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Queimadas com bola

 

09/09/2009

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Soares Fonseca Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender novas formas de jogar queimadas, experimentando jogos coletivos;
  • Conhecer a organização do espaço do jogo, construir e descobrir novas regras;
  • Aprender elementos de deslocamento no espaço e a importância do aluno perceber seus movimentos durante o jogo, observando seu corpo e o corpo do colega.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos / Total: 100 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Queimada de 6 Bolas
Recursos:
6 Bola de Iniciação
Duração: Aproximadamente 45 minutos
Descrição: Anterior ao início da aula, o professor fará a seguinte divisão do espaço na quadra de jogo. O professor(a) pode utilizar fita crepe e/ou utilizar as marcações da quadra de futsal ou handebol.

Fonte: Arquivo Pessoal

Na quadra, o(a) professor(a) pedirá aos alunos que se organizem em dois times. O(A) professor(a) colocará 6 bolas ao longo da linha que corta o meio do campo de jogo. Compostas as equipes, cada uma ocupará o espaço atrás da linha de fundo seu campo de jogo, demarcada de vermelho na imagem acima. O(A) professor(a) explicará a atividade da seguinte forma: Após o apito, cada jogador da equipe poderá correr até o meio da quadra, pegar a bola e retornar para a área 2, demarcada de amarelo na imagem. Somente quando o jogador chegar à área 2 é que ele poderá arremessar a bola na tentativa de queimar um jogador da equipe adversária. O jogador que for atingido será considerado queimado. Estes ocuparão a área 1 e farão uma fila por ordem de quem foi queimado primeiro. Enquanto isso, o jogo continua e para os queimados retornarem para o jogo é preciso que um jogador de sua equipe segure a bola quando um jogador da equipe adversária tente queimar alguém, na área amarela. Feito isto, na ordem estabelecida na fila, os jogadores queimados retornam para o campo de jogo.


Obs.: Professor(a), é importante que os alunos, ao pegarem a bola no meio do campo, retornem para a área de ataque (área 1), senão os jogadores serão queimados rapidamente e o jogo poderá ficar desinteressante. Deixem os alunos reelaborarem as regras durante o jogo, estabelecendo limites e possibilidades de ações com o espaço, o corpo e os materiais.


Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: O jogo poderá ser realizado em qualquer espaço. É interessante variar o tamanho do espaço, quadra de futsal, quadra de vôlei, espaço até a parede, etc. Caso no espaço tenha pilastras, o professor pode definir as mesmas como “gelo”.
Quanto ao Corpo do Colega: Podemos iniciar o jogo com os alunos de mãos dadas, em duplas, e na medida em que forem sendo queimados eles se separam, podendo retornar a dupla caso o colega ainda não tenha sido queimado.
Quanto ao Material: O professor poderá acrescentar e diminuir o número de bolas durante o jogo. Utilize bolas de diversas modalidades esportivas, as mais leves de preferência, como as de vôlei de quadra e de praia.

Atividade 2: Queimada Homem Elástico
Duração: Aproximadamente 45 minutos
Recursos: 1 bola e coletes
Descrição: Na quadra, o(a) professor(a) pedirá aos alunos que formem duas equipes com o mesmo número de jogadores cada. A “Queimada Homem Elástico” é um jogo “coletivo”, que exige trabalho em grupo e muita atenção. O professor irá propor o jogo da seguinte forma: As duas equipes estarão espalhadas pelo espaço da quadra. No momento em que a bola for solta na quadra, qualquer aluno(a) poderá pegá-la e tentará queimar os jogadores da outra equipe. Quem estiver com a posse da bola não poderá sair do lugar para queimar e nem arremessar a bola, ela terá que esticar o braço procurando encostar a bola em alguém da equipe adversária ou passar a bola para algum jogador de sua equipe que estiver mais próxima dos jogadores da equipe adversária. Quando algum aluno(a)de uma das equipes estiver com a bola, o adversário não poderá roubar a bola de sua mão, batendo nela. Para ter a posse da bola a equipe poderá roubá-la no momento em que a outra equipe troca passe ou se a bo la estiver no chão. Para descolar o companheiro da equipe, o time deverá estar com a posse de bola e trocar passes até próximo do jogador queimado e encostar a bola nele.

Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: Assim como na queimada de 6 bolas, este jogo poderá ser realizado em qualquer espaço. É interessante variar o tamanho do espaço, quadra de futsal, quadra de vôlei, espaço até a parede, etc. Caso no espaço tenha pilastras, o professor pode definir as mesmas como “gelo” ou “pique”.
Quanto ao Corpo do Colega: Para que o jogador de uma das equipes não seja queimado ele pode encostar suas costas na do companheiro da sua equipe e ambos estarão imunizados. Professor(a), crie com os alunos diferentes maneiras de se “imunizarem” no momento do jogo, sempre utilizando os colegas da equipe.
Quanto ao Material: O professor poderá colocar mais bolas no jogo. As mesmas podem variar de peso e tamanho (bolas de outras modalidades esportivas).

Recursos Complementares

Este jogo de queimada possui elementos parecidos com o Jogo Dodgeball, um jogo de queimada muito praticado na Ligas de Queimadas dos Estados Unidos. O jogo foi retratado na comédia Dodgeball: A True Underdog Story (Com a bola toda), filme americano de 2004. Este Filme é facilmente encontrado nas locadoras e pode ser um recurso complementar para abordar a temática.

Avaliação

Durante a aula o professor deverá fazer para si as seguintes perguntas: os(as) alunos(as) estão entendendo o jogo, suas regras, sua dinâmica?; os(as) alunos(as) estão explorando os espaços, os materiais, estão envolvidos com a aula?; os(as) alunos(as) estão questionando e construindo novas regras e formas de jogar?; como os alunos estão se relacionando um com o outro? há cooperação?; há companheirismo?, dentre outras.

Posteriormente, o(a) professor(a) fará um bate-papo com os alunos sobre as impressões que os mesmos tiveram dos jogos: perguntar aos alunos o que acharam; como foi o envolvimento da turma na atividade; quem respeitou a regras; quais são as consequencias quando alguém não respeita as regras, etc. Outra possibilidade é pedir para os alunos registrarem as atividades no caderno, para que possam fazer parte de um “livro de jogos e brincadeiras”, ou até mesmo um mural ao final do conteúdo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • savio anastacio de sousa, EEM LUZIA ARAUJO BARROS , Ceará - disse:
    saviofliper2009@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula é realmente interessante possui ótimos objetivos ao mesmo tempo que provoca no aluno o espírito de competição e coletividade, além de desenvolver algumas valências tísicas já existente como velocidade e resistência muscular.


Sem classificação.
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