28/11/2013
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Nutrição |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Estratégias e Recursos:
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-tqe73M7vxhc/TaXdGyc_hWI/AAAAAAAAAIA/o_1Vg05eqqs/s1600/embalagens+de+chocolate.jpg. Acesso em: 13 nov. 2013.
Para introduzir o tema proposto, traga para a sala de aula embalagens variadas de chocolate . Mostre-as aos alunos e inicie uma pequena conversa sobre chocolates. Proponha questões como:
1. Vocês gostam de chocolate?
2. Com que frequência vocês consomem chocolate?
3. Qual seu tipo preferido? Branco? Preto? Amargo? Meio amargo?
4. Vocês acreditam que chocolate faz engordar?
5. O que pensam da relação chocolate e espinhas?
6. Vocês conhecem pessoas que se dizem "viciadas" em chocolate?
7. Vocês gostam de presentear com chocolate?
8. Vocês gostam de receber chocolate como presente?
9. Vocês compram chocolate importado?
Traga para a sala de aula um exemplar da Revista Veja de 09 de outubro de 2013 e mostre a capa aos alunos. Ou, se preferir, projete a imagem da foto da revista com o auxílio de um computador e um projetor.
Leia com os alunos a manchete de capa da revista:
A partir da leitura da manchete de capa da Revista Veja, peça aos alunos que levantem hipóteses sobre o tema da reportagem e que se posicionem, isto é, que emitam sua opinião sobre o assunto. Pergunte-lhes se concordam ou não com a manchete. Pergunte também se eles têm alguma vivência que os ajude a sustentar sua opinião sobre o assunto. Se houver opiniões favoráveis e/ou contrárias à manchete anunciada, divida a turma em contrários e favoráveis à afirmação: "Chocolate, pode comer sem culpa".
Imagem disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 11 nov. 2013.
Imagem e texto disponíveis em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 13 nov. 2013.
Providencie cópias do artigo sobre o chocolate, publicado na Revista Veja, da página 85 à página 91,e entregue-as aos alunos. Além do chocolate, esse artigo se refere a outros alimentos que são ricos em compostos fenólicos. Entretanto, essa atividade se relaciona apenas à parte que diz respeito ao chocolate. Portanto, peça aos alunos que façam a leitura do texto da página 85 e dos dois últimos parágrafos do artigo que estão nas páginas 90 e 91 que se referem aos benefícios do consumo equilibrado do chocolate. Proponha questões de compreensão do trecho do artigo. Veja as seguintes sugestões:
1. Qual sua opinião sobre a associação do consumo de chocolate, de café e de vinho ao pecado e à culpa?
2. Quando se deu a descoberta do chocolate? Quem o descobriu?
3. Segundo a reportagem, qual é a última constatação sobre o chocolate?
4. O que você pensa sobre essa "doce constatação"?
5. Quantos são os benefícios do chocolate para a saúde?
6. Sintetize com uma ou duas frases cada um dos seis benefícios do chocolate para a saúde apontados no texto.
7. Quais são os dois mitos atribuídos aos consumo do chocolate que são desconstruídos no texto?
8. Qual a relação que se estabelece entre o teor de amargor do chocolate, a quantidade de flavonoides e o valor calórico?
9. Qual o tipo de chocolate que contém a maior concentração de cacau? Qual a porcentagem dessa concentração?
10. Qual é o tipo de chocolate mais calórico?
11. Segundo os nutricionistas, qual seria a quantidade diária do consumo de chocolate que proporciona vantagens e não aumenta o total calórico de uma dieta?
12. Qual é o tipo de chocolate ideal, isto é, o tipo que traz maior número de benefícios para a saúde?
13. Qual a informação impressa no rótulo do chocolate amargo do fabricante suíço Barry Callebaur?
14. Com relação ao chocolate branco, qual é a afirmação veiculada no texto?
15. Quando e por quem foram descobertos os flavonoides?
16. Comente a máxima do grego Hipócrates: "faça do alimento o seu medicamento".
Imagem disponível em: http://www.paopinheirense.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/02/frutas-e-legumes1.jpg. Acesso em: 13 nov. 2013.
Nessa atividade, peça aos alunos que façam a leitura das informações sobre os outros tipos de alimentos ricos em compostos fenólicos, nas páginas 86 e 87 e preencham o quadro abaixo:
Rúcula | Tomate | Maçã-fuji | Morango | Chá-preto | Feijão | Brócolis | Vinho tinto | Azeite extravirgem | Café | Chá-verde | |
Compostos fenólicos
|
|||||||||||
Quantidade diária
|
Quadro elaborado pelo formador.
Imagem disponível em: http://imgs-srzd.s3.amazonaws.com/srzd/upload/c/a/cantinho_concertinas_sardinhas_1_chico_junior_560.jpg. Acesso em: 13 nov. 2013.
Peça aos alunos que leiam o trecho sobre o cardápio brasileiro, nas páginas 90 e 91, e completem o quadro abaixo com as informações obtidas:
Açaí | Feijão-de-corda | Castanha-do-Pará | Mandioca | Couve | Sardinha | Amendoim | |
Propriedades
|
|||||||
Benefícios para a saúde
|
Quadro elaborado pelo formador.
Ao final da leitura completa do artigo, retome as hipóteses que foram levantadas pelos alunos na Atividade 2, antes da leitura, e verifique com eles se as hipóteses se confirmaram ou foram refutadas. Se havia alunos contrários à afirmação: "Chocolate, pode comer sem culpa", pergunte-lhes se mudaram sua opinião, se foram convencidos pelos argumentos apresentados no texto. Aproveite esse momento para comentar sobre a importância de uma boa alimentação.
No laboratório de informática, ou na sala de aula, com um computador e um projetor, exiba o vídeo "Os efeitos do chocolate". Comente com os alunos que se trata de um vídeo produzido por portugueses, portanto, a língua em que é veiculado o vídeo é o português de Portugal. Aproveite para recordar, brevemente, com os alunos a questão da variação linguística. Peça-lhes que fiquem atentos e que, se possível, apontem diferentes escolhas lexicais feitas pelos portugueses. Para verificar a compreensão do vídeo, entregue aos alunos uma cópia dos exercícios propostos logo abaixo:
Vídeo e imagem disponíveis em: http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2013/11/10/chocolate-emagrece-revela-estudo. Acesso em: 13 nov. 2013.
Imagem disponível em: http://thumbs.dreamstime.com/z/verdadeiro-ou-falso-22010222.jpg. Acesso em: 14 nov. 2013.
1 - Marque V (verdadeiro) ou F (falso), de acordo com o exposto pelo vídeo:
( ) No filme "Chocolate", o pecado é associado ao prazer proporcionado pelo chocolate.
( ) As jovens portuguesas entrevistadas não gostam de chocolate.
( ) Para a maioria dos portugueses, a melhor época para o consumo do chocolate é o inverno.
( ) Comer chocolate no inverno é confortante.
( ) Segundo o vídeo, chocolate engorda.
( ) O chocolate ou outro alimento qualquer não engorda nem emagrece.
( ) Estudos revelam que alguns constituintes do chocolate podem influenciar no ganho de peso.
( ) Os estudos são feitos com pessoas saudáveis, sem diabetes ou problemas de colesterol.
( ) Há pessoas em Portugal que ganham a vida fazendo arte com o chocolate.
( ) Chocolate nunca vicia.
( ) O consumo de chocolate deve ser controlado e integrado no conjunto de outros hábitos saudáveis.
( ) Exercícios físicos não são importantes para a manutenção do peso.
2 - Qual é o significado da palavra "altura" ou "alturas" e da expressão "sabe melhor" no seguinte diálogo?
_ Haverá alturas do ano em que o chocolate sabe melhor?
_ Na altura do Natal, na altura mais do inverno...
3 - Reescreva esse mesmo diálogo no português do Brasil.
Imagem disponível em: http://www.souttomayor.com.br/blog/wp-content/uploads/chocolat-film.jpg. Acesso em: 14 nov. 2013.
Prepare uma sessão de cinema para os alunos. Providencie uma cópia do filme Chocolate, com Juliette Binoche e Johnny Depp. Peça aos alunos para trazerem chocolates para degustação.
Depois de assistirem ao filme, peça aos alunos que escrevam um pequeno texto, um ou dois parágrafos, relacionando o tema do filme, as informações sobre o chocolate veiculadas no artigo da Revista Veja e a influência que essa leitura exerceu ou poderá exercer sobre sua própria experiência de vida.
Para a sinopse do filme Chocolate, acesse:
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-27052/. Acesso em: 14 nov. 20013.
A avaliação qualitativa dar-se-á durante as aulas, por meio da observação do envolvimento e participação ativa dos alunos durante a leitura e questionamentos sobre os textos estudados. Uma avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da correção e análise dos textos produzidos pelos alunos.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/03/2014
Cinco estrelasAula consistente, sobre um assunto atrativo e que contempla diversos gêneros.