22/10/2013
Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga; Artur
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
O aluno poderá entender os principais aspectos do Franquismo, seus principais pontos ideológicos e formas de administração. Além disso, ele aprenderá sobre a escalada do governo franquista ao poder durante a Guerra Civil espanhola, assim como o quanto a Espanha foi afetada por ele.
O aluno já deve ter mínimos conhecimentos sobre os regimes totalitários que vigoravam durante a primeira metade do século XX, como, por exemplo, o nazismo, o fascismo e o socialismo, bem como a crise de 1929.
INTRODUÇÃO
Para que o aluno entenda a Guerra Civil espanhola e os movimentos que a protagonizaram, assim como a ideologia franquista, o professor deverá fazer uma breve introdução sobre o contexto no qual se deu a guerra e relembrar com os alunos o que vem a ser um regime totalitário. Além disso, mostrar como a Europa pós-guerra e a crise de 29 foi um terreno fértil para a implantação de regimes mais radicais.
O professor poderá valer-se das imagens abaixo para ajudá-lo a ilustrar a aula.
Mapa que mostra a evolução da Guerra Civil.
Disponível em: http://www.vmapas.com/Europa/Espanha/Mapa_Guerra_Civil_Espanhola_1936_1939.jpg/maps-pt.html?map_viewMap=1
Cartaz mostra o apoio dos demais regimes totalitários a Francisco Franco.
Disponível em: http://wat.com.sapo.pt/prop_franq.jpg
Francisco Franco, ditador espanhol.
Disponível em: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2011/09/francisco-franco.jpg
“Guernica”: famosa obra de Pablo Picasso, retratando o bombardeio da cidade de Guernica no dia 26 de abril de 1937, por forças militares fascistas. Disponível em: http://tecciencia.ufba.br/articles/0001/2563/guernica.jpg?1334281169
DESENVOLVIMENTO
AULA 1
Após a breve introdução, nesta aula o professor deverá abordar a situação política espanhola no início do século XX; a Espanha ainda era uma Monarquia, o que tornava o cenário político interno no país bastante conturbado. Este cenário deverá ser mostrado com destaques para o regime ditatorial de Primo Rivera, a queda da Monarquia e a implantação da chamada República dos Trabalhadores.
O aluno deverá saber que essa república pretendia realizar projetos de reforma agrária e a separação do Estado da Igreja, o que não agradou a vários setores da sociedade, principalmente o latifundiário e o eclesiástico. A partir disso, o professor deverá apresentar o novo quadro de oposição formado.
De um lado, os fascistas, nacionalistas e conservadores, que eram apoiados pela Igreja, pelo Exército e pelos latifundiários. Do outro, o grupo de esquerda voltado para o combate ao fascismo que crescia na Europa.
Apresentado o cenário, o professor deverá discutir o surgimento, na década de 1930, da Falange Tradicionalista Espanhola, que apoiava um regime totalitário, e a Frente Popular Espanhola, formada por comunistas e anarquistas. Além disso, o professor deverá ressaltar que, nas eleições de 1936, a Falange fora derrotada ocasionando um aumento das tensões políticas. A sua derrota, juntamente com os novos projetos que a esquerda pretendia implantar, como a reforma agrária, fizeram com que estourasse uma Guerra Civil na Espanha.
Sobre a guerra, é importante saber que o levante foi liderado por Francisco Franco, apoiado pelos governos totalitários alemão e italiano; já a Frente Popular recebeu o apoio da União Soviética.
Pode-se usar como exemplo deste apoio o famoso bombardeio alemão a Guernica, em 1937, imortalizado por Picasso.
AULA 2
A segunda aula deverá começar com o fim da Guerra Civil e a posse de Franco em 1939. Aqui o professor deverá listar alguns pontos relevantes da ideologia franquista, tais como:
- Era um regime de partido único: o “El movimento Nacional”;
- Era um regime no qual o poder se concentrava em uma única pessoa, no caso Franco;
- As regiões espanholas tinham seus direitos políticos negados, deixando de ser autônomas;
- Não havia liberdade de opinião, nem grupos sindicais;
- O Catolicismo se tornou a principal religião do Estado.
Pode-se dizer que a ideologia franquista é fundada em valores tradicionalistas e religiosos, baseada nos princípios da Falange e do fascismo italiano.
Após explicar estes principais pontos, o professor poderá concluir a aula, acrescentando que o regime de Franco durou de 1939 a 1975, só chegando ao fim com sua morte.
AULA 3
Mesmo com o final dos regimes fascistas, como o franquismo, o mundo ainda hoje vê as suas consequências e ainda é possível encontrar pessoas a favor destes regimes.
Para o desenvolvimento desta aula, os alunos deverão ser divididos em cinco grupos para pesquisar sobre um determinado regime, a saber: nazista, franquista, comunista, democrático e parlamentarista.
Nesta pesquisa, os alunos deverão elaborar um relatório que contenha as principais características destes regimes e mostre onde e quando estes regimes vigoravam ou vigoram com mais força.
AULA 4
A partir da pesquisa feita na aula anterior, os alunos deverão debater, em um seminário, as ideias dos regimes pesquisados pelo grupo, a fim de que possam compreender por que esses regimes ascenderam ou entraram em decadência.
CONCLUSÃO
Após a aula anterior e os debates nela realizados, o aluno poderá entender melhor o pensamento franquista.
Os Alunos podem efetivar suas pesquisas nos seguintes sites:
Nazismo:http://www.brasilescola.com/historiag/nazismo.htm; http://www.infoescola.com/historia/nazismo/; http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=381
Franquismo:http://www.infoescola.com/historia/franquismo/;http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/periodo-franquismo.htm;http://www.brasilescola.com/historiag/franquismo.htm
Comunismo:http://www.brasilescola.com/historiag/comunismo.htm;http://www.infoescola.com/politica/comunismo/;http://www.infoescola.com/historia/revolucao-chinesa/;http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-cubana.htm
Democracia:http://www.embaixada-americana.org.br/democracia/what.htm;http://www.infoescola.com/sociologia/democracia/
Parlamentarismo:http://www.infoescola.com/formas-de-governo/parlamentarismo/;http://www.doutrina.linear.nom.br/doutrina/Doutrina_Parlamentarismo%20e%20Presidencialismo.htm
O professor deverá avaliar os relatórios de pesquisa feitos pelos alunos, bem como a desenvoltura deles durante o debate.
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