25/11/2013
Graziela Maria Beretta López
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
- Familiarizar-se com diferentes sons, entre eles os sons de instrumentos musicais de uma forma lúdica;
- Ampliar o conhecimento e percepções do corpo.
Considera-se importante que o professor propicie a discussão do tema em conversas com as crianças, antes de propor a aula.
Faixa etária das crianças para esta aula a partir dos quatro anos.
http://nicolasqueiros.blogspot.com.br/2011/04/o-meu-ensaio-sobre-surdez.html
PRIMEIRA ETAPA- “Vamos aquecer o corpo?”.
Duração: Em torno de trinta minutos.
Material: Máquina fotográfica para registrar a atividade e um aparelho para reprodução de DVD.
Local: Na sala de aula.
Proposta:
O professor reunirá o grupo para um alongamento inicial podendo se apoiar em: http://www.youtube.com/watch?v=mt4jsXPcMts
Durante o alongamento o professor deverá diminuir o volume da voz tentando causar o desconforto auditivo nas crianças até oponto em que elas não consigam ouvi-lo e solicitem que ele fale mais alto. Terminado o alongamento, o professor retoma com o grupo que a ação de diminuir o volume da voz foi proposital, para que ele neste momento pudesse conversar a respeito da audição e para isto se apoia em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Audi%C3%A7%C3%A3o
http://www.infoescola.com/anatomia-humana/audicao/
http://www.adjorisc.com.br/jornais/asemana/saude/saude-1.1376954#.UoElXHCkrEQ
O professor poderá se aprofundar no assunto e conversar sobre o tema da surdez com as crianças, se apoiando em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Surdez
Durante a conversa o professor deverá estar atento para que as crianças se expressem sobre o que conhecem a respeito do assunto.
SEGUNDA ETAPA- “Vamos descobrir que instrumento é esse”?
Duração: Em torno de trinta minutos
Material: Diferentes tipos de instrumentos musicais ou sonoros (um sino, um violão um pandeiro, um tambor, uma gaita de boca, uma flauta, um apito, um tambor entre outros).
Local: Na sala ou no pátio da instituição.
Proposta:
O professor reunirá o grupo em uma roda e solicitará que as crianças fechem os olhos enquanto ele se esconde no interior da instituição. Ao final de uma contagem de até 20, mais ou menos, as crianças o procuram. O professor estará de posse de um dos instrumentos sugeridos anteriormente e tocará para dar pistas para as crianças o acharem pela indicação do instrumento sonoro ou musical. O professor poderá repetir esta proposta mais de uma vez e ao final solicitar que as crianças sentem-se a sua volta para escutarem alguns sons. Ele apresentará os instrumentos que trouxe e solicitará, ao final que uma das crianças seja vendada para descobrir qual o instrumento tocado somente pelo reconhecimento auditivo. Esta brincadeira poderá ser repetida até que todos tenham participado ou o professor perceba que as crianças apontam para uma perda de interesse pela atividade.
http://www.saraivaconteudo.com.br/eventos/Index/0/7
TERCEIRA ETAPA- “Voz do Além!”.
Duração: Em torno de 30 minutos.
Material: Uma venda, máquina fotográfica para registrar a atividade (caso haja disponível na escola).
Local: Na sala ou no pátio da instituição.
Proposta: O professor reunirá o grupo de crianças e brincará solicitando que as crianças coloquem a mão na cabeça, depois na barriga, depois no joelho e, na sequência, na cabeça do amigo, na barriga do amigo e depois uma cosquinha no amigo!
Posteriormente, colocará uma venda sobre os olhos e solicitará que somente uma das crianças emita uma voz apavorante para que ele descubra quem é esta criança se utilizando somente do reconhecimento auditivo. Esta atividade se repetirá, até que todas as crianças do grupo possam participar.
Foto 1: Crianças fazendo o reconhecimento auditivo no pátio do NDI/UFSC.
Acervo Institucional Núcleo de Desenvolvimento Infantil/UFSC.
Sobre alongamento:
http://www.youtube.com/watch?v=mt4jsXPcMts
Sobre audição:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Audi%C3%A7%C3%A3o
http://www.infoescola.com/anatomia-humana/audicao/
http://www.adjorisc.com.br/jornais/asemana/saude/saude-1.1376954#.UoElXHCkrEQ
Sobre surdez:
Ao final da aula, o professor convida as crianças para uma última roda e faz um espreguiçar com elas. Em seguida, instiga uma conversa sobre as experiências que tiveram e questiona como foi para cada uma a experiência de ouvir os diferentes instrumentos musicais e a percepção de ouvir sem ver.
O professor em seus apontamentos avalia como as crianças reagiram às propostas, como foi a interação e a compreensão das crianças diante de cada brincadeira. Enfim, se os objetivos propostos foram alcançados.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/04/2014
Cinco estrelasConteúdo maravilhoso.
18/03/2014
Cinco estrelasmuito boa