20/11/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Para realização desta atividade é importante que os alunos já dominem a leitura e a escrita de palavras com sílabas simples, porém professor, se em sua turma tiver alunos que ainda não conseguem ler e escrever de forma autônoma acompanhe de perto as atividades de leitura e de escrita, desafiando-os e utilizando estas atividades para que eles possam avançar em suas hipóteses.
Informações ao professor
Esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 01 de nov. 2013.
Professor, os alunos precisam compreender que, em alguns casos, as normas ortográficas, isto é, o conjunto de normas que estabelecem a grafia correta das palavras, seguem regras e em outros, não. Acreditamos que é necessário um trabalho de reflexão e construção da norma ortográfica para situar a escrita correta das palavras como um objeto de aprendizagem, isto é, um conhecimento que o aluno constrói com a intervenção do professor, e não sozinho. O aluno precisa ser informado sobre a forma como determinada palavra é escrita. Muitas vezes a criança erra por que: não conhece a representação gráfica e muitas vezes as atividades de escrita não têm significado para ela. De tal modo, apresentamos algumas propostas para que seja trabalhada a ortografia de palavras escritas com a letra C e Ç.
Ressaltamos que trabalhar com ortografia (parte da gramática que trata do emprego correto das letras e dos sinais gráficos na língua escrita) é a maneira correta de escrever as palavras. Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): “ainda que tenha um forte apelo à memória, a aprendizagem da ortografia não é um processo passivo: trata-se de uma construção individual, para a qual a intervenção pedagógica tem muito a contribuir”. (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental: Brasília MEC/SEF, v. 2, p. 84, 1997.). |
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Uso das letras C e Ç
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-2.jpg>. Acesso em: 15 de out. 2013.
Professor, anteriormente ao estudo ortográfico das letras C e Ç, proponha aos alunos, como “Atividade de casa”, as seguintes adivinhações, ou seja, O que é? O que é?
Vamos descobrir as respostas de algumas adivinhações? Você poderá pedir ajuda aos seus familiares, durante a realização da atividade.
a- O que é que cresce de cabeça para baixo e de pés para cima? (Cebola)
b- Qual é o mar que não é do nosso mundo? (Marciano)
c- Quanto mais riem dele, mais ele melhora de vida. Quem é? (O palhaço)
d- Pode-se encher uma casa, um quintal, mas não se pode apanhar um punhado com a mão. O que é? (A fumaça)
e- O que é que se quebra ao menor ruído? (O silêncio)
f- o que mais pesa no mundo? (A balança)
Professor, retome a “Atividade de casa”. Faça as perguntas do “O que é? O que é?”, uma por vez. Escreva as respostas na lousa e em seguida indague à turma:
Observação: Aproveite para informar aos alunos, que o C é chamado de C cedilhado ou C cedilha e é considerado uma forma da letra C e não uma nova letra. Para outras informações acesse:
Fonte: Sítio “Recreio”. Disponível em: <http://www.recreio.com.br/licao-de-casa/por-que-a-letra-c-nao-aparece-no-alfabeto>. Acesso em: 22 de out. 2013.
Fonte: Sítio “Veja” – Por que o cê-cedilha não está no alfabeto? Disponível em: <http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/consultorio/por-que-o-ce-cedilha-nao-esta-no-alfabeto/ >. Acesso em: 22 de out. 2013.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Trabalhando com as letras C e Ç
Professor, geralmente a escola é o único espaço onde a maioria dos alunos terá a oportunidade de entrar em contato com a poesia. A simples leitura de um poema, feita pelo professor ou pelo aluno, se feita com entonação adequada, pode se tornar motivante. Tendo em vista que você é um modelo de leitor para os alunos, é importante preparar-se para a leitura dos poemas. Veja algumas sugestões:
São muitas as possibilidades de leituras de poemas na sala de aula. Veja
Sugerimos o trabalho com o poema “A bailarina”, da autora Cecília Meireles. Escreva-o em um papel pardo ou Kraft para apresentar à turma e afixar no mural. Antes de iniciar a leitura pergunte aos alunos se sabem o título do poema, se alguém conhecer peça que fale. Depois faça a leitura do poema em voz alta. Em seguida, proponha uma atividade de leitura para os alunos.
Cecília Meireles
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá
Mas inclina o corpo para cá e para lá.
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.
Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
Fonte: Sítio “Era uma vez” Disponível em: <http://eraumavezuem.blogspot.com.br/2011/10/bailarina-cecilia-meireles.html>. Acesso em: 20 de out. 2013.
Após a leitura do poema estabeleça um diálogo com a turma. Dialogue sobre seus sentimentos quanto ao texto escrito por Cecília Meireles. O que acharam do texto? Tem algum verso que gostariam de destacar? Por quê? Que sentimentos, ideias o poema faz surgir? Vocês gostariam que eu relesse algum verso?
Faça indagações para que os alunos opinem sobre algo, por exemplo: no texto está registrado que a bailarina inclina o corpo para cá e para lá. Como vocês acham que ela faz isso? Demonstre o que, na opinião de vocês, é inclinar o corpo.
Depois da conversa, solicite que os alunos copiem o poema em seus cadernos de Língua Portuguesa. Depois que copiarem, poderão ilustrar o texto.
Com a utilização da poesia na escola não se pretende formar poetas, mas sim desenvolver no estudante-leitor o hábito da leitura de textos literários, bem como a habilidade de perceber a essência da linguagem presente nesses textos. Deve-se despertar o interesse dos alunos para o jogo de palavras, o sentido figurado, a subjetividade, as diversas visões de mundo presentes num texto poético. O contato com o texto poético será importante para que os discentes desenvolvam valores e atitudes próprios e compartilhem conhecimentos e experiências, habilidades essas já destacadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, documento em que se apontam, por exemplo, as seguintes habilidades: “[...] o interesse por ouvir e manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões; a valorização da leitura como fonte de fruição estética e entretenimento; o interesse por ler e ouvir a leitura especialmente de textos literários e informativos e por compartilhar opiniões, ideias e preferências (ainda que com ajuda); o interesse em tomar emprestado livros do acervo da classe e da biblioteca escolar”. (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental: Brasília MEC/SEF, v.2, p.41, 1977.) |
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Retome o texto da aula anterior. Faça uma leitura coletiva, você poderá pedir que cada grupo de alunos leia uma estrofe. Aproveite para verificar se eles reconhecem que:
Em seguida, registre as atividades abaixo na lousa e peça que copiem. (Professor, as questões mais simples de compreensão inicial, por tratarem dos elementos localizáveis no texto, são as seguintes: título do poema; nome da autora; notas músicas que aparecem no texto; quantidade de versos; dentre outras, poderão ser feitas oralmente.).
1- Escreva de acordo com o texto “A bailarina” o significado destas palavras:
a- inclina - _______________________ (curva)
b- tonta - ________________________ ( zonza)
2- Responda:
a - Vamos escrever algumas palavras com a letra C acompanhada de uma vogal? Então, vocês vão ditar e eu vou escrevê-las na lousa, no final vamos ler e copiá-las no caderno de Língua Portuguesa.
______________________________________________________________________ (Professor, ouça as hipóteses dos alunos e solicite que ditem palavras que tenham a letra C acompanhada de uma vogal. Se for necessário, eles podem procurar no texto lido anteriormente, em cartazes afixados na sala de aula ou em outros livros. Escreva-as na lousa, formando uma lista de no máximo dez palavras. Quando ditarem palavras que não são escritas com a letra C acompanhada de uma vogal, dialogue com a turma até chegarem a um consenso.).
b- Vocês sabem o que é cedilha?
____________________________________________________________________
(Resposta pessoal. Para a correção, ouça as hipóteses dos alunos e solicite que ditem palavras que tenham cedilha. Se for necessário, eles podem procurar no texto lido anteriormente, em cartazes afixados na sala de aula ou em outros livros. Escreva-as na lousa, formando uma lista de no máximo dez palavras. Quando ditarem palavras que não são escritas com cedilha, dialogue com a turma até chegarem a um consenso.).
c- Agora, copie as palavras com cedilha que registramos na lousa.
________________________________________________
(Registro das palavras ditadas pela turma.).
d- Circule com lápis azul o Ç.
e- Sublinhe com lápis vermelho a letra que aparece depois do Ç.
f- Quais são as letras que você sublinhou? _______________________________ (Vogais: a, o, u.).
3- Leia as estrofes a seguir, observando as sílabas destacadas.
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
Agora, responda:
Observando as sílabas destacadas nas palavras acima e nas escritas na atividade anterior, a que conclusão podemos chegar sobre o uso do Ç?
___________________________________________________________
(Espera-se que a turma chegue a seguinte conclusão: só se usa cedilha em ça, ço, çu. Não se usa cedilha em, ce, ci nem no c em início de palavras.).
4- A cedilha muda o significado das palavras. Observe e faça como no modelo.
troca - troça
faca -
louca -
calca -
coca -
forca -
cocar -
5- Recorte de jornais, revistas ou panfletos de propagandas palavras com ca, co, cu, ce, ça, ço, çu. (Professor, providencie o material com antecedência ou peça que os alunos tragam de casa. Oriente o recorte e a colagem, especifique no máximo três palavras por sílaba. Socialize as palavras recortadas. Com a participação dos alunos, faça um registro coletivo na lousa, listando-as em colunas. Ao final, você poderá pedir que eles leiam coletivamente as palavras. Também poderá, se os alunos possuírem laptop do Programa Um Computador por Aluno - UCA, pedir que produzam o poema por meio do programa KWord acessando (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, por meio do tablet.).
Comente com seus alunos e/ou registre que: A letra c tem som de /k/ quando aparece antes das vogais a, o, u. A letra c tem som de /s/ quando aparece antes das vogais e, i. Para que a letra c tenha som de /s/ antes das vogais a, o, u, ela assume a forma ç. |
Observação: Caso seja necessário você poderá agendar outro horário para a continuidade das atividades propostas. Salientamos que na prática da sala de aula, competirá a você professor adequar cada passo ao nível do ano e da turma, devendo suprimir o que ainda não é possível executar, ou acrescentar atividades que possam ampliar os conhecimentos da turma.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Momento lúdico
Professor, atividades lúdicas são recursos importantes para ajudarem os alunos a compreenderem as atividades desenvolvidas.
Proponha um momento de realização de jogos e leitura de textos que contemplem a temática deste planejamento. Reserve um tempo no Laboratório de Informática ou se preferir, peça para os alunos jogarem e/ou lerem no laptop Classmate. Acesse o programa Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e digite os sítios abaixo com atenção. Esses sítios também poderão ser acessados no tablet, caso os alunos tenham acesso ao mesmo ou ainda em computadores do Laboratório de Informática. (Professor, é importante que você já tenha conhecimento das atividades para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes aos conteúdos trabalhados.).
Fonte: Sítio: “Imagem Eti”. Disponível em: <http://www.imagem.eti.br/jogo_com_letras/palavra_cruzada_de_encaixe_1.html>. Acesso em: 23 de out. 2013.
Fonte: Sítio: “Jogo da forca”. Disponível em:<http://www.educacaotransito.pr.gov.br/jogo_forcany_oficial.html >. Acesso em: 23 de out. 2013.
Fonte: Sítio: “Recanto das letras” - A história do Ç. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/contos/4353564>. Acesso em: 23 de out. 2013.
Para finalizar esse momento pergunte o que os alunos acharam das atividades e o que foi possível aprender. É importante que eles justifiquem suas respostas.
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Bingo Ortográfico C/Ç
Inicie a atividade perguntando aos alunos:
Jogo Bingo
Professor, para este momento você irá precisar do caderno de Língua Portuguesa para realizar um ditado de palavras com as letras C e Ç. Também deverá providenciar tabelas para que os alunos possam escrever algumas palavras que irão selecionar dentre as palavras ditadas. Faça assim:
1- Faça um ditado com 20 palavras com as letras C e Ç. Os alunos escreverão as palavras no caderno de Língua Portuguesa.
Sugestões de palavras que poderão ser ditadas:
almoço – morcego - melancia – cadarço – cigarra – sumiço – cenoura – pescoço – tecido – especial – açude – oceano – onça – berço – alface – caça – palhaço – açúcar – macio - cabeça.
2- Disponha um tempo para que os alunos consultem o dicionário, a fim de verificar se escreveram as palavras corretamente. Este momento é importante para que os alunos possam criar o hábito de consultar o dicionário.
3 – Entregue para cada aluno uma cartela de Bingo. Veja a cartela:
4- Solicite que os alunos escolham doze das vinte palavras ditadas para escrevê-las na cartela, com caneta ou lápis de cor. (Professor, verifique o que é melhor para seus alunos. Se eles utilizarem canetinhas hidrocor, você poderá pedir que as utilizem. O importante é que você possa verificar se o aluno não apagou a palavra durante a realização do Bingo.). Neste momento, é necessário lembrá-los que deverão escrever as palavras corretamente, caso contrário, mesmo que consigam preencher a cartela, não vencerão.
5- Escreva as vinte palavras em tirinhas de papel para fazer o Bingo.
6- Informe aos alunos que deverão assinalar a com um X as palavras ditadas.
7- Dite as palavras sorteadas.
8- O primeiro a marcar todas as palavras de sua cartela deverá levantar a mão e avisar: Bingo!
9- Será considerado vencedor aquele que completar toda a cartela. Importante: as palavras deverão estar escritas corretamente.
10- Ao final do jogo, você deverá conferir as palavras ditadas.
Ao final, faça uma roda de conversa com os alunos. Pergunte o que eles acharam, o que foi fácil e o que foi difícil.
Observação: Se o horário destinado a esta atividade não for suficiente, inclua mais um horário. A conclusão vai depender do nível de seus alunos. Você realizar o bingo em outro momento.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que façam a cartela do bingo por meio do programa KWord acessando ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Salve como documento do KWord na aba Arquivo clique em Salvar como. Depois faça a impressão e entregue para que os alunos escrevam as palavras que você irá ditar.
Professor, se quiser você poderá trabalhar com o texto instrucional, orientando-os sobre o jogo do Bingo. Lembre-os sobre quais as informações devem constar e a estrutura deste gênero textual. Se necessário, leve alguns modelos de textos instrucionais: receitas culinárias, instruções de jogos, manual de instalação de produtos ou outros.
Sugestão de link para o aluno:
Fonte: Sítio: “Youtube”. A bailarina. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=9UsKkiIx3Iw >. Acesso em: 23 de out. 2013.
Sugestões de links para professores:
Fonte: Sítio: “Revista Nova Escola”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/hora-escrever-certo-423515.shtml >. Acesso em: 23 de out. 2013. (Você encontrará um texto que descreve o momento de ensinar ortografia.).
Fonte: Sítio: “Revista Nova Escola”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/fundamentos/como-colocar-ordem-alfabetica-palavras-cedilha-428546.shtml>. (Você terá acesso ao texto: “Como colocar em ordem alfabética as palavras com cedilha?”) Acesso em: 23 de out. 2013.
Fonte: Sítio: “Planeta Atividades”. Disponível em: <http://www.planetaatividades.com/2012/04/atividades-com-cedilha-atividades-com-c.html >.Acesso em: 23 de out. 2013. (Neste sítio você encontrará atividades com o uso do ç).
Sugestão de bibliografia para o professor:
ZORZI, Jaime Luiz. Aprender a escrever: a apropriação do sistema ortográfico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
A avaliação deve ocorrer continuamente, como parte integrante e intrínseca do processo de ensino e de aprendizagem, e não após o fechamento das etapas do trabalho. A metodologia de avaliação deve ser motivadora e integradora, e permitir, além de diagnosticar o erro, ajudar o aluno a reformular suas hipóteses e seus saberes linguísticos. Por isso, durante as atividades propostas você deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. Os critérios de avaliação devem ser coerentes com os objetivos propostos, assim, observe se os alunos são capazes de encontrar estratégias para escrever palavras com as letras C e Ç; utilizar corretamente a ortografia na escrita de palavras; diferenciar palavras com as letras C e Ç; identificar e corrigir as questões ortográficas que envolvem as letras C e Ç; ampliar o repertório literário. Observe ainda, se conseguiram interagir com os pares durante a realização das atividades e se foram capazes de ler, de escrever e de compreender conteúdos de forma lúdica.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/08/2015
Cinco estrelasMUITO BOA
10/05/2015
Cinco estrelasParabéns , muito bom , me ajudou muito.
05/02/2015
Cinco estrelasMuito bom