Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Todos os caminhos levarão às cidades?

 

24/09/2008

Autor y Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Desenvolvimento da geografia urbana mundial
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Perceber que pela primeira vez na história humana, a população das cidades vai ser maior do que a rural; • Analise o impacto desse fenômeno na realidade das cidades; • Refletir sobre as questões populacionais e sobre os problemas urbanos
Duração das atividades
• Duas aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Conhecimento básico sobre demografia
Estratégias e recursos da aula

Aula 01

De acordo com estimativas das Nações Unidas, pela primeira vez na história da Terra o número de pessoas que vivem em áreas urbanas ultrapassará o de moradores do campo. O mesmo estudo aponta que, nas próximas décadas, praticamente todo o crescimento populacional do mundo ocorrerá nas cidades, nas quais viverão sete em cada dez pessoas no ano de 2050. Esse crescimento hoje está concentrado em alguns centros urbanos, mas segundo a previsão da ONU, metade dos futuros migrantes irá se alojar em cidades médias, com até 500 mil habitantes. 
 

Diante da relevância do tema, convide seus alunos a explorar esses assuntos, identificando os principais fatores responsáveis pela urbanização da população mundial e seus desdobramentos.
 

Caro professor inicie suas atividades exibindo para a turma o vídeo sobre Urbanização Acelerada, disponível em:
www.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp

Após a exibição do vídeo promova uma leitura coletiva da reportagem “ O Planeta Urbano”, onde cada aluno lê um parágrafo e o professor intervem quando necessário.

Eis o link:

http://veja.abril.com.br/160408/p_106.shtml

Acesse o link “A Virada Urbana” disponível em:

http://veja.abril.com.br/160408/p_106.shtml

Chame a atenção para o quadro “O Mapa-múndi das Cidades”, que apresenta informações importantes. Destaque que não se trata de um mapa convencional: com base nos círculos proporcionais, é possível observar o tamanho da população dos países e, na cor destes, a visualização imediata das maiores e menores concentrações urbanas. Solicite que os jovens associem o tamanho dos círculos à respectiva cor.

Faça aos alunos perguntas como:


• As maiores concentrações urbanas (em porcentuais) coincidem com as maiores populações?
• Quais países, por continente, têm maior número de habitantes?
• São os mesmos que apresentam maior porcentual de população urbana?
 

Avance nas atividades e trabalhe com seus alunos o conceito de megalópole. Lembre-se que esta inclui os diversos municípios que formam a metrópole principal, como o caso de São Paulo cuja região metropolitana é composta de 37 municípios, incluindo a capital. Ressalte que estes são quase totalmente urbanizados e que sofreram um processo de conurbação, ou seja, suas áreas urbanas estão ligadas umas às outras, formando uma gigantesca mancha contínua.
 

Aproveite para trabalhar as regiões metropolitanas brasileiras utilizando mapas com suas circunscrições — que podem ser encontrados no site do IBGE e projetados em sala — e compare o tamanho das populações dessas regiões entre si e em relação às maiores do mundo. Eis o link:
 

http://www.ibge.gov.br/mapas_ibge/tem_demografia.php
 

Solicite como “dever de casa” que a turma escreva um texto dissertativo sobre suas impressões diante do que foi trabalhado em sala de aula.
 

2ª aula
Inicie as atividades pedindo para que alguns alunos apresentem suas idéias do que foi trabalhado no “dever de casa”.

Pergunte a eles:


• Quais os processos relacionados à urbanização?
• Por que as pessoas migram do campo para a cidade?
• O que se pode esperar como conseqüência desse processo?
• Existem alguma relação do processo de urbanização com a entrada da mulher no mercado de trabalho?
• E qual a relação entre a mulher no mercado de trabalho e as taxas de fecundidade (número de filhos por mulher) e, conseqüentemente, de natalidade (número de crianças nascidas vivas).
Para auxiliar nessa questão mostre a seus alunos que esse fato é notado desde os anos 1960 no nosso país, como mostra o quadro “Taxa de Fecundidade no Brasil” (abaixo).
 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/532/imagens/tela3.jpg

Ressalte que a disseminação do modo de vida urbano (pelos meios de comunicação, principalmente) pode contribuir para a redução de taxas de fecundidade e natalidade no campo e o país já alcança o nível de simples reposição da população (número médio de filhos por mulher igual a 2,1).
 

Em seguida, peça que os estudantes observem a tabela “O Inchaço no Terceiro Mundo” e reflitam: em 1900, os países arrolados apresentavam altos índices de fecundidade e natalidade, mas fecharam o século com taxas de fecundidade abaixo do nível de reposição:


• Alemanha 1,3;
• Rússia 1,3;
• Áustria 1,4
• e Inglaterra 1,8


Pergunte a seus alunos quais as conseqüências de um país que apenas reponha sua população. Ressalte algumas como:


• excessivo envelhecimento de suas populações;
• dificuldade para dispor de mão-de-obra, arregimentada, em parte, junto a imigrantes.
Pergunte à turma: não estariam sendo superestimadas as projeções de população para 2050 nas cidades? Afinal, não foi demonstrado que as mulheres, mesmo nas áreas rurais, vêm tendo cada vez menos filhos? Solicite que os alunos reflitam sobre essa questão e tragam suas visões na próxima aula.
 

3ª aula
 

Inicie a aula escutando os alunos e sistematizando o que eles apresentarem, corrigindo quando necessário. Lembre a eles que as cidades de médio porte também irão cresce, contribuindo para o processo de urbanização mundial.
 

Feita essa discussão, incumba a classe de levantar três diferentes tipos de problemas:


• Os típicos das concentrações urbanas;
• Os específicos das cidades dos países pobres;
• E os do campo.
 

Proponha que os alunos tentem visualizar tais problemas na própria cidade. Desenvolva um trabalho na forma de projeto, onde eles possam registrar diante da ótica trabalhada o que ocorre em sua cidade. Solicite que eles comparem a realidade deles com a do resto do país. Podem ser feitos registros fotográficos ou produção de vídeos, que podem ser feitos com o Windows Movie Maker e disponibilizados em sites como o Youtube.
 

Eles podem também criar uma lista de discussão dos resultados encontrados e divulgando para os colegas. Outras pessoas estariam associadas à rede de informação, constituindo um verdadeiro espaço coletivo de construção do conhecimento! Os alunos podem criar a lista de discussão através Yahoo, http://br.yahoo.com/ é só entrar no link grupos, fazerem o cadastro e convidar os amigos a se associarem ao grupo. 

Avaliação
As atividades de avaliação serão feitas no decorrer do processo por meio das seguintes atividades: • Participação qualificada nos debates. • Produção de texto – “Dever de Casa” • Apresentação de vídeos • Participação no fórum e blog.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • hilmafelix, COLEGIO ESTADUAL POLIVALENTE PROFESSORA ANTUSA , Goiás - dijo:
    hilmafelix2009@hotmail.com

    26/09/2011

    Quatro estrelas

    Muito interessante esta aula, coma utilização dos recursos tecnológicos, acho que os alunos iraõ amar, e aprenderem ainda mais.


  • Cristiana Lopes da Silva, ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR CLOVIS DUARTE DE BARROS , Alagoas - dijo:
    lopes.cris2009@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    As aulas são bem sugestivas, é necessário na exposição do vídeo fazer uma atividade com alunos, apresentando suas interpretações na escrita e oral. A utilização do mapa é bastante construtiva, visualizando nas cores e círculos as cidades com maior e menor concentração urbana, de forma global e amplia a leitura de mapa. A obervação da cidade do aluno é excelente, mas a produção do vídeo exige que escola/aluno tenham condições, o melhor é a elaborção de relatório com fotos e apresentação em sala.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.