Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo meu álbum de aprendizagem: minhas marcas pelo universo da escrita

 

20/11/2013

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·      Identificar as mudanças em sua própria aprendizagem da leitura e da escrita;

·      Analisar suas conquistas no campo da aprendizagem;

·      Refletir sobre a formação das palavras;

·      Compreender a importância de cada momento de sua aprendizagem;

·      Ampliar o vocabulário;

·      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Programa Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·      Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao Sistema Alfabético de Escrita - SAE. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Álbum de aprendizagem: venha ver comigo!

 

Professor, a proposta de trabalho cuja estratégia é construir um álbum de aprendizagem de cada aluno, se relaciona à ideia de que aprender é um processo permeado por mudanças, transformações que podem ser apreciadas e acompanhadas tanto pelos seus autores, ou seja, os alunos, quanto pelas equipes: pedagógica e familiar. Sendo assim, propomos na presente aula um esboço de como montar um álbum com a turma de suas produções. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Informações ao professor

Professor, a presente aula está em consonância com o programa de formação do MEC denominado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Para isso, exploramos nossas vivências com os anos iniciais do Ensino Fundamental e trazemos aqui práticas pedagógicas direcionadas à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos.

Você sabia? Mediante o trabalho com a música no contexto da sala de aula, estamos favorecendo e envolvendo a criança num processo de reflexão sobre a linguagem, porém de maneira lúdica e prazerosa.

Para outras informações acesse o material abaixo:

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012. Disponível em:< http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf >. Acesso em: 05 de out. 2013.

Professor, também sugerimos o Recurso do Portal do Professor abaixo para que você possa consultar e descobrir mais sobre como aprendemos:

  

 

Iniciando o diálogo

Aula1.1_nov_2013

Fonte da imagem: Sítio: “Dreams Time”. Disponível em: <http://pt.dreamstime.com/imagem-de-stock-anule-o-%C3%A1lbum-aberto-image17408461>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Providencie um álbum com algumas fotos, podendo ser suas próprias fotos ou mesmo explore com a turma o álbum online que sugerimos a seguir. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo. Também poderá ser utilizado tablet ou mesmo o Laboratório de Informática.

Aula4.2_nov_2013

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/album-de-recordacoes/>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Aula4.3_nov_2013

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/album-de-familia/>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

A partir da observação, instigue os alunos a falarem o que sabem sobre álbuns. É importante instigar a participação de todos.

Professor, assista com a turma ao vídeo sugerido a seguir para que os alunos descubram mais sobre um álbum. Da mesma forma, você poderá auxiliar os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo. Também poderá ser utilizado o tablet ou mesmo o Laboratório de Informática.

Aula4.5_nov_2013

Fonte: Sítio: “Youtube – Vídeo: Turma da Mônica Álbum de Fotografias”. <http://www.youtube.com/watch?v=FLgYL-4YO7Q>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Após assistirem ao vídeo, instigue os alunos a pensarem sobre o significado de um álbum.

·         Será que existem álbuns só de fotos?

·         O que podemos colocar em um álbum?

·         Como podemos montar um álbum contendo o que estamos aprendendo na escola?

Professor, instigue os alunos a pensarem sobre outros tipos de álbuns que não apenas de fotos. Para isso, você pode apresentar à turma os álbuns de músicas, como no sítio a seguir. Aproveite para ouvir com a turma as músicas da Turma da Mônica:

Aula4.5_nov_2013

Fonte: Sítio: “Letras.mus”. Disponível em: <http://letras.mus.br/turma-da-monica/discografia/>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Após ouvirem as músicas e descobrirem outros tipos de álbuns, instigue os alunos a pensarem sobre um álbum que poderão montar para representar o caminho de cada um na aprendizagem da escrita.

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Planejamento!

Agora, combine com a turma como os alunos poderão construir um álbum sobre a aprendizagem da leitura e da escrita. Para isso, faça um planejamento coletivo, veja alguns itens importantes a seguir:

·         O que iremos colocar no álbum?

·         Como organizaremos nosso álbum?

·         Para quem iremos mostrá-lo?

·         O que o álbum poderá contribuir com nossa aprendizagem?

·         Dentre outras questões.

Professor, a etapa de planejamento é fundamental para ouvir os alunos e propor a construção conjunta do álbum, tendo em vista seu real objetivo e seu valor para a aprendizagem da turma.

Professor, para a presente aula faremos a demonstração de como um álbum de aprendizagem poderá ser montado com a turma.

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

A capa

Professor, para a construção do álbum sugerimos que auxilie a turma a elaborá-lo, a partir de slides utilizando o programa KPresenter do laptop Classmate, seguindo os comandos a seguir: (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Gerador de Apresentação) ou outros programa de criação de slides.

Ao abrir o programa escolha a opção “Apresentações na Tela” e escolha o slide modelo KDE e clique no botão do lado direito “Usar este Modelo”.

 

Para inserir um título ao slide dê um duplo clique com o cursor do mouse na área pontilhada de um retângulo. Em seguida, digite o título desejado para a capa do trabalho, por exemplo, “Meu álbum”.

 

Insira um novo slide clicando na aba (Inserir > Slide). Escolha a opção Inserir Novo Slide depois do slide atual e a opção Usar Modelo Padrão e clicar em OK.

 

Professor, auxilie os alunos neste procedimento em todas as etapas seguintes, sendo que cada atividade deverá ser salva para posterior acesso dos alunos. Para esta etapa, os alunos poderão criar um nome para o seu próprio álbum e em seguida procurar imagens que gosta para representá-lo.

Para a busca de imagens sugerimos:

Fonte: Sítio: “1000Imagens”. Disponível em: <http://www.1000imagens.com/>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Meu nome

Professor, agora, em um novo slide faça um trabalho com o nome dos alunos. Em nosso caso, optamos por montar o álbum dos alunos a partir do laptop Classmate, o qual também poderá ser feito com o recurso do tablet ou em Laboratório de Informática.

Sendo assim, auxilie a turma a programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord), ou outro editor de texto. Em seguida, os alunos poderão escolher a fonte que acharem mais elegante para a escrita do seu próprio nome. Os alunos poderão brincar com o seu próprio nome, fazendo-o, a partir de diferentes fontes. Depois de cada atividade realizada com uso de laptop ou mesmo pelos computadores ou tablet, auxilie os alunos a colarem os nomes feitos em um próximo slide a ser criado no programa que está sendo construído o álbum.

Significado do meu nome

Em um novo slide, sugerimos que seja feita uma consulta junto aos familiares sobre o significado do nome de cada aluno. Em sala de aula os alunos poderão digitar o significado do nome e também ampliarem seus conhecimentos através do sítio:

Fonte: Sítio: “Dicionário de Nomes Próprios”. Disponível em: <http://www.dicionariodenomesproprios.com.br/>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Após cada aluno descobrir mais sobre o seu próprio nome, peça para que digitem o que achar mais interessante.

Professor, uma dica importante é auxiliar os alunos a criarem um novo slide a cada novo registro realizado.

Minhas primeiras palavras

Os alunos poderão consultar seus materiais escolares e escolherem de cinco a dez palavras que já escreveram no início do ano. Caso o trabalho com o álbum esteja ocorrendo desde o início do ano, sugerimos que os alunos possam digitar aqui, palavras que gostem de ouvir, escrever ou falar.

Após este momento, auxilie os alunos a encontrarem uma imagem para cada palavra digitada por eles. Os alunos poderão copiar a imagem e colá-la acima da palavra que foi digitada. Sugerimos o sítio:

Aula4.6_nov_2013

Fonte: Sítio: 1000Imagens”. Disponível em: <http://www.1000imagens.com/>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Fotografando minha escrita

Professor, auxilie os alunos a escolherem uma atividades de escrita espontânea, ou mesmo promova um momento de escrita espontânea e em seguida peça para que cada aluno fotografe a sua própria atividade. Para fotografar utilize a Câmera do Laptop Classmate (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera).O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam. Também poderá ser utilizada uma Máquina Digital. Após tirarem a foto, insira a imagem em novo slide.

Cada documento criado poderá ter um título inventado pelo aluno, que deverá ter proximidade com a atividade realizada.

Minhas histórias

Professor, auxilie os alunos a buscarem em suas atividades histórias que já escreveram e que gostaram muito. É importante oportunizar um momento de reencontro dos alunos com suas atividades para que percebam o seu próprio desenvolvimento no campo da escrita. Ao encontrarem a história, peça para que digitem a história no programa em que está sendo construído o álbum de aprendizagem.

Para esse momento, solicite que representem a sua história por meio de um desenho que poderá ser feito, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint) ou mesmo outro programa para criar desenhos. Quando os alunos concluírem a produção, poderão copiá-la e colá-la logo abaixo da história.

Minha escola

Professor, a forma como cada aluno observa a escola é singular. Por isso, sugerimos que organize os alunos para um passeio pela escola e peça para que cada aluno fotografe os lugares que mais gostam e também os lugares em que sempre leem algo. Para fotografar utilize a Câmera do Laptop Classmate (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam. Também poderá ser utilizada uma Máquina Digital.

Após tirarem as fotos, auxilie-os a colarem no programa em que está sendo construído o álbum e explique para a turma que terá como desafio, escrever algo (palavra ou frase) referente a cada imagem. Por isso, sugerimos que a escrita seja feita abaixo de cada imagem.

As pessoas da minha escola

Professor, faça o mesmo processo anterior de tirar fotos com a turma, porém agora eles deverão tirar fotos dos colegas da turma e dos seus professores. Depois de tirarem as fotos e também de inseri-las no álbum, cada aluno poderá criar uma frase ou palavra que represente cada pessoa.

Meus lugares preferidos

Aqui, os alunos poderão fazer um desenho dos lugares preferidos, a partir do programa KolourPaint ou outro programa de desenho e em seguida colocar no programa em que está sendo construído o álbum e digitarem o que mais gostam nos lugares por eles escolhidos.

Minhas comidas preferidas

Aqui, os alunos poderão fazer uma busca em alguns sites para descobrirem receitas dos pratos prediletos ou mesmo buscarem imagens de algumas comidas que mais gostam. Para isso, sugerimos alguns sítios:

Aula4.7_nov_2013

Fonte: Sítio: “TV Globo”. Disponível em: <http://tvg.globo.com/receitas/maisvoce>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Aula4.8_nov_2013

Fonte: Sítio: “Livro de Receitas”. Disponível em: <http://www.livrodereceitas.com>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Como registro os alunos poderão registrar as receitas que mais gostam e também inserir uma imagem referente a cada uma.

Concluindo nosso trabalho!

Professor, para concluir a atividade do álbum sugira que os alunos o visualizem pela opção Apresentação de Slides e observem o que mais gostariam de registrar, acrescentar ou mesmo retirar.

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Venha ver meu álbum!

Professor, organize com a turma: data, horário e local em que será apresentado o álbum. Para este dia, convide a comunidade escolar e os familiares dos alunos da turma. Organize as apresentações dos slides e faça um momento em que todos possam contemplar o álbum de aprendizagem de cada um.

Ao final do trabalho, faça uma avaliação com a turma, observando os pontos positivos e também negativos das atividades vivenciadas. 

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Fonte: Sítio: “EMCANTAR”. Disponível em: <http://emcantar.org/emc10.qps/Ref/QUIS-8E5P9F>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

 

Sugestões de links para professores:

Fonte: Sítio: “Nova Escola.”Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/album-suas-memorias-423297.shtml?comments=yes>. Acesso em: 03 de nov. 2013.

Avaliação

Professor, em consonância com a aula proposta e com as orientações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a avaliação é um processo fundamental que deve permear as atividades realizadas, constituindo-se de observação e registros de cada aluno. Tais instrumentos de avaliação possibilitam conhecer o perfil de cada criança o qual garantirá a singularidade das atividades propostas e também norteará as decisões pedagógicas. Desta forma, a análise das produções escritas dos alunos constitui um recurso avaliativo necessário ao processo de aprendizagem, bem como o diálogo com o próprio aluno, com o intuito de compreender como cada um aprende e atuar sobre suas possíveis dificuldades e potencializando suas facilidades.

Para mais informações sobre como a avaliação pode ser realizada no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, acesse os sítios abaixo:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf >. Acesso em: 04 de nov. 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012.  Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.