Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Coréia do Sul: Um dos Tigres Asiáticos

 

16/09/2008

Autor y Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Desenvolvimento da geografia urbana mundial
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Analisar períodos geopolíticos e a formação do Estado Sul-coreano; Relacioná-los e estabelecer causas e conseqüências que os fatos geopolíticos analisados;
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Aula 01


A Guerra da Coréia e o desenvolvimento econômico da Coréia do Sul nas últimas décadas são temas que podem dar aos alunos uma boa noção da importância histórica e geográfica da Guerra Fria e das conseqüências atuais desse período.
 

Professor, inicie a aula localizando as Coréias do Sul e do Norte no mapa-múndi. Para tanto utilize os recursos do IBGE disponíveis em:


http://www.ibge.gov.br/paisesat/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/533/imagens/mapasibge.jpg

bastando clicar em cima do país.
 

Faça comentários sobre a geografia montanhosa da região e sobre como os coreanos valorizam essa paisagem. No passado, vivendo em clãs, a população se isolava protegida por essas formações. No folclore coreano, o homem nunca compete com a natureza, mas se considera sempre parte dela. Existe na cultura do país um rígido respeito às hierarquias, tanto do homem com relação à natureza como nas relações interpessoais.
 

Caro professor, caso deseje saber mais acesse:
 

http://www.ceap.g12.br/projetos2002/Pagina2B/CarolineFrancisRachel/PaginaGeo/coreiahisto.htm
 

http://www.girafamania.com.br/asiatico/koreia_sul.html


A história da península coreana é marcada por constantes conflitos, desde as disputas entre China e Japão pelo território até a atual tensão provocada pelas divergências entre Coréia do Sul e do Norte.
 

Para seguir o aquecimento do tema com o grupo, pergunte aos alunos:


• O que sabem sobre a Guerra Fria?
 

Se demonstrarem ter noções básicas sobre o assunto, questione:


• Então por que a península coreana se transformaria em cenário de disputa de poder entre os blocos capitalista e socialista durante esse período histórico?


Mostre à turma no mapa como a localização estratégica da região, banhada pelo Mar do Japão, fez daquele território um alvo de disputas entre China e Japão, no passado remoto, e entre Estados Unidos e União Soviética, séculos depois.


Caso a turma não tenha conhecimento suficiente sobre a Guerra Fria, explique que logo após o término da Segunda Guerra Mundial duas potências despontaram hegemônicas, os Estados Unidos e a antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) .


Todo o globo terrestre - o oriente inclusive - ficou sob o domínio ou influência de um desses dois países.


Derrotado na Guerra, o Japão recebeu vultosos investimentos norte-americanos que possibilitaram sua reconstrução e seu reerguimento econômico. Esse aporte era necessário aos americanos para garantir no extremo oriente a presença de um país capitalista forte. Mesmo assim, o governo do presidente Henry Trumman, temendo o crescimento do socialismo na Ásia, aguardava a primeira oportunidade de intervenção militar na região.


Essa chance veio com os conflitos civis entre coreanos do norte e do sul. O país, até então sob domínio japonês, havia sido partido ao meio (exatamente na linha por onde passa o paralelo 38°) após a Conferência de Potsdam, em 1945, que definiu a geografia mundial do pós-guerra. Ao norte, os coreanos ficaram sob a influência soviética. Ao sul, sob a norte-americana. Com o tempo, cada metade passou a disputar a hegemonia sobre todo o território. Mostre a seus alunos que é possível visualizar a fronteira entre as duas Coréias nesse link:


http://pontosbr.com/maps.php?cod=754


O conflito coreano é um dos símbolos da divisão de mundo característica da Guerra Fria. A região não foi a única a sofrer as conseqüências. O Muro de Berlim foi o ícone desse antagonismo, que determinou o surgimento das Europas Oriental e Ocidental. Com o passar dos anos e com a derrocada do socialismo, as divisões foram perdendo sentido. Nas Coréias, porém, a fronteira se mantém até os dias atuais.

Para saber mais visite:
 

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra8/blocosocialista-asia.htm
 

A Guerra da Coréia


Feita a introdução sobre a Guerra Fria, trabalhe com os alunos os acontecimentos do conflito propriamente dito, que durou de 1950 a 1953. Ressalte o fato de que esse episódio não é tão comentado como o que se sucedeu no Vietnã, anos depois, mas que foi igualmente palco de inúmeras atrocidades. Na Guerra da Coréia, Estados Unidos e União Soviética iniciaram um tipo de estratégia que mais tarde se tornaria comum: as duas potências apoiando tropas de cada região, ocasionando um conflito indireto, no território de um terceiro país.


Aula 2


A reconstrução – A Coréia do Sul de Hoje


Nos Jogos Olímpicos d e Seul, em 1988, e na Copa do Mundo de 2002 (a primeira disputada em dois países ao mesmo tempo, Japão e Coréia do Sul), a população de todo o planeta observou nas imagens internacionais os resultados do crescimento econômico sul coreano das últimas décadas.

Esses eventos também trouxeram importantes recursos ao país, que ajudaram a consolidar esse crescimento. Desde 1964, em Tóquio, as Olimpíadas não eram realizadas na Ásia.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/533/imagens/coreia.jpg
 

Do total de 47,7 milhões de habitantes do país, 9,8 milhões vivem na capital Seul. A industrialização rápida e a modernização urbana estão traduzidas na arquitetura da cidade. A paisagem de Seul pode ser comparada à das grandes metrópoles mundiais. Faça essa análise com os alunos mostrando a eles imagens de


• Seul;
• São Paulo;
• Rio de Janeiro;
• Nova York.
• Que diferenças e coincidências eles conseguem perceber?


Observe como essas metrópoles do capitalismo possuem imagens semelhantes, com grandes edifícios modernos e tráfego intenso, associadas à concentração populacional. Mostre aos alunos como essa paisagem está relacionada ao modelo de mercado consumidor, uma das bases do capitalismo.


Finalmente, proponha ao alunos que pesquisem informações sobre a participação atual da Coréia do Sul na economia internacional e que montem um quadro coletivo apresentando os principais dados levantados.


Outra sugestão de trabalho é que a sala possa ser divida em grupos e que os alunos possam produzir vídeos mediante fotografias disponíveis na internet, com o Windows Movie Maker.
Esses vídeos podem ser exibidos na escola e disponibilizados em sites como o Youtube.
 

Avaliação
As atividades de avaliação serão feitas no decorrer do processo por meio das seguintes atividades: • Participação qualificada nos debates. • Produção de texto – “Dever de Casa” • Apresentação de vídeos
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.