Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Vamos construir um pião gigante?”.

 

25/11/2013

Autor e Coautor(es)
GILBERTO LOPES LERINA
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela Maria Beretta López

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos;

- Ampliar o conhecimento a respeito do meio ambiente e as formas de preservá-lo;

- Reutilizar objetos recicláveis de forma criativa;

- Compartilhar com os colegas, incluindo o professor da turma, a experiência de construir, artesanalmente, um objeto na instituição de ensino.

Duração das atividades
A proposta é dividida em 3 etapas com até uma hora de duração e podem ser vivenciadas em dias alternados.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento desta atividade, é necessário que o professor saiba lidar com um arco de serra com serra de aço, ou que identifique alguém na Instituição, ou mesmo um pai de uma criança, que tenha essa habilidade e possa participar das etapas com o uso desta ferramenta.

Esta atividade poderá ser desenvolvida com crianças a partir de 04 anos de idade e com a intervenção de, no mínimo, 02 adultos.

Estratégias e recursos da aula

pião

 

Foto1: Peão confeccionado a partir do gargalo de 02 garrafões de água de 20 litros.

Acervo pessoal professor Gilberto Lerina UFSC/NDI.

 

 

 

PRIMEIRA ETAPA- “Vamos fazer um passeio junto à natureza?”

 

Duração: Em torno de uma hora.

 

Material: Dois Garrafões de 20 litros de água.

 

Local: Local previamente escolhido pelo professor junto à natureza, caso não seja viável poderá ser organizada na própria instituição de ensino.

 

Proposta:

O professor organizará um passeio junto à natureza. O local escolhido para o passeio deverá ser “preparado” anteriormente, com alguns garrafões de água de 20 litros que possam ser reciclados, mas que estarão distribuídos ao longo do percurso, dando a impressão que foram deixadas pelo caminho.

Na caminhada o professor deverá chamar a atenção do grupo sobre a falta de cuidado com a natureza, podendo se apoiar em:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_ambiente

http://www.suapesquisa.com/temas/meio_ambiente.htm

 

Durante o passeio o professor solicitará que as crianças recolham os materiais para darem um fim adequado (os materiais deverão estar previamente limpos). Ao final, o professor proporá uma roda com as crianças, sentadas em frente ao material recolhido, para dar continuidade à conversa sobre a temática das questões ambientais e instigará as crianças para a conscientização em relação a esta temática, encerrando assim o passeio e retornando para a instituição.

 

Já em sala, o professor  proporá uma rodada de conversas oportunizando que todos se pronunciem oralmente sobre o assunto e aprofundará a discussão sobre a importância da reciclagem. Para informação sobre o assunto verificar:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem

 

Posteriormente ele reproduzirá imagens acerca das possibilidades de reutilização de materiais. Poderá usar como base o site abaixo:

 

https://www.google.com.br/search?q=reutiliza%C3%A7%C3%A3o+dos+recicl%C3%A1veis&rlz=1C2SAVU_enBR549BR549&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=R4sjUsDVItHH4AOjwYGYBg&ved=0CDcQsAQ&biw=1366&bih=624#q=imagens+de+objetos+reciclados&tbm=isch&imgdii=_

 

 

SEGUNDA ETAPA- “Vamos construir um brinquedo a partir de um material reciclável?”.

 

Duração: Em torno de uma hora.

 

Material: Dois garrafões de 20 litros de água, serra de ferro, lixas 180, cola colorida, uma bola de frescobol.

 

Local: Na sala ou local adequado onde as crianças possam construir o objeto sem atrapalhar os outros grupos.

 

Proposta: O professor organizará uma roda com as crianças sentadas, apresentará os garrafões de 20 litros de água e iniciará alguns passos para que o processo de construção se efetive. O primeiro passo será o corte dos dois garrafões de 20 litros de água.

O professor deverá estar atento em como organizar o momento, estruturando de forma que algumas crianças segurem o garrafão de 20 litros de água do lado oposto onde ele, com o auxílio de um arco de serra, estará efetuando o corte, próximo ao gargalo. Ao final ele solicitará que as crianças lixem as bordas do garrafão da parte que foi destacada. Elas deverão compartilhar este pedaço lixando-o até que fique liso.

Na sequência, ele solicitará que algumas crianças iniciem uma pintura com a cola colorida na parte destacada do garrafão de maneira que todos possam colocar sua impressão artística.

Esses procedimentos serão feitos com a participação ativa das crianças e também possibilitando que todos possam ajudar a segurar aqui e ali, propiciando uma construção com o caráter cooperativo.

 

 

 

 

pião2

 

 

Foto 2: Garrafões de 20 litros de água cortados na parte próxima ao gargalo e uma bola de frescobol na ponta.

Acervo pessoal do professor Gilberto Lerina.UFSC/NDI.

 

 

 

 

TERCEIRA ETAPA-  “Vamos experimentar o nosso brinquedo?”.

 

Duração: Em torno de uma hora.

 

Material: As duas partes destacadas do garrafão de 20 litros de água.

 

Local: No pátio ou parque da instituição.

 

Proposta:

O professor reunirá o grupo em uma roda e desafiará as crianças a procurarem as 02 partes do gargalo destacadas do garrafão de 20 litros de água.

Poderá se brincar com as crianças propondo que à medida que elas se aproximam dos objetos escondidos ficarão quentes e se posicionarem longe dos objetos estarão frias. Uma vez encontradas as duas partes o professor, com ajuda das crianças, as encaixa e, se for necessário, poderá fixá-las com uma fita adesiva ou durex. Em uma das pontas colocará a bola de frescobol e, por último, demonstrará como brincar com o pião gigante girando-o vigorosamente. Após algumas rodadas feitas pelo professor , ele poderá abrir contagem para que as crianças o acompanhe, outra variação poderá ser feita com imitação de bichos a cada vez que o pião é rodado as crianças terão de imitar um bicho sugerido, por exemplo.

 

 

pião3

Foto 3: Crianças observando o rodar do pião gigante.

Acervo pessoal do professor Gilberto Lerina.UFSC/NDI

                                                                                                                

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final, o professor fará uma roda e abrirá um espaço para a reflexão sobre o processo de construção interativa de forma que todas crianças possam se colocar verbalmente.

O professor deverá ficar atento a todo o processo de relacionamento entre as crianças e fazer um registro com uma análise reflexiva do processo educacional com base nos objetivos propostos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.