Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Interferência de fatores ambientais na biologia das abelhas

 

07/11/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Educação Escolar Indígena Ciências Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Educação Profissional Produção Alimentícia Técnico em Alimentos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação Profissional Produção Alimentícia Técnico em Apicultura
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.

  • Identificar padrões em fenômenos e processos vitais das abelhas como manutenção do equilíbrio interno e relações com o ambiente.

  • Relacionar o desaparecimento das abelhas com as causas ambientais decorrentes de ações humanas.

  • Identificar os fatores decorrentes das ações humanas que têm acarretado o colapso das colmeias.

  • Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências biológicas, como texto discursivo e linguagem simbólica.

  • Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação dos seres vivos.

  • Relacionar a preservação das espécies ao equilíbrio ambiental.

  • Apontar o papel biológico e a importância das abelhas para o equilíbrio nos ecossistemas e reprodução das angiospermas.

  • Identificar as abelhas como insetos polinizadores, além de produtoras de mel.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções básicas de ecologia: Habitat; nicho ecológico; ecossistema; cadeia alimentar.
  • Polinização.
Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Análise de vídeos; estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; estudo e produção de texto; pesquisa na internet; montagem de quadrinhos; divulgação de produção em blog.

RECURSOS

Vídeos e textos on line; computadores com acesso à internet; material de desenho para produção de quadrinhos; blog.

abelhas

Imagem disponível em http://info.abril.com.br/images/materias/2013/09/thumbs/thumb-33824090958-abelhas-resized.jpg. Acessado em 31/10/2013

Módulo 1- Abelhas: biologia e risco ambiental

Atividade 1- Resgatando conhecimentos prévios.

Sugerimos que o professor escreva no quadro a frase proferida na década de 1940. É atribuída a Albert Einstein: “Olhem as abelhas, se elas sumirem a humanidade tem um máximo de quatro anos de sobrevida, pois não haverá plantas e nem animais (...)”.

Após a leitura da frase pelos alunos, o professor deverá lançar os seguintes questionamentos:

  • Vocês concordam com esta afirmativa? Por quê?

  • Qual é o papel ambiental das abelhas?

Deve ser estabelecido um diálogo, em que os alunos se manifestem e o professor possa resgatar seus conhecimentos prévios sobre o tema.

Atividade 2- Vídeos

Para fechar o diálogo da atividade anterior e iniciar o estudo do tema, sugerimos que o professor trabalhe com os vídeos abaixo especificados. O documentário é mais denso e requer uma aula de 50 minutos para ser visto. O segundo vídeo, uma reportagem de um telejornal, conecta as informações do primeiro ao contexto brasileiro.

Documentário  O Silêncio das Abelhas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rq3smnZLFgA. Acessado em 31/10/2013.

Desaparecimento Coletivo de Abelhas Pode ter Chegado ao Brasil. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wlNDwS2SE-8. Acessado em 31/10/2013.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os vídeos on line diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda salvar os vídeos em seu computador, especialmente o documentário, e projetá-lo em um telão, utilizando o data show fazendo uma sessão de cinema em sala de aula.

Os alunos deverão registrar os seguintes aspectos abordados nos vídeos:

  • Fatos

  • Causas

  • Consequências

  • Providências

Atividade 3- Socialização e discussão em pequenos grupos

Os alunos deverão ser distribuídos em grupos de quatro componentes para discutir os registros feitos. Cada aluno deverá socializar seus registros com os colegas. Havendo consenso, os alunos deverão escolher um relator para socializar com os demais colegas e o professor as considerações do grupo.

Atividade 4– Socialização e discussão com toda a turma

Terminada a discussão em pequenos grupos, o professor deverá organizar a sala para a socialização envolvendo toda a turma. Deverá solicitar que o relator de cada grupo socialize os aspectos apontados anteriormente, destacados pelos alunos ao assistirem aos vídeos e discutidos nos pequenos grupos.

O professor deverá estar atento para corrigir interpretações errôneas ou distorções. Deve também esclarecer dúvidas que certamente ocorrerão, assim como coordenar a discussão dando a cada aluno o direito de fala, sem interrupções, ao expor seu ponto de vista ou dúvida.

Atividade 5 - Leve seus alunos ao cinema

Sugerimos outro documentário mais recente e bastante comentado, mas indisponível on line ou em DVD.  É uma ótima oportunidade para o professor levar os alunos ao cinema nas cidades onde o filme esteja em cartaz. A produção foi indicada como representante da Suíça para disputar uma das cinco vagas do Oscar de filme estrangeiro em 2014.

O professor deverá orientar os alunos a acessarem o trailer, disponível on line, antes de irem ao cinema. Se não for possível ir ao cinema, o professor deverá utilizar o trailer como estímulo para que procurem assistir ao documentário quando tiverem oportunidade.

Mais que Mel - Trailer legendado disponível em http://www.youtube.com/watch?v=Mi2d_xu4O80. Acessado em 31/10/2013.  Publicado em 27/06/2013. Entre 50% e 90% das abelhas do mundo desapareceram nos últimos 15 anos. Essa epidemia está se propagando rapidamente por todo o planeta. Nossa vida na terra depende da polinização das abelhas. Sem abelhas, não há plantas, frutas ou legumes e nem humanidade. Título original: More than honey. Direção: Markus Imhoof .Roteiro: Markus Imhoof. Gênero: Documentário.País: Suíça.Ano: 2012. COR. Tempo: 95 min.

colmeia

Imagem disponível em: http://www.jonnysize.com.br/website/blog/wp-content/uploads/abelhas-jonny-size2.jpg. Acessado em 31/10/2013

Módulo 2- Mais do que mel: papel biológico das abelhas

Atividade 1- Leitura de texto

Para uma síntese da abordagem teórica realizada até este momento, sugerimos a leitura do texto Sem abelhas não há alimentos, disponível em: http://www.meioambientenews.com.br/conteudo.ler.php?q[1|conteudo.idcategoria]=51&id=8958. Acessado em 31/10/2013.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa de cada texto e de algumas questões para discussão, como as sugeridas abaixo.

Questões para discussão

  • Por que o desaparecimento das abelhas pode anunciar uma catástrofe ambiental?
  • Quais são os fatores oriundos das mãos humanas que têm colocado as abelhas em condição de perigo?
  • Por que devemos ter um olhar mais atento à questão da necessidade de preservação das abelhas?

Atividade 2- Discussão do texto

A discussão do texto deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

abelha apis

Imagem disponível em: http://revistaforum.com.br/wp-content/uploads/2013/09/apis-mellifera-abelhas-close.jpg. Acessado em 31/10/2013

Módulo 3 - Colapso das colônias e fatores ambientais que interferem na biologia das abelhas

Atividade 1- Pesquisas na internet

Tendo como referência as informações já apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar os alunos para que façam pesquisas na internet.

Abaixo, sugerimos alguns textos e endereços para acesso, mas se os alunos manifestarem curiosidades ou dúvidas, deverão ser orientados a buscar referências para acesso em sítios de busca, como o Google. Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica. 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Todos os alunos deverão ler todos os textos e registrar o que considerarem mais importante.

Textos e endereços para acesso

As abelhas estão sumindo. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/abelha-sumico-colony-collapse-disorder-512767.shtml. Acessado em 31/10/2013. Síndrome misteriosa faz bilhões de abelhas abandonarem suas colmeias e desaparecerem sem deixarem rastros. Mas os cientistas acabam de descobrir qual é o motivo.

Enxame de vilões. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/abelhas-desaparecem-desequilibram-502366.shtml. Acessado em 31/10/2013. Congresso sobre apicultura no sul da França conclui que as abelhas são vítimas de ataque em série: vírus, fungos, pesticidas e fatores ambientais ameaçam a sobrevivência da espécie

O sumiço das abelhas. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/bichos/sumico-abelhas-502389.shtml. Acessado em 31/10/2013. Há poucos anos, colônias inteiras começaram a desaparecer sem deixar vestígios, na China, nos Estados Unidos e no Canadá. Isso é resultado do uso indiscriminado de pesticidas e, também, de sua alimentação.

Colapso das colônias de abelhas preocupa cientistas (11/09/2013 09h57). Disponível em: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2013/09/colapso-das-colonias-de-abelhas-preocupa-cientistas.shtml. Acessado em 31/10/2013

Colapso das abelhas: o que isso tem a ver com você? Disponível em: http://www.mercadoetico.com.br/arquivo/colapso-das-abelhas-o-que-isso-haver-com-voce/. Acessado em 31/10/2013

Campos silenciosos. Disponível em: http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/campos_silenciosos_imprimir.html. Acessado em 31/10/2013. Um conjunto de fatos ainda não dimensionados, mas que deve incluir de ácaros a vírus, e pesticidas agrícolas, está diminuindo a sonoridade do voo de abelhas e outros polinizadores, produzindo um efeito que os pesquisadores estão chamando de distúrbio do colapso de abelhas

Estudo põe em xeque a criação de abelhas nas cidades. Disponível em: http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias/estudo-poe-em-xeque-a-criacao-de-abelhas-nas-cidades. Acessado em 31/10/2013

Poluição modifica cheiro das flores e confunde abelhas, mostra estudo. Disponível em: http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2013/10/06/poluicao-modifica-cheiro-das-flores-e-confunde-abelhas-mostra-estudo.htm. Acessado em 31/10/2013

Como o trânsito inferniza até a vida das abelhas. Disponível em: http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias/como-o-transito-inferniza-ate-a-vida-das-abelhas. Acessado em 31/10/2013

Preservação das abelhas. Disponível em: http://www.mma.gov.br/informma/item/9471-preserva%C3%A7%C3%A3o-das-abelhas. Acessado em 31/10/2013.

 

 

 

Atividade 2- Trabalho escrito

Após o estudo individual, por meio da pesquisa na internet, o professor deverá organizar a turma em grupos de cinco alunos. Este grupo, munido dos registros individuais, deverá produzir um texto sobre o tema "Interferência de fatores ambientais na biologia das abelhas". O texto deverá ser organizado em três partes: Introdução, desenvolvimento do tema e conclusão. No desenvolvimento do tema, deverão ser contemplados os tópicos abaixo apontados.

  • Colapso das colmeias
  • Realidade no Brasil e no mundo
  • Causas do desaparecimento das abelhas
  • Consequências do desaparecimento das abelhas
  • O que precisa ser feito para preservar as abelhas.

 

abelha apis 2

Imagem disponível em: http://www.unb.br/noticias/galeria/images/CAPA_SITE/IMAGENS/2009/Abr/09/Abelha_Apis_Mellifera/thumbs/pqAbelha_Apis_mellifera1.jpg. Acessado em 31/10/2013

Módulo 4 - Produção de quadrinhos e socialização

Atividade 1- Montagem de quadrinhos e/ou tirinhas

O mesmo grupo que produziu o texto deverá fazer uma tirinha e/ou uma história em quadrinhos que ilustre a situação de risco a que estão expostas as abelhas no Brasil e no mundo.

Interdisciplinaridade

As tirinhas e/ou os quadrinhos poderão ser produzidas de forma interdisciplinar envolvendo os professores de Biologia, Artes e Língua Portuguesa. Os professores deverão fazer um planejamento conjunto de modo que cada um contribua com as atribuições de sua área de conhecimento para que os alunos façam uma boa produção artística sem erros de conteúdo.

Atividade 2 - Socialização dos quadrinhos no blog da escola

Após o término da atividade 1, os textos e os quadrinhos produzidos pelos alunos deverão ser salvos em um dispositivo de armazenamento de mídia (cd, dvd ou pendrive) e enviado ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos  deverão criar o blog.  Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 31/10/2013) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento e o professor, juntamente com os alunos, deverão divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo postando atualidades relacionadas ao tema do trabalho desenvolvido pelos alunos.

.abelha morta

Imagem disponível em: http://www.veterinaria-atual.pt/ResourcesUser/ICM_VETERINARIAACTUAL_PRD/Atualidade/Noticias/abelha_morta.jpg. Acessado em 31/10/2013

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Abelha mandaçaia na flor Imagem
Abelha sem ferrão não identificada Imagem
Rainha de melípona quadrifasciata Imagem
Abelha trigona sp Imagem
Abelha carregando pólen Imagem
Abelha apis mellifera - 2 Imagem
Abelha mamangava Imagem
Lestrimelitta Limão - abelha Imagem
Recursos Complementares

Professor, acesse o site abaixo para enriquecer suas aulas sobre o tema.

O QUE ESTÁ MATANDO NOSSAS ABELHAS? Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Eg5aqTI6ZAQ (Publicado em 12/08/2013). Acessado em 31/10/2013. (Legenda e vídeo HD nos botões) Tradução: VitDoc Bill Turnbull investiga um dos maiores mistérios rurais britânicos: o que está matando nossas abelhas. É uma questão que gera enorme controvérsia. As mudanças no clima, pesticidas e até mesmo um vírus letal tem sido responsabilizados. É uma questão com a qual Bill já está bem familiarizado por ser, ele próprio, um apicultor. Ele se encontra com cientistas que estão pondo pequenos transponders de rádio nas abelhas em busca de respostas.

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  
  • O principal instrumento de avaliação quantitativa deverá ser os textos e as tirinhas e ou histórias em quadrinhos produzidos pelos alunos. Poderão também ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros feitos ao longo do processo.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.