobre sua exequibilidade, portanto, deve conter a exposição da intervenção sugerida e o detalhamento dos meios para realizá-la. A proposta deve, ainda, refletir os conhecimentos de mundo de quem a redige, e a coerência da argumentação será um dos aspectos decisivos no processo de avaliação. É necessário que ela respeite os direitos humanos, que não rompa com valores como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural. Ao redigir seu texto, procure evitar propostas vagas, gerais; busque propostas mais concretas, específicas, consistentes com o desenvolvimento de suas ideias. Antes de elaborar sua proposta, procure responder às seguintes perguntas: O que é possível apresentar como proposta de intervenção na vida social? Como viabilizar essa proposta? O seu texto será avaliado, portanto, com base na combinação dos seguintes critérios: a) presença de proposta x ausência de proposta; |
O professor deverá ler com os alunos o texto, ressaltando que a proposta de intervenção em um texto dissertativo-argumentativo deve estar estreitamente ligada aos argumentos elencados no corpo do texto, e que ela deve ser uma proposta possível de ser realizada sem desrespeitar os direitos humanos, ou seja, NÃO devemos elaborar propostas de solução para um problema que sejam preconceituosas, discriminatórias, homofóbicas, etc.
Disponível em <http://www.cidadaocaxambuense.org.br/wp-content/uploads/2011/03/forum-1.jpg>. Acesso em 20 out. 2013.
Tendo em mente que a proposta de intervenção (que deve estar explícita e com o detalhamento de sua viabilização) deve se propor a resolver um problema de cunho social, o professor deverá dividir a turma em grupos de 4 integrantes, para que pensem em propostas de intervenção para os problemas sociais existentes no Brasil.
Para isso, o professor entregará para cada grupo uma folha com o seguinte texto:
Introdução Embora o Brasil tenha avançado na área social nos últimos anos, ainda persistem muitos problemas que afetam a vida dos brasileiros. Abaixo listaremos uma relação dos principais problemas brasileiros na atualidade. Desemprego Embora a geração de empregos tenha aumentado nos últimos anos, graças ao crescimento da economia, ainda existem milhões de brasileiros desempregados. A economia tem crescido, mas não o suficiente para gerar os empregos necessários no Brasil. A falta de uma boa formação educacional e qualificação profissional de qualidade também atrapalham a vida dos desempregados. Muitos têm optado pelo emprego informal (sem carteira registrada), fator que não é positivo, pois estes trabalhadores ficam sem a garantia dos direitos trabalhistas. Violência e Criminalidade A violência está crescendo a cada dia, principalmente nas grandes cidades brasileiras. Os crimes estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Nos jornais, rádios e tvs presenciamos cenas de assaltos, crimes e agressões físicas. A falta de um rigor maior no cumprimento das leis, aliada as injustiças sociais podem, em parte, explicar a intensificação destes problemas em nosso país. Poluição Este problema ambiental tem afetado diretamente a saúde das pessoas em nosso país. Os rios estão sendo poluídos por lixo doméstico e industrial, trazendo doenças e afetando os ecossistemas. O ar, principalmente nas grandes cidades, está recendo toneladas de gases poluentes, derivados da queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo - gasolina e diesel principalmente). Este tipo de poluição afeta diretamente a saúde das pessoas, provocando doenças respiratórias. Pessoas idosas e crianças são as principais vítimas. Saúde Nos dias de hoje, pessoas que possuem uma condição financeira melhor estão procurando os planos de saúde e o sistema privado, pois a saúde pública encontra-se em estado de crise aguda. Hospitais superlotados, falta de medicamentos, greves de funcionários, aparelhos quebrados, filas para atendimento, prédios mal conservados são os principais problemas encontrados em hospitais e postos de saúde da rede pública. A população mais afetada é aquela que depende deste atendimento médico, ou seja, as pessoas mais pobres. Educação Os dados sobre o desempenho dos alunos, principalmente da rede pública de ensino, são alarmantes. A educação pública encontra vários problemas e dificuldades: prédios mal conservados, falta de professores, poucos recursos didáticos, baixos salários, greves, violência dentro das escolas, entre outros. Este quadro é resultado do baixo índice de investimentos públicos neste setor. O resultado é a deficiente formação dos alunos brasileiros. Desigualdade social O Brasil é um país de grande contraste social. A distribuição de renda é desigual, sendo que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza e miséria. Embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimos anos, em função dos programas sociais, ainda vivemos num país muito injusto. Habitação O déficit habitacional é grande no Brasil. Existem milhões de famílias que não possuem condições habitacionais adequadas. Nas grandes e médias cidades é muito comum a presença de favelas e cortiços. Encontramos também pessoas morando nas ruas, embaixo de viadutos e pontes. Nestes locais, as pessoas possuem uma condição inadequada de vida, passando por muitas dificuldades. |
Disponível em <http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/problemas_sociais.htm>. Acesso em 20 out. 2013.
Os grupos deverão discutir os temas/problemas e elaborar propostas de intervenção, respeitando os direitos humanos, para pelo menos 3 problemas sociais elencados no texto.
Para isso, eles deverão pensar no que:
Obs.: Vale ressaltar que as propostas de intervenção devem ser minimamente detalhadas, ou seja, não deve ser uma proposta de intervenção muito ampla, por exemplo: O governo deve investir mais em educação, mas sim explicitar o detalhamento e os meios para que a proposta de intervenção surta o efeito benéfico almejado.
Uma vez que os grupos se reuniram e elaboraram propostas de intervenção sobre problemas de cunho social, os alunos deverão apresentar oralmente suas propostas de intervenção.
À medida que os grupos apresentam suas propostas de intervenção sobre os problemas sociais que eles haviam discutido, os outros grupos deverão avaliar se as propostas apresentadas:
Além disso, os alunos que estiverem ouvindo a apresentação poderão complementar as propostas de intervenção dos colegas, ao final de cada apresentação.
Textos sobre a proposta de intervenção cobrada no ENEM.
Disponível em <http://seutexto.com/enem_proposta.html>. Acesso em 20 out. 2013.
Disponível em <http://www.infoenem.com.br/elaborando-proposta-de-intervencao-social-no-enem/>. Acesso em: 20 out. 2013.
Declaração universal dos Direitos Humanos:
Disponível em <http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm>. Acesso em: 20 out. 2013.
Os alunos serão avaliados qualitativamente quanto:
Em relação à apresentação dos trabalhos (elaboração das propostas e apresentação oral), o professor deverá observar:
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18/05/2014
Cinco estrelasEste material é realmente excelente e, na minha opinião, deve ser trabalhado com todos que pretendem realizar o exame ENEM.