Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jornal: uma contribuição para leitura e escrita (Parte 2)

 

21/10/2013

Autor e Coautor(es)
CLEBER GARCIA CASAGRANDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Thaís Cristina de Oliveira, Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a organização e a estrutura do jornal.
  • Entender as notícias conforme suas especificidades.
  • Identificar as partes específicas do jornal. 
  • Aperfeiçoar a escrita produzindo textos.
  • Discutir coletivamente e respeitar as diferentes opiniões.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter vivenciado a aula Jornal: uma contribuição para leitura e escrita (Parte 1).

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2  – Conhecendo a estrutura do Jornal

jornal

Imagem disponível em: http://educando.net.br/wp-content/uploads/2013/08/jornal_escola.jpg. Acesso em 02 de outubro de 2013.

Atividade 1

Professor converse com os alunos que, o objetivo do jornal impresso, é comunicar ao leitor, informações sobre fatos e acontecimentos importantes que ocorreram no cotidiano de uma determinada sociedade (escola, universidade, empresa, cidade, estado, país). Explique que nesse momento todos os alunos serão jornalistas e deverão observar os fatos ocorridos em seu cotidiano escolar, pensar e refletir sobre esse contexto para redigir suas notícias posteriormente.

Apresente aos alunos as principais partes estruturais do jornal e explique que nessas seções podem ser abordados diferentes temas, ou seja, vários assuntos:

 

Artigo - Texto que traz a opinião e a interpretação do autor sobre um fato. Geralmente é assinado e não reflete necessariamente a opinião da publicação.

Entrevista - Contato pessoal entre o repórter e uma ou mais pessoas (fontes) para coleta de informações. Também designa um tipo de matéria jornalística redigida sob a forma de perguntas e respostas (também conhecida como pingue-pongue).

Nota - Pequena notícia.

Notícia - Relato de fatos atuais, de interesse e de importância para a comunidade e para o público leitor.

Reportagem - Conjunto de providências necessárias à confecção de uma notícia jornalística: pesquisa, cobertura de eventos, apuração, seleção dos dados, interpretação e tratamento.

Fonte: Informações retiradas do texto Jornal na sala de aula: leitura e assunto novo todo dia. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/jornal-sala-aula-423555.shtml. Acesso em 02 de outubro de 2013.

 

Atividade 2

Solicite à turma que se reúnam em 5 grupos, entregue uma folha para cada grupo, os quais escolherão uma das partes do jornal para escrever. Se 2 grupos escolherem a mesma parte para faça sorteio entre estes.

Após a escolha ou sorteio da parte do Jornal, cada grupo deverá refletir e discutir coletivamente sobre o tema que será escrito e, esse texto deverá, preferencialmente, ser produzido sobre fatos ocorridos na escola. Caso os alunos tenham dúvida de como escrever a sessão do jornal que escolheram poderão solicitar ajuda do professor e ainda consultar em diferentes jornais como a sessão é apresentada.

 

ler

Imagem disponível em: http://s2.glbimg.com/UASheKEDLGMnMkDw840wTOEJEZfHHNUU-OHTA6U6ugBIoz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/11/13/professora-alessandra5.jpg. Acesso em 02 de outubro de 2013.

Atividade 3

Após a matéria escrita, cada grupo deverá decidir a melhor maneira de ilustrar a matéria que escreveram. Essa ilustração poderá ser desenho, foto ou imagem que represente o texto escrito. Para essa atividade disponibilize para os alunos, revistas, jornais, lápis de várias cores, e caso sua escola participe do projeto UCA (Um computador por Aluno), eles poderão fotografar com os recursos do Notebook. Para fotografar o aluno deverá acessar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K Aba  - Aplicativos Multimídia WxCam. O botão da “câmera fotográfica” tira uma foto através da webcam. O “visualizador de imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa, como por exemplo, um pendrive. Se sua escola não disponibiliza desse recurso, auxilie os alunos com outros recursos como câmera fotográfica que poderá ser da própria escola.  As imagens fotografadas deverão ser impressas para comporem as matérias jornalísticas.

O professor deverá auxiliar os grupos para esclarecer as dúvidas, na escrita, na ortografia, na redação da matéria e também na ilustração, caso tenha necessidade.

 

Aulas 3 e 4: Compondo nosso Jornal

Atividade 1

Após as matérias escritas e ilustradas, cada grupo fará a apresentação da sua parte do Jornal para os outros grupos e, coletivamente, poderão contribuir na escrita para o melhor entendimento do texto redigido. Analisarão também se a matéria esta de acordo com a seção do Jornal escolhida ou sorteada. Se necessário, poderão ler novamente o que cada parte deve conter. Exemplos: se a seção Artigo expressa a opinião de quem escreveu a matéria; se a Entrevista foi realizada com contato pessoal; se a Nota realmente é uma notícia breve; se a Notícia relata fatos importantes do cotidiano da escola; se a Reportagem foi construída com pesquisa, apuração dos fatos etc.

As correções necessárias deverão ser feitas para expor o Jornal no varal.  

Exemplo: Nota

INÍCIO DOS JOGOS INTERNOS DE HANDEBOL DOS 3º ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL MARIO GUERRA.

Nessa semana iniciaram os Jogos Interclasses de Handebol da Escola Municipal Mario Guerra. Esses jogos são organizados pelos professores de Educação Física e alunos dos terceiros anos. Os jogos estão sendo realizados nas quadras da Escola e iniciaram na segunda-feira (14/10/2013) e encerrarão na próxima segunda-feira. A turma do 3° ano B termina esta semana sem derrotas, diferente de seus adversários (3° Anos A e C). Os jogos são abertos aos familiares dos alunos dos 3º anos e acontecem sempre após o recreio da Escola.

hand

Imagem disponível em: http://handebolbh.files.wordpress.com/2009/07/pict_handball.gif. Acesso em 02 de outubro de 2013.

 

Observação: Cada grupo deverá registrar todos os momentos dessa atividade, no caso do grupo Reportagem poderão utilizar o recurso para filmagem com o Notebook ou com a câmera. O jornal deverá ser disponibilizado no site da escola ou blog da turma para que as outras turmas tenham acesso.

Recursos Complementares

Sugestões de leitura:

 

DREYER, Diogo. Informar e educar. Disponível em: http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0101.asp. Acesso em 02 de outubro de 2013.

CAIADO, Elen Campos. A importância do jornal na escola. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/orientacoes/a-importancia-jornal-na-escola.htm. Acesso em 02 de outubro de 2013.

Avaliação

Professor avalie a participação dos alunos durante todo o processo e registre, para posteriores planejamentos, apresentaram domínio de conhecimentos sobre: a organização e a estrutura do jornal; o avanço na qualidade dos textos produzidos; o domínio da ortografia e o respeito às diferentes opiniões.

Observe e registre também, as dificuldades apresentadas pelos alunos para serem trabalhadas posteriormente.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.