Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Esportes coletivos: fundamentos técnicos e táticos (Handebol) – Parte 3

 

21/10/2013

Autor y Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra, Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Filosofia Relações de poder e democracia
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Identificar e diferenciar as relações entre os fundamentos técnicos e táticos.

2. Perceber de que forma os fundamentos técnicos e táticos se materializam durante uma partida de Handebol.

3. Identificar técnicas específicas dos jogadores de linha e goleiros de Handebol, assim como os sistemas táticos defensivos e ofensivos mais usados no Handebol.

4. Organizar a distribuição de jogadores em quadra e adotar sistemas táticos defensivos e ofensivos durante uma partida de Handebol.

5. Analisar e avaliar o resultado de uma partida a partir das observações realizadas sobre os fundamentos técnicos e táticos.

6. Interpretar e relacionar as informações obtidas pelos componentes dos grupos de trabalho e construir propostas de adequações ou mudanças táticas para superar as situações-problema presentes nas partidas de Handebol realizadas nas aulas.

Duração das atividades
Aproximadamente seis aulas de 50min cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Capacidade de interpretação, análise e superação de situações-problema.

2. Diálogo entre seus pares e o professor.

3. Noções de jogos e/ou esportes com as mãos.

Estratégias e recursos da aula

 

Este projeto foi dividido em quatro partes e relaciona-se aos fundamentos técnicos e táticos ligados às modalidades de esportes coletivos. Para tanto, o Futebol Society (Futebol Sete Society), o Handebol e o Basquetebol serão utilizados como meio para identificação e diferenciação desses conceitos.

Além desta aula, você pode acessar outras, publicadas no portal com os seguintes títulos:

- Esportes coletivos: fundamentos técnicos e táticos (Futebol Society) – Parte 1

- Esportes coletivos: fundamentos técnicos e táticos (Handebol) – Parte 2

- Esportes coletivos: fundamentos técnicos e táticos (Basquetebol) – Parte 4

 

AULAS 01 e 02: Estudo coletivo sobre as características dos jogadores de cada posição

Imagem 1: Denominação dada às posições dos jogadores de Handebol 

Postos do Handebol

 

Imagem disponível no site: http://pedagogiadohandebol.files.wordpress.com/2009/06/postosespecificosataque1.png?w=500. Acesso em 17 de outubro de 2013.

 

1º Momento:

Professor divida a turma em dois grupos (azul e laranja, por exemplo), cada qual com uma equipe masculina e outra feminina. Leve-as para o Laboratório de Informática para leitura e estudo coletivo do seguinte documento:

Fonte: Handebol – Posições – Características. Disponível em:  http://edmur-handebol.blogspot.com.br/2010/12/armador-central-e-locomotiva-do-time-no.html. Acesso em 12 de outubro de 2013.

 

Cada equipe poderá se agrupar em torno de dois ou mais computadores e realizar a leitura do documento em voz alta. O professor também poderá reproduzir algumas cópias do material.

Após essa leitura, oriente aos alunos de cada equipe a estudar e escolher a posição mais adequada para os jogadores da sua equipe, baseando-se no estudo feito sobre cada posição no Handebol.

 

2º Momento:

Realize uma partida de Handebol entre as equipes masculinas e outra entre as equipes femininas. Não haverá a função de técnicos, pois os próprios jogadores de cada equipe terão que conversar, orientar e analisar se as escolhas feitas em sala de aula foram assertivas e, caso necessário, proceder as mudanças. O professor fará dois intervalos técnicos para cada partida. Assim, será possível que as equipes que não estão jogando, comparem a sua análise com as ponderações das próprias equipes que estão jogando.

Cada equipe que não estiver jogando, receberá um instrumental de registro a ser preenchido coletivamente.

 

Quadro 1: Sugestão de Instrumental

Identifique e relacione as posições com o nome de cada jogador da equipe 

LARANJA:

AZUL:

Liste as principais dificuldades técnicas da equipe

LARANJA:

AZUL:

Se fôssemos técnicos das equipes, o que teríamos feito ou falado durante o intervalo de tempo técnico para cada equipe.

LARANJA:

AZUL:

Faça uma análise do resultado da partida

 

 Quadro elaborado pela própria autora

 

Ao final, proponha uma roda de diálogo e reflexão a partir dos registros feitos no instrumental e a vivência enquanto jogadores sem a figura do técnico. E, questione:

1. As escolhas feitas para a definição da posição de cada aluno foram adequadas?

2. Quais as mudanças foram necessárias?

 

AULAS 03 e 04: Estudo coletivo sobre os sistemas táticos defensivos e ofensivos

1º Momento:

Professor adote a mesma dinâmica da aula anterior, porém sobre a temática dos sistemas táticos defensivos e ofensivos. Ou seja, leve as equipes ao Laboratório de Informática para leitura e estudo coletivo do seguinte documento:

Fonte: Sistema Defensivo e Ofensivo. Disponível em: http://handmaster.comunidades.net/index.php?pagina=1236250963. Acesso em 12 de outubro de 2013.

 

Após leitura e estudo do texto, solicite aos componentes de cada equipe que:

·         escolham o Sistema Tático Defensivo e Ofensivo que adotarão na próxima partida de Handebol;

·         façam um esquema com “bolinhas” representando os sistemas definidos;

·         escrevam os nomes de cada jogador na “bolinha” que representa sua posição e o sistema tático (ofensivo e defensivo) de sua equipe.

 

Sugestão de imagem de quadra para o registro dos alunos:

Imagem 2: Sugestão de Quadra de Handebol para registro do Sistema Tático Ofensivo

Equipe: ____________ do Grupo: _______________

Imagem Quadra

 

Imagem 3: Sugestão de Quadra de Handebol para registro do Sistema Tático Defensivo

Equipe: ____________ do Grupo: _______________

Imagem Quadra

Imagens disponíveis no site: http://2.bp.blogspot.com/-S95P6jjDF84/UIlEidPO7cI/AAAAAAAAAJY/AGzRjIbg_nw/s1600/HAND+PRONTO.jpg. Acesso em 17 de outubro de 2013.

 

2º Momento:

Professor utilize a mesma dinâmica da última vivência das partidas, ou seja:

- Uma partida de Handebol entre as equipes masculinas e outra entre as equipes femininas.

- Não haverá a função de técnicos, pois os próprios jogadores de cada equipe terão que conversar, orientar e analisar se as escolhas feitas em sala de aula foram assertivas e, caso necessário, proceder as mudanças.

- O professor fará dois intervalos técnicos para cada partida. Assim, será possível que as equipes que não estão jogando, comparem a sua análise com as ponderações das próprias equipes que estão jogando.

- Cada equipe que não estiver jogando, receberá um novo instrumental de registro a ser preenchido coletivamente.

 

Quadro 2: Sugestão de Instrumental

Qual o sistema defensivo está sendo utilizado pela equipe

LARANJA:

AZUL:

Qual o sistema ofensivo está sendo utilizado pela equipe

LARANJA:

AZUL:

Quais as principais dificuldades táticas da equipe

LARANJA:

AZUL:

Identifique as posições de cada jogador da equipe

LARANJA:

AZUL:

Liste as principais dificuldades técnicas da equipe

LARANJA:

AZUL:

Se fôssemos técnicos das equipes, o que teríamos feito ou falado durante o intervalo de tempo técnico para cada equipe

LARANJA:

AZUL:

Faça uma análise do resultado da partida

 

 Quadro elaborado pela própria autora

 

Ao final, proponha uma roda de diálogo e reflexão a partir dos registros feitos no instrumental e a vivência enquanto jogadores sem a figura do técnico. Não deixe de tecer as relações entre os fundamentos técnicos e táticos, ou seja, da importância dos jogadores desempenharem bem suas funções individuais e respeitar as estratégias de defesa e ataque para o sucesso da equipe. Além disso, não basta adotar sistemas táticos ofensivos e defensivos que os jogadores não conseguirão realizar por falta de domínio técnico dos jogadores.

 

AULAS 05 e 06: Escolhendo melhor os sistemas táticos defensivos e ofensivos

Imagem 4: Exemplo de Sistema Tático Defensivo (6 x 0) e Sistema Tático Ofensivo (5 x 1)

Sistema Tatico - Defesa e Ataque

Imagem disponível no site: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/handebol/imagens/armador-central.jpg. Acesso em 17 de outubro de 2013.

 

1º Momento:

Professor desenhe no quadro quatro quadras de Handebol e solicite que cada equipe, eleja seis representantes, cada qual para a realização de uma tarefa, a saber:

1ª) Representar no quadro, com “bolinhas”, o sistema tático defensivo adotado por sua equipe. Justifique, destacando os motivos que levaram sua equipe a definir por esse sistema tático.

2ª) Representar no quadro, também com “bolinhas”, o sistema tático ofensivo adotado por sua equipe. Justifique, destacando os motivos que levaram sua equipe a definir por esse sistema tático.

3ª) Colocar o nome dos jogadores em cada posição (bolinha) que assumiu na defesa. Justifique, apontando os motivos da definição de cada jogador/posição defensiva.

4ª) Colocar o nome dos jogadores em cada posição (bolinha) que assumiu no ataque. Justifique, apontando os motivos da definição de cada jogador/posição ofensiva.

5º) Explicar as vantagens e desvantagens do sistema tático defensivo adotado.

6º)  Explicar o funcionamento do sistema tático ofensivo adotado.

 

Concluída esta tarefa, questione a cada equipe:

1. As posições/regiões ocupadas pelos jogadores na defesa foram diferentes no ataque? Por quê? Exemplo: o jogador central da base da defesa se dirigia para ponta esquerda no ataque porque ele era um dos mais altos para bloquear os arremessos na defesa e muito bom em arremessos com ângulos fechados.

Explique que isso é muito comum no Handebol, pois as habilidades técnicas e táticas individuais entre defesa e ataque são diferentes nessa modalidade esportiva. Geralmente o que determina a posição na defesa é a estatura; a agilidade de deslocamento e; a competência no bloqueio, marcação com e sem contato. Já a posição no ataque é determinada principalmente pela visão de jogo e inteligência; habilidade no passe e recepção; habilidade nas fintas e tipo de arremesso.

2. Pensando nas vantagens e desvantagens do sistema tático defensivo e ofensivo adotado por sua equipe e as escolhas táticas da equipe adversária, vocês teriam adotado outros sistemas? Por quê?

Explique que os sistemas táticos, tanto defensivos quanto ofensivos, dependem muito da forma de jogar da equipe adversária. Dessa forma, é importante conhecê-la a partir da análise da equipe oponente. Nesse sentido, a figura do técnico é essencial, pois é ele o responsável por este estudo prévio e, durante a partida, tem maior percepção das necessidades da sua equipe e das mudanças feitas pelo oponente.

 

2º Momento:

Professor proponha que as equipes masculina e feminina do grupo laranja se reúnam, assim como as equipes do grupo azul. A tarefa proposta será:

·         organizar as posições dos jogadores e;

·         escolher um sistema defensivo e ofensivo.

Deve-se tomar como referência:

·         o material estudado;

·         a vivência e as discussões da última partida de Handebol;

·         as características das equipes adversárias, já que não haverá mudança em sua composição;

·         as explicações fornecidas no 1º momento desta aula.

 

3º Momento:

Em seguida, realize uma partida de Handebol entre as equipes masculinas e outra entre as equipes femininas, agora com as meninas exercendo novamente a função de técnicas da equipe masculina e vice-versa. Nesse sentido, deverão:

·         solicitar tempo técnico;

·         realizar mudanças de posicionamento durante a partida;

·         mudar o sistema tático defensivo e ofensivo durante a partida, caso necessário;

·         proceder as substituições durante a partida;

·         orientar técnica e taticamente sua equipe.

 

Cada gol valerá um ponto para equipe laranja ou azul. Vence a equipe que somar mais pontos durante todo o processo.

 

4º Momento:

Após o encerramento das partidas, reúna a turma e proponha uma conversa sobre os seguintes pontos:

1. a importância da presença de técnicos;

2. melhorias em relação às partidas anteriores;

3. dificuldades e dúvidas que ainda restaram sobre os fundamentos técnicos e táticos relacionados ao Handebol;

4. a capacidade dos alunos transcenderam o aprendizado acumulado para outras modalidades esportivas, principalmente coletivas, para o Handebol e também para o dia a dia.

 

5º Momento:

Proponha um jogo que pode ser denominado “Se eu fosse o técnico”. Coloque uma série de situações escritas em um papel, dentro de uma caixa, e solicite que cada aluno a retire e responda, por exemplo:

Imagem 5: Técnico de Handebol orientando sua equipe

Tecnico Handebol

Imagem disponível no site: http://s2.glbimg.com/CFwO6gBK3e55dZl_ql4YY9yoxGU=/620x390/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2013/09/06/not_grd_0000029055.jpg. Acesso em 17 de outubro de 2013.

 

SE EU FOSSE O TÉCNICO:

a) Convocaria quem para ser meu armador central? Por quê?

b) Convocaria quem para ser meus meias? Por quê?

c) Convocaria quem para ser meu pivô? Por quê?

d) Convocaria quem para ser meu goleiro? Por quê?

e) Convocaria quem para ser meu ponta esquerda? Por quê?

f) Convocaria quem para ser meu ponta direita? Por quê?

g) E a equipe adversária fosse adotar o sistema de defesa 4x2, qual o sistema tático ofensivo minha equipe adotaria? Por quê?

h) E a equipe adversária fosse adotar o sistema de defesa 6x0, qual o sistema tático ofensivo minha equipe adotaria? Por quê?

i) E a equipe adversária fosse adotar o sistema ofensivo 4x2, qual o sistema tático defensivo minha equipe adotaria? Por quê?

Recursos Complementares

 

Material de Apoio para o professor:

FERREIRA FILHO, Elói; SOUSA, Pablo Ramon Coelho; GRECO, Pablo Juan. EVOLUÇÃO TÉCNICO-TÁTICA DO HANDEBOL (1986 A 1995) E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E TREINAMENTO. Disponível em: http://riserver.cpd.ufv.br:8080/repositorio/handle/123456789/69. Acesso em: 13 de outubro de 2013.

MENEZES, Rafael Pombo. MODELO DE ANÁLISE TÉCNICO-TÁTICA DO JOGO DE HANDEBOL: NECESSIDADES, PERSPECTIVAS E IMPLICAÇÕES DE UM MODELO DE INTERPRETAÇÃO DAS SITUAÇÕES DE JOGO EM TEMPO REAL. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000796445. Acesso em: 13 de outubro de 2013.

TÁTICAS DO HANDEBOL, SISTEMA DEFENSIVO E OFENSIVO. Disponível em: http://www.noticiasemoda.com.br/taticas-do-handebol-sistema-defensivo-e-ofensivo.html. Acesso em: 13 de outubro de 2013.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o processo, tendo como referência o cumprimento, a participação do aluno nas tarefas, nas  dinâmicas propostas em sala de aula e durante as partidas de Handebol. A partir das falas, dos registros, dos questionamentos, do envolvimento e dos debates, será possível identificar pontos que representam a ampliação dos conhecimentos sobre os fundamentos técnicos e táticos.

Avalie também se os alunos conseguiram:

·         Identificar e organizar os jogadores em posições ofensivas e defensivas estabelecidas coletivamente.

·         Organizar e adotar algum tipo de sistema tático ofensivo e defensivo para as partidas realizadas.

·          Nos grupos de trabalho, interpretar, analisar e avaliar as informações sobre os posicionamentos e os sistemas táticos e relacioná-los com as tomadas de decisões para adequar ou propor mudanças táticas na tentativa de superar as situações problemas que estiveram presentes durante a realização da partida de sua equipe.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.