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Terapêutica com antibióticos e resistência bacteriana

 

28/11/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Vigilância em Saúde
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Registros de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar padrões em fenômenos e processos vitais das bactérias, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.

  •  Compreender o papel da evolução na produção de padrões e processos biológicos dos seres vivos.

  • Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.

  • Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.

  • Explicar como os antibióticos agem no organismo e como as bactérias reagem a eles.

  • Avaliar as consequências da auto medicação e do uso indiscriminado de antibióticos.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; estudo e produção textos; montagem de cartilha. pesquisa de campo e elaboração de relatório.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; textos digitais e vídeos; material de desenho para elaborar a cartilha.

 

http://www.brasilescola.com/upload/e/antibioticos.jpg

Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/antibioticos.jpg. Acessado em 07/11/2013.

Módulo 1- Introdução ao tema

Atividade 1- Vídeo

Sugerimos que a introdução a este tema seja feita por meio de um vídeo de curta duração "Invenções e descobertas - A aventura dos antibióticos". Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=sFrBt96Lht8. Acessado em 06/11/2013.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os vídeos em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.

 

O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa de algumas questões para discussão, como as sugeridas a seguir.

Questões para discussão do vídeo

  • Em que contexto histórico foram criados os primeiros antibióticos?

  • Em que condições Fleming descobriu o primeiro antibiótico? Que substância foi a pioneira nesta categoria?

  • Como a penicilina foi experimentada em humanos pela primeira vez?

  • Qual foi o segundo antibiótico desenvolvido? Qual cientista o desenvolveu?

  • Quais cuidados são necessários ao usar antibióticos?

Atividade 2- Discussão do vídeo

A discussão do vídeo deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Módulo 2- Mergulho no mundo das bactérias

Atividade 1- Documentário

Para iniciar o estudo do tema sugerimos o documentário "A Aventura do Antibiótico". Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=dqOdF7U3S1Y. Acessado em 06/11/2013.

 

Sinopse: Os antibióticos são sem dúvida a maior descoberta de todos os tempos no campo da saúde. Com a descoberta dos antibióticos o homem conseguiu neutralizar os micróbios pela primeira vez na história. Esta surpreendente vitória conduziu a sociedade a uma importante revolução tanto social como cultural. Graças a esta descoberta, a esperança de vida nas sociedades ocidentais aumentou muito. A mortalidade infantil desapareceu virtualmente assim como doenças como a peste e a tuberculose. Os antibióticos representam mais do que um progresso científico: eles são uma revolução cujas consequências afetam a vida das pessoas e das sociedades. Contudo a descoberta dos antibióticos deu à humanidade a ilusão de que se pode controlar a doença e dominar a natureza.

 

Sugerimos uma aula de cinema onde o professor projete, utilizando o data show, o vídeo salvo anteriormente em seu computador.

 

Antes da projeção do documentário, o professor deverá entregar aos alunos uma cópia das questões propostas para discussão, para que eles atentos aos itens destacados. Após a projeção, cada aluno  deverá fazer seus registros, tendo como referência as questões para discussão propostas pelo professor.

Questões propostas para discussão do documentário

  • Quais são as características da biologia das bactérias que as tornam uma ameaça aos seres humanos?

  • Quais características do nosso corpo o tornam um abrigo perfeito para a vida das bactérias?

  • Por  que se pode dizer que dentro de nosso próprio corpo estamos em minoria com relação às bactérias?

  • Cite exemplos de casos em que as bactérias são benéficas e até mesmo necessárias ao bom funcionamento do organismo humano.

  • Quais são as principais formas de contágio com bactérias patogênicas?

  • O que a descoberta dos antibióticos representou no passado e representa no presente?

  • Quais são as consequências do uso abusivo de antibióticos?

  • Qual é a importância das bactérias ao longo da história evolutiva do planeta Terra?

  • Em que condições Fleming descobriu o primeiro antibiótico? Que substância foi a pioneira nesta categoria?

  • Como a penicilina foi experimentada em humanos pela primeira vez?

  • De quem é a responsabilidade pelo uso indiscriminado de antibióticos? Explique.

  • Como as bactérias se defendem dos antibióticos?

Atividade 2- Discussão do documentário

A discussão do documentário deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

 

http://www.oribatejo.pt/wp-content/uploads/2010/09/antibiotico.jpg

Imagem http://www.oribatejo.pt/wp-content/uploads/2010/09/antibiotico.jpg. Acessado em 07/11/2013.

Módulo 3- Antibióticos e resistência bacteriana

Atividade 1- Estudo de textos

Dando sequência à construção teórica sobre o tema, sugerimos o estudo dos  textos abaixo relacionados.

 

Como funcionam os antibióticos? Disponível em:  http://saude.hsw.uol.com.br/questao88.htm. Acessado em 06/11/

Saiba usar os antibióticos.  Disponível em:  http://saude.abril.com.br/edicoes/0299/medicina/conteudo_283493.shtml.  Acessado em 06/11/2013.

Como as bactérias ficam resistentes aos antibióticos? Disponível em:http://saude.hsw.uol.com.br/resistencia-a-antibioticos.htm. Acessado em 06/11/2013.

KPC, a superbactéria. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/letras/b/infeccao-hospitalar/. Acessado em 06/11/2013.

Infecção hospitalar. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/audios-videos/estacao-medicina/infeccao-hospitalar-3/. Acessado em 06/11/2013.

Nanomaterial contra superbactérias. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2013/08/nanomaterial-contra-superbacterias. Acessado em 06/11/2013.

 

Questões para discussão dos textos

  • Qual é a importância do antibiótico ser um “veneno seletivo”?

  • Qual é a consequência da transferência do mecanismo de resistência aos antibióticos de uma superbactéria para outros microrganismos?

  • Como os antibióticos devem ser usados?

  • Na guerra entre bactérias e antibióticos, quais são as armas utilizadas por cada um?

  • O que caracteriza a bactéria KPC? Por que ela é tão temida em hospitais?

  • Quais são as medidas de prevenção contra a KPC?

Atividade 2- Discussão dos textos

A discussão dos textos deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Atividade 3- Produção de texto

De posse de todas as informações e registros, o professor deverá organizar os alunos em grupos de três componentes para produção de um texto sobre o tema: uso indiscriminado de antibióticos e resistência bacteriana. Este texto comporá o relatório de pesquisa.

Atividade 4 – Produção de cartilha sobre o uso de antibióticos

Após a produção do texto, sugerimos que cada grupo de alunos elabore uma cartilha sobre o uso correto de antibióticos. Poderão tomar como a referência a cartilha disponibilizada para baixar em PDF “Anvisa divulga cartilha sobre uso correto de antibióticos”, disponível em http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=488 . Acessado em 06/11/2013.

Esta cartilha deverá compor a produção a ser publicada no site da escola ou no blog.

 

http://images2.wikia.nocookie.net/__cb20101202160602/infomedica/pt-br/images/5/5c/Figura2_RafaelMartins.jpg

Imagem disponível em: http://images2.wikia.nocookie.net/__cb20101202160602/infomedica/pt-br/images/5/5c/Figura2_RafaelMartins.jpg. Acessado em 07/11/2013.

Módulo 4- Pesquisa sobre o uso de antibióticos

Atividade 1 - Elaboração de projeto de pesquisa.

O mesmo grupo anterior de três alunos deverá, a partir das situações com as quais teve contato ao longo desta proposta, elaborar um problema de pesquisa baseado naquilo que gostariam de saber e pesquisar em sua comunidade. A partir deste problema de pesquisa, deverão estabelecer os objetivos e o universo de sua investigação e elaborar um questionário para coleta de dados.

Um exemplo

Problema de pesquisa: Como as pessoas adultas usam antibióticos?

Objetivos: Identificar como as pessoas usam antibióticos

Universo da pesquisa: 20 adultos de 21 a 40 anos.

Questionário

Você faz uso de antibióticos:

( A) sempre por indicação médica

(B) sempre por indicações de pessoas que tomaram e deu certo

(C) às vezes por indicação médica, e às vezes por indicação de pessoas que tomaram e deu certo.

·         Com que frequência você usa antibióticos

(A)   Nunca uso antibióticos

(B)   Sempre, todo mês.

(C)   Uma vez por ano

(D)   Raramente

(E)    Outras situações : ______________________

Atividade 2 - Aplicação dos questionários e tabulação dos dados

Os alunos poderão coletar dados, utilizando o questionário, por escrito ou por meio de entrevistas ao vivo, gravadas por celulares ou câmeras. Neste caso, os pais deverão autorizar a exposição das imagens, se isso for acontecer. Caso os entrevistados sejam menores de idade, o professor deverá encaminhar para a direção da escola o envio aos pais de autorizações para as entrevistas e exposição de dados e/ou imagens. Só deverão ser entrevistados os adolescentes ou crianças que trouxerem a autorização assinada pelos pais.

Para a tabulação dos dados, os alunos deverão ser organizados em grupos de seis elementos. Este grupo deverá reunir os dados e agrupá-los de acordo com aspectos coincidentes.

Após esta tabulação, gráficos que apresentem esses dados deverão ser produzidos pelos alunos para uma melhor visualização dos resultados de suas pesquisas.

Interdisciplinaridade

A construção de gráficos poderá ser realizada  de forma manuscrita no caderno ou no computador, usando o programa destinado para essa finalidade. Em ambos os casos, os alunos poderão fazê-los em uma aula de matemática e/ou de laboratório de informática, após estabelecida a parceria entre os professores destas disciplinas.

 

http://3.bp.blogspot.com/-CJEmsx-hNe0/TWgn435xprI/AAAAAAAAQHk/BfMzWnzZU9Y/s1600/antibioticos3.jpg

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-CJEmsx-hNe0/TWgn435xprI/AAAAAAAAQHk/BfMzWnzZU9Y/s1600/antibioticos3.jpg. Acessado em 07/11/2013.

Atividade 3 – Apresentação e discussão dos resultados da pesquisa

Depois de tabulados os dados e produzidos os gráficos, o momento é de socialização. Cada grupo apresentará os resultados de sua pesquisa para a turma; discutirá os dados, apresentando pontos de vista baseados naquilo que já foi estudado o momento. Para finalizar esta atividade, o professor deverá solicitar aos alunos que registrem os resultados das pesquisas e guardem esses registros para posteriormente elaborarem as  conclusões da pesquisa.

Atividade 4- Elaboração do relatório de pesquisa.

Após a discussão e considerações,  propomos que o mesmo grupo de alunos da atividade anterior organize um relatório, contendo todos os dados levantados e discutidos ao longo da aula. A pesquisa realizada, a discussão dos dados e as conclusões parciais deverão ser  retomadas, neste momento.

O termo relatório, neste caso, é utilizado para descrever uma narração do que se passou, do que foi observado e as conclusões da pesquisa realizada.

Para que se possa redigir um relatório de pesquisa é preciso que tenha havido alguma pesquisa cujos resultados já sejam conhecidos. O percurso do relatório é dado pelos fatos observados, durante a realização da pesquisa, e pelos  resultados por ela alcançados.

Propomos nesta atividade a elaboração de um relatório, compilando todos os dados levantados e discutidos pelos alunos. Para isso, o professor deverá fornecer aos alunos as seguintes instruções:

1º) A página inicial do relatório deverá apresentar: o nome completo da escola, disciplina (exemplo: Biologia), o título da pesquisa, o nome do professor, os nomes dos alunos, o ano de ensino e turma, data e local.

2º) Introdução: esta seção do relatório é justamente o espaço em que se faz uma recapitulação do tema da pesquisa. Nesta parte do texto, deverá ser apresentado um resumo da proposta da pesquisa, os objetivos e as justificativas. O professor deverá orientar os alunos a utilizarem os registros ao longo das atividades propostas para elaborem o texto da introdução. 

3º) Justificativa: qual é a importância ou relevância do tema e/ou da pesquisa? Aqui deve ser inserido o texto produzido pelos alunos na atividade 3 do módulo3.

4º) Material e Métodos (Metodologia): o professor  deverá orientar os alunos a informarem detalhadamente todo o procedimento de pesquisa. Trata-se, neste caso, de uma narração, em que se apresentará, passo a passo, o que ocorreu durante o processo de realização da pesquisa: formação das duplas ou grupos; leitura de textos; pesquisas na internet; levantamento, tabulação e análise dos dados, resolução de questões de estudo/pesquisa, debates.

5º) Resultados e Discussão: deverão aparecer, neste item, todos os dados coletados e discutidos pelos alunos.

6º) Conclusão: o professor deverá solicitar aos alunos que, neste ponto do relatório, apresentem a que conclusão chegaram ao final de toda a pesquisa realizada.  O professor deverá orientar os alunos para retomarem os registros que eles mesmos fizeram durante das atividades. Será preciso incluir no relatório a confissão das restrições operacionais observadas, os problemas encontrados, enfim, tudo aquilo que, em certa medida, prejudicou a execução da pesquisa e, consequentemente, enfraqueceu o alcance das conclusões.

7º) Referências Bibliográficas: Neste item, deverão ser apresentados todos os textos consultados ao longo da pesquisa com sua respectiva fonte (título do texto/autor/endereço eletrônico/data de acesso).  Para mais informações acerca da normatização de referências bibliográficas, o professor poderá consultar o seguinte endereço eletrônico http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16 . Acesso em: 07/11/2013.

Atividade 5- Publicação do relatório de pesquisa - Socialização na rede

Toda a produção dos alunos, incluindo os textos, o passo a passo da pesquisa e a cartilha deverá ser enviada por e-mail ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos  deverão criar o blog.  Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em: 06/11/2013) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento e o professor, juntamente com os alunos, deverão divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema.

 

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Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_-M9Z4n8s5gQ/TPjFR1dV4DI/AAAAAAAAB8M/LMAnwNKLZ8M/s1600/antibioticos.jpg. Acessado em 07/11/2013.

Recursos Complementares

[PDF] Uso Indiscriminado de Antimicrobianos e Resistência Microbiana. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=7&ved=0CF8QFjAG&url=http%3A%2F%2Fportal.saude.gov.br%2Fportal%2Farquivos%2Fpdf%2FTema03-uso_indisc.pdf&ei=fTJ6UurnCYXukQf-4IHoCw&usg=AFQjCNHb5xcie-lKf1_8dusjltcj2kQrKA&bvm=bv.55980276,d.eW0. Acessado em 06/11/2013.

Vigilância epidemiológica das resistências aos antimicrobianos. Disponível em: http://www.insa.pt/sites/INSA/Portugues/Paginas/AntibioticosResi.aspx. Acessado em 06/11/2013.

[PDF] Uso indiscriminado de antibióticos e resistência microbiana: Uma guerra perdida? Disponível em: http://scholar.google.com.br/scholar_url?hl=pt-BR&q=http://www.sbfc.org.br/site/admin/conteudo/pdfs/3369283366.pdf&sa=X&scisig=AAGBfm1SZyY39eQrKo36y0eZiBlyrUFkrQ&oi=scholarr&ei=fTJ6UurnCYXukQf-4IHoCw&ved=0CC0QgAMoATAA. Acessado em 06/11/2013.

[PDF] ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NO COMBATE A RESISTÊNCIA BACTERIANA. Disponível em: http://scholar.google.com.br/scholar_url?hl=pt-BR&q=http://www.scielo.br/pdf/qn/v29n4/30269.pdf&sa=X&scisig=AAGBfm3idKxhnEoB_vyVaEQpZ0OE3IMYfg&oi=scholarr&ei=fTJ6UurnCYXukQf-4IHoCw&ved=0CC4QgAMoAjAA. Acessado em 06/11/2013.

Pílulas de Ciência - Resistência a antibióticos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=BiV-FvoiieY&list=PL3152B30CDCF5B27A. Acessado em 06/11/2013

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  
  • Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros dos estudos de textos.
  • Os textos produzidos pelos alunos, a pesquisa, o relatório e a  cartilha deverão ser avaliadas qualitativa e quantitativamente.
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