Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Talking about past habits: used to

 

26/11/2013

Autor e Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • reconhecer e utilizar a estrutura verbal USED TO, em diversas situações comunicativas;
  • falar de hábitos ou estados passados.  
Duração das atividades
1 aula/módulo de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O aluno deverá ter conhecimentos básicos da estrutura da língua inglesa, como: verbos no presente e passado simples, pronomes, artigos, advérbios. 
Estratégias e recursos da aula
  • vídeo, slides e outros recursos multimídia para conhecimento do conteúdo;
  • atividades xerocopiadas;
  • links e hipertextos;
  • atividades em pares, grupos ou individuais;
  • situações comunicativas diversas (textos, diálogos, música) veiculadas pela internet;
  • aula expositiva usando o datashow.

 

                                                                    

Fonte: https://www.google.com.br/search?site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=used+to&oq=used+to&gs_l=img.3..0l3j0i24l7.

1195.2018.0.3326.7.7.0.0.0.0.249.703.4j2j1.7.0....0...1ac.1.29.img..2.5.346.J9eYyT6Z-GE#facrc=_&imgdii=_&imgrc=MbpIYFW4qhaHdM%3A%3BrGlPjID3ZmgEeM%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blogspot.com%252F-hGyku6ImViY%252FToyOdAy5TxI%252FAAAAAAAAAFc%252FtKQQBAxLSoE%252Fs320%252Fi-used-to-exercise%2525252C-but-im-fine-now_2529%2525255B1%2525255D.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fsaopauloenglish.blogspot.com%252F2011%252F10%252Fused-to-would-to-

be-used-to-to-get-used.html%3B318%3B237 (acesso em 25.10.2013)

ATIVIDADE 1

Professor, inicie a aula mostrando o vídeo de uma música da Madonna; This used to be my playground. Toque a música uma ou mais vezes e peça para que os alunos acompanhem, prestando atenção na letra e buscando anotar as palavras ou expressões conhecidas, que conseguirem identificar na letra da música. 

at

Imagem ilustrativa do site: http://www.youtube.com/watch?v=rMHRq7yGdkA (acesso em 19.10.2013)

ATIVIDADE 2

  • Professor: depois de passar o vídeo para que os alunos o assistam, confira com eles o que conseguiram anotar e peça para que escrevam no quadro. Em seguida, distribua uma cópia da letra da música e confira os seus acertos. Repita o vídeo outras vezes (de acordo com o interesse dos alunos)  e peça para que os alunos acompanhem a letra, cantando. 

This Used To Be My Playground

Madonna

Compositor: Madonna/shep Pettibone

This used to be my playground (used to be)

This used to be my childhood dream
This used to be the place I ran to
Whenever I was in need
Of a friend
Why did it have to end
And why do they always say

Don't look back
Keep your head held high
Don't ask them why
Because life is short
And before you know
You're feeling old
And your heart is breaking
Don't hold on to the past
Well that's too much to ask

(Long and movie versions only:)

(chorus)
Live and learn
Well the years they flew
And we never knew
We were foolish then
We would never tire
And that little fire
Is still alive in me
It will never go away
Can't say goodbye to yesterday (can't say goodbye)

(chorus)

No regrets
But I wish that you
Were here with me
Well then there's hope yet
I can see your face
In our secret place
You're not just a memory
Say goodbye to yesterday (the dream)
Those are words I'll never say (I'll never say)

This used to be my playground (used to be)
This used to be our pride and joy
This used to be the place we ran to
That no one in the world could dare destroy

(Short and movie versions only:)

This used to be our playground (used to be)
This used to be our childhood dream
This used to be the place we ran to
I wish you were standing here with me

(Movie version only:)

This used to be our playground (used to be)
This used to be our great escape
This used to be the place we ran to
This used to be our secret hiding place

This used to be our playground (used to be)
This used to be our childhood dream
This used to be the place we ran to
The best things in life are always free
Wishing you were here with me

Após ouvirem a música (você pode repeti-la quantas vezes forem necessárias ou a pedido dos alunos), peça para que todos circulem a estrutura verbal USED TO, que aparece diversas vezes na letra da música (cada um circula em sua cópia impressa). Verifique se os alunos conseguem reconhecer o sentido da estrutura e expliquem que esse tempo verbal é utilizado quando queremos falar de hábitos ou estados passados que não mais acontecem no presente. 

ATIVIDADE 3

Apresente o vídeo de acesso no link http://www.youtube.com/watch?v=yjB43qpwDQQ (acesso em 19.10.2013) e peça para que os alunos se revesem na leitura. Pare todas as vezes que observar dúvidas ou se notar que é preciso de reforço para o entendimento do conteúdo apresentado no vídeo.

at

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=yjB43qpwDQQ (acesso em 25.10.2013)

 ATIVIDADE 4

Depois da atividade com a música, projete  no datashow a seguinte explicação sobre o tema. Solicite a leitura por diferentes alunos, garantindo a participação de todos e, assim, o envolvimento com as atividades da aula.

                                                                  USING 'USED TO' FOR PAST HABITS OR STATES

  • The Simple Past of the verb to use, followed by an infinitive, generally refers to something which took place repeatedly or continuously in the past, but which no longer takes place.

In the following examples, the Simple Past of to use is printed in bold type, and the infinitives which follow it are underlined. The Simple Past of to use is used.

e.g. The ferry used to operate every day.

       We used to live on Duke Street.

In the first example, the use of used followed by the infinitive indicates that in the past the ferryoperated every day, but now it does not operate every day. In the second example, the use of usedfollowed by the infinitive indicates that in the past we lived on Duke Street, but now we do not live on Duke Street.

ATIVIDADE 5

Professor, forme duplas e peça para que os alunos realizem o seguinte exercício:

Rewrite the following sentences, changing the underlined verbs from the Simple Past to the form with used followed by the infinitive.

For example:
      They took the bus.
      They used to take the bus.

      She traveled every year.
      She used to travel every year.

1. It snowed heavily. It………………… heavily.
2. I came often. I…………………. often.
3. We were neighbors. We……………………….neighbors.
4. He wrote many letters. .He ……………………… many letters.
5. They walked to work. They ………………………… to work.
6. He teased us. He ……………………… us.
7. She told us stories. She ………………………. us stories.
8. You rode a bicycle. You ………………… a bicycle.

ANSWERS:

1. It used to snow heavily. 2. I used to come often. 3. We used to be neighbors. 4. He used to write manyletters. 5. They used to walk to work. 6. He used to tease us. 7. She used to tell us stories. 8. You used to ride a bicycle.

ATIVIDADE 6

Ainda em duplas, peça para que os alunos, usando a estrutura ora apresentada, elaborem frases (no mínimo 5), de acordo com as suas próprias experiências ou estado passados.

Circule pela sala, tirando as possíveis dúvidas com vocabulário ou com a própria estrutura introduzida. Cada aluno se responsabilizará pela leitura de, pelo menos, duas frases ao grupo.  Essa atividade poderá servir como uma forma de avaliação, conforme sugerimos no item avaliação desta aula.  

Recursos Complementares
Avaliação
  • O professor deverá supervisionar os alunos durante toda as atividades sugeridas nesta aula, avaliando a capacidade de trabalho em grupo, bem como a compreensão e uso adequado das expressões e da estrutura introduzidas na aula.
  • Os alunos poderão, ainda, confeccionar pôsters com as frases escritas na última atividade da aula (número 6). As frases deverão vir acompanhadas de imagens ilustrativas. O professor deverá avaliar o envolvimento dos alunos com a confecção do pôster, além da criatividade, capricho e a adequação ao conteúdo aprendido.  
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.