Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo com Bingos: leitura, escrita e operações matemáticas

 

21/10/2013

Autor e Coautor(es)
CLEBER GARCIA CASAGRANDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Thaís Cristina de Oliveira, Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Conhecer a dinâmica do jogo de bingo e suas variações
  2. Construir material para o jogo de Bingo.
  3. Identificar palavras relacionando-as com as imagens.
  4. Trabalhar raciocínio matemático (operações matemáticas).
  5. Aperfeiçoar a leitura e a escrita.
  6. Superar as dificuldades de leitura, escrita e operações matemáticas.
  7. Interagir socialmente com os colegas, respeitando-os e auxiliando-os nas suas dificuldades.
Duração das atividades
9 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter domínio da escrita e leitura de palavras simples, saber resolver operações matemáticas simples.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2  – Entendendo o jogo de Bingo

1ª. Atividade

Professor, tendo em vista a importância dos jogos no aprendizado e na transmissão do conhecimento, essa aula propõe uma estratégia mais dinâmica e interativa trabalhar a leitura, a escrita e o raciocínio matemático, abordando as diferentes variações de jogos de Bingo.

Os jogos de Bingo exercem um papel importante para a aquisição de conhecimentos, conceitos, estimulam a imaginação, promovem o raciocínio lógico, contribuem para a organização do pensamento, exigindo atenção e concentração dos alunos.

Além disso, auxiliam no desenvolvimento cognitivo, afetivo, social das crianças, representando um momento que precisa ser valorizado nas atividades escolares, especificamente, na sala de aula.

O intuito com essas atividades é de promover também a cooperação durante os jogos, contribuir com a ampliação dos conhecimentos e maior envolvimento no processo ensino e aprendizagem. Os jogos de Bingo podem oferecer momento de socialização, trocar conhecimentos, experiências, aprender a conviver com pensamentos e comportamentos diferentes dos seus.

Professor encaminhe os alunos para um espaço adequado para realização das atividades individual, em duplas ou em trios. Converse com os alunos sobre quais tipos de jogos de cartela (bingo, jogo da velha, ou outros) que eles conhecem. Pergunte a turma se todos conhecem o jogo de Bingo, se sabem quem o inventou, sua história, como se joga e quais são suas regras.

Problematize junto aos alunos:

  1. Porque jogar bingo na sala de aula.
  2. Em que o jogo de Bingo pode ajudar.

 

Informe à turma que após a vivência dos jogos de Bingo haverá uma roda de conversa sobre a contribuição deste para o aprendizado da leitura, escrita e as operações matemáticas.

 

bingo

Imagem disponível em: http://lh6.ggpht.com/_l5Get1ZMDxI/TLFMrkr29RI/AAAAAAAAKvs/f7fbXMGgwlA/s1600-h/Bingo%5B3%5D.gif. Acesso em 09 de outubro de 2013.

 

Em seguida, explique que o Bingo é um jogo que utiliza um sorteio e esse sorteio pode ser de números, palavras e operações.

Cada participante terá uma cartela contendo números, palavras. A cada sorteio, o participante deverá marcar o número ou a palavra sorteada e que estiver registrada em sua cartela. Se na sua cartela não tiver o registro do número ou da palavra sorteada, o aluno não marcará nada. O aluno que preencher toda a cartela primeiro, conforme a regra determinada anteriormente, deve gritar “Bingo” e ganha o jogo.

Exemplo:

Este globo abaixo tem números que serão sorteados para que os participantes preencham as cartelas, a cada número sorteado pela pessoa que gira o globo cada participante marcará em sua cartela até preenchê-la totalmente.

globo

Imagem disponível em: http://www.esportesexpress.com/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/g/l/globo_a.jpg.  Acesso em 09 de outubro de 2013.

 

Exemplo de cartela a ser entregue para cada aluno.

cartela

Imagem disponível em:http://bimg2.mlstatic.com/cartelas-bingo-promoco-600-cartelas-frete-gratis_MLB-F-4385403674_052013.jpg. Acesso em 09 de outubro de 2013.

 

Além disso, explique que durante o jogo de Bingo deve-se ter atenção e concentração para não perder nenhum número e/ou palavra sorteado.

 

2ª. Atividade

Converse com os alunos sobre o bingo numérico e que essa forma de jogo pode ajudá-lo a melhorar a sua concentração, atenção, rapidez no pensamento, habilidade ouvir, procurar os números na tabela e marcar com agilidade.

Distribua folhas e lápis para todos e desenhe o modelo de cartela no quadro para que os alunos reproduzam em suas folhas.

Sugestão de modelo de cartela:

 

CARTELA DE BINGO

tabela1


Fonte: Imagem do próprio autor.

 

Professor, para que os alunos fixem bem a dinâmica do jogo propomos iniciar a aula com o Bingo numérico.

Assim, cada aluno escreve números diferentes nos quadradinhos de sua cartela, de 01 a 50 de forma aleatória. Preparadas as cartelas individuais, o professor distribuirá pequenos papéis para que a turma ajude-o a escrever em cada papel os números de 1 a 50 para compor o sorteio.

 

3ª. Atividade

Professor, junte todos os papéis com seus respectivos números e coloque num cesto ou saco de cor escura.

Inicie o sorteio, ao mostrar o número para os alunos pedir que todos falem em voz alta o número sorteado e verifiquem em suas cartelas se há o número, se houver marcarão com um X ou colorirão com lápis de cor, se não estiver em suas cartelas o número sorteado, não realizaram nenhum tipo de marcação.

Este jogo só acaba quando todos os alunos conseguirem preencher todos os números de suas cartelas, pois o objetivo desse jogo na sala de aula é enfatizar o conhecimento dos alunos com relação ao numeral e a sua nomenclatura.

 

Aulas 3 e 4: Bingo - identificando as palavras

1ª. Atividade

Professor explique aos alunos que o Bingo das palavras ajudará na leitura e escrita de palavras, no aprendizado de novas palavras para seu vocabulário, no reconhecimento e leitura mais rápida das palavras, na concentração, no envolvimento com os colegas e no auxílio aos colegas.  

Solicite aos alunos que desenhem outra cartela de Bingo. Esta cartela será preenchida com palavras. Professor selecione palavras que estão presentes no cotidiano dos alunos, palavras que estão sendo trabalhadas em sala de aula, que tem dificuldades na escrita e até algumas desconhecidas pelos alunos.

Esse jogo contribui para, ao apresentar a imagem dizer a palavra que representa a imagem em voz alta, melhorar a compreensão das palavras relacionando-as com as imagens e à apreensão da fonética.

Escolha imagens que representem essas palavras, coloque-as no saco escuro e componha a lista no quadro. Os alunos devem copiar as palavras escrita no quadro preenchendo suas cartelas. Exemplo: Palavras: chuva, jarro, ervilha, gênio, girassol, girafa, sorvete, rato, família, laranja, ovo etc. Imagens (cada imagem será colocada para o sorteio separadamente):

 

figuras

Imagem disponível em: http://lh4.ggpht.com/_-sm-RB8f1a4/S94xYzOC_zI/AAAAAAAAMlA/TnXkE3UJQ0I/Bingo%20Figuras%20%285%29.jpg?imgmax=640. Acesso em 08 de outubro de 2013.

2ª. Atividade

De posse das cartelas o professor fará o sorteio das imagens e mostrará para a turma, coletivamente os alunos em voz alta falam o nome da imagem sorteada e procuram em suas cartelas a palavra na forma escrita. Essa atividade exige uma maior concentração do aluno no momento de reconhecer as letras e as palavras. Caso algum aluno tenha dificuldade em identificar se sua cartela contém ou não a palavra relacionada à imagem apresentada, o professor ou algum colega poderá auxiliar.

 Esse momento também é importante para que os alunos desenvolvam atitudes de companheirismo, de ajuda e respeito às limitações do outro.

 

Aulas 5 e 6: Bingo – um ditado

 

1ª. Atividade

A cada jogo de Bingo o professor poderá aumentar o grau de dificuldade conforme o processo de aprendizagem que a turma se encontra, trabalhando dessa forma, diferentes conteúdos.

Cada aluno constrói outra cartela de Bingo em sua folha. Esta cartela não será preenchida com nenhuma palavra. O professor colocará no saco imagens, palavras, papéis em branco para que possam ser sorteados. Em seguida, fará o sorteio, porém o papel com a palavra escrita não será mostrado. Os alunos deverão escrever em suas cartelas as palavras na medida em que são sorteadas. Quando for sorteada a imagem de algum objeto, o professor poderá mostrar para que os alunos escrevam a palavra, desde que nesta imagem não haja a escrita do nome do objeto. Se os papéis em branco forem sorteados o professor escolherá um aluno e este falará uma palavra para que seja escrita na cartela

Oriente para que, caso haja alguma palavra que não consigam escrever, faça um X ao lado da cartela indicando que não conseguiu preencher um quadradinho com alguma palavra sorteada e assim conforme for sendo realizado o Bingo. Ao final, quando todos os quadradinhos de todos os alunos forem preenchidos, o Bingo acaba.

Ao terminar o Bingo, cada aluno coloca seu nome na folha e troca a folha com o colega e faça a correção das palavras. 

Corrigidas as cartelas, os alunos devolvem as folhas e o professor fará a transcrição de todas as palavras no quadro, corrigindo a ortografia e a acentuação coletivamente. Os alunos farão a segunda correção se houver necessidade e posteriormente, a leitura coletiva de todas as palavras do Bingo.

No momento das correções os alunos poderão se ajudar mutuamente e o professor poderá propor essa ação na turma.

 

bingo colet

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_lQimcUo2DEA/S_O1V9KjQpI/AAAAAAAAB20/I04QkFObF0k/s1600/P5140432.JPG. Acesso em 08 de outubro de 2013.

 

Aulas 7 e 8: Bingo- operações matemáticas

1ª. Atividade

Professor explique aos alunos que o jogo de Bingo também pode ser realizado com as operações matemáticas que eles aprenderam e que terão que pensar rápido para resolver as operações de adição e subtração (ou outras que estão sendo trabalhadas no momento).

Distribua folhas e lápis para os alunos iniciarem a construção de suas cartelas, conforme indicado na 2ª. Atividade das Aulas 1 e 2.

Professor, enquanto os alunos constroem as cartelas, construa os papéis com as operações matemáticas.

Exemplo:

9-3             15+2              8-5            13+7            20+6              13-4             2+9               3+9

 

Coloque os papéis no saco para iniciar o sorteio do Bingo.

Ao sortear cada papel faça a leitura da operação, mostre para os alunos e solicite que todos repitam.  Cada aluno escreverá a resposta da operação num quadradinho de sua cartela. Caso haja alguma operação que os alunos não consigam resolver, ele fará a cópia da operação sorteada na folha ao lado da cartela.

O Bingo termina quando todos os alunos preencherem todos os quadradinhos, mas só terá o ganhador quando o professor corrigir todas as operações e a turma corrigir suas cartelas. Portanto poderá haverá muitos ganhadores neste jogo.

Professor, quando os alunos não apresentarem mais dificuldades neste formato de Bingo, aumente o grau de dificuldade do jogo solicitando operações mais complexas ou diversificando com palavras, operações matemáticas, imagens etc.

 

Aula 9: Avaliando nossos Bingos

 

1ª. Atividade

Professor faça uma roda com os alunos de preferência num local amplo ou no pátio da escola. Converse sobre o que eles aprenderam jogando Bingo, o que sentiram durante os jogos de Bingo; como se sentiram quando não sabiam escrever alguma palavra ou quando não conseguiam resolver alguma operação matemática.

 

2ª. Atividade

Avalie com a turma se todos esses jogos realmente ajudaram no rápido reconhecimento de números, palavras, imagens; no aprendizado de novas palavras, e operações matemáticas; na escrita e leitura; na concentração e atenção. Esse momento poderá ser filmado pelo professor para auxiliar posteriores planejamentos.

 

3ª. Atividade

 

Distribua folhas e lápis e solicite que cada aluno registre essa experiência do Bingo oportunizando o auxilio mútuo na realização desta tarefa.

Com uma câmera ou celular faça filmagens mostrando o desenho dos alunos e suas respectivas explicações.

Essa filmagem poderá ser gravada também pelos alunos, possibilite para que nessa atividade haja interação, uns ajudando os outros colegas durante as filmagens e as descrições dos desenhos.

Recursos Complementares

Sugestões de leitura: 

 

SILVEIRA, Ana Beatriz Lima da. Construindo um novo paradigma para a aprendizagem através da utilização do jogo do bingo como recurso didático em matemática nas séries iniciais. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia - Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/37719/000821819.pdf?sequence=1. Acesso em 13 de outubro de 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual, ou seja, em todas as aulas avalie se os alunos conseguiram ampliar seu repertório de palavras, imagens e números.

Observe as dificuldades e os êxitos de cada aluno durante as correções das cartelas com a leitura e escrita de palavras, raciocínio matemático e suas atitudes durante essas atividades. Analise nesse processo de ensino e aprendizagem se houve ações de ajuda e respeito ao colega no momento de dificuldade.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.