28/11/2013
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Estratégias e Recursos:
Imagem disponível em: http://www.fundacaobunge.org.br/semear-leitores/wp-content/uploads/2013/10/Ciranda.jpg. Acesso em: 16 nov. 2013.
Professor, inicie sua aula com a rodinha de conversa. Traga um calendário bem colorido para a roda e revise com as crianças os meses do ano. Faça perguntas como:
1. Quantos são os meses do ano? (Depois de obter a resposta, aproveite para contar com as crianças de 1 a 12 ou, se preferir, pode ir até 20, 50...)
2. Quais são os meses do ano?
3. Qual é o mês do seu aniversário? (Dê oportunidade a cada uma das crianças para responder)
4. Quais são os meses do ano que têm trinta dias?
5. Qual é o mês mais curto do ano?
6. Quantos dias têm os outros meses do ano?
Imagem disponível em: http://www.brafil4.com.br/servidor/saocamilosocial/conteudo/fotos/fotos_noticias/Ita_reciclagem.jpg. Acesso em: 15 nov. 2013.
Ainda na rodinha, comente com os alunos que vocês vão falar e aprender sobre as festas comemorativas de cada mês. Explique a eles que muitas dessas festas são comemoradas em outros países também e, por isso, são chamadas de festas internacionais. Introduza o tema das festas, por meio de perguntas.Continue trabalhando com o calendário. Vá mostrando cada mês e comente sobre as festas comemoradas em cada um desses meses. Veja algumas sugestões:
1. Em que mês comemoramos a passagem de um ano para o outro?
2. Como chama essa festa comemorada no dia 1º de janeiro?
3. Vocês sabem o que significa RÉVEILLON? (Explique-lhes que essa é uma palavra francesa, que vem do verbo RÉVEILLER, que significa acordar, portanto, réveillon é o acordar de um novo ano. É o ano novo que está chegando.
4. Vocês sabem de alguma festa comemorada em fevereiro?
5. Depois do carnaval, vem outra festa, ela é comemorada 40 dias depois do carnaval. Qual é essa festa? Em alguns anos ela é em março, em outros pode ser em abril, depende da data em que o carnaval foi comemorado.
6. Em maio, no segundo domingo, comemoramos uma data muito alegre. Você sabe qual é essa festa?
7. No mês de junho, temos muitas festas, são as chamadas Festas Juninas. Vocês gostam das festas juninas?
8. O que costumamos comer nas festas juninas?
9. Depois de junho e julho, vem o mês de agosto. O que se comemora no segundo domingo de agosto?
10. E no dia 07 de setembro, o que os brasileiros comemoram?
11. Em outubro, temos duas comemorações muito bacanas. A primeira delas é dia 12 de outubro. O que comemoramos nesse dia?
12. E no dia 15 de outubro, o que se comemora?
13. Em novembro, temos uma festa que é muito conhecida e comemorada nos Estados Unidos, é a Festa de Ação de Graças e, no Brasil, dia 15 de novembro, temos o dia da Proclamação da República.
14. Por fim, temos uma festa muito esperada e comemorada com muita alegria em dezembro. Que festa é essa?
15. Como vocês comemoram o Natal na sua casa?
Professor, dê oportunidade para que as crianças contem um pouco sobre essa comemoração em família.
Explique aos alunos que vocês vão estudar um pouco mais sobre três dessas festas: a Páscoa, o Dia das Crianças e o Natal. Comece pela Páscoa.
Professor, se for possível, leve os alunos ao laboratório de informática ou providencie um computador e um projetor. Mostre a eles o site no qual poderão conhecer dez curiosidades sobre a Páscoa. Leia com os alunos cada um dos dez tópicos e vá explicando e conversando com eles para verificar se entenderam todos eles. São curiosidades muito interessantes sobre essa festa. À medida que vai lendo, deixe que os alunos participem com perguntas, com observações. Veja abaixo o que vocês vão encontrar no site. (Caso não seja possível projetar esse material, faça uma cópia colorida e leve-a para a sala de aula).
1 - Na Ucrânia, uma das tradições da festa é pintar ovos de verdade para dar de presente. Suas cores e desenhos têm significados especiais. Essa arte chama-se pysanka. A decoração é feita com cera de abelha e tintas coloridas. Os desenhos homenageiam a pessoa que vai ganhar o ovinho.
2 - Na Europa, a tradição de comemorar a Páscoa teve início com rituais antigos que marcavam o início da primavera e o renascimento da natureza.
3 - Na China, realiza-se uma festa religiosa nessa mesma época do ano chamada Ching-Ming. É uma data importante, quando os antepassados são homenageados. Há muitos séculos, os chineses ofereciam ovos de verdade como presente. Para dar um colorido especial, eles embrulhavam os ovos em cascas de cebola e os cozinhavam junto com beterrabas. Parece maluquice, mas funciona!
4 - O ovo é símbolo de vida, desde a Antiguidade. Na Idade Média, alguns povos acreditavam que o mundo havia surgido dentro de um ovo. Hoje, o maior ovo de Páscoa do mundo é de metal e tem 9 metros de altura. Ele foi feito em 1975, no Canadá.
5 - Nos Estados Unidos, é costume brincar de caça ao ovo de Páscoa. Os pais escondem os ovos e as crianças têm de encontrá-los.
6 - Uma lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dar aos filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho teria passado correndo. E daí veio a fama de o coelho entregar os ovos.
7 - Entre os anos 1885 e 1917, a família imperial russa trocava ovos de Páscoa feitos de ouro e prata decorados com lindas pedras preciosas. Hoje, em outros países do hemisfério norte, como a Escócia, é comum brincar com ovos cozidos na Páscoa. Uma das diversões é rolar os ovos ladeira abaixo. O ovo vencedor é o que consegue rolar mais longe sem quebrar.
8 - Na Suécia e em outros países da Escandinávia, as crianças se vestem de bruxos na Quinta-feira Santa ou na véspera da Páscoa e visitam os vizinhos deixando um cartão e esperando receber doces em troca.
9 - O coelhinho foi escolhido como um dos símbolos da Páscoa. Por ter sempre um monte de filhotes, representa a fertilidade.
10 - Para os cristãos, a Páscoa simboliza a ressurreição de Jesus. Já os judeus chamam a festa de Pessach e comemoram a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito, que ocorreu na Idade Antiga.
Texto e imagens disponíveis em: http://www.recreio.com.br/pascoa. Acesso em: 15 nov. 2013.
E aqui, no Brasil, é diferente a comemoração da Páscoa? Como nós a comemoramos? Peça aos alunos para fazerem um desenho ilustrativo da comemoração na Páscoa. Diga a eles para representarem em seus desenhos a comemoração da Páscoa em casa ou na escola.
Imagem disponível em: http://br.guiainfantil.com/pictures/4592-4-desenho-de-coelho-escondido-atras-de-um-ovo-de-pascoa.jpg. Acesso em: 15 nov. 2013.
A segunda festa que vamos estudar é a que comemoramos no dia 12 de outubro.
O dia 12 de outubro foi oficializado como "O Dia da Criança" no Brasil pelo presidente Arthur Bernardes em 1924. A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o dia 20 de novembro para ser o Dia Universal da Criança, quando se comemora a Declaração dos Direitos da Criança.
No Brasil, o direito das crianças e do adolescente é garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Ele faz parte da nossa constituição desde 1990.
Texto e imagem disponíveis em: http://www.recreio.com.br/licao-de-casa/dia-das-criancas. Acesso em: 15 nov. 2013.
Será que o Dia das Crianças é comemorado só no Brasil? Ou será que o Dia das Crianças é uma festa internacional? Vamos saber mais sobre isso?
Para essa atividade, traga um mapa mundi ou um globo e vá mostrando para as crianças o país sobre o qual você está comentando a data em que se comemora o Dia das Crianças. Você não precisa comentar sobre todos os países mencionados abaixo. Caso julgue necessário, selecione apenas os países mais conhecidos pelas crianças.
Imagem disponível em: http://imagensgratis.com.br/imagens/imagens-imagens-mapa-mundi-0b09e9.gif. Acesso em: 25 nov. 2013.
Uma ideia: viajar ao redor do mundo durante um ano inteiro para festejar o Dia das Crianças em vários países!
No Brasil, o Dia das Crianças é comemorado em 12 de outubro. Veja quando tem festa para a meninada em outros lugares do planeta!
Na Nova Zelândia, o Dia das Crianças é sempre o último domingo de outubro. A cada ano, as crianças escolhem um animal nativo do país para homenagear.
No Japão, em 5 de maio é comemorado o Tango no Sekku (Dia dos Meninos). Nessa data, as famílias exibem capacetes de guerra tradicionais, para que as crianças cresçam fortes e saudáveis. Come-se bolo de arroz recheado de feijões vermelhos e enrolado em folhas de carvalho e bolo de arroz enrolado com folhas de bambu.
Na Iugoslávia, o Dia das Crianças acontece em 22 de dezembro, três dias antes do Natal. É costume dos pais brincar de amarrar os filhos e soltar porque são bons meninos. A folia vai até o domingo seguinte, Dia das Mães, quando os filhos brincam de amarrar as mães e soltá-las em troca de doces e guloseimas. E, no próximo domingo, os pais entram na brincadeira e são soltos em troca de presentes para as crianças.
Na Índia, o Dia das Crianças é em 14 de novembro, aniversário de Jawaharlal Nehru, primeiro-ministro da Índia quando ela se tornou independente do Reino Unido.
A Turquia celebra o Dia das Crianças em 23 de abril. Como nesse dia não há aula, as crianças vão passear com seus pais e ganham presentes como no Brasil.
Todos os anos, no segundo domingo de dezembro, acontece o Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV. Mais de 2 mil emissoras de rádio e TV de 170 países abrem espaço para crianças participarem da criação de programas e dizerem o que pensam.
Texto e imagem disponíveis em: http://www.recreio.com.br/licao-de-casa/voce-sabiadia-da-crianca. Acesso em: 25 nov. 2013.
Depois de comentarem sobre a comemoração do Dia das Crianças ao redor do mundo, comentem mais sobre essa comemoração aqui no Brasil. Pergunte às crianças como essa comemoração é feita:
Terminada a conversa sobre a comemoração do Dia das Crianças, peça aos alunos que façam um bonito desenho sobre essa festa. Peça-lhes que mostrem no desenho o que eles mais gostam dessa comemoração.
Imagem disponível em: http://www.almofadasebandejas.com.br/wp-content/uploads/2013/10/66666-11.jpg. Acesso em: 25 nov. 2013.
A última festa sobre a qual vamos estudar é o Natal.
1. Vocês sabem o que comemoramos no Natal?
2. Em que mês do ano comemoramos o Natal?
3. O que vocês mais gostam na festa do Natal?
4. Quais são as comidas que normalmente comemos na época do Natal?
Agora vamos saber como o Natal é comemorado em outros países. Vamos ler o texto e descobrir sete coisas sobre essa festa:
1 - Na Espanha, na noite do dia 24, os espanhóis preparam uma ceia especial e reúnem a família. A troca de presentes acontece só em 6 de janeiro. Nesse dia, as crianças penduram os sapatos na janela com palha e cenoura para os cavalos dos Reis Magos, que trazem os presentes.
2 - Na Suécia, as festas de fim de ano vão de 13 de dezembro até 13 de janeiro, por decisão de um antigo rei do país. Mas a grande celebração acontece na noite do dia 24, quando o gnomo Tomte sai de um buraco na terra e traz presentes. As crianças costumam deixar um prato de mingau prontinho para ele.
3 - Na Itália, no dia 24, muitos italianos se reúnem para rezar em família. A troca de presentes é em 6 de janeiro, dia em que os Reis Magos visitaram Jesus. As crianças esperam por Befana, uma fada que traz presentes.
4 - Nos Estados Unidos e na Inglaterra, é frio nessa época e todo mundo faz bonecos de neve. As crianças penduram meias perto da lareira e no dia 25 de manhã procuram os presentes deixados por Santa Claus, que é como eles chamam o Papai Noel. No dia 24, eles se reúnem e cantam músicas natalinas. No dia 26, é feriado na Inglaterra e, antigamente, nesse dia, todos recolhiam doações para os necessitados.
5 - Na China, os chineses montam árvores decoradas com argolas e flores de papel, as “árvores de luz”. A casa é decorada com lanternas de papel e as crianças esperam ansiosas pela visita de Dun Che Lao Ren, o Papai Noel, colocando meias perto da cama. Diferente de nós, os chineses comemoram ainda mais a chegada do ano novo. É nessa época que todas as famílias se reúnem e preparam pratos muito especiais.
6 - Na França, a tradição diz que Père Noël, ou seja, o Papai Noel, traz presentes na noite do dia 24 e coloca nos sapatos das crianças. Por isso elas deixam os calçados perto da árvore ou da porta. Père Noël tem um ajudante, Père Fouettard, que avalia o comportamento das crianças durante o ano. Quem se comportou bem tem presente. Quem se comportou mal tem de esperar pelo próximo ano.
Texto adaptado e corrigido do site: http://www.recreio.com.br/licao-de-casa/voce-sabianatal. Acesso em: 25 nov. 2013.Ao final da conversa e da leitura do texto sobre o Natal, cada criança deverá fazer um cartão de Natal para seu amigo secreto. Escreva o nome de cada aluno e também o nome do professor em pequenos pedaços de papel. Dobre cada papel duas ou três vezes e coloque todos em uma caixinha. Misture bem. Depois, cada aluno, e também o professor, deverá pegar um papel para saber quem é o amigo secreto. Ninguém poderá contar para o outro o nome do amigo secreto. Cada criança, e também o professor, deverá fazer um cartão de Natal para seu amigo, com um bonito desenho e uma frase para dizer o que deseja para seu amigo. (Se a aula for ministrada longe do Natal, os alunos poderão fazer outro tipo de cartão, para o Dia da Criança, ou da Páscoa, por exemplo).
Imagem disponível em: http://artecidadania.files.wordpress.com/2008/07/cartao_natal.jpg. Acesso em: 25 nov. 2013.
Para mais informações e/ou slides sobre os meses do ano, acesse:
http://www.slideshare.net/CStichini/o-ano. Acesso em: 15 nov. 2013.
Para mais informações sobre festas, acesse:
http://www.recreio.com.br/tags/festa. Acesso em: 25 nov. 2013.
A avaliação será feita de maneira processual, ao longo das atividades propostas. O professor deverá observar o envolvimento e a participação efetiva de cada aluno durante todas as atividades desenvolvidas.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!