Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Explorando ditados: possibilidades múltiplas de uma atividade

 

20/11/2013

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·      Descobrir diferentes palavras;

·      Analisar os tipos de ditados;

·      Refletir sobre a formação das palavras;

·      Compreender os sons e as sílabas;

·      Ampliar o vocabulário;

·      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Programa Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·      Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao Sistema Alfabético de Escrita - SAE. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Ditado: uma forma de refletir sobre a escrita

 

Professor, o trabalho com ditado pode tanto favorecer o diagnóstico do nível de escrita dos alunos, como principalmente revelar-se como uma estratégia potencialmente eficaz no processo de reflexão do aluno sobre o Sistema Alfabético de Escrita - SAE. Por isso, precisamos enriquecer o uso do ditado no cotidiano da sala de aula e incluir o aluno no seu papel ativo nesse processo explorando as múltiplas possibilidades de tal estratégia pedagógica. Vamos lá!

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Informações ao professor

 

Professor, a presente aula está em consonância com o programa de formação do MEC denominado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Para isso, exploramos nossas vivências com os anos iniciais do Ensino Fundamental e trazemos aqui práticas pedagógicas direcionadas à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos.

 

Você sabia? O ditado de palavras consiste em uma estratégia fundamental tanto para o diagnóstico da ortografia, como para a reflexão do aluno sobre o Sistema Alfabético de Escrita - SAE.

 

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf>. Acesso em: 04 de set. 2013.

Também sugerimos o recurso abaixo para conhecimento de Ditos Populares, buscando contextualizar a importância da linguagem para a comunicação. Desta forma, os ditados em sala de aula precisam partir do contexto real do aluno, para que possa ser um recurso de reflexão sobre o Sistema Alfabético de Escrita.

 

Inventar e ditar a história! É com você!

Aula2.2_set_2013

Fonte da imagem: Sítio: “FreePik”. Disponível em: <http://br.freepik.com/fotos-gratis/caixa-magica_22505.htm>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Leve para a sala de aula uma “Caixa Surpresa” com objetos variados (bonecas, dados, corda, carrinhos, livros e outros). Explique para a turma que você iniciará uma história e a cada objeto que retirar da caixa, os alunos deverão continuar a história, incluindo o objeto. Ao final, você propõe que a turma lhe auxilie na escrita da história. Para isso, os alunos poderão relembrar a história e lhe contar para que você registre-a na lousa.

Quando a história estiver concluída, faça a leitura com a turma e peça que os alunos descubram o que podem mudar ou mesmo manter.

Em seguida, os alunos poderão registrar a história no caderno de Língua Portuguesa e fazer uma ilustração da mesma. Depois, dialogue com a turma sobre as possíveis diferenças entre falar/ditar uma palavra e escrevê-la. Instigue os alunos a falarem sobre as possíveis diferenças.

Você dita e eu também!

Agora, peça que, cada aluno, escolha quatro palavras do texto e circule-as. Organize-os em duplas, e entregue a metade de uma folha de papel para cada aluno. Explique que terão como desafio, ditar uma palavra de cada vez, das palavras escolhidas por eles no texto, para o colega escrever. Depois, o colega irá ditar as palavras escolhidas por ele para o outro colega da dupla. Ao final, solicite que os alunos façam a correção, observando as palavras no texto que registrou da lousa.

As palavras e as histórias!

Professor, agora que tal fazer um jogo com a turma? O nome dele é: “Quatro palavras ditadas e uma história que aparece!”. Organize os alunos em duplas e explique que cada dupla terá como desafio pensar em uma história que já ouviram e conhecem. Cada dupla deverá escolher quatro palavras que melhor represente a história e registrá-las no caderno de Língua Portuguesa.

Após todos os alunos terem feitas as suas anotações. Peça para cada dupla falar uma palavra de cada vez para a turma. O desafio é que as outras duplas tentem descobrir qual é a história pensada pela dupla a partir das palavras ditadas. A dupla que acertar receberá um ponto. Vencerá o jogo, aquela dupla que obtiver maior pontuação.

Após o jogo, solicite que cada dupla dite novamente as palavras e agora toda a turma deverá registrá-las no caderno de Língua Portuguesa. Ao final, cada dupla poderá ir à lousa e escrever as palavras que ditaram para que toda a turma possa fazer a correção.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Ditado online!

Professor, a partir do sítio abaixo, os alunos terão oportunidade de realizarem um ditado online. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys>Aplicativos> Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo. Mas, se a sua escola não participa do PROUCA, leve-os ao laboratório de informática:

Aula2.3_nov_2013

Disponível em: Sítio: “Escola Games.” <http://www.escolagames.com.br/jogos/ditado/> Acesso em: 04 de nov. de 2013.

Palavras online, palavras ditadas!

Concluído o jogo, que tal pedir que cada aluno escolha uma das palavras que aprendeu no jogo para fazer um ditado na sala de aula. Assim que escolherem a palavra, peça que cada um fale a sua palavra para não repetir. Caso algum aluno escolha a mesma palavra que o outro já escolheu, oriente-os que decidam juntos quem deverá escolher outra palavra. Depois, entregue um papel para que cada aluno escreva a palavra que escolheu. Em seguida, peça que os alunos dobrem e coloquem em um único saquinho. Ao final, convide um aluno de cada vez para retirar um papelzinho e ler a palavra para que a turma possa escrever, é importante garantir a participação de todos. Faça o registro no caderno de Língua Portuguesa.

Após o ditado, organize os alunos em duplas e auxilie-os na correção. Para esse momento, sugerimos que os colegas troquem os cadernos entre si e façam a correção para o colega. Explique que não é necessário apagar a resposta do colega, mas escrever do lado da palavra a forma que considera correta. Depois, os alunos poderão destrocar os cadernos e verificar a correção do colega e conversar sobre as possíveis dúvidas. Após este momento, escreva cada palavra na lousa para que os alunos possam fazer outra correção e refletir sobre o Sistema Alfabético de Escrita - SAE.

Vamos jogar mais?

Os alunos também poderão realizar o ditado nos sítios abaixo:

Aula2.4_nov_2013

Sítio: “Nosso Clubinho”. Disponível em: <http://www.nossoclubinho.com.br/jogos-educativos-ditado/>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Aula2.5_nov_2013

Sítio: “Nosso Clubinho”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/ditado-do-b-d.html>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Após jogarem, que tal criar com a turma um banco de palavras? Para isso, providencie uma cartolina e faça um registro escrito das palavras que os alunos acharam mais interessante durante os jogos.

Ao final, afixe a cartolina no mural da sala de aula para que todos possam ter acesso para consulta e aprendizado.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Aula2.5_nov_2013

Fonte da imagem: Sítio: “Ultra Downloads”. Disponível em: <http://ultradownloads.com.br/papel-de-parede/Tirando-fotos/>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Um clique e uma palavra!

Professor, organize os alunos em duplas explique para a turma que terá como desafio fotografar duas coisas da escola, podendo ser objeto, ou mesmo algo que lhes chame a atenção. Para isso, faça um passeio com a turma pelos mais variados ambientes da escola, e solicite que cada aluno utilize o seu laptop Classmate e acesse a WxCam, através do caminho: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam). Informe-lhes, que: o botão máquina de retrato tira uma foto por meio da Webcam e o ícone visualizador de imagens abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa, como por exemplo, um pendrive. Também poderá ser utilizada uma câmera digital.

Na sala de aula você poderá salvar todas as fotos em um pendrive e usar um projetor de imagens para que todos possam visualizar as imagens. Assim, no momento em que a imagem aparecer, a dupla responsável pela foto deverá falar uma palavra que represente a imagem. Sendo assim, toda a turma participará falando as palavras e registrando todas no caderno de Língua Portuguesa.

Ao final, cada dupla poderá ir à lousa e registrar as duas palavras referentes às imagens que escolheram. Para esse momento, sugerimos que seja feita uma reflexão sobre cada palavra, a forma da imagem e a escrita da palavra. Após a reflexão, cada aluno deverá fazer a correção de sua própria atividade, a partir das palavras da lousa.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, agora jogue com a turma o jogo abaixo. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo. Mas, se a sua escola não participa do PROUCA, leve-os ao laboratório de informática:

Aula2.6_nov_2013

Sítio: “Educação Dinâmica”. Disponível em: <http://www.educacaodinamica.com.br/games/formula_ditado.asp>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Após jogarem, organize os alunos em duplas e proponha que cada uma utilize o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord) , ou outro editor de texto. Explique para a turma que os alunos terão como desafio, digitar a palavra que será ditada por você e que deverão observar as correções do editor de texto, ou seja, caso o aluno tenha digitado incorretamente a palavra, o editor irá sinalizá-la grifando a palavra de vermelho. Neste momento, os alunos deverão digitar novamente a palavra até estar correta.

Exemplo de palavras que poderão ser ditadas:

MACACO

MELADO

SACOLA

DADO

MEL

COLA

PANELA

Após o ditado, proponha que os alunos encontrem uma imagem referente a cada palavra ditada. Para isso, sugerimos o sítio www.google.com.br em que os alunos poderão digitar a palavra e em seguida clicar em imagens. Solicite que copiem a imagem e colem no KWord, acima ou abaixo da palavra referente à imagem. Ao final, imprima as atividades dos alunos e faça um painel na sala de aula, para que os alunos possam apreciar as produções dos colegas.

Agora, que tal pedir que os alunos façam uma lista de palavras que aprenderam? Para isso, os alunos poderão registrar em uma cartolina e afixarem suas produções no mural da escola para que toda a comunidade escolar tenha acesso.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ditos populares [Sua língua] Vídeo
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Fonte: Sítio: “Jogos da Escola”. Disponível em: <http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/252-ditado>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

 

Sugestões de links para professores:

Fonte: Vídeo do “Youtube”.  Alfabetização - Ditado para escriba (agosto). Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Yw9r6CHKcoc>. Acesso em: 04de nov. 2013.

Avaliação

Professor, em consonância com a aula proposta e com as orientações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a avaliação é um processo fundamental que deve permear as atividades realizadas, constituindo-se de observação e registros de cada aluno. Tais instrumentos de avaliação possibilitam conhecer o perfil de cada criança o qual garantirá a singularidade das atividades propostas e também norteará as decisões pedagógicas. Desta forma, a análise das produções escritas dos alunos constitui um recurso avaliativo necessário ao processo de aprendizagem, bem como o diálogo com o próprio aluno, com o intuito de compreender como cada um aprende e atuar sobre suas possíveis dificuldades e potencializando suas facilidades.

Para mais informações sobre como a avaliação pode ser realizada no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, acesse os sítios abaixo:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012.  Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.