Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


World Cup 2010

 

29/10/2009

Autor y Coautor(es)
FERNANDA LANZA DE SOUZA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA MUNICIPAL HELIO PELLEGRINO

Luciana de Oliveira, Jeanne Almeida Gomes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Revisão e enriquecimento de vocabulário sobre esportes
- Revisão oral de comparativos e superlativos
- Prática das estrátégias de leitura skimming e scanning
- Vocabulário: países e nacionalidades
- Prática oral e escrita do modal can para falar sobre habilidades

Duração das atividades
2 a 3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Vocabulário: esportes, países e nacionalidades
- Estrutura gramatical: comparativos e superlativos

Estratégias e recursos da aula
                   

Introdução

A aula apresentada a seguir é destinada a alunos que já possuem um conhecimento intermediário da língua inglesa. Essa atividade pode ser realizada em uma turma de segundo ou terceiro anos do segundo grau, por exemplo, com adolescentes de uma faixa etária entre 16 e 17 anos.
A aula é desenvolvida a partir de um tema que é extremamente atual e interessante para o público alvo. Por ser um tópico amplamente divulgado por todas as mídias, principalmente, pela televisão, os alunos se sentirão motivados a pesquisar e aprender mais sobre ele. Também por esse motivo, os alunos poderão usar vastamente o conhecimento prévio que têm sobre o assunto.


Outro fator que pode motivar ainda mais os alunos é o fato de ser uma aula desenvolvida com o uso do computador, mais especificamente, com o uso da Internet. Coscarelli (2005) apóia o uso dessa ferramenta de ensino afirmando que “a escola precisa encarar seu papel, não mais apenas de transmissora de saber, mas de ambiente de construção do conhecimento. Os alunos precisam saber aprender, saber onde encontrar as informações de que precisam e ter autonomia para lidar com essas informações, avaliando, questionando e aplicando aquelas que julgarem úteis e pertinentes”.


Segundo a classificação de Brandl (2002) , essa seria uma aula “facilitada” pelo professor, já que esse pré-seleciona o site a ser usado bem como direciona as atividades através dos links a serem visitados. Essa orientação pelo professor visa auxiliar os alunos na exploração de textos não-lineares (hipermídia), evitando, ao mesmo tempo, que eles se percam frente ao grande número de informações trazidas pelo site através dos seus inúmeros links.


Essa aula pretende, portanto, apresentar ao aluno mais uma fonte de materiais de leitura, além de uma maneira interessante de buscar conhecimento. Espera-se que, uma vez familiarizado com o meio virtual, ele utilize-o de maneira autônoma, buscando informações relevantes a sua realidade e que, dessa forma, pratique cada vez mais o “aprender a aprender”.

1. COSCARELLI, C. Alfabetização e letramento digital. In: COSCARELLI, C.; RIBEIRO, A. E. (Orgs.). Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p.25-40.

2. BRANDL, K. Integrating Internet-based reading materials into the foreign language curriculum: from teacher to student-centered approaches. Language Learning & Technology. V.6, n.3, September 2002, p.87-107.

O material abaixo deve ser formatado em papel A4 e fotocopiado para os(as) alunos(as).

1a página:

1. Talking about sports

1.1 - Work in groups. Discuss with your classmates:

a) Do you like sports? What sports do you like?

b) Do you practice / watch any sports? Which?


c) What sport do you consider…

- the most exciting ?
- the most boring?
- the noisiest?
- the least popular ?

    

http://www.nytimes.com/2007/11/28/sports/othersports/28cycling.html

(acesso em 18/08/09)

(Insira nessa página fotos / ilustrações de vários esportes como: ciclismo, natação, atletismo, futebol, basquete, boxe, levantamento de peso, entre outros. Várias fotos podem ser encontradas no site Google Images: http://images.google.com.br/)

2a página

1.2 - Answer the quiz and check your knowl edge about sports.

I. All these are water sports, except:
a. sailing
b. squash
c. t rampoline
d. wa ter polo
II. How many times has Italy been the World Cup champion?
a) twice
b) three times
c) four times
d) five times
III. Oscar Schmidt used to play…
a. volleyball
b. basketball
c. beach volleyball
d. football
IV. Which of these is a team sport?
a. weightlifting
b. judo
c. w restling
d. hockey

V. Which sport is pra cticed with an animal?
a. equestrian

b. shooting
c. archery
d. badminton

VI. Where did the last World Cup Championship take place?
a. Germany
b. France
c. Italy
d. The USA

Insira no questionário outras fotos / ilustrações de modalidades esportivas como: judô, hipismo, squash, etc.

Check your score. Ask the teacher.

6: Congratulations! You love sports!
5 – 4: Very good!
3 – 2: OK...
1: Bad!
0: Too bad... Talk to your PE teacher!

Sports Quiz

 
3a página:

2. Getting informed about sports events
2.1 How about visiting the 2010 FIFA World Cup official site and learning more about it? Visit the site below and … Welcome to the FIFA World Cup in South Africa!!!  

 http://www.fifa.com/worldcup/index.html 

(Acesso em 18 / 08 / 09)

2.2 Read the first page and think about the questions below:

a) What information can we get from this page?

b) Who, in your opinion, would visit this page?

c) Which link(s) would these people visit?
- sports people
- volunteers
- tourists
- journalists
(Insira, se possível, o logo da Copa do Mundo próximo a essa atividade)

3. Enjoying an sports event

3.1 Imagine you are going to South Africa to watch your country play the games. You have US$ 1.000, 00. Go to the proper page and buy your tickets. Fill in the chart below and organize your timetable.

Event
Date
Time
City
Price
Matches: Brazil

4a página

4. Learning more about countries and The World Cup

4.1 - Let’s learn more about the FIFA World Cup South Africa. Go back to the first page (check the address on section 1) and click on Teams on your left.

Tip:
Pictures can help you a lot
with the words you don’t know!


a) How many countries have you heard about? What are their nationalities?

b) Read the list and click on the Brazilian flag. What information can you find about our country?

Vocabulary kick
Nationalities
-(i)an, -ese, -ish are common endings for nationalities, for example:

Brazil – Brazilian
Japan – Japanese
England – English

Can you list more examples of each ending?

5a página

5. Exchanging information about countries and the World Cup

5.1 Your class will be divided in groups of three students. Each group will choose a different country. Prepare a chart / a poster about it. You can focus on:

- its participation at the World Cup
- a brief history
- some of its famous players < br />- interesting facts abou t it

Make a panel in the corridor of your school to inform other students about this count ry. Don’t forget to include pictures on the pa nel!

O rientações para o professor:

Por ser sobre a Copa do Mundo de Futebol de 2010 na África do Sul, o professor poderá trabalhar com essa aula e seu tema até o ano seguinte. As atividades propostas podem ser modificadas já que o site oficial do evento é frequentemente atualizado, trazendo sempre novas informações.

Propõe-se que essa aula de leitura seja realizada em um laboratório de informática, permitindo inclusive que dois ou três alunos utilizem o mesmo computador.

1. Talking about sports: Essa atividade serve como u m warm-up, uma introdução ao tema esportes e uma previsão do vocabulário relacionado ao tema.

1.1. Em grup os, os alunos devem ler as perguntas e conversar sobre suas opiniões / prefer ências.
- O professor deve brevemente rever o uso das formas comparativa e superlativa, bem como monitorar e ajudar quando necessário.

1.2. Os alunos devem responder às perguntas do quiz individualmente e comparar suas respostas em pares. Em seguida, o professor deverá corrigi-lo e cada um deverá checar seu placar. O professor pode, então, propor uma breve discussão sobre esportes, destacando o futebol como o mais popular no Brasil.
Respostas: I – b / II – c / III – b / IV – d / V – a / VI – a

2. Getting informed about sports events

2.1. Essa atividade apresenta aos alunos o site official da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.
Chame a atenção dos alunos para que digitem corretamente o “endereço” / URL mostrado na atividade. (URL: Universal Resource Locator / http: hiper text transfer protocol)

http://www.fifa.com/worldcup/index.html ( Acesso em 18/08/09 )

2.2. Estabeleça um tempo de aproximadamente 10 min. Para que os alunos façam um skimming da página e façam previsões sobre quais informações poderão encontrar em cada link. Após essa identificação do conteúdo geral do site, leia as perguntas de a – c e comentem as respostas.

3. Enjoying an sports event

Peça aos alunos para imaginar que irão à África do Sul assistir alguns jogos da Copa do Mundo. Eles devem, então, fazer o scanning da página a fim de localizar os links com as informações sobre os locais, horários e ingressos para os jogos. Permita que os alunos naveguem por algum tempo, para que encontrem os links necessários. Além de praticar o scanning os alunos também aplicarão estratégias como: o uso de palavras cognatas, o reconhecimento de informação não-verbal (bandeiras) e o reconhecimento de palavras estrangeiras usadas no Português (ticket).

4. Learning more about countries and The World Cup

4.1 Nessa atividade, os alunos reconhecerão vários países e suas nacionalidades. Caso não consigam identificá-las, eles devem clicar no link sobre o país e encontrar a nacionalidade correspondente. Em seguida, deverão classificar as nacionalidades de acordo com suas terminações / sufixos.

A fim de praticar o uso das estratégias de uso do conhecimento prévio, palavras cognatas bem como o scanning, os alunos devem acessar o link sobre o Brasil e localizar algumas informações sobre nosso país.

5. Exchanging information about countries and the World Cup

5.1. Divida a sala em grupos de 3 alunos e peça a cada grupo que escolha um país participante da Copa do Mundo. Certifique-se de que os grupos escolham países diferentes e que um grupo escolha a Africa do Sul. Os alunos devem acessar o link do país selecionado e levantar informações que consideram relevantes / interessantes.

Essa atividade traz um propósito real à atividade de leitura sugerida nessa aula.

Recursos Complementares

http://en.wikipedia.org/wiki/FIFA_World_Cup (Acesso em 18 / 08 / 09)
http://www.fifa.com/ (Acesso em 18 / 08/ 09)
http://www.southafrica.net (Acesso em 18 / 08/ 09)

Avaliação

Por ser uma aula baseada em atividades de leitura, o professor perceberá o avanço ou desenvolvimento dos alunos através das discussões propostas. Como nem sempre haverá apenas uma resposta correta, os alunos se sentirão motivados a participar e perceberão como o uso de algumas estratégias de leitura ajuda na realização das atividades. A atividade final proposta (confecção de pôster / painel) também mostrará ao professor o desenvolvimento da compreensão leitora dos aprendizes.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • teacher Chris, EMEF Prof Ildete Mendonça Barbosa , São Paulo - dijo:
    mptdasilva@ig.com.br

    10/06/2010

    Cinco estrelas

    A ideia foi boa. Usei-a, com algumas adaptações, para o 8 ano do Ensino Fundamental.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.