25/11/2013
Dalânea Cristina Flôr
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
• Avançar no desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;
• Desenvolver atenção, concentração e coordenação;
• Compartilhar um espaço de expressão com crianças e adultos, por meio de culinária;
• Desfrutar de momentos lúdicos e de muita imaginação.
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Primeiras considerações:
Essa aula foi pensada para crianças com idade entre 2 e 4 anos. Na Educação Infantil as brincadeiras com massinha de modelar fazem parte do cotidiano das crianças, visto que contribuem com diversas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento. Geralmente as crianças brincam com massinha em pequenos ou grandes grupos, o que possibilita a interação e momentos de imaginação e criatividade entre elas. Destacamos ainda a possibilidade de desenvolvimento da coordenação motora e da percepção de formas, cores e textura. Foi pensando em trazer novos elementos para enriquecer as brincadeiras com massinha, que elaboramos essa aula.
Primeiro Momento: Vamos fazer massinha?
Materiais: panela, colheres, bacia, copo, ingredientes da massinha.
Duração: 40 minutos
Organize um espaço onde a massinha possa ser preparada pelas crianças. Este deve ter uma mesa grande onde ficarão os materiais a serem utilizados no preparo da receita, e onde as crianças possam ficar em volta para manusear os ingredientes e acompanhar o preparo. Questione as crianças sobre o que acham que precisam para fazer a tão já conhecida massinha de modelar e, em seguida, vá apresentando os ingredientes que serão utilizados. Depois comece a questionar como fazer a massinha com aqueles ingredientes, e então, mediadas pelos adultos, as crianças vão aprendendo como prepará-la, e ajudando nesse preparo. Cada um pode colocar um ingrediente (uma colher de trigo ou sal, por exemplo). Após colocarem todos os ingredientes e misturá-los é hora de sovar a massa. Essa etapa deve ser feita pelo professor, que assim que perceber que a massa já está no ponto, pode dividi-la entre as crianças para que possam brincar com a massa, ainda quentinha.
Fonte: Arquivo Institucional NDI-2013- Fotografia Roseli Cunha
Receita da Massinha (Receita da arte educadora Vânia Broering- NDI-)
Ingredientes
Como fazer
Em uma bacia misture todos os ingredientes secos: farinha de trigo, sal e cremor de tártaro. (O cremor de tártaro é um pó fino e branco que consiste em uma mistura de bitartarato de potássio e bicarbonato de sódio. É usado como agente fermentador em pães, suflês e bolos. Você encontra em supermercado, em loja de festas infantis, casas de doces ou até em farmácia)
Em uma panela, coloque o óleo, a água e a anilina e leve ao fogo até ferver. Depois despeje a mistura quente por cima dos ingredientes secos escaldando-os. Com uma colher, mexa para misturar todos os ingredientes, e depois amasse com as mãos até perceber que está no ponto da massinha de modelar. Depois de frio deve ser guardado em saco plástico fechado.
Segundo Momento: Fazendo bolos de aniversário com a massinha
Materiais: a massa preparada pelo grupo, velinhas de aniversário e fósforos.
Duração: 40 minutos.
Reúna as crianças e as convide para brincar com a massinha que prepararam no dia anterior. Deixe que brinquem livremente, e quando achar oportuno convide o grupo para fazer bolos de aniversário. Conforme os bolos forem ficando prontos, diga as crianças que você trouxe velinhas de verdade para brincarem de cantar parabéns e apagá-las. Combine com o grupo que cada criança que desejar poderá apagar a velinha em seu bolo. Mas é importante a mediação do professor e o cuidado para acender uma vela por vez, para que não haja acidentes com o fogo. É imprescindível que o professor explique para as crianças os perigos e os danos que o fogo pode causar e que aquela brincadeira só poderá ser realizada com a presença de um adulto.
Fonte: Arquivo Institucional NDI-2013- Fotografias Roseli Cunha
Terceiro Momento: Atividade artística com massinha
Materiais: massa de modelar de 3 cores diferentes, folhas de papel canson.
Duração: 40 minutos.
Convide as crianças para brincar de massinha de uma maneira diferente. Disponibilize massa de 3 cores e explique que a ideia é ir colando a massa na folha e formando desenhos. Cada criança poderá fazer o desenho na forma que mais lhe agradar, de acordo com sua criatividade e imaginação.
Fonte: Arquivo Institucional NDI-2013- Fotografia Roseli Cunha
outras receitas de massinha
http://aartedeensinareaprender.blogspot.com.br/2012/05/receitas-caseiras-massa-de-modelar.html
A avaliação se dará de forma a acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, serão realizados observação e registro, que auxiliarão o professor a avaliar os seguintes aspectos: quais os momentos que a criança mais participou; como interagiu com os colegas; tinha conhecimentos prévios a respeito do tema; ampliou seus conhecimentos a esse respeito. No momento de tomar decisões, manteve-se segura diante de suas escolhas, ou influenciou-se facilmente pelas opiniões dos colegas; envolveu-se nessa atividade com autonomia e criatividade; manifestou interesse e concentração no momento de ouvir a receita e prepará-la. Os registros feitos pelo professor servirão também de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para avaliar sua prática pedagógica.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!