Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Segredos do sucesso evolutivo das angiospermas

 

07/11/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as aquisições evolutivas das angiospermas que lhes possibilitaram a conquista e domínio do ambiente terrestre

  • Diferenciar cada grupo vegetal tendo como referência os aspectos evolutivos.

  • Associar a flor, a semente e o fruto ao sucesso evolutivo das angiospermas.

  • Identificar e nomear as partes de uma flor.

  • Descrever a função de cada parte da flor e como são produzidos os frutos e as sementes.

  •  Compreender o papel da evolução na produção de  processos biológicos e na organização taxonômica dos seres vivos.

Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Classificação dos seres vivos: Reino Plantae (Briófitas; Pteridófitas; Gimnospermas)

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; análise de vídeos; estudo de textos; produção de relatório; atividade prática; jogos e desafios on line.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; textos digitais e vídeos; flores de hibisco; toalhas de papel; pinças; lupas de mão.

ipe rosa

Imagem disponível em:http://bimg2.mlstatic.com/kit-semente-da-10-mais-lindas-arvores-de-flores_MLB-F-220798340_6897.jpg. Acessado em 30/10/2013.

Módulo 1- Angiospermas e a conquista do ambiente terrestre

Atividade 1- Vídeos

Para início da abordagem do tema, sugerimos que o professor trabalhe com os dois vídeos abaixo especificados.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os vídeos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá, ainda, salvar os vídeos em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.

O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa de algumas questões para discussão, como as sugeridas a seguir.

Vídeo 1- Polinização de flores em alta definição. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PM__eH2_d2k. Acessado em 28/10/2013.

Vídeo 2- A evolução das plantas e a conquista do ambiente terrestre. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6PEs0COyRl4. Acessado em 28/10/2013.

Questões para discussão

1-      Cite três elementos centrais apresentados no vídeo (Flores, animais polinizadores, polinização).

2-      Quais são os polinizadores mostrados no vídeo?

3-      Qual é a importância biológica da polinização?

4-      Qual é a importância evolutiva da polinização?

5-     Quais são as características das angiospermas que lhes possibilitaram a conquista do ambiente terrestre?

Atividade 2- Discussão dos vídeos

A discussão dos vídeos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Atividade 3 - Evolução dos vegetais

O professor deverá orientar os alunos a acessarem a sequência de páginas disponível em http://www.planetabio.com/clas.html (Acessado em 28/10/2013). Deverão respeitar a sequência clicando primeiramente em  briófitas; => pteridófitas => gimnospermas => angiospermas.

Cada aluno deverá:

1- Registrar as aquisições evolutivas de cada grupo vegetal em relação ao grupo anterior.

2- Enumerar as aquisições evolutivas das angiospermas que lhes possibilitaram a conquista do ambiente terrestre.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar as páginas diretamente no computador individual ou compartilhado. O professor deverá salvar as páginas previamente o texto em seu computador e apresentá-los aos alunos por meio de projeção, utilizando o aparelho data show para utilizar no momento da discussão.

 

evolução briofitas                                       evolução pteridófitas

evolução gimnosp                                       evol angiosp

Imagens das páginas disponíveis em http://www.planetabio.com/clas.html. Acessado em 28/10/2013.

Atividade 4- Discussão da atividade 3

O professor deverá projetar as imagens das páginas para orientar a discussão das questões 1 e 2 da atividade anterior. Nesta discussão, o professor deverá retomar as questões e indagar os alunos sobre suas respostas. Cada aluno poderá expor suas respostas, desde que respeite sua vez de falar; não interfira na exposição do colega; não repita o que já foi exposto por outros colegas.

Cabe ao professor prestar esclarecimentos sobre termos utilizados e fechar a discussão pontuando a linha evolutiva dos vegetais e destacando as aquisições evolutivas de grupo, com ênfase nos vegetais do grupo angiospermas. Ressaltar a flor e a semente protegida pelo fruto como a aquisição das angiospermas que permitiu a sua expansão no ambiente terrestre, fazendo deste o grupo o que tem maior número de representantes em todo o planeta Terra.

Atividade 5- Estudo de textos de aprofundamento teórico

Para um aprofundamento teórico sobre o assunto, sugerimos o estudo dos textos abaixo enumerados. Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa de cada texto e de algumas questões para discussão, como as sugeridas após as referências dos textos.

Texto 1- Evolução vegetal: Flor, a folha que subiu na vida. Disponível em: http://super.abril.com.br/ecologia/evolucao-vegetal-flor-folha-subiu-vida-440759.shtml. Acessado em 29/10/2013.

A mesma catástrofe que levou os dinossauros à extinção pode ter aberto espaço para que um novo tipo de plantas, as angiospermas dotadas de flores, se espalhassem pelo planeta. por Ivonete D. Lucírio.

Texto 2- Angiospermas. Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/angiospermas.php (Acessado em 29/10/2013).

Textos 3- Flores, frutos e sementes

Questões para estudo e discussão dos textos

  • Enfeitar e perfumar o ambiente é um atributo das flores, mas qual é a função primordial da flor em uma angiosperma?

  • Compare as flores primitivas com as atuais.

  • Em quais aspectos as flores de diferentes espécies vegetais se diferem?quais são as hipóteses que procuram explicar a origem e a evolução da flor? Qual é o papel atribuído aos  insetos nesta história evolutiva?

  • Qual é o significado da palavra "angiosperma"?

  • Quais são as novidades evolutivas das angiospermas?

  • Faça o desenho de uma flor representando todas as estruturas que a compõem.

  • Qual é a função dos frutos?

  • Diferencie flores hermafroditas ou monóicas de flores dióicas.

  • Enumere e descreva os quatro verticilos florais de uma flor hermafrodita.

  • Quais estruturas compõem o perianto?

  • Descreva as estruturas masculinas e as femininas de uma flor.

  • Relacione inflorescência e infrutescência.

  • Qual parte da flor origina a semente? E o fruto?

  • O que é e qual é a importância da polinização.

  • Como acontece a formação da semente? E do fruto?

  • Qual é a diferença entre fruto e fruta?

 

fec angiosp

Fecundação. Imagem disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/figuras/Morfofisiologia_vegetal/fecundacao.jpg

Atividade 6- Discussão dos textos

A discussão dos textos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Módulo 2- Atividade prática

Atividade 1- Dissecando uma flor de hibisco

As flores são órgãos sexuais de plantas angiospermas, e evolutivamente, representam um grande salto adaptativo. Elas permitem maior dispersão dos grãos de pólen, pois são dotadas de diversas características que atraem insetos polinizadores (odores, cores atraentes e nectários) que facilitam sua dispersão no ambiente.


hibisco 3

Imagem disponível em: http://blog.giulianaflores.com.br/wp-content/uploads/2013/05/Hibisco.jpg. Acessado em 28/10/2013.

Alunos do ensino fundamental e médio podem dissecar um hibisco para aprender sobre a anatomia e as funções de cada parte da flor. Podem comparar a flor dissecada com o modelo da sala ou com uma tabela para identificar os exemplos da anatomia básica como sépalas, pétalas, pistilos e estames. No final da lição, os alunos deverão ser capazes de descrever a função de cada parte da flor e como ela produz sementes.
Para desenvolver esta atividade, será necessário que o professor traga exemplares de hibisco, uma flor facilmente encontrada e que permite, devido ao seu tamanho e características, uma boa visualização das partes que a compõe. O ideal é que haja uma flor para cada aluno ou no máximo para cada dois alunos. Caso a escola possua um jardim, o professor poderá colher as flores juntamente com os alunos, que poderão ainda trazê-las de casa. Deve-se cuidar para que sejam coletadas flores grandes, perfeitas e com o cabinho.

Material necessário 

  • Flores de hibisco
  • Toalhas de papel
  • Pinças
  • Lupas de mão
  • Folha de registro das observações a ser preparado pelo professor, destinando espaços para os desenhos e para as questões para discussão.

Tendo uma flor em mãos para ir orientando as ações dos alunos, o professor deverá ressaltar inicialmente que as pétalas podem ter várias cores; além de protegerem as flores, também atraem os polinizadores.

Instruções

Cada etapa desenvolvida pelos alunos deverá ser registrada por meio de desenhos com legendas conforme solicitado em cada item. Poderão também fotografar utilizando câmeras digitais ou celulares, neste caso, deverão inserir as legendas, revelar as fotos e colar no espaço destinado a elas no relatório.

O professor deverá organizar os alunos em grupos de cinco pessoas para trabalharem juntos nesta atividade, porém cada aluno deverá fazer seus registros que contribuirão para a montagem do relatório na atividade 3.

Instruções para os alunos

1-      Coloque um hibisco intacto na toalha de papel e registre a flor por meio de desenho (1) identificando: o estilete, o estigma, os estames e as pétalas. Examine a base da flor para ver as sépalas, a estrutura verde que fica fora das pétalas. Levante uma sépala com a pinça e puxe-a para expor as pétalas no seu comprimento total.

2-      Identifique os óvulos abaixo das pétalas ()

3-      Separe o cálice da corola. Faça um desenho que represente estas partes, indicando-as (2)

4-      Remova cada pétala com a pinça ou com seus dedos. Coloque-as no papel toalha (3)

5-      Retire as sépalas e observe o ovário. Desenhe estas (4).

6-      Examine o androceu exposto. Identifique os estames, os grãos de pólen e o estilete. Use uma lupa para examinar os grãos de pólen no estame.  Registre por meio de desenho e identifique cada parte (5).

7-      Localize e observe o estigma. Faça o desenho desta parte anatômica da flor (6)

8-      Pegue um estame e examine a antera com os grãos de pólen. Desenhe esta estrutura observada (7).

9-      Observe os grãos de pólen com uma lupa e registre por meio de desenho (8)

 

 

1

 

 

 

 

2

3

4

 

 

 

 

5

6

7

 

 

 

 

8

9

 

Questões para discussão.

1- Tendo como referência o quadro acima, enumere cada parte da flor e descreva  a sua função.

2- Explique como são produzidas as semente a partir da flor.

Atividade 2- Discussão do quadro e das questões

Para a discussão do quadro, o professor deverá utilizar os slides "Prática de flores" disponíveis em: http://www.slideshare.net/eldonclayton/prtica-de-flores (acessado em 29/10/2013). Para isso, deverá salvá-los em seu computador e projetá-los utilizando o aparelho data show. À medida em que o professor for projetando as imagens, os alunos deverão ir verificando suas ilustrações e avaliando acertos e erros fazendo registros dos desenhos corretos quando errarem.

O professor deverá retomar as questões 1 e 2 e indagar os alunos sobre suas respostas. Cada aluno poderá expor suas respostas, desde que respeite sua vez de falar; não interfira na exposição do colega; não repita o que já foi exposto por outros colegas.

Atividade 3- Elaboração de relatórios

Após a discussão e considerações,  propomos que o mesmo grupo de alunos da atividade anterior organize um relatório desta atividade prática.

Sugerimos a seguir um roteiro para essa produção

TÍTULO: Frase sucinta que indica o principal objetivo da experiência.     

RESUMO: Texto de no máximo cinco linhas descrevendo tudo o que foi feito, inclusive os resultados alcançados.

INTRODUÇÃO: Descrição da teoria necessária ao entendimento da prática e da discussão dos resultados. Deve ser uma síntese das fontes consultadas no módulo 1.  Ao final da introdução, como último parágrafo, vem o objetivo do trabalho.      

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: Descrever o procedimento experimental, ressaltando os principais materiais e equipamentos utilizados.  

RESULTADOS: Consiste na apresentação de todos os dados colhidos em laboratório. Podem ser apresentados na forma de tabelas, gráficos, etc., se isso melhorar a comunicação dos dados.    Incluir aqui a tabela com os desenhos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Discutir os dados obtidos à luz da teoria expostos. as questõespara discussão e as considerações a respeito de cada uma delas devem ser incluídas aqui.

CONCLUSÃO: Síntese pessoal sobre as conclusões alcançadas com o seu trabalho. Enumere os resultados mais significativos do trabalho. Não deve apresentar nenhuma conclusão que não seja fruto da discussão.   

REFERÊNCIAS: Livros, textos e sites usados para escrever o relatório, devem ser citados.

pessegueiro em flor

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_y_VXpBrMVqI/TNnExQGoorI/AAAAAAAAG8o/2NMeXmN38XE/s1600/Pessegueiro+em+flor+-+Helena+Chiarello+%25283%2529.JPG. Acessado em 30/10/2013.

Atividade 4- Partes de uma flor

Sugerimos que seja possibilitado aos alunos  que aproveitem este momento consolidando seus conhecimentos sobre a flor, especialmente com relação às estruturas que a compõem. Para isso indicamos um material interativo desenvolvido pelo site SO Biologia do grupo Virtuous.

Trata-se de uma dinâmica na qual o aluno deverá clicar nos nomes das partes da flor e arrastá-los até o espaço correspondente ao mesmo no desenho. Se acertar, a palavra se encaixa e fica apontando a estrutura referente a ela. Se errar, a palavra voltará para a parte inferior da figura.

Cada aluno deverá acessar a página, clicar na flor para ampliar a imagem e fazer a atividade on line.

Partes de uma flor. Disponível em: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3993. Acessado em 29/10/2013.

Módulo 3 - De olho nas questões dos processos seletivos (ENEM e vestibulares)

Neste módulo, a proposta é a discussão de questões sobre o tema em processos seletivos para o acesso a diferentes universidades brasileiras. Todo o material enumerado está disponível on line e deverá ser acessado pelos alunos em seus computadores individuais ou compartilhados. Sugerimos que o professor distribua os alunos em duplas para que possam discutir cada uma das questões.

Atividade 1- Discutindo uma questão do ENEM

(UFRN 1º dia 2010) - Em uma aula de Biologia sobre evolução das plantas, o professor mostra à turma a ilustração que segue, explicando que é importante compreender como essa evolução foi fundamental para que elas conquistassem o ambiente terrestre.

evolução plantas

Imagem disponível em: http://www.estudavest.com.br/sis_questoes/posts/44712_pre.jpg. Acessado em 29/10/2013.

Sobre a evolução das plantas, é correto afirmar:

a) Os eventos evolutivos de independência da água apareceram nas Angiospermas; no entanto as Briófitas, as Pteridófitas e as Gimnospermas ainda são dependentes do ambiente aquático para se reproduzirem.
b) O surgimento das flores garantiu às Angiospermas um modo bastante eficaz de reprodução sexuada. É nesse grupo que há maior diversidade de espécies.
c) As Briófitas são plantas que apresentam características de transição do ambiente aquático para o terrestre, enquanto as Pteridófitas já não dependem de habitats úmidos para se desenvolverem.
d) As flores apareceram a partir das Gimnospermas e se especializaram nas Angiospermas. Esse é o grupo de plantas mais evoluído.

Atividade 2- Flor

Exercícios sobre a flor. Disponível em: http://exercicios.brasilescola.com/biologia/exercicios-sobre-flor.htm. Acessado em 29/10/2013.

Trata-se de seis questões de Botânica sobre a flor. Para cada questão (de múltipla escolha) há o acesso para a resposta correta com comentários. Sendo assim, os alunos verificarão seus acertos e erros compreendendo-os por meio destes comentários.

Atividade 3 - Angiospermas

Angiosperma. Disponível em: http://aprendaki.webcindario.com/testes/teste9.htm. Acessado em 29/10/2013.

Trata-se de quarenta questões de múltipla escolha que poderão ser marcadas clicando na letra correspondente. O aluno deverá responder a primeira questão e clicar na questão seguinte e assim sucessivamente, até a 40ª questão. Ao clicar na resposta correta aparecerá um alerta de Acertou!Desafio superado! Se clicar e marcarem a alternativa errada aparecerá um alerta Ops... tente outra vezOps, tente outra vez.

laranjeiraI

Imagem disponível em: http://www.adrianamadeira.com.br/wp-content/uploads/2013/04/laranjeira-com-frutos-e-flores-1342105646605_615x300.jpg. Acessado em 30/10/2013.

Recursos Complementares

Professor, acesse os sites abaixo para enriquecer suas aulas.

Reino da Plantas - Episódio 1/3 (Documentário-2012) [HD]. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=eql1HjSGQJY. Acessado em 28/10/2013.

Reino da Plantas - Episódio 2/3 (Documentário-2012) [HD] . Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=3Kjvv3kiBJ0. Acessado em 28/10/2013.

Reino da Plantas - Episódio 3/3 (Documentário-2012) [HD] . Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jgLVxxphvic. Acessado em 28/10/2013.

Doc: O Universo das Plantas (Completo e Dublado) // NatGeo. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=pafZC_gh374. Acessado em 28/10/2013.

Evolução dos vegetais. Disponível em: https://sites.google.com/site/quimicaefisicacelular/Home/evolucao-dos-vegetais. Acessado em 28/10/2013.

Avaliação
  • A avaliação deverá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida, abrangendo todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas para avaliação qualitativa e quantitativa, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros, a realização das atividades propostas, as discussões sobre as situações apresentadas; a  participação individual e coletiva na atividade prática. Deverá ser usado como instrumento de avaliação quantitativa o relatório da atividade prática do módulo 2. Prevalecerá nesta proposta, a autoavaliação qualitativa dos conhecimentos dos alunos a respeito do grupo das angiospermas apresentados no módulo 3.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.