Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Tem/têm, vem/vêm e correlatos

 

25/11/2013

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Educação Escolar Indígena Línguas Análise linguística e sociolinguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Deduzir a regra de uso do tem /têm e vem/vêm.
  • Comparar a regra dos verbos ter e vir e seus correlatos na 3ª pessoa do discurso, no singular e no plural, percebendo semelhanças e diferenças.
  • Usar adequadamente os verbos ter e vir e seus correlatos na 3ª pessoa do singular e ou plural.
Duração das atividades
100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conjugação verbal.
  •  Tipos de sujeito.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • Projetor;
  • tiras de papéis;
  • computador e internet;
  • celular com câmera filmadora;
  • discussão oral e coletiva;
  • atividades individuais e em duplas.

 

Módulo 1

Atividade 1

O objetivo da atividade é levar os alunos, por meio da indução, à regra de uso do tem /têm e vem/vêm.

 

Os alunos lerão, por meio de projeção, alguns fragmentos de textos abaixo:

 

a) “Jovens brasileiros têm que madrugar para se reunir nos EUA"

Disponível em: http://www.cnbb.org.br/da-mobilidade-humana/12525-jovens-brasileiros-tem-que-madrugar-para-se-reunir-nos-eua. Acesso em: 23 nov. 2013

b) “O que sua loja tem que as outras não têm?”

Disponível em: http://www.cdlvca.com/v1/2013/11/04/o-que-sua-loja-tem-que-as-outras-nao-tem/. Acesso em: 23 nov. 2013

c) "O que os grandes investidores do mercado de ações têm que você não tem?"

Disponível em:http://www.opequenoinvestidor.com.br/2013/10/grandes-investidores-mercado-acoes-voce-nao/.  Acesso em: 23 nov. 2013.

d) “Lançamento Goody: Eles vêm aí.... e vem mais um passatempo!”

Disponível em: http://bongop-leituras-bd.blogspot.com.br/2013/09/lancamento-goody-eles-vem-ai-e-vem-mais.html.  Acesso em: 23 nov. 2013.

e)“CDU e BE: dirigentes nacionais vêm dar uma "mãozinha" às candidaturas locais”

Disponível em: http://acincotons.blogspot.com.br/2013/09/cdu-e-be-dirigentes-nacionais-vem-dar.html.  Acesso em: 23 nov. 2013.

f) “Você sabe de onde vêm o elefante branco e o bode expiatório?”

Disponível em : http://g1.globo.com/platb/portugues/2013/11/19/voce-sabe-de-onde-vem-o-elefante-branco-e-o-bode-expiatorio/. Acesso em: 23 nov. 2013.

 

Depois da leitura desses fragmentos, os alunos terão de chegar a uma conclusão em relação ao uso dos verbos ter e vir, conjugados na terceira pessoa do singular e plural. As conclusões deverão ser anotadas em tiras de papel individualmente.

 

Após a conclusão individual, o professor coletará as tiras de papel e, misturando-as, as lerá em voz alta, para que os alunos, a partir da conclusão individual de cada discente da turma, realizem o percentual de respostas correlatas. Por exemplo: se em uma sala de 30 alunos, 15 deles escreveram conclusões similares acerca do uso dos verbos ter e do vir na 3ª pessoa, a percentagem será de 50% de alunos que chegaram à mesma conclusão.  Após a percentagem, de forma coletiva, os alunos terão de levantar hipóteses acerca dos números. Isso levará a um mapeamento da sala, quanto às inferências produzidas, isto é, permitirá discussões acerca do tipo de raciocínio utilizado: indutivo. "Por que se pensou dessa forma? O que levou a esse pensamento?"

 

 

Atividade 2

O objetivo dessa atividade é formalizar a regra quanto ao uso dos verbos ter e vir, conjugados na 3ª pessoa do singular e plural.

 

O professor formalizará com os alunos a regra relativa ao uso dos verbos ter e vir com e sem acento, na 3ª pessoa do singular e plural. Para tanto, os alunos deverão acessar ou ler os sítios em projeção:

Disponível em:

http://www.brasilescola.com/gramatica/tem-tem.htm

http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/formas-de-plural-dos-verbos-derivados-de-ter-e-vir-recebem-acento-circunflexo.jhtm

Acesso em: 23 nov. 2013.

 

Ainda, os alunos assistirão ao vídeo explicativo sobre a regra:

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=1RCw4PgmBj8.  Acesso em: 23 nov. 2013.

1

 

Em seguida, em duplas, os alunos deverão gravar, utilizando o próprio celular, um vídeo de um minuto para explicar a regra.

 

Professor,  mostre um exemplo para eles, por meio da projeção do vídeo:

 Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ePYYUggATQI.  Acesso em: 23 nov. 2013.


2

 

Após as gravações, o professor sorteará algumas para serem visualizadas pela turma. A visualização deverá acontecer logo após a gravação do vídeo, por meio de conexão do cabo USB no computador do professor ou ainda poderá acontecer em momento posterior, depois da edição de vídeo.

Para editar o vídeo, os alunos podem acessar ou o Windows Movie Maker, que costumeiramente já tem no programa Windows, ou o Camtasia:

Disponível em: http://camtasia-studio.softonic.com.br/. Acesso em: 23 nov. 2013.

Professor, para essa atividade ser exitosa é preciso que previamente combine com os alunos de eles levarem os celulares para a sala com os respectivos cabos de conexão ao computador.

 

Atividade 3

O objetivo da atividade é os alunos verificarem a regra dos correlatos dos verbos ter e vir quanto à acentuação na 3ª pessoa do discurso, no singular e no plural.

 

Depois, o professor mostrará aos alunos mais trechos de textos e questionará sobre os correlatos dos verbos ter e vir, na 3ª pessoa do singular e do plural: reter, deter, entreter, manter, conter, convir, intervir, advir...

 

  • Eles têm a mesma regra dos verbos ter e vir, na 3ª pessoa do singular e do plural?

 

a) “Decisão do presidente do TJ mantém aumento do IPTU em São Paulo”

 Disponível em: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/11/decisao-do-presidente-do-tj-mantem-aumento-do-iptu-em-sao-paulo.html. Acesso em: 23 nov. 2013.

b) “Conforme o previsto, vândalos mantêm invasão da Reitoria da USP.”

Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/conforme-o-previsto-vandalos-mantem-invasao-da-reitoria-da-usp-querem-a-pm-porque-assim-aparecerao-como-vitimas-e-herois-na-tv-nos-jornais-e-nos-portais/. Acesso em: 23 nov. 2013.

c) “Tudo é permitido, mas nem sempre me convém”

Disponível em: http://cra-rj.org.br/site/cra_rj/espaco_opiniao_artigos/index.php/2013/04/02/tudo-e-permitido-mas-nem-sempre-me-convem/#hlv8TU6Dqpiq600l.99. Acesso em: 23 nov. 2013.

d) “Seguro: Palavras de Cavaco convêm ao Governo “mas não ao País””

Disponível em : http://economico.sapo.pt/noticias/seguro-palavras-de-cavaco-convem-ao-governo-mas-nao-ao-pais_179870.html. Acesso em: 23 nov. 2013.

e)“COMUNISMO E FASCISMO ADVÊM DE UMA MESMA INSPIRAÇÃO”

 Disponível em: http://everleit.wordpress.com/2013/06/06/comunismo-e-fascismo-advem-de-uma-mesma-inspiracao/. Acesso em: 23 nov. 2013.

f)“O conforto salutar que advém da FÉ em DEUS”

Disponível em: http://sandra-medina.blogspot.com.br/2013/05/o-conforto-salutar-que-advem-da-fe-em.html. Acesso em: 23 nov. 2013.

 

Professor, a ideia é que os alunos discutam oral e coletivamente sobre a regra dos correlatos, chegando à conclusão de que, quando estão na 3ª pessoa do singular, apresentam em sua ortografia acento agudo, e quando estão na 3ª pessoa do plural, apresentam acento circunflexo, conforme mostra tabela:

 

Ele tem

Eles têm

Ela vem

Elas vêm

Ele retém

Eles retêm

Ele intervém

Eles intervêm

Ele mantém

Eles mantêm

Ela advém

Elas advêm

Etc

 

Para checar as deduções, o professor, em projeção, acessará um conjugador de verbos, colocando todos os correlatos e destacando, com os alunos, a 3ª pessoa do singular e do plural.

 

 Conjugadores verbais disponíveis online:

 

3

Disponível em: http://linguistica.insite.com.br/mod_perl/conjugue. Acesso em: 23 nov. 2013.

 

 

4

Disponível em: http://www.conjugador.com.br/. Acesso em: 23 nov. 2013.

 

Professor, é pertinente fazer a ressalva com os alunos quanto aos verbos crer, dar, ler e ver e seus derivados sobre sua conjugação na 3ª pessoa do plural: os hiatos (-ee), conforme novo acordo, perderam o acento circunflexo:

 

Ele crê – eles creem
Ele dê – eles deem (=presente do subjuntivo);
Ele lê – eles leem;
Ele vê – eles veem.
Essa regra também vale para os verbos derivados:
Ele relê – eles releem;
Ele prevê – eles preveem.

 

 

Atividade 4

O objetivo é os alunos exercitarem as regras quanto ao uso dos verbos ter e vir e seus correlatos na 3ª pessoa.

 

O professor ou poderá xerocopiar as atividades abaixo ou projetá-las e os alunos copiarem-nas no caderno ou responderem-nas oralmente.

 

1. Leia o texto abaixo, cuja acentuação foi omitida:

“Todas as pessoas que tem muito poder acabam só. Outras que 
não tem nada são as que veem o mundo de outra maneira, com mais carinho e cuidado com o próximo.”

Assinale a opção correta:

a) Na linha 1, deve ser colocado um acento agudo.

b) Nas linhas 1 e 2, devem ser colocados dois acentos agudos e um circunflexo.

c) Na linha 2, devem ser colocados dois acentos agudos.

d) Na linha 1, deve ser colocado um acento circunflexo.

e) Nas linhas 1 e 2, devem ser colocados dois acentos agudos.

 Disponível em: http://questoesconcursos.blogspot.com.br/2011/04/exercicios-novo-acordo-ortografico.html. Acesso em: 23 nov. 2013.

 

 

2. “"Essa estrutura binária, até então concebida apenas em teoria, pode ajudar a entender como se formam esses monstros galácticos, que tem massas de até 100 mil vezes a do Sol."

Qual o problema do trecho em questão? Explique o porquê da inadequação e corrija-o.

Adaptado de: http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/verbo-ter-recebe-acento-no-plural.jhtm. Acesso em: 23 nov. 2013.

 

3.  Na  oração:   “Um  estudante e um padre vêm de muito longe pelas estradas do sertão...”.  A palavra destacada  é uma flexão do  verbo:

(A)  vir conjugado    na terceira     pessoa       do       plural  (eles).

(B)  ver conjugado   na terceira     pessoa       do       plural  (eles).

(C)  vir conjugado   na terceira     pessoa        do       singular (ele).

(D)  ver conjugado   na terceira     pessoa       do       singular (ele).

 

4. O acento  circunflexo empregado no verbo ter na oração:  “Como eles não têm outra opção...”

(A)  está errado. Não se usa acento circunflexo em nenhuma das flexões  do verbo ter.

(B)  está errado. Deacordo com a novaortografia não são mais acentuados.

(C)  está correto por se tratar do verbo ter conjugado na terceira pessoa do plural.

(D)  está correto porse tratar do verbo ter conjugado na terceira pessoa do singular.

 

Exercícios 3 e 4 disponíveis em: http://emefrevdeiro.files.wordpress.com/2012/08/01_lingua_portuguesa_7ano1.pdf. Acesso em: 23 nov. 2013.

Recursos Complementares

Para leitura do professor e ou do aluno:

http://g1.globo.com/platb/portugues/2010/12/

http://www.ph.com.br/upload/2012/ACORDO_ORTOGRAFICO2.pdf.

Acesso em: 23 nov. 2013.

Avaliação

Nessa proposta que tem por objetivo trabalhar a concordância do verbo ter e vir e seus correlatos, a ideia é que os alunos reconheçam e compreendam a forma diferenciada de sua conjugação na 3ª pessoa do discurso, tanto no plural quanto no singular. Nesse sentido, as atividades foram pensadas para que, primeiramente, o aluno reconheça a forma diferente; segundo, o aluno conclua qual a diferença e proponha a regularidade da diferença; terceiro, o aluno formalize a regra e exercite-a.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.