26/11/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
listar problemas e sintomas de saúde;
usar diferentes palavras para descrever um sintoma ou uma dor;
descrever sintomas;
aconselhar usando should/shouldn´t
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
recursos multimídias (internet, datashow)
atividades xerocopiadas
texto
atividades realizadas em duplas ou individualmente
atividades de compreensão textual
quiz
atividades de compreensão auditiva
WARM UP
Distribua as seguintes perguntas xerocopiadas aos alunos que deverão discuti-las em duplas. Dê um tempo de, aproximadamente, 10 minutos e, em seguida, sugira uma discussão aberta, direcionando uma pergunta para cada dupla. De acordo com o nível de proficiência do grupo, a discussão poderá ser em português, introduzindo os termos na língua inglesa que serão pertinentes à temática da aula.
What does it mean to be healthy?
Do you worry about your health?
What do you do to stay healthy?
Do you take vitamins supplements? protein? minerals?
What do you do when you catch a cold?
Are there any medicines that you always carry around with you?
When was your last physical exam? Or your last visit to a doctor?
When was the last time you were sick? Or went to a hospital?
When was the last time you were sick? Or went to a hospital?
Adaptado do site: http://www.aichi-gakuin.ac.jp/~jeffreyb/spking/hlth.html (acesso em 17.11.2013)
Distribua o seguinte texto para os alunos e peça para que discutam, em duplas, as perguntas de compreensão. Incentive a participação de todos, observando a interação das duplas, a sua motivação e interesse com a realização da atividade. Solicite que circulem as palavras desconhecidas e tentem achar seus significados a partir da ajuda do colega e, posteriormente, com a ajuda de um dicionário. Incentive a leitura de todo o texto, sem que se apeguem às palavras desconhecidas e, em seguida, peça para que procurem apenas aquelas cujo significado realmente interfere na compreensão do texto.
3B468%3B302 (acesso em 16.11.2013)
Having children makes women live longer
A new report says that women who do not have children may die earlier than those who do. Researchers from Aarhus University in Denmark looked at over 21,000 couples between 1994 and 2005. They all tried to have children, without success. The women all went to special clinics for IVF treatment – a technique where doctors fertilize the woman's egg in a laboratory. The researchers said that women who could not have children were four times likelier than mothers to die early. Some doctors have said the report might cause childless women to worry about dying early. The truth is there is a very small risk of an early death. Just 316 women died during the 11-year study. Very few of those died earlier than average.
One critic of the report said the study was very misleading. Dr Ingrid Collins, a psychologist, told the BBC: "This is a very specific situation of people who are trying to have children. The study's findings cannot be used to [talk about] the whole general population." She added: "People having IVF tend to be desperate for a child. If they are unsuccessful, they may be depressed. It may be this [depression] rather than the childlessness that [causes an earlier death]." Another psychologist, Dr Helen Nightingale, agreed, saying: "Being childless without a doubt reduces your fight for life….The support of a family, the focus on your children and grandchildren, and the desire to watch how they turn out drives your [will] to survive."
a) Comprehension questions
1. |
Where are the researchers from? |
2. |
How many couples did the researchers look at? |
3. |
What is the name of the treatment at the special clinics? |
4. |
What might the report cause childless women to worry about? |
5. |
How many women died during the 11-year study? |
6. |
What did a critic of the report say about it? |
7. |
Who spoke to the BBC about the report? |
8. |
What are people having IVF desperate for? |
9. |
What did the doctor say is a more likely cause for an earlier death? |
10. |
What did a second doctor say drives your will to live? |
Fonte: http://www.breakingnewsenglish.com/1212/121207-childlessness.html (acesso em 15.11.2013)
Professor: antes de iniciar a discussão, peça para que cada aluno leia uma parte do texto, observando a pronúncia e os possíveis problemas com o vocabulário do texto. Para a discussão das questões, incentive a participação de todos, pedindo para que diferentes alunos respondam, revesando, assim, os turnos de fala. Os próprios alunos deverão se responsabilizar pela correção das respostas dadas pelos outros alunos, proporcionando um ambiente interativo e de ampla discussão. Outros temas poderão surgir durante a discussão. Incentive essas novas reflexões surgidas a partir da correção. |
252F18%252Fmen-vs-women-differences-in-managing-stress%252F%3B1200%3B1200 (acesso em 16.11.2013)
Professor, discuta com os alunos as seguintes questões:
Se achar mais oportuno, dividir a turma em 4 grupos e direcionar uma pergunta para cada grupo. É importante que as discussões das perguntas sejam socializadas com todo o grupo.
STRESS QUIZ
Read the following statements about stress. Are they True (correct) or False (wrong)? Try the quiz and check your answers.
1 | All stress is bad for the body. True False |
2 | Stress is caused by working too much. True False |
3 | Stress can cause your hair to fall out. True False |
4 | Planning ahead prevents stress. True False |
5 | Those with chronic stress should consider getting a pet. True False |
6 | Visualization is a form of stress relief that involves thinking positive thoughts. True False |
7 | Letting your anger out immediately is a good way to avoid stress. True False |
8 | Laughter is one of the best ways to relieve stress. True False |
9 | Deep relaxation raises blood pressure. . True False |
10 | When you are feeling stressed out you should choose a cup of coffee over a banana. True False |
Fonte: http://www.englishclub.com/reading/health/stress-quiz.htm (acesso em 16.11.2013)
Após a realização do quiz, projete no datashow as respostas abaixo e peça para que os alunos leiam em voz alta. Com as respostas, outras discussões poderão vir a tona, cabendo ao professor incentivar.
Fonte: http://www.englishclub.com/reading/health/stress-key.htm (acesso em 16.11.2013)
No laboratório de informática, projete o vídeo “Health problem” disponível no site http://www.youtube.com/watch?v=WNJRl3BZ204 (acesso em 17.11.2013). Chame a atenção para os termos relacionados à temática da aula. Para um primeiro momento, os alunos deverão apenas assistir. No segundo momento, individualmente e com a ajuda do professor, os alunos deverão ir ao quadro e escrever cada expressão introduzida pelo vídeo. Em seguida, peça para que repitam as palavras e as expressões escritas. Observe, assim, a pronúncia correta das palavras.
Imagem ilustrativa do site: http://www.youtube.com/watch?v=WNJRl3BZ204 (acesso em 17.11.2013)
Ainda no laboratório de informática peça para que os alunos acessem o site http://www.esltower.com/VOCABSHEETS/health/health.html?zoom_highlight=health (acesso em 17.11.2013) e façam as atividades sugeridas. Sugira o trabalho em duplas e observe a participação de todos durante a correção, proporcionando a leitura das atividades. Solicite a ajuda dos próprios alunos para a correção dos demais colegas, criando um ambiente interativo e participativo para a aula.
Imagem ilustrativa do referido site.
No laboratório de informática acesse o site http://www.projectshine.org/sites/default/files/unit1_Beg_lesson2.pdf (acesso em 17.11.2013) e explique o conteúdo introduzido. A cada conteúdo, peça para que os alunos realizem as atividades correspondentes. Acompanhe a realização dos exercícios. As atividades de leitura e os diálogos deverão ser praticados e apresentados para a turma toda, observando as dificuldades com a pronúncia.
Tela inicial do referido site.
Como última atividade da aula, peça para que os alunos, em duplas, acessem o site:
http://www.eslfast.com/easydialogs/health.htm, (acesso em 17.11.2013) e escolham um dos listenings. Ao escolherem, os alunos deverão praticá-los, exercitando a pronúncia das palavras relacionadas ao tema da aula. A dupla deverá apresentar o diálogo escolhido para o resto do grupo. Em casa, os alunos poderão praticar a leitura dos outros diálogos contidos no mesmo site, praticando, ainda mais, a compreensão auditiva.
Tela inicial do site indicado.
Para outros textos e exercícios com a temática da aula, acesse os sites:
http://www.englishclub.com/reading/health/fitness-pill-reading.htm
http://www.englishclub.com/reading/health/organic-quiz.htm
Para outros vídeos sobre o tema, acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=do4mMBvrJH8
Para outros planos de aula sobre descrição de sintomas, acesse: http://www.eastsideliteracy.org/tutorsupport/ESL/ESL_Symptoms.htm
Para outros diálogos com a temática da aula, acesse:
Para atividades diversas sobre a temática da aula, acesse:
http://www.talent.ac.uk/uploads/contributions/1185_Health_worksheets.pdf
http://www.eslflow.com/ESL-health-problems---symptoms-lesson.html
http://www.eslflow.com/Health---appointments-conversation-worksheet.html
http://www.eslflow.com/Talking-about-health---the-body.html
http://www.ecenglish.com/learnenglish/lessons/how-talk-about-health-problems
http://www.myenglishpages.com/site_php_files/vocabulary-lesson-health.php#.UogQx9KkqQA
http://www.michellehenry.fr/sante.htm#list
http://www.audioenglish.org/english-learning/efl_health.htm
http://www.eslflow.com/Jobs-for-medicine-vocabulary-worksheet.html
http://www.eslflow.com/Actions_feelings___things_word_sorting_health_vocabulary_exercises.pdf
Essas são algumas sugestões de atividades avaliativas. O professor pode dividir a turma em grupos e solicitar que cada grupo se responsabilize pela execução de uma dessas tarefas, proporcionando, assim, uma variedade de produções escritas. Todas as atividades aqui sugeridas sugerem a leitura para o grupo, favorecendo a interação entre os grupos e os alunos. O professor deverá avaliar o envolvimento e a participação dos alunos nas atividades sugeridas na aula, assim como o aprendizado do conteúdo aprendido, que se refere ao vocabulário pertinente ao tema da aula.
HAVING CHILDREN: Make a poster about having children. Show your work to your classmates in the next lesson. Did you all have similar things?
WHAT HAPPENED NEXT? Write a newspaper article about the next stage in this news story. Read what you wrote to your classmates in the next lesson. Give each other feedback on your articles.
LETTER: Write a letter to an IVF expert. Ask him/her three questions about IVF. Give him/her three of your opinions on it. Read your letter to your partner(s) in your next lesson. Your partner(s) will answer your questions.
INTERNET: Search the Internet and find out more about IVF. Share what you discover with your partner(s) in the next lesson.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!