Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos fazer e brincar de massinha?

 

25/11/2013

Autor e Coautor(es)
Roseli Iolanda da Cunha
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Avançar no desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;

• Desenvolver atenção, concentração e coordenação;

• Compartilhar um espaço de expressão com crianças e adultos, por meio de culinária;

• Desfrutar de momentos lúdicos e de muita imaginação.

Duração das atividades
As atividades deverão ser desenvolvidas em 3 momentos, não necessariamente consecutivos, com duração aproximada de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Primeiras considerações:

Essa aula foi pensada para crianças com idade entre 2 e 4 anos. Na Educação Infantil as brincadeiras com massinha de modelar fazem parte do cotidiano das crianças, visto que contribuem com diversas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento. Geralmente as crianças brincam com massinha em pequenos ou grandes grupos, o que possibilita a interação e momentos de imaginação e criatividade entre elas. Destacamos ainda a possibilidade de desenvolvimento da coordenação motora e da percepção de formas, cores e textura. Foi pensando em trazer novos elementos para enriquecer as brincadeiras com massinha, que elaboramos essa aula.

 

Primeiro Momento: Vamos fazer massinha?

 

Materiais: panela, colheres, bacia, copo, ingredientes da massinha.

 

Duração: 40 minutos

 

Organize um espaço onde a massinha possa ser preparada pelas crianças. Este deve ter uma mesa grande onde ficarão os materiais a serem utilizados no preparo da receita, e onde as crianças possam ficar em volta para manusear os ingredientes e acompanhar o preparo. Questione as crianças sobre o que acham que precisam para fazer a tão já conhecida massinha de modelar e, em seguida, vá apresentando os ingredientes que serão utilizados. Depois comece a questionar como fazer a massinha com aqueles ingredientes, e então, mediadas pelos adultos, as crianças vão aprendendo como prepará-la, e ajudando nesse preparo. Cada um pode colocar um ingrediente (uma colher de trigo ou sal, por exemplo). Após colocarem todos os ingredientes e misturá-los é hora de sovar a massa. Essa etapa deve ser feita pelo professor, que assim que perceber que a massa já está no ponto, pode dividi-la entre as crianças para que possam brincar com a massa, ainda quentinha.

 


 massinha

 

Fonte: Arquivo Institucional NDI-2013- Fotografia Roseli Cunha

 

 

Receita da Massinha (Receita da arte educadora Vânia Broering- NDI-) 

 

Ingredientes

  • 2 copos de farinha de trigo
  • 1 copo de sal
  • 2 colheres de chá de cremor de tártaro
  • 2 colheres de sopa de óleo de soja
  • 2 copos de água
  • anilina comestível

 

Como fazer

 

Em uma bacia misture todos os ingredientes secos: farinha de trigo, sal e cremor de tártaro. (O cremor de tártaro é um pó fino e branco que consiste em uma mistura de bitartarato de potássio e bicarbonato de sódio. É usado como agente fermentador em pães, suflês e bolos. Você encontra em supermercado, em loja de festas infantis, casas de doces ou até em farmácia)

Em uma panela, coloque o óleo, a água e a anilina e leve ao fogo até ferver. Depois despeje a mistura quente por cima dos ingredientes secos escaldando-os. Com uma colher, mexa para misturar todos os ingredientes, e depois amasse com as mãos até perceber que está no ponto da massinha de modelar. Depois de frio deve ser guardado em saco plástico fechado.

 

Segundo Momento: Fazendo bolos  de aniversário com a massinha

 

Materiais: a massa preparada pelo grupo, velinhas de aniversário e fósforos.

 

Duração: 40 minutos.

 

Reúna as crianças e as convide para brincar com a massinha que prepararam no dia anterior. Deixe que brinquem livremente, e quando achar oportuno convide o grupo para fazer bolos de aniversário. Conforme os bolos forem ficando prontos, diga as crianças que você trouxe velinhas de verdade para brincarem de cantar parabéns e apagá-las. Combine com o grupo que cada criança que desejar poderá apagar a velinha em seu bolo. Mas é importante a mediação do professor e o cuidado para acender uma vela por vez, para que não haja acidentes com o fogo. É imprescindível que o professor explique para as crianças os perigos e os danos que o fogo pode causar e que aquela brincadeira só poderá ser realizada com a presença de um adulto.  

 

 

massinha  massinha massinha

 

Fonte: Arquivo Institucional NDI-2013- Fotografias Roseli Cunha

 

 

 

Terceiro Momento: Atividade artística com  massinha 

 

Materiais: massa de modelar de 3 cores diferentes, folhas de papel canson.

 

Duração: 40 minutos.

 

Convide as crianças para brincar de massinha de uma maneira diferente. Disponibilize massa de 3 cores e explique que a ideia é ir colando a massa na folha e formando desenhos. Cada criança poderá fazer o desenho na forma que mais lhe agradar, de acordo com sua criatividade e imaginação.

 

 

massinha

 

Fonte: Arquivo Institucional NDI-2013- Fotografia Roseli Cunha

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação se dará de forma a acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, serão realizados observação e registro, que auxiliarão o professor a avaliar os seguintes aspectos: quais os momentos que a criança mais participou; como interagiu com os colegas; tinha conhecimentos prévios a respeito do tema; ampliou seus conhecimentos a esse respeito. No momento de tomar decisões, manteve-se segura diante de suas escolhas, ou influenciou-se facilmente pelas opiniões dos colegas; envolveu-se nessa atividade com autonomia e criatividade; manifestou interesse e concentração no momento de ouvir a receita e prepará-la. Os registros feitos pelo professor servirão também de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para avaliar sua prática pedagógica.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.