Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Desconstruindo mitos: comer ou não comer chocolate?

 

28/11/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Saúde Nutrição
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Relacionar, em um ou mais textos, opiniões semelhantes/divergentes;
  • Relacionar em diferentes gêneros textuais, tais como um texto escrito e um filme, o tema tratado;
  • Reconhecer variações linguísticas do Português;
  • Opinar sobre o consumo do chocolate.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada e 01 aula de 120 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções básicas de leitura e compreensão de textos.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e Recursos:

  • Embalagens variadas de chocolate;
  • Revista Veja de 09 de outubro de 2013;
  • Cópias do artigo da Revista Veja;
  • Cópias de exercícios escritos;
  • Vídeo veiculado na internet;
  • Projetor; Computador;
  • Filme.

 

Módulo 1

ATIVIDADE 1

http://2.bp.blogspot.com/-tqe73M7vxhc/TaXdGyc_hWI/AAAAAAAAAIA/o_1Vg05eqqs/s1600/embalagens+de+chocolate.jpg

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-tqe73M7vxhc/TaXdGyc_hWI/AAAAAAAAAIA/o_1Vg05eqqs/s1600/embalagens+de+chocolate.jpg. Acesso em: 13 nov. 2013.

 

Para introduzir o tema proposto, traga para a sala de aula embalagens variadas de chocolate . Mostre-as aos alunos e inicie uma pequena conversa sobre chocolates. Proponha questões como:

1. Vocês gostam de chocolate?

2. Com que frequência vocês consomem chocolate?

3. Qual seu tipo preferido? Branco? Preto? Amargo? Meio amargo?

4. Vocês acreditam que chocolate faz engordar?

5. O que pensam da relação chocolate e espinhas?

6. Vocês conhecem pessoas que se dizem "viciadas" em chocolate?

7. Vocês gostam de presentear com chocolate?

8. Vocês gostam de receber chocolate como presente?

9. Vocês compram chocolate importado?

 

ATIVIDADE 2

Traga para a sala de aula um exemplar da Revista Veja de 09 de outubro de 2013 e mostre a capa aos alunos. Ou, se preferir, projete a imagem da foto da revista com o auxílio de um computador e um projetor.

Leia com os alunos a manchete de capa da revista:

Chocolate: pode comer sem culpa! A ciência é quem diz: ele contém uma dezena de substâncias que tornam a vida mais saudável (e ainda ajuda a manter o peso).

A partir da leitura da manchete de capa da Revista Veja, peça aos alunos que levantem hipóteses sobre o tema da reportagem e que se posicionem, isto é, que emitam sua opinião sobre o assunto. Pergunte-lhes se concordam ou não com a manchete. Pergunte também se eles têm alguma vivência que os ajude a sustentar sua opinião sobre o assunto. Se houver opiniões favoráveis e/ou contrárias à manchete anunciada, divida a turma em contrários e favoráveis à afirmação: "Chocolate, pode comer sem culpa".

 

choco veja

Imagem disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 11 nov. 2013.

 

ATIVIDADE 3

texto

Imagem e texto disponíveis em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 13 nov. 2013.

 

Providencie cópias do artigo sobre o chocolate, publicado na Revista Veja, da página 85 à página 91,e entregue-as aos alunos. Além do chocolate, esse artigo se refere a outros alimentos que são ricos em compostos fenólicos. Entretanto, essa atividade se relaciona apenas à parte que diz respeito ao chocolate. Portanto, peça aos alunos que façam a leitura do texto da página 85 e dos dois últimos parágrafos do artigo que estão nas páginas 90 e 91 que se referem aos benefícios do consumo equilibrado do chocolate. Proponha questões de compreensão do trecho do artigo. Veja as seguintes sugestões:

1.  Qual sua opinião sobre a associação do consumo de chocolate, de café e de vinho ao pecado e à culpa?

2. Quando se deu a descoberta do chocolate? Quem o descobriu?

3. Segundo a reportagem, qual é a última constatação sobre o chocolate?

4. O que você pensa sobre essa "doce constatação"?

5. Quantos são os benefícios do chocolate para a saúde?

6. Sintetize com uma ou duas frases cada um dos seis benefícios do chocolate para a saúde apontados no texto.

7. Quais são os dois mitos atribuídos aos consumo do chocolate que são desconstruídos no texto?

8. Qual a relação que se estabelece entre o teor de amargor do chocolate, a quantidade de flavonoides e o valor calórico?

9. Qual o tipo de chocolate que contém a maior concentração de cacau? Qual a porcentagem dessa concentração?

10. Qual é o tipo de chocolate mais calórico?

11. Segundo os nutricionistas, qual seria a quantidade diária do consumo de chocolate que proporciona vantagens e não aumenta o total calórico de uma dieta?

12. Qual é o tipo de chocolate ideal, isto é, o tipo que traz maior número de benefícios para a saúde?

13. Qual a informação impressa no rótulo do chocolate amargo do fabricante suíço Barry Callebaur?

14. Com relação ao chocolate branco, qual é a afirmação veiculada no texto?

15. Quando e por quem foram descobertos os flavonoides?

16. Comente a máxima do grego Hipócrates: "faça do alimento o seu medicamento".

 

Módulo 2

ATIVIDADE 1

http://www.paopinheirense.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/02/frutas-e-legumes1.jpg

Imagem disponível em: http://www.paopinheirense.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/02/frutas-e-legumes1.jpg. Acesso em: 13 nov. 2013.

 

Nessa atividade, peça aos alunos que façam a leitura das informações sobre os outros tipos de alimentos ricos em compostos fenólicos, nas páginas 86 e 87 e preencham o quadro abaixo:

   Rúcula   Tomate   Maçã-fuji   Morango   Chá-preto   Feijão   Brócolis   Vinho  tinto   Azeite   extravirgem   Café   Chá-verde 

Compostos fenólicos

 

                     

Quantidade diária

 

                     

Quadro elaborado pelo formador.

ATIVIDADE 2

http://imgs-srzd.s3.amazonaws.com/srzd/upload/c/a/cantinho_concertinas_sardinhas_1_chico_junior_560.jpg

Imagem disponível em: http://imgs-srzd.s3.amazonaws.com/srzd/upload/c/a/cantinho_concertinas_sardinhas_1_chico_junior_560.jpg. Acesso em: 13 nov. 2013.

 

Peça aos alunos que leiam o trecho sobre o cardápio brasileiro, nas páginas 90 e 91, e completem o quadro abaixo com as informações obtidas:

   Açaí   Feijão-de-corda   Castanha-do-Pará  Mandioca   Couve  Sardinha Amendoim

 Propriedades 

 

             

 Benefícios  para a saúde

 

             

Quadro elaborado pelo formador.

 

Ao final da leitura completa do artigo, retome as hipóteses que foram levantadas pelos alunos na Atividade 2, antes da leitura, e verifique com eles se as hipóteses  se confirmaram ou foram refutadas. Se havia alunos contrários à afirmação: "Chocolate, pode comer sem culpa", pergunte-lhes se mudaram sua opinião, se foram convencidos pelos argumentos apresentados no texto. Aproveite esse momento para comentar sobre a importância de uma boa alimentação.

ATIVIDADE 3

No laboratório de informática, ou na sala de aula, com um computador e um projetor, exiba  o vídeo "Os efeitos do chocolate". Comente com os alunos que se  trata de um vídeo produzido por portugueses, portanto, a língua em que é veiculado o vídeo é o português de Portugal. Aproveite para recordar, brevemente, com os alunos a questão da variação linguística. Peça-lhes que fiquem atentos e que, se possível, apontem diferentes escolhas lexicais feitas pelos portugueses. Para verificar a compreensão do vídeo, entregue aos alunos uma cópia dos exercícios propostos logo abaixo:

video

Vídeo e imagem disponíveis em: http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2013/11/10/chocolate-emagrece-revela-estudo. Acesso em: 13 nov. 2013.

EXERCÍCIOS

http://thumbs.dreamstime.com/z/verdadeiro-ou-falso-22010222.jpg

Imagem disponível em: http://thumbs.dreamstime.com/z/verdadeiro-ou-falso-22010222.jpg. Acesso em: 14 nov. 2013.

 

1 - Marque V (verdadeiro) ou F (falso), de acordo com o exposto pelo  vídeo:

(     ) No filme "Chocolate", o pecado é associado ao prazer proporcionado pelo chocolate.

(     ) As jovens portuguesas entrevistadas não gostam de chocolate.

(     ) Para a maioria dos portugueses, a melhor época para o consumo do chocolate é o inverno.

(     ) Comer chocolate no inverno é confortante.

(     ) Segundo o vídeo, chocolate engorda.

(     ) O chocolate ou outro alimento qualquer não engorda nem emagrece.

(     ) Estudos revelam que alguns constituintes do chocolate podem influenciar no ganho de peso.

(     ) Os estudos são feitos com pessoas saudáveis, sem diabetes ou problemas de colesterol.

(     ) Há pessoas em Portugal que ganham a vida fazendo arte com o chocolate.

(     ) Chocolate nunca vicia.

(     ) O consumo de chocolate deve ser controlado e integrado no conjunto de outros hábitos saudáveis.

(     ) Exercícios físicos não são importantes para a manutenção do peso.

 

2 - Qual é o significado da palavra "altura" ou "alturas" e da expressão "sabe melhor" no seguinte diálogo?

_  Haverá alturas do ano em que o chocolate sabe melhor?

_  Na altura do Natal, na altura mais do inverno...

 

3 - Reescreva esse mesmo diálogo no português do Brasil.

 

Módulo 3

ATIVIDADE 1

http://www.souttomayor.com.br/blog/wp-content/uploads/chocolat-film.jpg

Imagem disponível em: http://www.souttomayor.com.br/blog/wp-content/uploads/chocolat-film.jpg. Acesso em: 14 nov. 2013.

 

Prepare uma sessão de cinema para os alunos. Providencie uma cópia do filme Chocolate, com Juliette Binoche e Johnny Depp. Peça aos alunos para trazerem chocolates para degustação.

ATIVIDADE 2

Depois de assistirem ao filme, peça aos alunos que escrevam um pequeno texto, um ou dois parágrafos, relacionando o tema do filme, as informações sobre o chocolate veiculadas no artigo da Revista Veja e a influência que essa leitura exerceu ou poderá exercer sobre sua própria experiência de vida.

Recursos Complementares

Para a sinopse do filme Chocolate, acesse:

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-27052/. Acesso em: 14 nov. 20013.

Avaliação

A avaliação qualitativa dar-se-á durante as aulas, por meio da observação do envolvimento e participação ativa dos alunos durante a leitura e questionamentos sobre os textos estudados. Uma avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da correção e análise dos textos produzidos pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.