16/09/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores históricos |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: Conhecendo a Capoeira
Recursos: Internet e Livros de história do Brasil.
Duração: Aproximadamente 50 minutos
Descrição: O(A) professor(a) organizará grupos de alunos(as). Em seguida serão orientados a irem na sala de informática pesquisar sobre o tema "O que é a capoeira?". Cada grupo ficará responsável por cada item: os instrumentos (quais são), os ritmos, a história, os principais personagens, a roda de capoeira, onde ela se manifesta, etc. Os (As) alunos(as) podem usar como referências videos e textos. Outras possíveis referências são livros e revistas presentes na biblioteca da escola. Peça para que cada grupo realize o registro das principais observações.
Posteriormente, faça uma roda com os(as) alunos(as) e peça para cada grupo destacar o que conseguiu achar a respeito do tema pesquisado.
Professor(a), pergunte a respeito da história, como surgiu, quais as pessoas que mais ganharam destaque em relação à presença da capoeira no Brasil, quais são os instrumentos, os ritmos e sons, como podemos realizar uma roda, etc. Esta discussão inicial ajudará os alunos a terem referências para a atividade posterior, descrita abaixo.
Algumas Fontes para Pesquisa para o(a) professor(a) orientar o(a) aluno(a):
http://www.capoeiradobrasil.com.br/
http://www.magalicapoeira.com/historia-da-capoeira.asp?id=15
Possibilidades de Ações Interdisciplinares:
Atividade 2: Experimentando os instrumentos e o ritmo da Capoeira: vamos entrar na roda?
Fonte: Cadernos Pedagógicos. Disponível em:http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/escolaintegral/brinquedo,%20peteca,%20futebol.pdf
Duração: aproximadamente 50 minutos.
Descrição: Em um espaço onde os(as) alunos(as) possam formar um roda, o(a) professor(a) colocará os instrumentos no centro e pedirá as os(as) alunos(as) que digam, tendo o texto como referência, o nome do instrumento e sua função. O professor ou algum aluno que tenha experiência com a capoeira demonstrará como o instrumento é tocado e sua função. Neste momento é interessante o professor pedir para que os alunos acompanhem o ritmo com palmas. O(A) professor(a) poderá cantar uma música da capoeira (Música de Capoeira http://rapha.com.br/capoeira/). Logo depois, o professor pedirá para que os(as) alunos(as) vão até o centro da roda e comecem a jogar da maneira que desejarem. Não é necessário que os(as) alunos(as) saibam os golpes, a ginga, as esquivas, etc. Nesse momento da roda, é muito importante o professor(a) incentivar os(as) alunos(as) a tocarem os instrumentos, acompanharem o coro das músicas.
Obs.: caso o professor não tenha os instrumentos, músicas e/ou vivência da capoeira ele poderá utilizar imagens, vídeos, cd’s, letras de músicas relacionadas ao tema.
Fontes de pesquisa:
http://www.capoeiradobrasil.com.br/
http://www.magalicapoeira.com/
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: A roda poderá ser feita em qualquer espaço. É interessante se realizada em um gramado, a sombra de uma árvore. Organizar visitas a um local onde se pratica a capoeira, como por exemplo: nas cidades há locais públicos onde os grupos se reúnem para praticar a capoeira, pesquise estes locais e tente realizar uma visita com os alunos.
Quanto ao Corpo do Colega: O(A) professor(a) deve incentivar os(as) alunos(as) a ensinarem os colegas algo que aprendeu. Elaborar grupos e cada um ficar um determinado tempo experimentando o instrumento, criando ritmos e sons. Convidar um grupo de capoeira para se apresentar aos alunos
Quanto ao Material: O(A) professor(a) poderá elaborar aulas ensinando a confecção de instrumentos. Convidar alguém que tenha experiência com a capoeira e que possa apresentar os instrumentos, as músicas e os ritmos aos alunos.
Documentário Mestres da Capoeira:
Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=b5b6CTnSJPU
Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando o trabalho de pesquisa e no momento da roda observe-os, fazendo os seguintes questionamentos a si mesmo: os(as) alunos(as) estão envolvidos com o tema?; como eles estão pesquisando?; os grupos se ajudam?; eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões?; como eles registraram?; como foi o relato do grupo?;. Na roda: os(as) alunos(as) estão criando movimentos? eles estão ensinando uns aos outros?; estão envolvidos com a música e o ritmo?; eles conhecem os instrumentos?; já tocaram?; eles relatam o que aprendem, dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Perguntar o que os alunos aprenderam? Como foi realizar a roda? Como foi conhecer os instrumentos e o ritmo? Pedir sugestões para a aula posterior. Caso seja feito uma visita, peça aos alunos que registrem, por meio de textos e fotografias.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!