25/11/2013
Graziela Maria Beretta López
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
- Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos;
- Ampliar o conhecimento a respeito do meio ambiente e as formas de preservá-lo;
- Reutilizar objetos recicláveis de forma criativa;
- Compartilhar com os colegas, incluindo o professor da turma, a experiência de construir, artesanalmente, um objeto na instituição de ensino.
Para o desenvolvimento desta atividade, é necessário que o professor saiba lidar com um arco de serra com serra de aço, ou que identifique alguém na Instituição, ou mesmo um pai de uma criança, que tenha essa habilidade e possa participar das etapas com o uso desta ferramenta.
Esta atividade poderá ser desenvolvida com crianças a partir de 04 anos de idade e com a intervenção de, no mínimo, 02 adultos.
Foto1: Peão confeccionado a partir do gargalo de 02 garrafões de água de 20 litros.
Acervo pessoal professor Gilberto Lerina UFSC/NDI.
PRIMEIRA ETAPA- “Vamos fazer um passeio junto à natureza?”
Duração: Em torno de uma hora.
Material: Dois Garrafões de 20 litros de água.
Local: Local previamente escolhido pelo professor junto à natureza, caso não seja viável poderá ser organizada na própria instituição de ensino.
Proposta:
O professor organizará um passeio junto à natureza. O local escolhido para o passeio deverá ser “preparado” anteriormente, com alguns garrafões de água de 20 litros que possam ser reciclados, mas que estarão distribuídos ao longo do percurso, dando a impressão que foram deixadas pelo caminho.
Na caminhada o professor deverá chamar a atenção do grupo sobre a falta de cuidado com a natureza, podendo se apoiar em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_ambiente
http://www.suapesquisa.com/temas/meio_ambiente.htm
Durante o passeio o professor solicitará que as crianças recolham os materiais para darem um fim adequado (os materiais deverão estar previamente limpos). Ao final, o professor proporá uma roda com as crianças, sentadas em frente ao material recolhido, para dar continuidade à conversa sobre a temática das questões ambientais e instigará as crianças para a conscientização em relação a esta temática, encerrando assim o passeio e retornando para a instituição.
Já em sala, o professor proporá uma rodada de conversas oportunizando que todos se pronunciem oralmente sobre o assunto e aprofundará a discussão sobre a importância da reciclagem. Para informação sobre o assunto verificar:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem
Posteriormente ele reproduzirá imagens acerca das possibilidades de reutilização de materiais. Poderá usar como base o site abaixo:
SEGUNDA ETAPA- “Vamos construir um brinquedo a partir de um material reciclável?”.
Duração: Em torno de uma hora.
Material: Dois garrafões de 20 litros de água, serra de ferro, lixas 180, cola colorida, uma bola de frescobol.
Local: Na sala ou local adequado onde as crianças possam construir o objeto sem atrapalhar os outros grupos.
Proposta: O professor organizará uma roda com as crianças sentadas, apresentará os garrafões de 20 litros de água e iniciará alguns passos para que o processo de construção se efetive. O primeiro passo será o corte dos dois garrafões de 20 litros de água.
O professor deverá estar atento em como organizar o momento, estruturando de forma que algumas crianças segurem o garrafão de 20 litros de água do lado oposto onde ele, com o auxílio de um arco de serra, estará efetuando o corte, próximo ao gargalo. Ao final ele solicitará que as crianças lixem as bordas do garrafão da parte que foi destacada. Elas deverão compartilhar este pedaço lixando-o até que fique liso.
Na sequência, ele solicitará que algumas crianças iniciem uma pintura com a cola colorida na parte destacada do garrafão de maneira que todos possam colocar sua impressão artística.
Esses procedimentos serão feitos com a participação ativa das crianças e também possibilitando que todos possam ajudar a segurar aqui e ali, propiciando uma construção com o caráter cooperativo.
Foto 2: Garrafões de 20 litros de água cortados na parte próxima ao gargalo e uma bola de frescobol na ponta.
Acervo pessoal do professor Gilberto Lerina.UFSC/NDI.
TERCEIRA ETAPA- “Vamos experimentar o nosso brinquedo?”.
Duração: Em torno de uma hora.
Material: As duas partes destacadas do garrafão de 20 litros de água.
Local: No pátio ou parque da instituição.
Proposta:
O professor reunirá o grupo em uma roda e desafiará as crianças a procurarem as 02 partes do gargalo destacadas do garrafão de 20 litros de água.
Poderá se brincar com as crianças propondo que à medida que elas se aproximam dos objetos escondidos ficarão quentes e se posicionarem longe dos objetos estarão frias. Uma vez encontradas as duas partes o professor, com ajuda das crianças, as encaixa e, se for necessário, poderá fixá-las com uma fita adesiva ou durex. Em uma das pontas colocará a bola de frescobol e, por último, demonstrará como brincar com o pião gigante girando-o vigorosamente. Após algumas rodadas feitas pelo professor , ele poderá abrir contagem para que as crianças o acompanhe, outra variação poderá ser feita com imitação de bichos a cada vez que o pião é rodado as crianças terão de imitar um bicho sugerido, por exemplo.
Foto 3: Crianças observando o rodar do pião gigante.
Acervo pessoal do professor Gilberto Lerina.UFSC/NDI
Sobre o meio ambiente:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_ambiente
http://www.suapesquisa.com/temas/meio_ambiente.htm
Sobre Reciclagem:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem
Sobre reutilização de materiais:
Ao final, o professor fará uma roda e abrirá um espaço para a reflexão sobre o processo de construção interativa de forma que todas crianças possam se colocar verbalmente.
O professor deverá ficar atento a todo o processo de relacionamento entre as crianças e fazer um registro com uma análise reflexiva do processo educacional com base nos objetivos propostos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!