Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Talking about the future: intentions, promisses, arrangements, predictions.

 

26/11/2013

Autor e Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

identificar e utilizar os verbos em inglês no tempo futuro;

falar sobre planos, intenções futuras;

ser capaz de escolher e utilizar o tempo verbal mais apropriado as suas intenções: plans; predictions; future arrangements;intentions; promisses.  

Duração das atividades
1 aula/módulo de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer a estrutura básica da língua inglesa: verbos, artigos, pronomes pessoais e possessivos, adjetivos, advérbios. 

Estratégias e recursos da aula

recursos multimídia;

atividades xerocopiadas;

vídeos, slides, power point, música;

aula expositiva com datashow;

atividades individuais e em grupos.

                                                                       

htm%3B477%3B307 (acesso em 02.11.2013)

Atividade 1: Warm up

Professor, peça para que, em pares, os alunos pensem sobre os seguintes tópicos, escritos no quadro: 

Make a sentence about the following topics: 

• Your arrangements for this evening

• Your intentions for the rest of the year

• Your predictions for the planet for 2020

Dê um tempo de, aproximadamente, 15 minutos e circule pela sala, ajudando com o vocabulário. Em seguida, peça para que cada aluno escreva no quadro pelo menos uma das três frases elaboradas, facilitando a visualização pelos outros alunos. A escrita no quadro possibilitará, ainda, a correção das frases, que se fizerem necessárias, ao final da aula depois da explicação do conteúdo.

Atividade 2

No laboratório de informática, projete o seguinte slide sobre o tema da aula, disponível no link: http://www.slideshare.net/rosarioa.slide/f-u-t-u-r-e-t-e-n-s-e-s?from_search=1 (acesso em 02.11.2013). Pare várias vezes durante a apresentação, reforçando os pontos que se fazem importantes para o entendimento do conteúdo apresentado. Peça, ainda, que os alunos repitam as frases no futuro simples, observando a pronúncia correta das palavras. 

Fonte: https://www.google.com.br/search?site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=predicitons+arrangments+plans&oq=predicitons+arrangments+plans&gs_l=img.3...

1520.9530.0.12017.33.13.0.20.0.0.194.1046.10j3.13.0....0...1ac.1.30.img..22.11.665.b58bx5NjB80#facrc=_&imgdii=_&imgrc=-uCn7eCiOsGGbM%3A%3Bv4nhHcm6R7XRmM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.eslprintables.com.es%252Fpreviewprintables%252F2010%252Fdec%252F11%252F

thumb12110130494261.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.eslprintables.com%252Fgrammar_worksheets%252Fverbs%252Fverb_tenses%252Ffuture_arrangements

%252F%3B180%3B256 (acesso em 02.11.2013)

Atividade 3

Como complemento da atividade anterior, projete o seguinte texto no datashow e peça para que os próprios alunos se revesem na leitura. Como o conteúdo já foi apresentado na atividade anterior, esse é o momento de verificar e esclarecer as dúvidas que possam surgir.

Future Time: Summary

When we speak, we choose the tense that we use. This is important in English, because the tense we choose expresses more than just a simple fact. When we speak about the future, the tense we choose can express how we "see" the future, even our personal feelings about the future. It certainly expresses what we believe to be the probability (the chance, the reality) of something happening or whether we have already decided to do it.

This table gives a simple scale of probability for each structure. It is not exact because language is not a science, and there are many variables. This table should help you to think about the "concept" of the future in English. This concept does not exist in all languages, but it is rather important in English.

% probability beforespeaker speaks of event happening

structure

used for

example

 

0%

will

no plan

Don't get up. I'll answer the phone.

 

70%

going to

intention

We're going to watch TV tonight.

 

90%

present continuous

plan

I'm taking my exam in June.

 

99.999%

present simple

schedule

My plane takes off at 6.00am tomorrow.

It is impossible in English to express the future with 100% certainty. (The speakers of any language that can do this must all be billionaires!)

Fonte: http://www.englishclub.com/grammar/verbs-m_future-sum.htm (acesso em 02.11.2013)

Atividade 4

Ainda no laboratório de informática, solicite que os alunos realizem os exercícios online contidos no link:  http://www.englishclub.com/grammar/verbs-m_future_quiz.htm (acesso em 02.11.2013). Esses exercícios deverão ser feitos individualmente e o professor deverá circular pela sala, observando a atividade e tirando as possíveis dúvidas dos alunos. Caso haja dúvidas recorrentes, escreva-as no quadro, compartilhando com os demais alunos.

Atividade 5

Par finalizar a aula, toque a música Dos Beatles contida no link http://aprenderinglescommusica.com.pt/httpdocs/httpdocs/2012/11/02-All-My-Loving.mp3 (acesso em 02.11.2013) e peça para que os alunos prestem atenção nos tempos verbais. Toque mais de uma vez e verifique o que eles conseguiram identificar. Em seguida, distribua a atividade abaixo xerocopiada. Toque a música novamente e peça para que completem os espaços que faltam com os verbos da tabela abaixo. Repita quantas vezes forem necessárias, até que todas as lacunas da música sejam preenchidas pelos alunos. Chame a atenção dos alunos para o futuro simples contido em toda a música e, para finalizar, peça para que todos cantem, criando, assim, um ambiente descontraído e alegre. 

SEND(2x)

KISS

WRITE(2x)

COME

MISS

BE(2x)

PRETEND

All My Loving - The Beatles
 

Close your eyes and I'll __________ you

Tomorrow I'll _________ you

Remember I'll always ________ true

And then while I'm away

I'll ___________ home every day

And I'll _______all my loving to you

I'll ____________ that I'm kissing

The lips I am missing

And hope that my dreams will __________ true

And then while I'm away

I'll __________ home every day

And I'll ________ all my loving to you

All my loving I will _________ to you

All my loving, darling I'll _______ true

(REPEAT)

All my loving I will send to you

All my loving, darling I'll be true

All my loving, all my loving ooh

All my loving I will send to you

Atividade 6

Ao término da aula, retome a atividade 1 e verifique, juntamente com os alunos, se escolheram e utilizaram o tempo verbal correto, ou seja, se o futuro escolhido representa uma probabilidade, uma promessa, uma intenção, um plano ou algo que já tenham decidido fazer. 

Recursos Complementares
Avaliação

Todas as atividades da aula poderão ser utilizadas como recursos de avaliação pelo professor. A motivação, a interação, a participação dos alunos, portanto, são de suma importância para a compreensão e o desenvolvimento do tema introduzido e praticado nesta aula.

Como um segundo recurso de avaliação, peça para que os alunos façam outras frases utilizadas na atividade 1, qual seja, arrangements for this evening; intentions for the rest of the year and predictions for the planet for 2020. As frases deverão ser compartilhadas entre os alunos, que poderão ser disponibilizadas em uma plataforma virtual criada pela turma. O professor deverá avaliar o uso correto do futuro simples dos verbos em inglês nas frases elaboradas pelos alunos, de acordo com a intenção de cada um. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.