Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Para onde iremos como Humanidade?

 

24/09/2008

Autor y Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Avaliar as relações sociedade-natureza a partir dos usos dos recursos naturais; • Discutir idéias para avaliar escolhas das sociedades contemporâneas no uso dos recursos
Duração das atividades
• Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Impactos Ambientais, desenvolvimento sustentável
Estratégias e recursos da aula

Aula 01


É muito importante para os alunos perceber as conexões entre o homem e seu meio ambiente. Essas devem ser enxergadas como inter-relações entre os diversos fatores, como o conjunto de forças e condições que cercam e influenciam os seres vivos e as coisas em geral. Os constituintes do meio ambiente compreendem fatores abióticos, bióticos e as relações do homem com sua sociedade e com esse meio. Entretanto em várias sociedades, prevalece o modelo do distanciamento onde de um lado está o Homem isolado e do outro a Natureza, vista com uma fornecedora de recursos.
 

Essas idéias podem trazer um estímulo ao debate com seus alunos sobre natureza e sociedade no mundo contemporâneo: o legado para as gerações futuras dependerá das escolhas feitas pelas do presente.

Para o presente plano de aula, será trabalhado o texto A Educação Ambiental Como Possibilidade Para A Sustentabilidade Na Ilha De Páscoa, que trata sobre a história, o destino do povo da Ilha de Páscoa e de sua relação com o meio ambiente.

Do que foi uma civilização, restaram apenas enormes estátuas de pedra - os moais – que podem servir de alerta e aprendizado para nosso mundo moderno.
 

1ª aula


Caro professor, para o desenvolvimento dessa aula baixe o texto A Educação Ambiental Como Possibilidade Para A Sustentabilidade Na Ilha De Páscoa, disponível em:

http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/IIseminario/pdf_reflexoes/reflexoes_08.pdf

Faça uma leitura coletiva do mesmo onde cada aluno lê um parágrafo, intervenha quando algum aluno questionar algo. Trabalhando o texto com seus alunos, ressalte com eles questões como:


• Quais as relações entre os insulares com o meio ambiente?
• Por que esta sociedade não conseguiu constituir-se como sistema vivo (natureza e pessoas)?
• Quais as principais causas disto?
Faça um paralelo entre o que ocorreu na Ilha de Páscoa com o que acontece com nossa sociedade. Lance questões para reflexão e debate:
• Estaríamos efetivamente diante de um suicídio ecológico coletivo?
• Quais são os principais nós nesse campo?
• Como as experiências ambientais em outros tempos podem inspirar as práticas do presente?
• Questione com seus alunos quais as condutas da sociedade atual que podem levar a situações semelhantes à que ocorreu com a sociedade da Ilha de Páscoa?
Ressalte que nenhuma sociedade — atual ou do passado — está livre da armadilha de sobrecarregar recursos naturais e que as novas tecnologias por mais que avancem não são como a salvação para tudo.
Compare o modelo de sociedade da Ilha de Páscoa com a nossa atual. Solicite a seus alunos que registrem isso por escrito como “dever de casa”, elencando semelhanças e diferenças entre o ontem e o hoje.
 

2ª aula


Retome os pontos discutidos na aula anterior, mostrando exemplos positivos e negativos de uso dos recursos por diferentes sociedades. Desmatamento, extinção de espécies ou introdução de variedades exóticas daninhas são situações verificadas no passado, tanto na América como na Noruega, na Austrália e na Nova Zelândia, em Madagáscar ou em ilhas do Mediterrâneo e do Pacífico.
De outro lado, registram-se experiências bem-sucedidas de manejo florestal no Japão, em Tonga e na Nova Guiné.
 

Introduza aqui a noção de uso. Ensine que, para subsistirem, as sociedades humanas precisam lançar mão de recursos da natureza. Ao fazer isso, criam espaços geográficos, espaços humanos construídos historicamente e adaptados a diferentes necessidades. Este ponto é esclarecedor, pois o que está em questão não é fato de usar os recursos, mas sim como e por que fazê-lo. Despejar esgotos em rios, como no Tietê quando ele atravessa a capital paulista, é uma atitude insustentável que compromete outros aproveitamentos do recurso: ele não serve hoje à navegação, pesca ou abastecimento de água. Por outro lado, desviar e tratar os esgotos e direcionar o mesmo rio para geração de energia, construindo parques públicos em suas margens, é qualitativamente diferente, pois não compromete outros usos.
 

O mesmo vale para reservas extrativistas, como as que foram criadas no Acre e em outros pontos da Amazônia, baseadas no conceito de manter a "floresta em pé".
 

De posse dessas informações e idéias, proponha que a turma se divida em grupos e escolha regiões ou países para pesquisar e avaliar situações de uso que comprometem os recursos. Eles podem também examinar alternativas mais racionais e sustentáveis. Sugere-se objetos de estudo, bons exemplos são:
 

• as cidades chinesas como Beijing e Chongqing, em que a poluição atmosférica é alarmante,
• o Mar de Aral,
• a chuva ácida no nordeste da América do Norte,
• a guerra pela água na bacia do Rio Jordão
• o desmatamento na Amazônia e na África central.
 

Discuta os resultados com seus alunos e peça a elaboração de painéis para exposição na escola. Sugira que ilustrem o material com experiências em que a mobilização e a organização social foram capazes de reverter crises socioambientais.
 

Proponha que os alunos tentem visualizar tais problemas na própria cidade. Desenvolva um trabalho na forma de projeto, onde eles possam registrar diante da ótica trabalhada o que ocorre em sua cidade. Solicite que eles comparem a realidade deles com a do resto do país. Podem ser feitos registros fotográficos ou produção de vídeos, que podem ser feitos com o Windows Movie Maker e disponibilizados em sites como o Youtube.


  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/534/imagens/sustentabilidade.jpg

Eles podem também criar uma lista de discussão dos resultados encontrados e divulgando para os colegas. Outras pessoas estariam associadas à rede de informação, constituindo um verdadeiro espaço coletivo de construção do conhecimento! Os alunos podem criar a lista de discussão através Yahoo, http://br.yahoo.com/ é só entrar no link grupos, fazerem o cadastro e convidar os amigos a se associarem ao grupo.
 

Avaliação
As atividades de avaliação serão feitas no decorrer do processo por meio das seguintes atividades: • Participação qualificada nos debates. • Produção de texto – “Dever de Casa” • Apresentação de vídeos • Participação no fórum.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.