Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Esportes coletivos: fundamentos técnicos e táticos (Handebol) – Parte 2

 

21/10/2013

Autor y Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra, Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Identificar as características gerais e regras mínimas do Handebol.

2. Diferenciar as relações entre os fundamentos técnicos e táticos.

3. Perceber de que forma os fundamentos técnicos e táticos se materializam durante uma partida de Handebol.

4. Identificar técnicas específicas dos jogadores de linha e dos goleiros do Handebol.

5. Organizar a distribuição de jogadores em quadra e adotar estratégias defensivas e ofensivas durante uma partida de Handebol.

6. Analisar e avaliar o resultado de uma partida a partir da interpretação de dados estatísticos acerca do número de erros técnicos e táticos das equipes e elaborar propostas de atividades técnicas e táticas em função das dificuldades e potencialidades das equipes observadas.

7. Interpretar e relacionar as informações obtidas pelos componentes dos grupos de trabalho e construir propostas de intervenções na busca da superação das situações-problema presentes nas aulas de Handebol.

Duração das atividades
Aproximadamente sete (7) aulas de 50min cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Capacidade de interpretação, análise e superação de situações-problema.

2. Diálogo entre seus pares e o professor.

3. Noções de jogos e/ou esportes com as mãos.

Estratégias e recursos da aula

 

Este projeto foi dividido em quatro partes e relaciona-se aos fundamentos técnicos e táticos ligados às modalidades de esportes coletivos. Para tanto, o Futebol Society (Futebol Sete Society), o Handebol e o Basquete serão utilizados como meio para identificação e diferenciação desses conceitos.

Além desta aula, você pode acessar outras, publicadas no portal com os seguintes títulos:

- Esportes coletivos: fundamentos técnicos e táticos (Futebol Society) – Parte 1

- Esportes coletivos: fundamentos técnicos e táticos (Handebol) – Parte 3

- Esportes coletivos: fundamentos técnicos e táticos (Basquetebol) – Parte 4

 

AULAS 01 e 02: Noções gerais sobre o Handebol e identificação de seus Fundamentos Técnicos e Táticos

1º Momento:

Professor informe aos alunos que esta sequência de aulas relaciona-se aos fundamentos técnicos e táticos ligados às modalidades de esportes coletivos e que, para tanto, o Handebol será utilizado como meio para identificação e diferenciação desses conceitos.

OBSERVAÇÃO: O professor pode utilizar outros esportes coletivos, pois os objetivos desta proposta não estão centrados nas modalidades e sim nos fundamentos técnicos e táticos.

 

Ao longo das aulas, os alunos assistirão a vídeos, realizarão leituras em grupo, farão escolhas técnicas e táticas e vivenciarão a modalidade de Handebol a fim de compreenderem melhor as relações entre técnica e tática.

Nesse sentido, esta primeira aula terá como objetivo relembrar as características gerais e regras mínimas do Handebol, reconhecer o espaço físico de jogo e iniciar a identificação dos fundamentos técnicos do Handebol. Para tanto, será utilizado o seguinte vídeo da TV Escola - Handebol 1. Duração 14 min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12108. Acesso em 13 de outubro de 2013.

Figura 1: Imagem do Vídeo “Handebol 1” 

Video Handebol 1

Imagem retirada pela autora do site: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12108. Acesso em 13 de outubro de 2013.

 

Sinopse: Este vídeo destaca a saúde do corpo e os benefícios proporcionados por diferentes modalidades esportivas. Enfoca os benefícios do esporte no desenvolvimento dos valores ligados à cidadania, tais como postura ética, inclusão, solidariedade, sociabilidade e convívio com a diversidade.

 

Antes de iniciar o vídeo, divida a turma em grupos e informe que cada um realizará uma tarefa (registro por escrito) durante a sua reprodução, conforme descrito abaixo:

GRUPO 1: Listar as características gerais do Handebol comentadas no vídeo e complementá-las com os conhecimentos anteriormente acumulados.

GRUPO 2: Descrever o espaço físico de jogo e suas demarcações.

GRUPO 3: Listar as regras mínimas do Handebol comentados no vídeo e complementá-los com os conhecimentos anteriormente acumulados.

GRUPO 4: Listar os fundamentos técnicos comentados no vídeo e complementá-los com os conhecimentos anteriormente acumulados.

 

2º Momento:

Após a reprodução do vídeo, solicite que cada grupo apresente suas tarefas e registre no computador, com a projeção da imagem de modo que todos possam acompanhar as anotações (Data Show). Caso o professor não possua tais recursos, o registro pode ser feito no quadro. Se algumas informações importantes forem suprimidas por algum grupo, o professor deve fazer questionamentos que favoreçam as complementações necessárias.

Em seguida, questione quais foram os principais fundamentos técnicos e táticos trabalhados no “Jogo dos 10 passes” e no “Golzinho”, atividades exibidas durante o vídeo. 

Caso necessário, relembre os conceitos sobre os fundamentos técnicos e táticos trabalhados na aula do portal “Esportes coletivos: fundamentos técnicos e táticos (Futebol Society) – Parte 1”.

 

3º Momento: 

Na quadra, e com intuito de relembrar as apresentações em sala de aula e aquecer fisicamente, divida a turma em dois grupos (azul e laranja, por exemplo), cada qual com uma equipe masculina e outra feminina que pontuam juntos. Solicite que cada equipe numere seus jogadores e, seguindo a ordem crescente dos números, façam uma coluna atrás de uma das linhas de fundo da quadra de Handebol.

Tendo os dois grupos organizados, explique que os alunos de número 01, após apito, deverão correr para o local indicado pelo professor. A equipe feminina disputa com feminina e masculina com masculina, porém os pontos serão computados por grupo (azul ou laranja). Assim que os alunos de número 01 concluírem a primeira corrida, retornam para o final da coluna e a atividade continua com os alunos de número 02; e assim, sucessivamente, até que todos tenham participado. O aluno e a aluna que chegar primeiro, pontua para sua equipe.

 

Figura 2: Quadra de Handebol 

Demarcações Quadra Handebol

Imagem retirada pela autora do site: http://c1.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/N9101e688/63041_0000243e.gif. Acesso em 13 de outubro de 2013. 

 

Sugestões de locais que podem ser indicados pelo professor na atividade acima:

1. Dirijam-se para local onde uma partida de Handebol é iniciada.

2. Supondo que vocês estão no marco zero metros e considerando que esta quadra é oficial, dirijam-se para a posição vinte metros.

3. Dirijam-se para a linha, da meia quadra oposta, atrás da qual são cobrados os tiros livres.

4. Dirijam-se para a região da meia quadra oposta, conhecida como setor entre os seis e nove metros.

5. Dirijam-se para o único lugar da meia quadra oposta em que o goleiro pode encostar o pé na bola.

6. Dirijam-se para o local da meia quadra oposta:

- onde é cobrado o tiro de 7 metros;

- onde são cobrados os tiros de canto;

- onde são cobrados os laterais;

- onde o goleiro cobra o tiro de meta.

 

4º Momento:

Na sequência, realize uma partida de Handebol entre as equipes masculinas e outra entre as equipes femininas. As alunas exercerão a função de técnicas da equipe masculina e vice-versa. Nesse sentido, deverão:

- escalar os jogadores e suas posições;

- indicar um sistema tático defensivo e ofensivo para equipe;

- proceder com as substituições durante a partida; e

- solicitar tempo técnico.

Cada gol valerá um ponto que será somado àqueles acumulados na atividade anterior, de aquecimento. Vence a equipe que somar mais pontos ao final desta sequência de aulas.

 

5º Momento:

Após o encerramento das partidas, reúna a turma e proponha uma conversa sobre os seguintes pontos:

1. Critérios adotados por cada equipe na distribuição dos jogadores em quadra.

2. Sistemas defensivos e ofensivos escolhidos pelas equipes.

3. Principais erros ou dificuldades técnicas e táticas de cada equipe.

4. Pontos fortes e fracos de cada equipe em relação aos fundamentos técnicos e táticos.

5. Alunos e alunas que se destacaram em algum fundamento técnico ou tático específico.

 

AULAS 03 e 04: Aprofundando o estudo sobre os Fundamentos Técnicos do Handebol

1º Momento:

Professor, de posse do registro feito pelas quatro equipes nas aulas 1 e 2,  a partir do primeiro vídeo sobre o Handebol, proponha exibir mais um vídeo da TV Escola a fim de complementar as informações iniciais. Sugestão de vídeo: Handebol 2. Duração 14 min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12110. Acesso em 13 de outubro de 2013.

Figura 3: Imagem do Vídeo “Handebol 2” 

Video handebol 2

Imagem retirada pela autora do site: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12110. Acesso em 13 de outubro de 2013.

 

Esse vídeo trata um pouco mais especificamente dos fundamentos técnicos do Handebol, portanto, após sua exibição, solicite que cada grupo socialize os acréscimos registrados e anote no computador ou no quadro de modo que todos acompanhem.

 

Pergunte aos alunos se eles conhecem mais algum fundamento técnico que não foi abordado no vídeo e faça os acréscimos necessários.

 

2º Momento:

A partir dos fundamentos técnicos até então registrados, divida a sala em quatro grupos e proponha que cada um crie atividades pedagógicas sobre determinados fundamentos técnicos a serem vivenciados na quadra.

OBSERVAÇÃO: Para composição dos grupos de trabalho, solicite que cada equipe se divida em função das dificuldades técnicas apresentadas nas partidas realizadas e, após ter identificá-las, se organizem em subgrupos para pesquisar e construir atividades para vivenciá-las e treiná-las para os próximos momentos da aula.

 

Exemplos de atividades sobre:

- Posição Básica de Defesa

- Passe Pronado

- Arremesso de Ombro

- Deslocamento

- Passe por Trás (quadril e cabeça)

- Arremesso com Apoio

- Empunhadura

- Recepção

- Arremesso em Suspensão

- Passe de Ombro

- Finta

- Arremesso com Giro (com e sem queda)

- Passe Quicado

- Drible

- Arremesso de Quadril

- Passe em Suspensão

- Passe por Trás (quadril e cabeça)

 

 

Sugestão de Material Pedagógico para os alunos:

Atividades de Educação Física para séries finais - esporte handebol. Disponível em http://vanusanath.blogspot.com.br/2011/10/atividades-de-educacao-fisica-para_27.html. Acesso em 18 de outubro de 2013.

Exercícios de Handebol. Disponível em http://professoraheloisaedfisica.blogspot.com.br/2009/04/exercicios-de-handebol.html. Acesso em 18 de outubro de 2013.

Jogos lúdicos de handebol. Disponível em http://educacaofisicafoz.do.comunidades.net/index.php?pagina=1301210775. Acesso em 18 de outubro de 2013.

REIS, Heloisa Baldy dos. O ensino do handebol utilizando-se do método parcial. Disponível em http://www.efdeportes.com/efd93/handebol.htm. Acesso em 18 de outubro de 2013.

 

3º Momento:

Vivência das atividades criadas pelos alunos.

Sugestão: Professor divida a quadra em quatro setores e leve para quadra pelo menos quatro bolas e materiais para adaptar a marcação do gol e da área de gol.

 

Concluída a pesquisa, solicite que cada equipe se reúna em um dos setores apresentados por você e vivencie as atividades pesquisadas e criadas pelos subgrupos, com o objetivo de vivenciar e treiná-las para melhorar as dificuldades apresentadas nas partidas anteriores.

Professor, durante essa vivência, converse com cada equipe questionando o que e por que estão realizando as atividades propostas.

Ao final das atividades, discuta os seguintes pontos com a turma:

1. Quais foram os fundamentos técnicos de maior facilidade e dificuldade, e por quê?

2. Quais são as melhores posições para cada jogador de sua equipe, levando em consideração apenas os fundamentos técnicos que tiveram maior facilidade e domínio?

3. Será que a pesquisa e o treinamento realizado ajudarão no seu desempenho para as próximas partidas?

4. Se vocês tivessem mais tempo, quais fundamentos técnicos vocês treinariam mais?

5. Como vocês organizarão sua equipe para participar das próximas partidas de Handebol?

                            

AULAS 05 e 06: Instrumento de registro para o aprofundamento no estudo sobre os Fundamentos Técnicos do Handebol

1º Momento:

Professor, finalizada a vivência das atividades criadas pelos alunos e feita as discussões acerca das facilidades e dificuldades individuais dos colegas, informe que os alunos participarão de uma nova vivência no Handebol com os seguintes objetivos:

1. Escalar melhor os jogadores, levando em consideração os fundamentos técnicos que tiveram maior facilidade e domínio.

2. Encontrar uma maneira de melhorar a eficiência da defesa e do ataque.

3. Registrar a quantidade de erros técnicos de cada equipe.

 

Como atividade paralela à vivência da partida de Handebol, os jogadores que não estiverem jogando, preencherão um formulário sobre a quantidade de erros técnicos da equipe pertencente a seu grupo (cor laranja ou azul).

 

Figura 4: Sugestão de Instrumental de Registro

REGISTRO DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES TÉCNICAS E TÁTICAS

 GRUPO: _______ - EQUIPE: ________

TÉCNICAS ESPECÍFICAS DOS JOGADORES DE LINHA

TIPO DE FUNDAMENTO TECNICO

Quantidade de Erros

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

1. Passe

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Recepção

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. Controle de bola

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5. Drible

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6. Finta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7. Arremesso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10. Marcação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11. Movimentação sem Bola

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

12. Reposição de Bola

(Lateral; Arremesso de Canto; Tiro Livre)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TÉCNICAS ESPECÍFICAS DO GOLEIRO

TIPO DE FUNDAMENTO TECNICO

Quantidade de Erros

ACOES DE ORIENTAÇÃO:

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

1. Posicionamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Deslocamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. Concentração dos Companheiros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4. Formação de Barreiras

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AÇÕES DE REPOSIÇÃO:

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

5. Reposição rápida

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6. Contra ataque

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AÇÕES DEFENSIVAS

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

7. Posicionamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8. Deslocamento no Gol

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9. Defesa Alta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10. Defesa Média

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11. Defesa Baixa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

12. Defesa Quicada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

13. Defesa de Arremesso de Ponta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

14. Defesa de 6 metros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

15. Defesa de 9 metros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

16. Defesa de Contra-Ataque

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

17. Defesa de Tiro de 7 metros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

18. Velocidade de Reposição da Bola

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

19. Realização de Contra-Ataque

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quadro elaborado pela própria autora

 

2º Momento:

Na sequência, realize a vivência da partida e o preenchimento do novo instrumental que deverá ser entregue ao professor. Este, por sua vez, deve fazer um compilado dos registros para utilizar na próxima aula.

 

OBSERVAÇÕES:

1. Para facilitar o registro dos alunos, durante a partida, o professor pode narrar o tipo de erro e qual equipe o cometeu.

2. É interessante que, durante a partida, o professor faça pausas técnicas para orientar os alunos e discutir sobre as disposições dos jogadores, a estratégia de jogo e o tipo de marcação que estão sendo adotadas pelas equipes. Dentre outros motivos, essas paradas técnicas facilitam a compreensão de que essas escolhas dependem do perfil da equipe adversária (tipo de jogadores, sistemas táticos e tipo de marcação).

3. Registre o placar final da partida, pois esta informação será utilizada na próxima aula.

 

AULA 07: A relação dos números com o resultado da partida

Figura 5: Profissionais registrando os números de uma partida

Scout

Imagem retirada pela autora do site: http://s2.glbimg.com/NwW4LFoUuYVgYt4Ludf573UUsxkD7UPr5EZQUZno0iOeaBCgFdd3HAQaAfo42APK/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2012/12/21/scout.jpg. Acesso em 13 de outubro de 2013.

1º Momento:

Professor solicite que cada equipe apresente o tipo de sistema utilizado para dispor os jogadores em quadra, a estratégia de jogo e o tipo de marcação que adotou na partida realizada na aula anterior. E então, questione:

1.      Por que fizeram essas escolhas?

2.      Houve a necessidade de mudanças ao longo da partida? Por quê?

3.      Essas mudanças surtiram efeitos positivos? Quais?

4.      O que vocês teriam feito diferente?

5.      Quais são os jogadores que possuem melhor técnica para cada fundamento?

6.      Quais são os jogadores que possuem melhor comportamento tático?

7.      Quais das duas equipes se organizaram taticamente melhor em quadra? Como foi possível observar tal situação?

8.      Como vocês organizariam taticamente sua equipe para um próximo confronto?

 

2º Momento:

Apresente as estatísticas de erros cometidos por ambas equipes, separadamente, e conduza um debate a partir da seguinte questão:

Observando e analisando apenas os números, pergunte aos alunos por que o placar da partida ficou “em tanto”?

Nesse debate, procure destacar:

- a diferença entre técnica e tática;

- a importância desses dois conceitos e sua utilização consciente em qualquer modalidade esportiva, fazendo uma relação com sua vida diária;

- a importância da análise e utilização das informações registradas para melhoria do desempenho de suas equipes;

- a importância das características individuais e coletivas na composição e organização das equipes; e

- a relação entre técnica e tática (consultar os artigos presentes nos Recursos Complementares).

 

Assim, será possível relembrar as explicações fornecidas até então e tecer uma conclusão sobre os fundamentos técnicos e táticos. 

 

3º Momento:

Professor, entregue uma folha de exercícios para cada aluno, solicitando:

 

1. Responda:

a) Qual(is) fundamento(s) técnico(s) do Handebol tive mais facilidade durante as atividades?

b) Qual(is) o(s) fundamento(s) técnico(s) tive mais dificuldade no início das atividades? Consegui superar essas dificuldades? Totalmente ou parcialmente?

c) Em quais aspectos táticos eu mais contribui para o desempenho da minha equipe? O que preciso melhorar? Por quê?

d) Quais as melhorias ocorreram nas equipes do meu grupo, da primeira para a segunda partida? Se tivéssemos oportunidade de realizar mais uma partida, quais modificações eu proporia?

           

Após a conclusão dessa tarefa, o professor pode escolher alguns alunos para socializarem suas respostas.

Recursos Complementares

 

Material de Apoio para o professor:

DEFANTE, Rodrigo. APOSTILA DE HANDEBOL. Disponível em https://docs.google.com/document/d/1kvT5mWiHMJAeCBYK89Ke8kIy_zht_BfmPaEtzdffW3g/edit?hl=pt_BR. Acesso em 12 de outubro de 2013.

FERREIRA FILHO, Eloi; SOUSA, Pablo Ramon Coelho; GRECO, Pablo Juan. EVOLUÇÃO TÉCNICO-TÁTICA DO HANDEBOL (1986 A 1995) E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E TREINAMENTO. Disponível em: http://riserver.cpd.ufv.br:8080/repositorio/handle/123456789/69. Acesso em 13 de outubro de 2013.

MENEZES, Rafael Pombo. MODELO DE ANÁLISE TÉCNICO-TÁTICA DO JOGO DE HANDEBOL: NECESSIDADES, PERSPECTIVAS E IMPLICAÇÕES DE UM MODELO DE INTERPRETAÇÃO DAS SITUAÇÕES DE JOGO EM TEMPO REAL. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000796445. Acesso em 13 de outubro de 2013.

TATICAS DO HANDEBOL, SISTEMA DEFENSIVO E OFENSIVO. Disponível em: http://www.noticiasemoda.com.br/taticas-do-handebol-sistema-defensivo-e-ofensivo.html. Acesso em 13 de outubro de 2013.

Videocurso Treinamento Técnico e Tático no Handebol - Canal 4. Duração: 4min03seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=peQFXhI0cPQ. Acesso em 12 de outubro de 2013.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o processo, tendo como referência o cumprimento, a participação do aluno nas tarefas, nas dinâmicas propostas em sala de aula e durante as partidas de Handebol. A partir das falas, dos registros, dos questionamentos, do envolvimento e dos debates, será possível identificar pontos que representam a ampliação do conhecimento sobre os fundamentos técnicos e táticos.  

Avalie também se os alunos conseguiram:

·          Conceituar, diferenciar e identificar os fundamentos técnicos e táticos do Handebol.

·          Organizara e adotar algum tipo de sistema tático para as partidas realizadas.

·          Nos grupos de trabalho interpretar, analisar, avaliar as informações solicitadas sobre os fundamentos técnicos e técnicos e relacioná-los com as tomadas de decisões para adequar ou propor mudanças táticas na tentativa de superar as situações problemas que estiveram presentes durante a realização da partida de sua equipe.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.