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Esportes coletivos: fundamentos técnicos e táticos (Futebol Society) – Parte 1

 

21/10/2013

Autor y Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra, Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Conceituar, diferenciar e compreender as relações entre os fundamentos técnicos e táticos do esporte.

2. Perceber de que forma os fundamentos técnicos e táticos se materializam durante uma partida de Futebol Society.

3. Identificar técnicas específicas dos jogadores de linha e dos goleiros do Futebol Society, assim como situações táticas coletivas, de grupo e individuais.

4. Organizar a distribuição de jogadores em campo e adotar sistemas táticos defensivos e ofensivos durante uma partida de Futebol Society.

5. Analisar situações de jogo e tomar decisões para adequar ou propor mudanças táticas durante a realização de uma partida de Futebol Society.

6. Analisar e avaliar o resultado de uma partida a partir da interpretação de dados estatísticos acerca do número de erros técnicos e táticos das equipes.

Duração das atividades
Aproximadamente quatro (4) aulas de 50min cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Capacidade de interpretação, análise e superação de situações-problema.

2. Diálogo entre seus pares e o professor.

2. Noções de jogos e/ou esportes com os pés.

Estratégias e recursos da aula

 

Este projeto foi dividido em quatro partes e relaciona-se aos fundamentos técnicos e táticos ligados às modalidades de esportes coletivos. Para tanto, o Futebol Society (Futebol Sete Society), o Handebol e o Basquete serão utilizados como meio para identificação e diferenciação desses conceitos.

Além desta aula, você pode acessar outras, publicadas no portal com os seguintes títulos:

- Esportes coletivos: fundamentos técnicos e táticos (Handebol) – Parte 2

- Esportes coletivos: fundamentos técnicos e táticos (Handebol) – Parte 3

- Esportes coletivos: fundamentos técnicos e táticos (Basquetebol) – Parte 4

 

AULA 01: Conhecimentos prévios sobre os Fundamentos Técnicos e Táticos

1º Momento:

Professor informe aos alunos que esta sequência de aulas relaciona-se aos fundamentos técnicos e táticos ligados às modalidades de esportes coletivos e que, para tanto, o Futebol Society será utilizado como meio para identificação e diferenciação desses conceitos.

OBSERVAÇÃO: O professor pode utilizar outros esportes coletivos, pois os objetivos desta proposta não estão centrados nas modalidades e sim nos fundamentos técnicos e táticos.

 

Nesse sentido, esta primeira aula terá o objetivo de diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos fundamentos técnicos e táticos, utilizando como instrumento, o Futebol Society. Para tanto, a turma será dividida em dois grupos que desempenharão duas funções:

1ª) jogar; e

2ª) registrar em uma ficha, dois tipos de informações: a) os fundamentos técnicos do Futebol Society; e b) as situações táticas do Futebol Society.

A primeira função será desempenhada pelos jogadores titulares e a segunda, pelos jogadores reservas.

 

2º Momento:

Professor divida cada grupo em duas equipes mistas que revezarão a função de titulares e reservas. Em seguida, entregue um instrumental de registro para cada grupo.

 

Figura 1: Sugestão de Instrumental de Registro (1)

REGISTRO – MODALIDADE FUTEBOL SOCIETY- GRUPO: _______ - EQUIPE: ________

FUNDAMENTOS TÉCNICOS QUE PERCEBEMOS DURANTE A PARTIDA DE FUTEBOL SOCIETY

                        SITUAÇÕES TÁTICAS QUE PERCEBEMOS DURANTE A PARTIDA DE FUTEBOL SOCIETY

 

 

Fonte: Quadro elaborado pela própria autora

 

Professor informe que esse instrumental será coletivo e, portanto, deverá ser preenchido por todos os alunos quando estiverem na condição de jogadores reservas. A tarefa é registrar os fundamentos técnicos e táticos que perceberam durante a partida de Futebol Society.

Assim, durante a vivência da modalidade, os jogadores titulares e reservas se revezarão, de modo que todos exerçam a função de jogar e preencher o instrumental.

Nessa primeira aula, o professor não explicará os conceitos de fundamentos técnicos e situações táticas, pois o objetivo é diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos.

 

3º Momento:

Em local apropriado para vivência do Futebol Society, reúna a turma e relembre as regras mínimas do esporte.

 

Material de Apoio para o professor:

REGRAS (2007) PUBLICADAS PELA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL 7 SOCIETY. Disponível em: http://dnaesporte.no.comunidades.net/index.php?pagina=1575524476. Acesso em 12 de outubro de 2013.

Regras Society

Imagem retirada pela autora do site: http://www.slideshare.net/araarariquemes/livro-de-regras-oficial-futebol-society-2011-10013767. Acesso em 12 de outubro de 2013.

 

4º Momento:

Professor proponha que os dois grupos que se formaram reúnam-se separadamente para:

a) discutirem os conceitos de fundamentos técnicos e táticos, e como eles se materializam em uma partida de Futebol Society;

b) organizarem a forma de registro das informações solicitadas no instrumental;

c) escalarem os jogadores que iniciarão como titulares e reservas; e

d) elegerem um critério de substituição durante a partida.

 

5º Momento:

Por fim, ainda nesta primeira aula, os alunos da equipe titular jogarão Futebol Society e os da equipe reserva preencherão o instrumental contendo informações sobre os fundamentos técnicos e táticos do Futebol Society. Após um determinado tempo de jogo e nessa mesma aula, o professor deverá interromper e solicitar que as equipes revezem sua função, ou seja, quem estava jogando fará os registros e quem estava registrando jogará. Este instrumental deverá ser preenchido e devolvido ao professor que na próxima aula, socializará com os alunos o seu resultado.

Professor ao fazer o compilado, agrupe as respostas dos alunos em um novo quadro contendo a lista de fundamentos técnicos e das situações táticas percebidas pelos alunos e suas respectivas incidências. Além disso, analise a compreensão inicial que os mesmos têm acerca de técnica e de tática.

 

AULAS 02 e 03: Entendendo o conceito e a vivência dos Fundamentos Técnicos e Táticos

1º Momento:

Professor questione cada grupo constituído na aula anterior sobre:

1. O que conversaram sobre os fundamentos técnicos e táticos do Futebol Society?

2. Houve consenso quanto ao conceito do que seja fundamentos técnicos e táticos? Se houve divergências, como superaram-nas?

3. Como os fundamentos técnicos e táticos se materializaram durante a partida de Futebol Society?  

 

Professor fique atento às falas de cada grupo e questione, nos momentos oportunos, quais estratégias foram utilizadas para interpretar as informações que apareceram nas partidas e para debater, selecionar e organizar as ideias e argumentos que foram registrados e utilizados durante as partidas de cada equipe do seu grupo.

Na sequência, apresente o compilado das informações recolhidas na aula anterior, analise, faça as complementações e correções necessárias, além de aproveitá-lo para diferenciar fundamentos técnicos e situações táticas.

Material de Apoio para o professor:

ESTRATÉGIA, TÁTICA E TÉCNICA. Disponível em: http://vivaobasquetebol.wordpress.com/2011/04/21/estrategia-tatica-e-tecnica/. Acesso em 12 de outubro de 2013.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE TÉCNICA E TÁTICA NO BASQUETE E FUTSAL. Disponível em: http://www.fcnoticias.com.br/qual-a-diferenca-entre-tecnica-e-tatica-no-basquete-e-futsal/. Acesso em 12 de outubro de 2013.

 

2º Momento:

Professor proponha uma nova partida entre as equipes formadas na aula anterior, seguindo a mesma dinâmica, porém com a função de preencher um segundo instrumental, agora referente aos registros das principais dificuldades técnicas e táticas de cada equipe.

Esse instrumento deve ser bem simples, no qual o aluno deverá sinalizar os fundamentos que foram realizados e os erros ocorridos durante a sua realização.

 

Para isso, ainda em sala de aula, apresente-o e explique-o de tal maneira que sirva de subsídio para registrar as dificuldades encontradas pelos alunos durante o jogo e evidenciar as diferenças entre fundamentos técnicos e táticos.

 

Figura 2: Sugestão de Instrumental de Registro (2)

REGISTRO DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES TÉCNICAS E TÁTICAS

GRUPO: _______ - EQUIPE: ________

TÉCNICAS ESPECÍFICAS DOS JOGADORES DE LINHA

 

TIPO DE FUNDAMENTO TÉCNICO

Quantidade de Erros

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

1. Passe

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Recepção e Domínio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. Controle de bola

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4. Condução e Orientação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5. Drible

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6. Finta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7. Chute

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8. Cabeceio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9. Finalização

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10. Marcação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11. Movimentação sem Bola

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

12. Reposição de Bola

(Lateral; Arremesso de Canto; Tiro Livre)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


TÉCNICAS ESPECÍFICAS DO GOLEIRO

TIPO DE FUNDAMENTO TECNICO

Quantidade de Erros

ACOES DE ORIENTAÇÃO:

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

1. Posicionamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Cobertura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. Concentração dos Companheiros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4. Formação de Barreiras

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AÇÕES DE REPOSIÇÃO:

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

5. Com os pés

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6. Com as mãos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AÇÕES DEFENSIVAS

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

7. Pegada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8. Rebatida

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9. Saída

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10. Saltos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11. Deslocamentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

12. Quedas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


SITUAÇÕES TÁTICAS

TIPO DE SITUAÇÃO TÁTICA

Quantidade de Erros

TATICA COLETIVA:

(Adotada por toda equipe)

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

1. Sistema de Disposição dos Jogadores em Campo

(1 - 3 – 3 / 1 - 3 - 1 – 2 / 1 - 3 - 2 – 1 / 1 - 4 – 2)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Estratégia de Jogo

(Ofensiva ou Defensiva)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. Zonas de Marcação

(Pressão, Meia-Pressão, Individual, Zona, Mista)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TATICA DE GRUPO:

(Adotada por um grupo de jogadores)

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

4. Cobertura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Apoio à Marcação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. Linhas de Passe

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4. Triangulação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5. Ocupação e Abertura de Espaços

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TATICA INDIVIDUAL:

(Relacionada ao papel individual do jogador diante da escolha tática de toda equipe)

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

4. Postura Ofensiva

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Postura Defensiva

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. Movimentação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OUTRA

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Quadros elaborados pela própria autora.

4º Momento:

Professor, antes da partida, proponha que os dois grupos se reúnam separadamente para escolherem:

a) um tipo de sistema de disposição dos jogadores em campo;

b) uma estratégia de jogo; e

c) um tipo de marcação.

 

Na sequência, realize a vivência da partida e o preenchimento do novo instrumental que deverá ser entregue ao professor. Este, por sua vez, deve fazer um novo compilado dos registros para socializar com os alunos na próxima aula.

 

OBSERVAÇÕES:

1. Para facilitar o registro dos alunos, durante a partida, o professor pode narrar o tipo de erro e qual equipe o cometeu.

2. É interessante que, durante a partida, o professor faça pausas técnicas para orientar os alunos e discutir sobre as disposições dos jogadores, a estratégia de jogo e o tipo de marcação que estão sendo adotadas pelas equipes. Essas paradas técnicas facilitam a compreensão de que essas escolhas dependem do perfil da equipe adversária (tipo de jogadores, sistemas táticos e tipo de marcação).

3. Registre também o placar final da partida.

4. Estas informações serão utilizadas na próxima aula.

 

AULA 04: A relação dos números com o resultado da partida

1º Momento:

Professor solicite que cada equipe apresente o tipo de sistema de disposição dos jogadores em campo; a estratégia de jogo e o tipo de marcação que adotou na partida realizada na aula anterior. E então, questione:

1. Por que fizeram essas escolhas?

2. Houve a necessidade de mudanças ao longo da partida? Por quê?

3. Essas mudanças foram positivas? Justifique.

4. Quais são os jogadores que possuem melhor técnica para cada fundamento?

5. Quais são os jogadores que possuem melhor comportamento tático?

6. Quais das duas equipes se organizaram taticamente melhor em campo? Como foi possível observar tal situação?

7. O que vocês teriam feito diferente?

 

2º Momento:

Apresente as estatísticas de erros cometidos pelas equipes, separadamente, e conduza o debate a partir da seguinte questão:

Observando e analisando apenas os números, por que o placar da partida ficou “em tanto”?

Nesse debate, procure destacar:

- a diferença entre técnica e tática;

- a importância desses dois conceitos e sua execução consciente em qualquer modalidade esportiva, fazendo uma relação com sua vida diária;

- a importância da análise e utilização das informações registradas para melhoria do desempenho de suas equipes;

- a importância das características individuais e coletivas na composição e organização das equipes; e

- a relação entre técnica e tática (consultar Material de Apoio para o professor indicado nas aulas 02 e 03 e artigos presentes nos Recursos Complementares).

 

Assim, será possível relembrar as explicações fornecidas até então e tecer uma conclusão sobre os fundamentos técnicos e táticos. 

 

3º Momento:

Professor entregue uma folha de exercícios para cada equipe formada anteriormente, solicitando:

 

1. Responda:

            a) Qual a diferença entre fundamento técnico e fundamento tático? Cite exemplos.

            b) Qual a relação entre fundamento técnico e fundamento tático?

2. Em uma cartolina, construa gráficos a partir do compilado feito pelo professor acerca dos principais erros técnicos e táticos do seu grupo. Explique-os.

3. Oralmente e, por meio da exposição da cartolina, socialize a resolução dos exercícios anteriores com os colegas.

Recursos Complementares

 

Material de Apoio para o professor:

COSTA, Pedro. TÉCNICA E TÁCTICA. Disponível em: http://futsalpedrocosta.no.comunidades.net/index.php?pagina=1261843834. Acesso em 12 de outubro de 2013.

CORREIA, Valter. A RELAÇÃO ENTRE A TÁTICA E A TÉCNICA. Disponível em: http://www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7568546-a-relacao-entre-a-tatica-e-a-tecnica. Acesso em 12 de outubro de 2013.

FUTEBOL SOCIETY 7 - ESQUEMAS TÁTICOS. Disponível em: http://portal-david.blogspot.com.br/p/esquemas-taticos-do-futebol-society-7.html. Acesso em 12 de outubro de 2013.

FUNDAMENTOS TÉCNICOS NO FUTEBOL. Disponível em: http://dnaesporte.no.comunidades.net/index.php?pagina=1575191161. Acesso em 12 de outubro de 2013.

O JOGAR (PENSAR) COLETIVAMENTE. Disponível em: http://dnaesporte.no.comunidades.net/index.php?pagina=1575043021. Acesso em 12 de outubro de 2013.

OS QUATRO FATORES PRINCIPAIS DO FUTEBOL – A TÉCNICA, A TÁTICA, O FÍSICO E O MENTAL. Disponível em: http://taticasdofutebol.wordpress.com/2012/07/24/os-quatro-fatores-principais-do-futebol-a-tecnica-a-tatica-o-fisico-e-o-mental/. Acesso em 12 de outubro de 2013.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o processo, tendo como referência principal, o cumprimento e a participação do aluno na realização das tarefas, nas dinâmicas propostas em sala de aula e durante as partidas de Futebol Society. A partir das falas, dos registros, dos questionamentos, do envolvimento e dos debates, será possível identificar pontos que representam a ampliação do conhecimento sobre os fundamentos técnicos e táticos.

 

Avalie também se os alunos conseguiram:

·          Conceituar, diferenciar e identificar os fundamentos técnicos e táticos do Futebol Society.

·          Organizar e adotar algum tipo de sistema tático para as partidas de Futebol Society.

·          Nos grupos de trabalho, interpretar, analisar e avaliar as informações solicitadas sobre os fundamentos técnicos e técnicos e relacioná-los com as tomadas de decisões para adequar ou propor mudanças táticas na tentativa de superar as situações problemas que estiveram presentes durante a realização da partida de sua equipe.

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