Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A capoeira de Geração em Geração

 

14/09/2009

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores históricos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a capoeira enquanto herança e manifestação social, histórica e cultural.
  • Aprender o vocabulário do jogo e os movimentos da capoeira, tais como a ginga, esquivas(defesa) e a meia lua de frente(golpe de ataque).
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total: 100 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A princípio, não é necessário nenhum. Porém, faz-se relevante que o aluno tenha vivenciado os instrumentos e a formação da roda de capoeira.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Capoeira: uma história de pai para filho.
Recursos: Curta metragem – Maré Capoeira

Mare capoeira

Link alternativo: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=4683

O documentário revela aspectos muitos interessantes no que diz respeito a prática da capoeira, uma vez que o mesmo possibilita sua compreensão enquanto prática social, histórica e cultural. Ao contar sua história de vida com a capoeira, o personagem Maré Capoeira, explicita uma riqueza de informações: seu contexto histórico, sua realização em grupo, seu vocabulário, seus praticantes, dentre outras coisas, além de exibir imagens que podem servir de referência para os(as) alunos(as) que nunca tiveram um contato com a prática da capoeira. Nestes aspectos, iniciar a prática da capoeira tendo o filme e a experiência dos alunos(as) como referências, ajudará os(as) professores(as) a introduzir à temática e a enriquecer suas aulas posteriores.

Duração: Aproximadamente 30 minutos
Descrição: Professor(a), introduza o assunto com os alunos perguntando o que sabem a respeito da capoeira. Pergunte-os: É um Jogo? É um Esporte? É uma Dança? É uma Luta? Quem trouxe a capoeira para o Brasil? O que caracteriza sua prática?, dentre outras perguntas. Exiba o documentário e destaque as imagens, as falas e as ações de João (Maré Capoeira) no momento em que ele conta sua história. Peça para os(as) alunos(as) registrarem as principais falas do protagonista Maré Capoeira. Professor(a) dê ênfase às imagens, às músicas, aos instrumentos e aos movimentos que aparecem no filme. Nesse momento acrescente novas informações.

Após exibir o documentário, faça uma roda com os(as) alunos(as) e inicie a atividade 2, como descrita abaixo.

Atividade 2: Aprendendo o vocabulário do jogo e seus movimentos
Duração:
aproximadamente 60 minutos
Descrição: Após o documentário, em um espaço onde os(as) alunos(as) possam formar um roda, o(a) professor(a) irá pedir para que os alunos comentem o filme. Pondere as colocações e acrescente novas informações. Aos alunos que já possuem contato com a capoeira, deixe-os relatarem suas experiências: onde praticam ou já praticaram; com quem; quais as influências; quais movimentos sabem fazer, etc. Em relação aos movimentos, peça-os para demonstrar aos colegas. Isso é uma ótima referência para os colegas. Posteriormente, deixe os alunos demonstrarem/reproduzirem movimentos que eles recordam terem observados nos filme.

Em um espaço onde os(as) alunos(as) possam formar um roda, o(a) professor(a) destacará o movimento da ginga. Na sua fala ponderará as seguintes características da Ginga: é o principal movimento de deslocamento na Capoeira. Ela é a base de todos os outros movimentos que são realizados pela Capoeira. Através da ginga se estabelece uma harmonia entre os movimentos de ataque, defesa, variações no deslocamento, foreios (movimentos de flexibilidade ou acrobáticos). Movimento cadenciado pelo ritmo do berimbau. (Fonte: Cadernos Pedagógicos. Disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/escolaintegral/brinquedo,%20peteca,%20futebol.pdf

Longo em seguida, o(a) professor(a) irá ensinar o movimento da ginga.

Nesse momento pergunte se algum aluno sabe realizar o movimento da ginga e peça para que o mesmo realize e tente ensinar aos colegas. Caso não haja, o professor poderá utilizar a seguinte estratégia: desenhar no chão com giz três círculos próximos um do outro, como na figura abaixo:

Fonte: Cadernos Pedagógicos. Disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/escolaintegral/brinquedo,%20peteca,%20futebol.pdf

Logo, o aluno colocará cada pé nos dois círculos da frente. Para começar a ginga, deslocará um pé de cada vez no circulo que está atrás. Destaque o movimento dos braços: Pé atrás corresponde à mão do mesmo lado do corpo para frente. Deixe os alunos explorarem o movimento da forma que quiserem. Peça aos alunos para desenhar os círculos onde eles desejam realizar a ginga.
Após a Ginga, o(a) professor(a) apresentará as características da Esquiva: são os movimentos de defesa. Ao contrário do que acontece em outras lutas, o Capoeira não bloqueia os movimentos de ataque de seu companheiro, ele se esquiva, sai dos golpes do outro jogador procurando um caminho para dar continuidade ao jogo. As esquivas são realizadas em função dos movimentos de ataque.
No momento seguinte, o(a) professor(a) irá perguntar se algum aluno sabe realizar o movimento e pedirá para que o mesmo realize e tente ensinar aos colegas. Caso não haja, o professor poderá demonstrar movimentos como as figur as abaixo:

Fonte:http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/escolaintegral/brinquedo,%20peteca,%20futebol.pdf

O último movimento a ser apresentado é o golpe meia lua de frente. A meia lua de frente é um golpe de ataque, que, assim como os outros (rabo de arraia, queixada, armada, etc), são ações que podem ser aplicados com a cabeça, mãos, cotovelos, joelhos e pés.
Para a realização do movimento, o(a) professor(a) poderá pegar uma cadeira ou cone e pedir para que os alunos passem a perna por cima do objeto, fazendo o movimento de meia lua.


Atividade 3: Roda de Capoeira
Após os(as) alunos(as) vivenciarem os movimentos proponha uma roda de capoeira.
Obs. Durante o momento da aprendizagem da ginga, da esquiva e dos golpes de ataque, deixe que os alunos criem e recriem os movimentos.

Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: A aprendizagem pode ser realizada em qualquer espaço da escola. Deixe e incentive os alunos a usarem os desenhos de diferentes formas.
Quanto ao Corpo do Colega: O(A) professor(a) deve incentivar os(as) alunos(as) a ensinarem os colegas algo que aprendeu ou sabe. Elabore duplas para a realização dos movimentos vivenciados.
Quanto ao Material: para a aprendizagem dos movimentos utilize cadeiras, cones de tamanhos diferentes e bambolês. No momento do filme peça aos alunos que registrem falas do protagonista João (Maré).

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mare capoeira Vídeo
Recursos Complementares

Músicas, letras, apostilas e outros materiais de referência:
http://ube-164.pop.com.br/repositorio/35645/meusite/musicas-mp3.html

Avaliação

Professor(a), no momento da aula faça as seguintes perguntas a si mesmo sobre o andamento da aula, tais como: os(as) alunos(as) se interessaram pelo tema proposto? como se comportaram ao observarem o documentário? quais experiências os(as) alunos(as) possuem com a capoeira? como foram os relatos do documentário pelos alunos(as)? como os alunos se expressaram corporalmente durante os movimentos propostos? se relacionaram com os colegas? ensinaram uns aos outros? deram sugestões? questionaram a respeito do tema? o que os alunos estão aprendendo com minha aula?, dentre outras que possam ser formuladas.

Ao final, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi a proposta da aula. Dialogue com os alunos a partir dos registros do filme. Faço perguntas sobre a aula, como exemplos: Como foi realizar os movimentos? O que acharam do filme? Peça sugestões aos alunos para a aula posterior.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Mariucha Gorre, E.M. Marechal Rondon , Mato Grosso do Sul - disse:
    gorremariucha@gmail.com

    01/10/2010

    Cinco estrelas

    Otima aula,


  • fabricio, Escola batista da sam martins , Bahia - disse:
    fabriciosantos98@hotmail.com

    20/09/2010

    Cinco estrelas

    eu achei otimo e preciso aprender por gue eu vou fazer uma peça là na escola e to procurando com mais guatro amigos e preciso de ajudar...obrigado


  • MOACIR LUIZ GUERREIRO, Escola estadual José Porfírio , Goiás - disse:
    moacir.luiz@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    olha sua aula esta completa, eu não acrescentaria nada.esta excelente! parabens!


  • Johelio barroso, Colégio SIM , Bahia - disse:
    joheliosantana@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa a sua aula interessante toda a dinamica, principal que abre o espaço para que um aluno possa participar, trazendo um conhecimento que este ja conhece e pode passar para outros mostrando que não somente nós professores somos os detentores do saber.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.