25/11/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Análise linguística e sociolinguística |
Estratégias e recursos:
O objetivo da atividade é levar os alunos, por meio da indução, à regra de uso do tem /têm e vem/vêm.
Os alunos lerão, por meio de projeção, alguns fragmentos de textos abaixo:
Disponível em: http://www.cnbb.org.br/da-mobilidade-humana/12525-jovens-brasileiros-tem-que-madrugar-para-se-reunir-nos-eua. Acesso em: 23 nov. 2013
Disponível em: http://www.cdlvca.com/v1/2013/11/04/o-que-sua-loja-tem-que-as-outras-nao-tem/. Acesso em: 23 nov. 2013
Disponível em:http://www.opequenoinvestidor.com.br/2013/10/grandes-investidores-mercado-acoes-voce-nao/. Acesso em: 23 nov. 2013.
Disponível em: http://bongop-leituras-bd.blogspot.com.br/2013/09/lancamento-goody-eles-vem-ai-e-vem-mais.html. Acesso em: 23 nov. 2013.
Disponível em: http://acincotons.blogspot.com.br/2013/09/cdu-e-be-dirigentes-nacionais-vem-dar.html. Acesso em: 23 nov. 2013.
Disponível em : http://g1.globo.com/platb/portugues/2013/11/19/voce-sabe-de-onde-vem-o-elefante-branco-e-o-bode-expiatorio/. Acesso em: 23 nov. 2013.
Depois da leitura desses fragmentos, os alunos terão de chegar a uma conclusão em relação ao uso dos verbos ter e vir, conjugados na terceira pessoa do singular e plural. As conclusões deverão ser anotadas em tiras de papel individualmente.
Após a conclusão individual, o professor coletará as tiras de papel e, misturando-as, as lerá em voz alta, para que os alunos, a partir da conclusão individual de cada discente da turma, realizem o percentual de respostas correlatas. Por exemplo: se em uma sala de 30 alunos, 15 deles escreveram conclusões similares acerca do uso dos verbos ter e do vir na 3ª pessoa, a percentagem será de 50% de alunos que chegaram à mesma conclusão. Após a percentagem, de forma coletiva, os alunos terão de levantar hipóteses acerca dos números. Isso levará a um mapeamento da sala, quanto às inferências produzidas, isto é, permitirá discussões acerca do tipo de raciocínio utilizado: indutivo. "Por que se pensou dessa forma? O que levou a esse pensamento?"
O objetivo dessa atividade é formalizar a regra quanto ao uso dos verbos ter e vir, conjugados na 3ª pessoa do singular e plural.
O professor formalizará com os alunos a regra relativa ao uso dos verbos ter e vir com e sem acento, na 3ª pessoa do singular e plural. Para tanto, os alunos deverão acessar ou ler os sítios em projeção:
Disponível em:
http://www.brasilescola.com/gramatica/tem-tem.htm
Acesso em: 23 nov. 2013.
Ainda, os alunos assistirão ao vídeo explicativo sobre a regra:
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=1RCw4PgmBj8. Acesso em: 23 nov. 2013.
Em seguida, em duplas, os alunos deverão gravar, utilizando o próprio celular, um vídeo de um minuto para explicar a regra.
Professor, mostre um exemplo para eles, por meio da projeção do vídeo:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ePYYUggATQI. Acesso em: 23 nov. 2013.
Após as gravações, o professor sorteará algumas para serem visualizadas pela turma. A visualização deverá acontecer logo após a gravação do vídeo, por meio de conexão do cabo USB no computador do professor ou ainda poderá acontecer em momento posterior, depois da edição de vídeo.
Para editar o vídeo, os alunos podem acessar ou o Windows Movie Maker, que costumeiramente já tem no programa Windows, ou o Camtasia:
Disponível em: http://camtasia-studio.softonic.com.br/. Acesso em: 23 nov. 2013.
Professor, para essa atividade ser exitosa é preciso que previamente combine com os alunos de eles levarem os celulares para a sala com os respectivos cabos de conexão ao computador.
O objetivo da atividade é os alunos verificarem a regra dos correlatos dos verbos ter e vir quanto à acentuação na 3ª pessoa do discurso, no singular e no plural.
Depois, o professor mostrará aos alunos mais trechos de textos e questionará sobre os correlatos dos verbos ter e vir, na 3ª pessoa do singular e do plural: reter, deter, entreter, manter, conter, convir, intervir, advir...
Disponível em: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/11/decisao-do-presidente-do-tj-mantem-aumento-do-iptu-em-sao-paulo.html. Acesso em: 23 nov. 2013.
Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/conforme-o-previsto-vandalos-mantem-invasao-da-reitoria-da-usp-querem-a-pm-porque-assim-aparecerao-como-vitimas-e-herois-na-tv-nos-jornais-e-nos-portais/. Acesso em: 23 nov. 2013.
Disponível em: http://cra-rj.org.br/site/cra_rj/espaco_opiniao_artigos/index.php/2013/04/02/tudo-e-permitido-mas-nem-sempre-me-convem/#hlv8TU6Dqpiq600l.99. Acesso em: 23 nov. 2013.
Disponível em : http://economico.sapo.pt/noticias/seguro-palavras-de-cavaco-convem-ao-governo-mas-nao-ao-pais_179870.html. Acesso em: 23 nov. 2013.
Disponível em: http://everleit.wordpress.com/2013/06/06/comunismo-e-fascismo-advem-de-uma-mesma-inspiracao/. Acesso em: 23 nov. 2013.
Disponível em: http://sandra-medina.blogspot.com.br/2013/05/o-conforto-salutar-que-advem-da-fe-em.html. Acesso em: 23 nov. 2013.
Professor, a ideia é que os alunos discutam oral e coletivamente sobre a regra dos correlatos, chegando à conclusão de que, quando estão na 3ª pessoa do singular, apresentam em sua ortografia acento agudo, e quando estão na 3ª pessoa do plural, apresentam acento circunflexo, conforme mostra tabela:
Ele tem |
Eles têm |
Ela vem |
Elas vêm |
Ele retém |
Eles retêm |
Ele intervém |
Eles intervêm |
Ele mantém |
Eles mantêm |
Ela advém |
Elas advêm |
Etc |
Para checar as deduções, o professor, em projeção, acessará um conjugador de verbos, colocando todos os correlatos e destacando, com os alunos, a 3ª pessoa do singular e do plural.
Conjugadores verbais disponíveis online:
Disponível em: http://linguistica.insite.com.br/mod_perl/conjugue. Acesso em: 23 nov. 2013.
Disponível em: http://www.conjugador.com.br/. Acesso em: 23 nov. 2013.
Professor, é pertinente fazer a ressalva com os alunos quanto aos verbos crer, dar, ler e ver e seus derivados sobre sua conjugação na 3ª pessoa do plural: os hiatos (-ee), conforme novo acordo, perderam o acento circunflexo:
Ele crê – eles creem
Ele dê – eles deem (=presente do subjuntivo);
Ele lê – eles leem;
Ele vê – eles veem.
Essa regra também vale para os verbos derivados:
Ele relê – eles releem;
Ele prevê – eles preveem.
O objetivo é os alunos exercitarem as regras quanto ao uso dos verbos ter e vir e seus correlatos na 3ª pessoa.
O professor ou poderá xerocopiar as atividades abaixo ou projetá-las e os alunos copiarem-nas no caderno ou responderem-nas oralmente.
1. Leia o texto abaixo, cuja acentuação foi omitida:
“Todas as pessoas que tem muito poder acabam só. Outras que
não tem nada são as que veem o mundo de outra maneira, com mais carinho e cuidado com o próximo.”
Assinale a opção correta:
a) Na linha 1, deve ser colocado um acento agudo.
b) Nas linhas 1 e 2, devem ser colocados dois acentos agudos e um circunflexo.
c) Na linha 2, devem ser colocados dois acentos agudos.
d) Na linha 1, deve ser colocado um acento circunflexo.
e) Nas linhas 1 e 2, devem ser colocados dois acentos agudos.
Disponível em: http://questoesconcursos.blogspot.com.br/2011/04/exercicios-novo-acordo-ortografico.html. Acesso em: 23 nov. 2013.
2. “"Essa estrutura binária, até então concebida apenas em teoria, pode ajudar a entender como se formam esses monstros galácticos, que tem massas de até 100 mil vezes a do Sol."
Qual o problema do trecho em questão? Explique o porquê da inadequação e corrija-o.
Adaptado de: http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/verbo-ter-recebe-acento-no-plural.jhtm. Acesso em: 23 nov. 2013.
3. Na oração: “Um estudante e um padre vêm de muito longe pelas estradas do sertão...”. A palavra destacada é uma flexão do verbo:
(A) vir conjugado na terceira pessoa do plural (eles).
(B) ver conjugado na terceira pessoa do plural (eles).
(C) vir conjugado na terceira pessoa do singular (ele).
(D) ver conjugado na terceira pessoa do singular (ele).
4. O acento circunflexo empregado no verbo ter na oração: “Como eles não têm outra opção...”
(A) está errado. Não se usa acento circunflexo em nenhuma das flexões do verbo ter.
(B) está errado. Deacordo com a novaortografia não são mais acentuados.
(C) está correto por se tratar do verbo ter conjugado na terceira pessoa do plural.
(D) está correto porse tratar do verbo ter conjugado na terceira pessoa do singular.
Exercícios 3 e 4 disponíveis em: http://emefrevdeiro.files.wordpress.com/2012/08/01_lingua_portuguesa_7ano1.pdf. Acesso em: 23 nov. 2013.
Para leitura do professor e ou do aluno:
http://g1.globo.com/platb/portugues/2010/12/
http://www.ph.com.br/upload/2012/ACORDO_ORTOGRAFICO2.pdf.
Acesso em: 23 nov. 2013.
Nessa proposta que tem por objetivo trabalhar a concordância do verbo ter e vir e seus correlatos, a ideia é que os alunos reconheçam e compreendam a forma diferenciada de sua conjugação na 3ª pessoa do discurso, tanto no plural quanto no singular. Nesse sentido, as atividades foram pensadas para que, primeiramente, o aluno reconheça a forma diferente; segundo, o aluno conclua qual a diferença e proponha a regularidade da diferença; terceiro, o aluno formalize a regra e exercite-a.
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