Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Franquismo.

 

22/10/2013

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga; Artur

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá entender os principais aspectos do Franquismo,  seus principais pontos ideológicos e formas de administração. Além disso, ele aprenderá sobre a escalada do governo franquista ao poder durante a Guerra Civil espanhola, assim como o quanto a Espanha foi afetada por ele.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

O aluno já deve ter mínimos conhecimentos sobre os regimes totalitários que vigoravam durante a primeira metade do século XX, como, por exemplo, o nazismo, o fascismo e o socialismo, bem como a crise de 1929.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

 

Para que o aluno entenda a Guerra Civil espanhola e os movimentos que a protagonizaram, assim como a ideologia franquista, o professor deverá fazer uma breve introdução sobre o contexto no qual se deu a guerra e relembrar com os alunos o que vem a ser um regime totalitário. Além disso, mostrar como a Europa pós-guerra e a crise de 29 foi um terreno fértil para a implantação de regimes mais radicais.

O professor poderá valer-se das imagens abaixo para ajudá-lo a ilustrar a aula.

 

Mapa de conflitos.

Mapa que mostra a evolução da Guerra Civil.

Disponível em: http://www.vmapas.com/Europa/Espanha/Mapa_Guerra_Civil_Espanhola_1936_1939.jpg/maps-pt.html?map_viewMap=1

Cartaz

Cartaz mostra o apoio dos demais regimes totalitários a Francisco Franco.

Disponível em: http://wat.com.sapo.pt/prop_franq.jpg

 

Francisco Franco

Francisco Franco, ditador espanhol.

Disponível em: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2011/09/francisco-franco.jpg

 

 

 

Guernica

“Guernica”: famosa obra de Pablo Picasso, retratando o bombardeio da cidade de Guernica no dia 26 de abril de 1937, por forças militares fascistas. Disponível em: http://tecciencia.ufba.br/articles/0001/2563/guernica.jpg?1334281169

DESENVOLVIMENTO

 

AULA 1

 

Após a breve introdução, nesta aula o professor deverá abordar a situação política espanhola no início do século XX;  a Espanha ainda era uma Monarquia, o que tornava o cenário político interno no país bastante conturbado. Este cenário deverá ser mostrado com destaques para o regime ditatorial de Primo Rivera, a queda da Monarquia e a implantação da chamada República dos Trabalhadores.

O aluno deverá saber que essa república pretendia realizar projetos de reforma agrária e a separação do Estado da Igreja, o que não agradou a vários setores da sociedade, principalmente o latifundiário e o eclesiástico. A partir disso, o professor deverá apresentar o novo quadro de oposição formado.

De um lado, os fascistas, nacionalistas e conservadores, que eram apoiados pela Igreja, pelo Exército e pelos latifundiários. Do outro, o grupo de esquerda voltado para o combate ao fascismo que crescia na Europa.

Apresentado o cenário, o professor deverá discutir o surgimento, na década de 1930, da Falange Tradicionalista Espanhola, que apoiava um regime totalitário, e a Frente Popular Espanhola, formada por comunistas e anarquistas. Além disso, o professor deverá ressaltar que, nas eleições de 1936, a Falange fora derrotada ocasionando um aumento das tensões políticas. A sua derrota, juntamente com os novos projetos que a esquerda pretendia implantar, como a reforma agrária, fizeram com que estourasse uma Guerra Civil na Espanha.

Sobre a guerra, é importante saber que o levante foi liderado por Francisco Franco, apoiado pelos governos totalitários alemão e italiano; já a Frente Popular recebeu o apoio da União Soviética.

Pode-se usar como exemplo deste apoio o famoso bombardeio alemão a Guernica, em 1937, imortalizado por Picasso.

 

AULA 2

 

A segunda aula deverá começar com o fim da Guerra Civil e a posse de Franco em 1939. Aqui o professor deverá listar alguns pontos relevantes da ideologia franquista, tais como:

- Era um regime de partido único: o “El movimento Nacional”;

- Era um regime no qual o poder se concentrava em uma única pessoa, no caso Franco;

- As regiões espanholas tinham seus direitos políticos negados, deixando de ser autônomas;

- Não havia liberdade de opinião, nem grupos sindicais;

- O Catolicismo se tornou a principal religião do Estado.

Pode-se dizer que a ideologia franquista é fundada em valores tradicionalistas e religiosos, baseada nos princípios da Falange e do fascismo italiano.

Após explicar estes principais pontos, o professor poderá concluir a aula, acrescentando que o regime de Franco durou de 1939 a 1975, só chegando ao fim com sua morte.

 

AULA 3

 

Mesmo com o final dos regimes fascistas, como o franquismo, o mundo ainda hoje vê as suas consequências e ainda é possível encontrar pessoas a favor destes regimes.

Para o desenvolvimento desta aula, os alunos deverão ser divididos em cinco grupos para pesquisar sobre um determinado regime, a saber: nazista, franquista, comunista, democrático e parlamentarista.

Nesta pesquisa, os alunos deverão elaborar um relatório que contenha as principais características destes regimes e mostre onde e quando estes regimes vigoravam ou vigoram com mais força.

 

AULA 4

 

A partir da pesquisa feita na aula anterior, os alunos deverão debater, em um seminário, as ideias dos regimes pesquisados pelo grupo, a fim de que possam compreender por que esses regimes ascenderam ou entraram em decadência.

CONCLUSÃO

 

Após a aula anterior e os debates nela realizados, o aluno poderá entender melhor o pensamento franquista.

 

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar os relatórios de pesquisa feitos pelos alunos, bem como a desenvoltura deles durante o debate.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.