28/11/2013
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Estratégias e Recursos:
Para instalar o tema da aula, traga vários dicionários para a sala de aula e distribua-os entre os alunos, que deverão estar agrupados em equipes de 4 ou 5 componentes. Para tornar a atividade mais interessante, anuncie que o grupo que conseguir terminar a atividade, de forma correta, e no menor tempo, ganhará uma surpresa. Para a surpresa, prepare embalagens com balinhas coloridas que lembrem o arco-íris ou as cores do arco-íris para premiar o grupo ou os grupos ganhadores.
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_Ixvpbo4XOXI/SQ752NUinSI/AAAAAAAAAPM/g41KZSx57KE/s400/balas.jpg. Acesso em: 26 nov 2013.
Para essa atividade, os alunos deverão procurar e anotar as informações encontradas no dicionário pesquisado para o verbete arco-íris. Depois de pesquisar, cada grupo deverá copiar a definição e fazer um desenho para representar esse substantivo. Em seguida, cada grupo deverá ler sua definição e mostrar o desenho para os colegas.
Veja, abaixo, a definição de Houaiss (2009) para arco-íris.
Arco-íris substantivo masculino de dois números |
Faça cópias do poema indicado logo abaixo e distribua-as entre os alunos. Peça-lhes que façam uma primeira leitura, de forma silenciosa e individual.
Imagem disponível em: http://download.ultradownloads.com.br/wallpaper/132166_Papel-de-Parede-Arco-Iris--132166_1680x1050.jpg. Acesso em: 26 nov 2013.
O arco-íris- Christina Rossetti - - Navegam botes nos rios, navios andam no mar, mas que é mais belo que as nuvens que se transformam no ar? - Vejo pontes sobre os rios, belas esteiras de aço; mas que ponte mais bonita você conhece, no espaço? - Sete cores reunidas formando bonito véu, um arco misterioso que serve de ponte ao céu. - É uma estrada colorida que aparece, de repente, levando, da terra ao céu, tudo que nossa alma sente!… - Tradução e adaptação de Helena Pinto Vieira - |
Poema disponível em: http://peregrinacultural.wordpress.com/2011/09/15/o-arco-iris-poesia-infantil-de-christina-rossetti-trad-adapt-helena-pinto-vieira/. Acesso em: 25 nov 2013.
Posteriormente, peça a três ou quatro alunos que façam a leitura em voz alta, para que todos ouçam. Trabalhe com o grupo a interpretação do poema. Você pode incentivar a discussão com questões como:
1. Qual é o objeto definido pelo poema?
2. Esse objeto seria um véu, um arco, uma ponte ou uma estrada?
3. Quais são as sete cores do arco-íris?
4. Quando é possível ver um arco-íris?
5. Quais são os adjetivos que acompanham, no poema, os substantivos véu, arco e estrada?
6. Você acredita que eles foram bem empregados? Por quê?
7. Por que a poetisa diz que essa estrada aparece, de repente?
Imagem disponível em: http://diversas.blogspot.com.br/2011/04/declamacao-de-poemas-4-e-6-de-abril-de.html. Acesso em: 26 nov 2013.
Leve os alunos ao laboratório de informática e distribua-os em grupos de 3 ou 4 alunos. Peça a cada grupo que pesquise outros poemas que tenham como tema o arco-íris. Cada grupo deverá escolher um poema e copiá-lo. Posteriormente, cada grupo deverá ler o poema escolhido para os colegas. Incentive os alunos a recitarem os poemas. Dê um tempo para que cada grupo prepare sua apresentação. Ajude-os a recitarem os poemas com clareza, boa entonação e expressividade. A apresentação poderá ser feita individualmente, em duplas ouCaso não seja possível levar os alunos ao laboratório de informática, faça cópias de alguns poemas e distribua-as entre os grupos.
http://pensador.uol.com.br/frases_arco_iris/2/. Acesso em: 26 nov 2013.
http://pensador.uol.com.br/frase/MjkwNjkx/. Acesso em: 26 nov 2013.
https://www.google.com.br/search?q=poemas+arco+iris&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=cjmSUv2YMva2sATv9oG4Dw&sqi=2&ved=0CD4QsAQ&biw=1152&bih=730. Acesso em: 26 nov 2013.
http://sitedepoesias.com/poemas-de-arco-%C3%ADris. Acesso em: 26 nov 2013.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-0gFAhBpmYjo/TbX9zqRv1PI/AAAAAAAAA0I/BIb7OW2_eKM/s400/VARIEDADE+LINGUISTAS1.jpg. Acesso em: 26 nov 2013.
Recorde com os alunos que, em toda língua, há variações lexicais e que um mesmo objeto pode ser conhecido por nomes diferentes, de acordo com a região geográfica. Pergunte-lhes se conhecem algum objeto que muda de nome conforme a região geográfica. Eles poderão se lembrar, por exemplo, de mandioca, que também é conhecida como aipim ou macaxeira, entre outros nomes.
Com relação a arco-íris, pergunte aos alunos se conhecem outros nomes para designar esse fenômeno meteorológico. Escute seus alunos e veja se algum deles conhece uma maneira diferente de chamar o arco-íris.
Projete a imagem abaixo, ou, se não for possível fazer a projeção, faça cópias do quadro. Esse quadro mostra as respostas dos sujeitos-entrevistados dos cinco atlas linguísticos estudados para a questão: “Quase sempre, depois de uma chuva, aparece no céu uma faixa com listras coloridas e curvas (mímica). Que nomes dão a essa faixa?”. Essa questão, de número 17, faz parte do Questionário Semântico-Lexical, publicado pelo Projeto ALib, em 2001 (Atlas linguístico do Brasil: questionário 2001, p. 22). Esse quadro faz parte de um estudo sobre os itens lexicais referentes a arco-íris em cinco atlas linguísticos, feito por Santos (2006). Veja referência completa em Recursos Complementares.
Explique aos alunos que esse é um quadro comparativo do uso de diferentes nomes para designar arco-íris. Comente com os alunos que a situação geográfica, o contexto sócio-histórico e outros aspectos, como crenças, superstições ou outros podem levar as pessoas a usar diferentes itens lexicais para o mesmo objeto.
|
ATLAS REGIONAIS BRASILEIROS |
|||||
|
ALPB |
EALMG |
APFB |
ALS |
ALPR |
TOTAL |
|
PARAÍBA |
MINASGERAIS |
BAHIA |
SERGIPE |
PARANÁ |
|
Respostas |
|
|
|
|
|
|
Arco-íris |
X |
X |
X |
X |
X |
5 |
Arco-da-velha |
|
X |
X |
X |
X |
4 |
Arco-celeste |
X |
|
X |
X |
|
3 |
Arco-da-aliança |
|
X |
X |
|
X |
3 |
Olho-de-boi |
X |
X |
|
|
|
2 |
Arco |
X |
|
X |
|
|
2 |
Arco-de-boi |
|
|
|
X |
|
1 |
Barras |
X |
|
|
|
|
1 |
Barrasde nuvens |
|
|
X |
|
|
1 |
Sub-dourada |
X |
|
|
|
|
1 |
Torres |
X |
|
|
|
|
1 |
Vieiras |
X |
|
|
|
|
1 |
Véus |
X |
|
|
|
|
1 |
Cu-de-boi |
X |
|
|
|
|
1 |
Arco-do-sol |
|
X |
|
|
|
1 |
Rabo-de-galo |
|
X |
|
|
|
1 |
Mãe-d’água |
|
X |
|
|
|
1 |
Rabo-de-pavão |
|
X |
|
|
|
1 |
Navio |
|
X |
|
|
|
1 |
TOTAL |
10 |
9 |
6 |
4 |
3 |
32 |
Quadro extraído de: SANTOS, Irenilde Pereira dos. Análise do aspecto semântico-lexical em cinco atlas linguísticos regionais brasileiros. In: CUNHA, Cláudia de Souza (Org.). Estudos geo-sociolingüísticos. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006. p. 83-97.
Veja, para cada sigla que aparece no quadro, o nome do atlas correspondente, o nome do autor ou autores do atlas e sua data de publicação. As referências completas de cada um dos atlas podem ser encontradas nos Recursos Complementares.
- ALPB – Atlas Linguístico da Paraíba (ARAGÃO; MENEZES, 1984);
- EALMG – Esboço de um Atlas Linguístico de Minas Gerais (ZÁGARI et al., 1977);
- APFB – Atlas Prévio dos Falares Baianos (ROSSI, 1963);
- ALS – Atlas Linguístico de Sergipe (FERREIRA et al., 1987);
- ALPR – Atlas Linguístico do Paraná (AGUILERA, 1994);
Converse com os alunos sobre o quadro apresentado. Leia os diferentes nomes dados a arco-íris nos cinco estados mostrados no quadro. Veja se algum dos alunos conhecia algum desses nomes que apareceram no quadro. Depois disso, traga uma cópia de um mapa do Brasil, divido em estados e peça aos alunos para registrarem no mapa, isto é, em cada um dos cinco estados presentes no quadro, o uso dos diferentes itens lexicais para arco-íris. Quando tiverem terminado a tarefa, vocês podem colocar o mapa no mural da escola para que outros alunos conheçam os diferentes nomes atribuídos a arco-íris nesses cinco estados. Não se esqueça de comentar com os alunos que esse atlas foram elaborados entre os anos de 1963 e 1994. Portanto, a realidade atual pode ser diferente e é possível que já não chamem o arco-íris por esses nomes encontrados nos atlas.
Imagem disponível em: http://www.baixarmapas.com.br/mapa-do-brasil-estados-e-capitais/. Acesso em: 26 nov 2013.
Imagem disponível em: http://labpsicopato.files.wordpress.com/2013/01/pesquisa.jpg. Acesso em: 26 nov 2013.
Agora, depois de estudarem sobre a variação linguística em torno de arco-íris, apresentada no trabalho de Santos (2006), feito a partir de cinco atlas, proponha uma atividade de pesquisa aos alunos. A pesquisa será sobre a maneira como alunos, professores e todo o pessoal adminstrativo da escola em que estudam chamam o fenômeno atmosférico que aparece depois ou durante a chuva. Para a pesquisa, vocês deverão dividir o número total de sujeitos a serem entrevistados entre os alunos da classe. Assim, cada aluno se encarregará de entrevistar um determinado número de pessoas. É importante que todo o pessoal da escola responda a pergunta “Quase sempre, depois de uma chuva, aparece no céu uma faixa com listras coloridas e curvas (mímica). Que nomes dão a essa faixa?”. Ninguém deverá ficar fora da pesquisa, professores, alunos, a direção, a secretaria, o pessoal da limpeza e outros, todos deverão participar. Façam uma breve ficha do sujeito-entrevistado, com as seguintes informações:
Nome: Sexo: Idade: Local de nascimento: Há quantos anos mora na cidade: “Quase sempre, depois de uma chuva, aparece no céu uma faixa com listras coloridas e curvas (mímica). Que nomes dão a essa faixa?” Resposta:
|
Ao final da coleta de dados, façam um quadro com os resultados obtidos. Vocês poderão agrupar as respostas de acordo as variáveis sexo e idade. Assim, ao final, vocês conhecerão o nome mais usado entre os entrevistados para designar arco-íris. Divulguem o resultado da pesquisa no mural da escola.
SANTOS, Irenilde Pereira dos. Análise do aspecto semântico-lexical em cinco atlas linguísticos regionais brasileiros. In: CUNHA, Cláudia de Souza (Org.). Estudos geo-sociolingüísticos. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006. p. 83-97.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro Salles. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 1 CD ROM, 2009.
GUIMARÃES, Selma Sueli Santos. Aspectos sociais, históricos e culturais como validação das escolhas lexicais: um estudo sobre atlas linguísticos.2013. 159 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-21062013-114313/pt-br.php. Acesso em: 26 nov 2013.
A avaliação qualitativa se dará ao longo das atividades propostas, por meio da observação da participação e do envolvimento dos alunos. O projeto de pesquisa poderá ser aproveitado como um meio de avaliação quantitativa.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!