Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ARTE CONTEMPORÂNEA - A leveza de ÉLCIO ROSSINI na obra Infláveis

 

15/09/2009

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Conhecer uma produção poética visual de Élcio Rossini na linguagem da instalação/performance;
 Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagem de obra;
 Produzir plasticamente no contexto das instalações com desdobramento em performance, à luz do referencial teórico-plástico estudado.

Duração das atividades
•Três aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Incursões pelo Banco de Dados/Acervo da sala ambiente de artes, onde estão livros de arte, portifólios de artistas, reprodução de imagens de obras, folders e catálogos de exposições – para apreciação e apropriação teórico-plástica;
• Trabalhos de campo em museus e galerias que contemplam a Arte Contemporânea na linguagem plástica das Instalações;
• Exercícios de leitura/recepção de obras e imagens de obras;
• Diálogo com artistas da cidade que trabalham com a linguagem da instalação - em seus ateliês ou na visita destes à escola.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1
 Apresentar Élcio Rossini (1959):

(Disponível

http://www.bienalmercosul.art.br/site/index.jsp?s+noticias_mostra&uid=86
Acesso em: julho/2009).


Artista gaúcho cuja poética envolve instalações e performances, abordando a questão do movimento e da espacialidade. A sua intenção é mostrar como os objetos podem ganhar vida com o movimento de um corpo, quando alguém atua ou interfere nele. O trabalho de Élcio Rossini, para além das artes plásticas, traz aportes de diferentes linguagens artísticas como a dança, o teatro, a música, a performance e o vídeo. Suas investigações debruçam-se sobre objetos não-representacionais, de forte conteúdo lúdico, que não se prestam a interpretações, cuja existência só tem sentido pleno quando são postos em ação.
(Disponível

http://www.bienalmercosul.art.br/site/index.jsp?s+noticias_mostra&uid=86
Acesso em: julho/2009).

 Apreciação de imagem da obra: Infláveis – Instalação/Performance

ELCIO ROSSINI, Infláveis, 2005, Instalação performática, Porto Alegre - Brasil.
V Bienal do Mercosul: balões brancos cheios de ar, suspensos, flutuantes, aéreos.


(Disponível

http://www.bienalmercosul.art.br/site/index.jsp?s+noticias_mostra&uid=86
Acesso em: julho/2009).

 Olhando a imagem da obra do artista contemporâneo Élcio Rossini, propor a apreciação com Leitura Estética

EU VEJO... EU PENSO... EU SINTO...

- Você já viu alguma obra de arte como esta?
- Fale sobre esta obra e o tipo de coisas que você vê? (Descrição)
- Como chamamos este tipo de obra? (objeto, instalação, escultura, performance, pintura...)
- O que esta imagem significa para você?
- O que esta obra faz você sentir? O que, especificamente, nesta obra faz você sentir isto?
- Descreva o modo como a repetição dos elementos é usada nesta obra.
- O artista tentava representar algo nesta obra?
- Como o artista viu estes objetos?
- O que você acha do conceito de arte que ele estava querendo discutir com esta obra?
- Se fosse o autor, que nome daria a essa obra?

- O trabalho plástico de Élcio Rossini está no chão ou suspenso?
- A obra pode ser identificada como uma instalação aérea ou flutuante?

- Concluindo:

*Para Rossini, os balões assumem caráter escultórico (esculturas moles) pela composição visual que formam;
*os objetos infláveis que tomam forma a partir da visitação do espectador, liberam cores, produzem ruídos inesperados e modificam as relações espaciais – formas se expandem, se alargam e se recolhem no espaço.


Aula 2

 Apresentar novamente a obra de Élcio Rossini – “Infláveis”, 2005, convidando os alunos a uma construção plástica, primeiramente individual e, posteriormente coletiva na sua culminância;
 Esta aula prática acontecerá no pátio da escola, onde os alunos aplicarão os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas. Prepare o material básico: retalhos de papel colorido, tesoura, cola e tesoura.
 Convidar os alunos para andarem pelo pátio da escola com olhar atento e buscar um local onde possam construir uma instalação aérea. Os alunos poderão buscar os muros, as árvores, o teto do refeitório/cantina, cercas, grades, postes... enfim, qualquer espaço.
 Mostrar o material disponível ao trabalho e propor uma atividade coletiva de criação de uma instalação aérea, referendados pela obra “Infláveis”, 2005 - Élcio Rossini.
 Fotografe os alunos em ação e o trabalho concluído para socialização posterior em exercício de leitura de imagem.

Instalação: Paisagem Transformada, 2001 – Alunos 5º Ano 2001 – ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e créditos Soraia Lelis

Detalhe Instalação: Paisagem Transformada, 2001 – Alunos 5º Ano 2001 – ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e créditos Soraia Lelis


Aula 3

 Visitar com os alunos o espaço onde foi construída a instalação na aula anterior e faça com eles um paralelo entre a obra referência e o trabalho do grupo:
• Quanto ao material utilizado por Élcio Rossini e pelo grupo;
• Apontamentos sobre a Incidência da luz e a transparência nas duas propostas;
• Utilização/ocupação do Espaço – escolha do local;
• Interação espectador, obra, espaço – unidade tripartida;
• Estética do cotidiano escolar – a transformação do espaço;
• Fazer um paralelo entre o movimento dos balões com a ação do performer ou do espectador ao adentrar o espaço de Infláveis com o movimento provocado pela ação do vento diretamente sobre as tiras de papel tramadas no arame da cerca, questionando o espaço – área aberta e área fechada;
• Refletir sobre a efemeridade nas duas propostas;
• A produção plástica coletiva: estranhamentos e dificuldades do grupo.

 Convidar a cada um a ocupar um lugar próximo à instalação de modo que cada um a veja de um ângulo diferente;
 Entregar papel canson A4 e giz pastel oleoso e orientá-los na realização de um desenho de observação enquanto registro gráfico da proposta coletiva de montagem de instalação.
 Expor os desenhos em local visível, próximo à instalação.

Composição plástica em desenho de observação com giz pastel oleoso sobre papel canson A4
Aluno 5º Ano 2001/ ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e créditos Soraia Lelis

Composição plástica em desenho de observação com giz pastel oleoso sobre papel canson A4
Aluno 5º Ano 2001/ ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e créditos Soraia Lelis

Recursos Complementares

 Desenho - Arte de representar objetos por meio de linhas e sombras – delineamento ou traçado de um quadro – Projeto. (Minidicionário Enciclopédico Escolar Ruth Rocha, 1996, p.200).
*É uma linguagem, uma forma de expressão, um conteúdo específico da área de Artes.

 Espaço - Na visão de Platão (427-345 a.C.) o espaço seria recipiente, receptáculo de tudo que existe [...] lugar de geração das coisas sensíveis. Em Aristóteles (384 - 322 a.C.) o próprio espaço é concebido como soma global dos lugares ocupados pelos corpos. Para Aristóteles, o lugar seria aquela parte do espaço cujos limites coincidem com os limites do corpo que o ocupa. (CAMPOS, Jorge Lúcio. Do simbólico ao virtual – a representação do espaço em Panofsky e Francastel. São Paulo: Ed. Perspectiva, Coleção debates, 1990, p. 47- 49).

 Estética – contemplação do objeto de arte; A educação estética busca a formação de um novo e crítico olhar. Privilegia a educação (do) sensível. (LELIS, Soraia Cristina Cardoso, Poéticas visuais em construção – o fazer artístico e a educação (do) sensível no contexto escolar, Dissertação de Mestrado, UNICAMP, 2004, p. 14).

 Instalação – A instalação procura criar um ambiente que traduza a idéia artística, utilizando-se, para isso, muitas vezes, de recursos cênicos (A Metrópole e a Arte, São Paulo: Prêmio, 1992, p.120).

Performer - artista performático, aquele que realiza a performance. (Soraia Lelis)

 Performance – é uma modalidade de manifestação artística interdisciplinar que, assim como o happening - pode combinar teatro, música, poesia ou vídeo. (Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Performance> Acesso 13/08/2009)

Sugestão/professor: VÍDEO "Todo o passado dentro do presente" – pontos de vista de diferentes artistas e intelectuais sobre a trajetória da produção artística contemporânea. Acervo Midiateca Instituto Arte na Escola www.artenaescola.org.br

Avaliação

• Acredita-se que em um processo contínuo, as trocas e reflexões acerca da fruição e da produção artística pelo viés da História da Arte, atribuem mérito à produção do conhecimento em arte e contribuem para a construção do repertório e vocabulário plásticos. Neste sentido, o ensino de arte deve buscar a educação estética, entendendo a avaliação em Arte como processual e qualitativa, não visando apenas a um resultado final.


Recursos educacionais
Nome                                                          Tipo
Aula expositiva projetor multimídia               Teórica
Apreciação de imagem de obras                   Teórica
Desenho de Observação                               Prática
Montagem de Instalação                               Prática

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • timba, Fundação Cultural cassiano ricardo , São Paulo - disse:
    marianesobrosaramos@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    a obra do élcio tem um sígelo que falta neste mundo duro. cheio de ar.


  • maria nascimento, colegio la salle nb , Distrito Federal - disse:
    mariadsocorro_2222@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Como professora de arte para ensin fundamentalII, achei super criativas as aulas. Sei da dificuldade em se encontrar material bom para ajudar-nos nas aulas. parbens pelo trabalho. Me ajudou muito.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.