Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo a fazer os biscoitos deliciosos!

 

25/11/2013

Autor e Coautor(es)
RUBIA VANESSA VICENTE DEMETRIO
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Participar de um momento de histórias com os amigos;
  • Compreender como fazer biscoitos caseiros;
  • Relacionar-se com os familiares dos colegas;
  • Experimentar diferentes texturas e criar formas com a massa de biscoito.
Duração das atividades
Cada momento durará aproximadamente 30 minutos e serão realizados em 2 dias.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula é planejada para um grupo de crianças com aproximadamente 3 anos. Para realização deste é necessária a articulação do professor e auxiliar, bem como, das cozinheiras da instituição e os familiares que desejarem desfrutar deste momento com o grupo.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Conversas na roda.

Materiais Necessários: tapetes, almofadas e história indicada no plano.

Neste primeiro momento, o professor organizará o espaço para a história com o auxilio das crianças. Nesta ocasião os adultos devem auxiliar o grupo a se acomodarem e conversar com eles explicando-lhes que ouvirão uma história especial e, para isso, devem ficar atentas a cada detalhe. A história sugerida para este plano é "O biscoito de Gengibre" da escritora Katherine Eaves (Ver recursos complementares). Durante a narrativa, o professor deverá envolvê-las, instigando-as sobre o que poderá surgir a seguir, criando uma atmosfera de curiosidade e de participação neste momento. As crianças que já conhecem essa narrativa podem contribuir para esse momento, adiantando alguns episódios ou verbalizando sua opinião. Escolhemos esta história com o objetivo de sensibilizá-las em relação a temática da velhice, bem como, sobre a feitura de biscoitos caseiros.

Livro: O biscoito de Gengibre

Escrito por Katherine Eaves

Disponível em: http://livros.r7.com/r7/busca/busca.asp?p=3&palavra=CIRANDA%20CULTURAL&modo_busca=A&f1=1&f19=1&search_id=80091984&search_id_log=141667776&sid=62497317415210188766712160

Acesso em: 04/11/2013

Com o término da narração, o professor irá conversar com as crianças sobre a história, procurando perceber suas impressões sobre o enredo e, principalmente, sobre as peripécias vividas pelo biscoito de gengibre. Em seguida, a conversa pode ser orientada com algumas perguntas que auxiliarão na reflexão sobre alguns aspectos da história, deste modo o professor deve perguntar:

  • Qual a diferença entre o biscoito da história e o biscoito que conhecem?
  • Alguém já viu um biscoito falar, correr e brincar como este ?
  • Quem sabe o que é biscoito caseiro? Já comeram algum?
  • As Vovós de vocês têm o hábito de preparar comidas deliciosas como essa Vovó do livro?

Observar a participação das crianças, neste momento, é importante para compreender de que forma os meninos e as meninas estão se apropriando dos conhecimentos trabalhados e como estes estão contribuindo para a objetivação da realidade e da fantasia e, por conseguinte, para refletir de que maneira o professor pode ampliar essas experiências. Além de observador, o professor deve atuar como mediador auxiliando crianças a se expressarem de forma adequada, fazendo as perguntas, de modo a proporcionar reflexões no grupo.

 

2º Momento: Vamos aprender a fazer um biscoito delicioso.

Materiais Necessários:Tapetes, almofadas, aparelho multimídia e o vídeo indicado no plano.

Dando continuidade ao plano, o professor apresentará o vídeo que irão assistir (ver recursos complementares), e falará um pouco sobre os programas e vídeos sobre culinária, enfatizando que muitas pessoas ensinam receitas deliciosas por meio de vídeos como o que assistirão a seguir. Em seguida, convidará às crianças para assistir ao vídeo. Escolhemos este vídeo com objetivo de dar visibilidade a este tipo de mídia. Com o término do filme, o professor deverá auxiliar o grupo a relembrar algumas cenas que mais gostaram e os detalhes da receita que aprenderam. Depois de ouvir as crianças, o professor irá combinar com elas a visita de uma Vovó para cozinhar com o grupo e ensinar-lhes alguns segredos presentes no preparado dos alimentos.

 

Imagem disponível em: http://blog.mazzaropi.com.br/aprenda-a-fazer-biscoitos-com-a-vovo-carmela

 Acesso em: 04/11/2013

É importante que o professor converse com os familiares das crianças e averigue a disponibilidade da uma Avó para participar deste momento com o grupo. O planejamento para este momento deve ser articulado com a visitante, para que as crianças possam participar e para que a Avó se sinta a vontade para ensinar às crianças a receita de biscoito. 

 

3º Momento: Visita da vovó

Materiais Necessários:Papel pardo, pincel atômico, embalagens dos ingredientes que compõe a receita.

No segundo dia, após o momento de acolhida, o professor irá conduzir o grupo para um espaço com tapetes e almofadas em que apresentará às crianças a atividade que realizarão. A seguir, apresentará a Vovó visitante e solicitará que as crianças contem a ela sobre a história do biscoito de gengibre e o vídeo que assistiram sobre culinária. Esse momento de conversa é fundamental para que as crianças participem, falem sobre as recordações do dia anterior e estabeleçam os primeiros vínculos com a visitante. O professor deve observar e na medida do possível registrar por escrito ou em filmagem, as muitas formas que as crianças utilizam para se expressar na roda. Esse momento se caracteriza como um momento rico, para que as crianças realizem perguntas a Vovó e em seguida a convidem para conhecer a instituição, conhecendo os espaços preferidos do grupo e suas possibilidades.

Depois deste pequeno passeio, a Vovó convidará as crianças para realizar uma culinária deliciosa, semelhante a que o programa “Mini Chefs” ensina em seu vídeo.

 

4º Momento: Uma culinária divertida

Materiais Necessários:Utensílios para a culinária (Formas, xícaras, talheres) e toucas.

Para o momento da culinária o professor deverá providenciar utensílios adequados para o uso das crianças (facas sem ponta) e chamar atenção para as medidas de segurança, como o cuidado com as lâminas presentes na faca e no liquidificador; e para com a higiene, explicando que todos devem ter cuidado, por exemplo, com os cabelos para que não caiam nos alimentos, etc. Depois desta conversa inicial a Vovó iniciará a culinária apresentando os ingredientes para as crianças, permitindo que toquem e identifiquem estes ingredientes, (esse momento de tocar os ingredientes deve ser planejado com Avó previamente) incentivando-os a perceber as características de cada ingrediente e a contar para os colegas se já o experimentaram ou não.

Em seguida, a Vovó com o auxilio das crianças, iniciará o preparo dos ingredientes, explicando-lhes suas ações, bem como, pensando nas possibilidades de receitas que podem fazer a partir dos ingredientes utilizados na receita. O grupo terá a possibilidade de auxiliar no momento de quebrar os ovos e de colocar os ingredientes no liquidificador. Após untar a forma, o professor deverá explicar que o biscoito irá para o forno e que o grupo irá experimentar no fim da tarde ou da manhã.

Recursos Complementares
Avaliação

Para avaliar esse plano, o professor deve observar de que forma as crianças apresentaram seus conhecimentos prévios; de que maneira a história escolhida e as conversas em grupo ampliaram o conhecimento das crianças sobre o tema e como elas interagiram no momento de culinária; É importante que o professor possa registrar as falas e ações das crianças, pois esse instrumento é fundamental para avaliar e estruturar as próximas intervenções com o grupo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.