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“Vamos construir um bilboquê gigante de material reciclável?”

 

17/11/2013

Autor e Coautor(es)
GILBERTO LOPES LERINA
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FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela Maria Beretta López

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Interagir com os seus pares;

- Identificar o papel da sociedade na organização e reorganização do Meio Ambiente;

- Conscientizar-se da importância do desenvolvimento de atitudes para a preservação e melhoria do Meio Ambiente.

Duração das atividades
A atividade será dividida em 03 etapas, cada uma delas, durará aproximadamente uma hora. A proposta deverá ser realizada em dias alternados.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento desta atividade é necessário que o professor saiba utilizar as ferramentas propostas ou que identifique alguém na escola que tenha esta habilidade e possa participar das etapas.

 

Esta atividade poderá ser desenvolvida com crianças a partir de 04 anos de idade e com a intervenção de, no mínimo, 02 adultos.

Estratégias e recursos da aula

caça 3

http://pt.wikihow.com/Criar-uma-Ca%C3%A7a-ao-Tesouro-Incr%C3%ADvel-para-Crian%C3%A7as

 

 

PRIMEIRA ETAPA- “Vamos procurar um tesouro?”.

Duração: Em torno de trinta minutos.

Material : Papel, giz de cera, canetas do tipo hidrocor. 

Local: Nos espaços internos da Instituição.

Proposta:

Neste início de atividade, o professor deve fazer a proposta como se estivesse encenando uma peça teatral. Convida as crianças displicentemente, meio que sem intenção para fazer outra atividade. Na verdade, a proposta deste dia com as crianças será a de uma Caça ao Tesouro. O professor deve articular com alguém, de preferência alguém desconhecido às crianças para colocar roupas que lembrem um pirata (tapa olho, um braço de gancho, cordões, pano na cabeça etc.).

O(A) convidado(a) deverá fazer uma encenação como se levasse um grande susto ao ver as crianças. Neste momento, sai correndo como que fugindo, e vai embora, não aparecendo mais, encerrando-se assim a participação deste personagem na proposta. Porém, ao fugir, o Pirata deixa cair um mapa e uma pista. O professor se aproxima, encenando, pega o mapa e a primeira pista, e convida as crianças de uma forma desafiadora e instigante para “caçarem" um Tesouro, que neste caso serão duas bombonas (garrafões de plástico) de 20 litros de água.

Esta atividade tem um tom de um circuito, em que as pistas serão dirigidas para áreas do local onde será desenvolvido a “Caça ao Tesouro”. A cada novo local, as crianças serão desafiadas pelo Pirata a executarem alguma tarefa. Ao cumprirem o desafio (equilíbrio, expressão corporal, interatividade, entre outras possibilidades), elas avançam para a pista seguinte até acharem o Tesouro, finalizando, assim, esta etapa. As pistas deverão estar escritas em letra de caixa alta e o momento da leitura deve ser feito junto com as crianças, acompanhando a leitura e seus conhecimentos com as letras e frases. 

Os espaços escolhidos para os desafios devem ser pensados e organizados previamente. A escolha dos locais deve ser cuidadosa para eliminar qualquer ambiente que exponha as crianças ao perigo. Em cada momento, as propostas poderão ser dificultadas e/ou problematizadas, conforme as observações do professor  quanto ao interesse das crianças.

O professor poderá se apoiar na sugestão para compor a aula:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38795

 

 

 

 

 

garrafas 2

Foto 2-Garrafão de 20 litros de água cortado próximo ao gargalo.

Acervo pessoal do professor Gilberto Lerina/NDI/UFSC

 

 

 

 

 

 

SEGUNDA ETAPA- “ Vamos construir 02 bilboquês Gigantes?”.

Duração: Em torno de uma hora.

Material: Dois garrafões de 20 litros de água, um arco de serra com serra de aço, cola colorida, pinceis, pedaços de lixas 180.

Local: Na sala de aula.

Proposta: O professor deverá organizar previamente o material, considerando o passo a passo do processo para a construção dos brinquedos e atento a faixa de idade que irá trabalhar, a segurança das crianças e a possibilidade interativa desta atividade.

Organizará uma roda com as crianças e comentará sobre o Tesouro que está por vir, à partir do material reciclado que as crianças acharam, podendo se aprofundar apoiando-se em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem

 

Neste momento o professor poderá comentar com as crianças como será esta atividade e que o primeiro passo será o corte da bombona. O professor deverá estar atento em como organizar o momento, estruturando de forma que algumas crianças segurem o garrafão de 20 litros de água do lado oposto onde ele, com o auxílio de um arco de serra, estará efetuando o corte, próximo ao gargalo. Ao final ele solicitará que as crianças lixem as bordas da bombona da parte que foi destacada. Elas deverão compartilhar este pedaço lixando-o até que fique liso.

Na sequência, o professor solicitará que algumas crianças iniciem a pintura com a cola colorida e o pincel na parte destacada da bombona, de maneira que todos possam colocar sua impressão artística no brinquedo construído.

Esses procedimentos serão feitos com a participação ativa das crianças e também possibilitando que todos possam contribuir, propiciando uma construção com o caráter cooperativo.

 

 

 

 

 

 

TERCEIRA ETAPA- “ Então vamos experimentar o que construímos?”.

  Duração: Em torno de uma hora.

Material: As duas partes do gargalo do garrafão de 20 litros de água, uma bola pequena bem leve.

Local: No pátio ou parque da Instituição.

Proposta: O professor reunirá o grupo em uma roda, e comentará que neste momento as crianças irão experienciar o brinquedo construído. Deverá instigar uma conversa sobre a importância de se construir coisas em parceria, como também sobre a questão ambiental que está contida na proposta.

Inicialmente solicitará que uma dupla inicie o jogo e à medida que este se desenrola poderá sugerir torcidas para animar o grupo, enquanto as duplas aguardam a sua vez. E assim a brincadeira com o objeto construído se desenrolará até que todos possam jogar. Ao final, o professor poderá sugerir um relaxamento solicitando que as crianças brinquem de dormir deitadas no chão.

 

 

crianças bilboque

 

Foto 3- Crianças brincando com o Bilboquê gigante no pátio do NDI/UFSC.

Acervo pessoal do professor Gilberto Lerina/NDI/UFSC.

Recursos Complementares
Avaliação

Por fim, o professor organizará o grupo em uma roda a fim de tecer e de ouvir comentários acerca da proposta, de forma que todos tenham a possibilidade de se pronunciar sobre a atividade e sobre a importância do tema, sob a ótica das crianças. Neste momento ele deve retomar sobre a importância do assunto para atitudes reflexivas sobre as questões ambientais.

Em seus apontamentos o professor deverá fazer uma reflexão de como as crianças reagiram às propostas, como interagiram entre si, se os objetivos traçados inicialmente foram atingidos e se percebeu a apropriação de conhecimentos pelas crianças. É importante ter um olhar para as crianças individualmente e para o grupo como um todo.

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