Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que é a Capoeira? Vamos entrar na roda olêlê!

 

16/09/2009

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender que a capoeira é herança e manifestação social, histórica e cultural.
  • Conhecer os instrumentos, as músicas e os ritmos da capoeira.
  • Aprender e realizar uma roda de capoeira.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos / Total: 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo a Capoeira

Recursos: Internet e Livros de história do Brasil.

Duração: Aproximadamente 50 minutos

Descrição: O(A) professor(a) organizará grupos de alunos(as). Em seguida serão orientados a irem na sala de informática pesquisar sobre o tema "O que é a capoeira?". Cada grupo ficará responsável por cada item: os instrumentos (quais são), os ritmos, a história, os principais personagens, a roda de capoeira, onde ela se manifesta, etc. Os (As) alunos(as) podem usar como referências videos e textos. Outras possíveis referências são livros e revistas presentes na biblioteca da escola. Peça para que cada grupo realize o registro das principais observações.

Posteriormente, faça uma roda com os(as) alunos(as) e peça para cada grupo destacar o que conseguiu achar a respeito do tema pesquisado.

Professor(a), pergunte a respeito da história, como surgiu, quais as pessoas que mais ganharam destaque em relação à presença da capoeira no Brasil, quais são os instrumentos, os ritmos e sons, como podemos realizar uma roda, etc. Esta discussão inicial ajudará os alunos a terem referências para a atividade posterior, descrita abaixo.

Algumas Fontes para Pesquisa para o(a) professor(a) orientar o(a) aluno(a):

http://www.capoeiradobrasil.com.br/

http://www.magalicapoeira.com/historia-da-capoeira.asp?id=15

Possibilidades de Ações Interdisciplinares:

  • A pesquisa pode ser proposta em conjunto com a disciplina de História: pesquisas, relatos, filmes, documentários, etc.

Atividade 2: Experimentando os instrumentos e o ritmo da Capoeira: vamos entrar na roda?

Fonte: Cadernos Pedagógicos. Disponível em:http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/escolaintegral/brinquedo,%20peteca,%20futebol.pdf

Duração: aproximadamente 50 minutos.

Descrição: Em um espaço onde os(as) alunos(as) possam formar um roda, o(a) professor(a) colocará os instrumentos no centro e pedirá as os(as) alunos(as) que digam, tendo o texto como referência, o nome do instrumento e sua função. O professor ou algum aluno que tenha experiência com a capoeira demonstrará como o instrumento é tocado e sua função. Neste momento é interessante o professor pedir para que os alunos acompanhem o ritmo com palmas. O(A) professor(a) poderá cantar uma música da capoeira (Música de Capoeira http://rapha.com.br/capoeira/). Logo depois, o professor pedirá para que os(as) alunos(as) vão até o centro da roda e comecem a jogar da maneira que desejarem. Não é necessário que os(as) alunos(as) saibam os golpes, a ginga, as esquivas, etc. Nesse momento da roda, é muito importante o professor(a) incentivar os(as) alunos(as) a tocarem os instrumentos, acompanharem o coro das músicas.
Obs.: caso o professor não tenha os instrumentos, músicas e/ou vivência da capoeira ele poderá utilizar imagens, vídeos, cd’s, letras de músicas relacionadas ao tema.

Fontes de pesquisa:

http://www.capoeiradobrasil.com.br/

http://www.magalicapoeira.com/

Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: A roda poderá ser feita em qualquer espaço. É interessante se realizada em um gramado, a sombra de uma árvore. Organizar visitas a um local onde se pratica a capoeira, como por exemplo: nas cidades há locais públicos onde os grupos se reúnem para praticar a capoeira, pesquise estes locais e tente realizar uma visita com os alunos.
Quanto ao Corpo do Colega: O(A) professor(a) deve incentivar os(as) alunos(as) a ensinarem os colegas algo que aprendeu. Elaborar grupos e cada um ficar um determinado tempo experimentando o instrumento, criando ritmos e sons. Convidar um grupo de capoeira para se apresentar aos alunos
Quanto ao Material: O(A) professor(a) poderá elaborar aulas ensinando a confecção de instrumentos. Convidar alguém que tenha experiência com a capoeira e que possa apresentar os instrumentos, as músicas e os ritmos aos alunos.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando o trabalho de pesquisa e no momento da roda observe-os, fazendo os seguintes questionamentos a si mesmo: os(as) alunos(as) estão envolvidos com o tema?; como eles estão pesquisando?; os grupos se ajudam?; eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões?; como eles registraram?; como foi o relato do grupo?;. Na roda: os(as) alunos(as) estão criando movimentos? eles estão ensinando uns aos outros?; estão envolvidos com a música e o ritmo?; eles conhecem os instrumentos?; já tocaram?; eles relatam o que aprendem, dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Perguntar o que os alunos aprenderam? Como foi realizar a roda? Como foi conhecer os instrumentos e o ritmo? Pedir sugestões para a aula posterior. Caso seja feito uma visita, peça aos alunos que registrem, por meio de textos e fotografias.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.