Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ARTE CONTEMPORÂNEA: INSTALAÇÃO - TUNGA intenso em True Rouge

 

15/09/2009

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Conhecer uma produção poética visual de Tunga na linguagem da instalação;
 Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obra, com enfoque em obras instalacionais de artistas contemporâneos;
 Produzir plasticamente no contexto das instalações, à luz do referencial teórico-plástico estudado.

Duração das atividades
•Três aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Incursões pelo Banco de Dados/Acervo da sala ambiente de artes, onde estão livros de arte, portifólios de artistas, reprodução de imagens de obras, folders e catálogos de exposições – para apreciação e apropriação teórico-plástica;
• Trabalhos de campo em museus e galerias que contemplam a Arte Contemporânea na linguagem plástica das Instalações;
• Exercícios de leitura/recepção de obras e imagens de obras;
• Diálogo com artistas da cidade que trabalham com a linguagem da instalação - em seus ateliês ou na visita destes à escola.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1
 Apresentar o artista Antônio José de Barros Carvalho e Mello Mourão – o TUNGA (Palmares, PE, 1952): arquiteto, escultor, desenhista e artista performático.

Disponível em
http://www.universes-in-universe.de/doc/tunga/s_bio.htm

Acesso em: fevereiro/2007

 Apreciação de imagem da obra: True Rouge, 1998 – Instalação

TUNGA, True Rouge, 1998, Instalação, Pernambuco - Brasil.
II Bienal do Mercosul: Vermelho Verdadeiro compõe-se de uma grande quantidade de células suspensas e flutuantes, construídas com vidros soprados, líquidos diversos, cristais, redes esponjas marinhas, cordas, tinturas. (Inspiração no poema do escritor inglês Simon Lane “True Ruge”)

Fonte: Material Didático, II Bienal do Mercosul, Porto Alegre, Nov. 1999 a Jan. 2000

Disponível também em
http://www.bombsite.com/images/attachments/0001/8015/tunga_01_body.jpg


http://www.alcacuz.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/05/true_rouge.jpg


Acesso em: fevereiro/2007

 Sugestões para apreciação de imagem de obra:
 Olhando a imagem da obra do artista contemporâneo Tunga - “True Rouge” , 1998 - exposta em lugar acessível a todos, pergunte ao grupo:
- O que vocês vêem?
- O que vocês sentem?
- O que vocês pensam?
- Que materiais o artista usou na produção na obra?
- Que tons predominam na obra?
- Qual a linguagem plástica usada pelo artista: é uma pintura, uma fotografia, uma escultura, uma instalação?
- O trabalho plástico de Tunga está no chão ou suspenso?
- A obra pode ser identificada como uma instalação aérea?

 Comentar a citação do artista:
“Sempre gostei de bagunça. Não de ordem, nem desordem. Bagunça. O que tenho à mão vou mexendo até perder, para depois achar de novo. Achando o que perdi, acho o novo de novo, reencontro o novo velho – é como a luz, a velha luz descansada e sempre nova de novo”. (Material Didático, II Bienal do Mercosul, Porto Alegre, Nov. 1999 a Jan. 2000)


Aula 2
 Apresentar novamente a obra de Tunga – “TRUE ROUGE”, 1998, convidando os alunos a uma construção plástica, primeiramente individual e coletiva na sua culminância;
 Esta aula prática acontecerá no pátio da escola, onde os alunos aplicarão os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas. Prepare o material básico: retalhos/tiras de papel crepon em diversas cores, sacos plásticos, água, cordão.
 Convidar os alunos para andarem pelo pátio da escola com olhar atento e buscar um local onde possam construir uma instalação aérea. Os alunos poderão buscar os muros, as árvores, o teto do refeitório/cantina, cercas, grades, postes... enfim, qualquer espaço.
 Mostre o material disponível ao trabalho e proponha uma atividade coletiva de criação de uma instalação aérea, referendados pela obra “True Rouge” - Tunga, 1998
 Fotografe os alunos em ação e o trabalho concluído para socialização posterior em exercício de leitura de imagem.

Instalação Paisagem - a representação do espaço (Alunos 5º Ano2001 - ESEBA-UFU)
Fonte: Acervo e créditos Soraia Lelis

Detalhe Instalação Paisagem - a representação do espaço (Alunos 5º Ano 2001 - ESEBA-UFU)
Fonte: Acer vo e créditos Soraia Lelis

Aula 3

 Visite com os alunos o espaço onde foi cons truída a instalação na aula anterior e faça com eles um paralelo entre a obra referência e o trabalho do grupo;
 Convide a cada um a ocupar um lugar próximo à instalação de modo que cada um a veja de um ângulo diferente;
 Entregue papel canson A4 e giz pastel oleoso e oriente-os a realizar um desenho de observação enquanto registro gráfico da proposta coletiva de montagem de instalação.
 Exponha os desenhos em local visível, próximo à instalação.

Composição plástica em giz pastel oleoso sobre papel canson A4
Aluno 5º Ano 2001/ ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e créditos Soraia Lelis

Composição plástica em giz pastel oleoso sobre papel canson A4
Aluno 5º Ano 2001/ ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e créditos Soraia Lelis

Composição plástica em giz pastel oleoso sobre papel canson A4
Aluna 5º Ano 2001/ ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e créditos Soraia Lelis

Recursos Complementares

 Contemporâneo – que é do mesmo ou do nosso tempo. (BUENO, Francisco de Oliveira. Dicionário Escolar de Língua Portuguesa, 11 ed. Rio de Janeiro: FAE, 1984, p. 293).


• Instalação – Na arte contemporânea, substitui a noção de obra e designa o conjunto de objetos e intervenções concebidos na estreita relação com o espaço compositivo ou com o ambiente. (Material Didático, II Bienal do Mercosul, Porto Alegre, Nov. 1999 a Jan. 2000).

• Performer - artista performático, aquele que realiza/atua a/na performance. (Soraia Lelis)

• Performance – é uma modalidade de manifestação artística interdisciplinar que, assim como o happening - pode combinar teatro, música, poesia ou vídeo.
(Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Performance> Acesso 13/08/2009)

• Sugestão para estudos do professor: VÍDEO -– “Todo o passado dentro do presente” – pontos de vista de diferentes artistas e intelectuais sobre a trajetória da produção artística contemporânea. Acervo Midiateca Instituto Arte na Escola – Pólos da Rede Arte na Escola ( www.artenaescola.org.br )

Avaliação

• Acredita-se que em um processo contínuo, as trocas e reflexões acerca da fruição e da produção artística pelo viés da História da Arte, atribuem mérito à produção do conhecimento em arte e contribuem para a construção do repertório e vocabulário plásticos. Neste sentido, o ensino de arte deve buscar a educação estética, entendendo a avaliação em Arte como processual e qualitativa, não visando apenas a um resultado final.


Recursos educacionais
Nome                                               Tipo                                           
Apreciação  imagem  obra               Teórica
Desenho  Observação                      Prática
Montagem  Instalação                      Prática

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.