Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"Vamos brincar com a audição de forma interativa?"

 

25/11/2013

Autor e Coautor(es)
GILBERTO LOPES LERINA
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela Maria Beretta López

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Familiarizar-se com diferentes sons, entre eles os sons de instrumentos musicais de uma forma lúdica;

- Ampliar o conhecimento e percepções do corpo.

Duração das atividades
A atividade deverá ser dividida em três etapas em torno de 60 minutos cada uma. Poderão ser efetuadas em dias diferentes, desde que, ao término de uma e início da outra, sejam retomados, com as crianças, os assuntos e as impressões que ficaram dos últimos momentos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Considera-se importante que o professor propicie a discussão do tema em conversas com as crianças, antes de propor a aula.

Faixa etária das crianças para esta aula a partir dos quatro anos.

Estratégias e recursos da aula

 

 

                                            imagem 4        

http://nicolasqueiros.blogspot.com.br/2011/04/o-meu-ensaio-sobre-surdez.html

 

 

 

PRIMEIRA ETAPA- “Vamos aquecer o corpo?”.

Duração: Em torno de trinta minutos.

Material: Máquina fotográfica para registrar a atividade e um aparelho para reprodução de DVD.

Local: Na sala de aula.

Proposta:

O professor reunirá o grupo para um alongamento inicial podendo se apoiar em: http://www.youtube.com/watch?v=mt4jsXPcMts

Durante o alongamento o professor deverá diminuir o volume da voz tentando causar o desconforto auditivo nas crianças até oponto em que elas não consigam ouvi-lo e solicitem que ele fale mais alto. Terminado o alongamento, o professor retoma com o grupo que a ação de diminuir o volume da voz foi proposital, para que ele neste momento pudesse conversar a respeito da audição e para isto se apoia em:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Audi%C3%A7%C3%A3o

http://www.infoescola.com/anatomia-humana/audicao/

http://www.adjorisc.com.br/jornais/asemana/saude/saude-1.1376954#.UoElXHCkrEQ

 

O professor poderá se aprofundar no assunto e conversar sobre o tema da surdez com as crianças, se apoiando em:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Surdez

 

Durante a conversa o professor deverá estar atento para que as crianças se expressem sobre o que conhecem a respeito do assunto.

 

 

SEGUNDA ETAPA- “Vamos descobrir que instrumento é esse”?

 

Duração: Em torno de trinta minutos

Material: Diferentes tipos de instrumentos musicais ou sonoros (um sino, um violão um pandeiro, um tambor, uma gaita de boca, uma flauta, um apito, um tambor entre outros).

Local: Na sala ou no pátio da instituição.

Proposta:

 O professor reunirá o grupo em uma roda e solicitará que as crianças fechem os olhos enquanto ele se esconde no interior da instituição. Ao final de uma contagem de até 20, mais ou menos, as crianças o procuram. O professor estará de posse de um dos instrumentos sugeridos anteriormente e tocará para dar pistas para as crianças o acharem pela indicação do instrumento sonoro ou musical. O professor poderá repetir esta proposta mais de uma vez e ao final solicitar que as crianças sentem-se a sua volta para escutarem alguns sons. Ele apresentará os instrumentos que trouxe e solicitará, ao final que uma das crianças seja vendada para descobrir qual o instrumento tocado somente pelo reconhecimento auditivo. Esta brincadeira poderá ser repetida até que todos tenham participado ou o professor perceba que as crianças apontam para uma perda de interesse pela atividade.

 

 

audição3

http://www.saraivaconteudo.com.br/eventos/Index/0/7

 

 

 

 

TERCEIRA ETAPA- “Voz do Além!”.

Duração: Em torno de 30 minutos.

Material: Uma venda, máquina fotográfica para registrar a atividade (caso haja disponível na escola).

Local: Na sala ou no pátio da instituição.

Proposta: O professor reunirá o grupo de crianças e brincará solicitando que as crianças coloquem a mão na cabeça, depois na barriga, depois no joelho e, na sequência, na cabeça do amigo, na barriga do amigo e depois uma cosquinha no amigo!

Posteriormente, colocará uma venda sobre os olhos e solicitará que somente uma das crianças emita uma voz apavorante para que ele descubra quem é esta criança se utilizando somente do reconhecimento auditivo. Esta atividade se repetirá, até que todas as crianças do grupo possam participar.

 

 

 

 

  crianças interagindo

Foto 1: Crianças fazendo o reconhecimento auditivo no pátio do NDI/UFSC.

Acervo Institucional Núcleo de Desenvolvimento Infantil/UFSC.

Recursos Complementares
Avaliação

 Ao final da aula, o professor convida as crianças para uma última roda e faz um espreguiçar com elas. Em seguida, instiga uma conversa sobre as experiências que tiveram e questiona como foi para cada uma a experiência de ouvir os diferentes instrumentos musicais e a percepção de ouvir sem ver.

O professor em seus apontamentos avalia como as crianças reagiram às propostas, como foi a interação e a compreensão das crianças diante de cada brincadeira. Enfim, se os objetivos propostos foram alcançados.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.