28/11/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Enfermagem |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Gerência de Saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Educação Escolar Indígena | Ciências | Corpo humano e a saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Vigilância em Saúde |
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Registros de Saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Farmácia |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Agente Comunitário de Saúde |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Identificar padrões em fenômenos e processos vitais das bactérias, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.
Compreender o papel da evolução na produção de padrões e processos biológicos dos seres vivos.
Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.
Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.
Explicar como os antibióticos agem no organismo e como as bactérias reagem a eles.
Avaliar as consequências da auto medicação e do uso indiscriminado de antibióticos.
Não requer conhecimentos prévios específicos
Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; estudo e produção textos; montagem de cartilha. pesquisa de campo e elaboração de relatório.
Utilização de computadores com acesso à internet; textos digitais e vídeos; material de desenho para elaborar a cartilha.
Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/antibioticos.jpg. Acessado em 07/11/2013.
Sugerimos que a introdução a este tema seja feita por meio de um vídeo de curta duração "Invenções e descobertas - A aventura dos antibióticos". Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=sFrBt96Lht8. Acessado em 06/11/2013.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os vídeos em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.
O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa de algumas questões para discussão, como as sugeridas a seguir.
Em que contexto histórico foram criados os primeiros antibióticos?
Em que condições Fleming descobriu o primeiro antibiótico? Que substância foi a pioneira nesta categoria?
Como a penicilina foi experimentada em humanos pela primeira vez?
Qual foi o segundo antibiótico desenvolvido? Qual cientista o desenvolveu?
Quais cuidados são necessários ao usar antibióticos?
A discussão do vídeo deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Para iniciar o estudo do tema sugerimos o documentário "A Aventura do Antibiótico". Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=dqOdF7U3S1Y. Acessado em 06/11/2013.
Sinopse: Os antibióticos são sem dúvida a maior descoberta de todos os tempos no campo da saúde. Com a descoberta dos antibióticos o homem conseguiu neutralizar os micróbios pela primeira vez na história. Esta surpreendente vitória conduziu a sociedade a uma importante revolução tanto social como cultural. Graças a esta descoberta, a esperança de vida nas sociedades ocidentais aumentou muito. A mortalidade infantil desapareceu virtualmente assim como doenças como a peste e a tuberculose. Os antibióticos representam mais do que um progresso científico: eles são uma revolução cujas consequências afetam a vida das pessoas e das sociedades. Contudo a descoberta dos antibióticos deu à humanidade a ilusão de que se pode controlar a doença e dominar a natureza.
Sugerimos uma aula de cinema onde o professor projete, utilizando o data show, o vídeo salvo anteriormente em seu computador.
Antes da projeção do documentário, o professor deverá entregar aos alunos uma cópia das questões propostas para discussão, para que eles atentos aos itens destacados. Após a projeção, cada aluno deverá fazer seus registros, tendo como referência as questões para discussão propostas pelo professor.
Quais são as características da biologia das bactérias que as tornam uma ameaça aos seres humanos?
Quais características do nosso corpo o tornam um abrigo perfeito para a vida das bactérias?
Por que se pode dizer que dentro de nosso próprio corpo estamos em minoria com relação às bactérias?
Cite exemplos de casos em que as bactérias são benéficas e até mesmo necessárias ao bom funcionamento do organismo humano.
Quais são as principais formas de contágio com bactérias patogênicas?
O que a descoberta dos antibióticos representou no passado e representa no presente?
Quais são as consequências do uso abusivo de antibióticos?
Qual é a importância das bactérias ao longo da história evolutiva do planeta Terra?
Em que condições Fleming descobriu o primeiro antibiótico? Que substância foi a pioneira nesta categoria?
Como a penicilina foi experimentada em humanos pela primeira vez?
De quem é a responsabilidade pelo uso indiscriminado de antibióticos? Explique.
Como as bactérias se defendem dos antibióticos?
A discussão do documentário deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Imagem http://www.oribatejo.pt/wp-content/uploads/2010/09/antibiotico.jpg. Acessado em 07/11/2013.
Dando sequência à construção teórica sobre o tema, sugerimos o estudo dos textos abaixo relacionados.
Como funcionam os antibióticos? Disponível em: http://saude.hsw.uol.com.br/questao88.htm. Acessado em 06/11/
Saiba usar os antibióticos. Disponível em: http://saude.abril.com.br/edicoes/0299/medicina/conteudo_283493.shtml. Acessado em 06/11/2013.
Como as bactérias ficam resistentes aos antibióticos? Disponível em:http://saude.hsw.uol.com.br/resistencia-a-antibioticos.htm. Acessado em 06/11/2013.
KPC, a superbactéria. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/letras/b/infeccao-hospitalar/. Acessado em 06/11/2013.
Infecção hospitalar. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/audios-videos/estacao-medicina/infeccao-hospitalar-3/. Acessado em 06/11/2013.
Nanomaterial contra superbactérias. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2013/08/nanomaterial-contra-superbacterias. Acessado em 06/11/2013.
Questões para discussão dos textos
Qual é a importância do antibiótico ser um “veneno seletivo”?
Qual é a consequência da transferência do mecanismo de resistência aos antibióticos de uma superbactéria para outros microrganismos?
Como os antibióticos devem ser usados?
Na guerra entre bactérias e antibióticos, quais são as armas utilizadas por cada um?
O que caracteriza a bactéria KPC? Por que ela é tão temida em hospitais?
Quais são as medidas de prevenção contra a KPC?
A discussão dos textos deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
De posse de todas as informações e registros, o professor deverá organizar os alunos em grupos de três componentes para produção de um texto sobre o tema: uso indiscriminado de antibióticos e resistência bacteriana. Este texto comporá o relatório de pesquisa.
Após a produção do texto, sugerimos que cada grupo de alunos elabore uma cartilha sobre o uso correto de antibióticos. Poderão tomar como a referência a cartilha disponibilizada para baixar em PDF “Anvisa divulga cartilha sobre uso correto de antibióticos”, disponível em http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=488 . Acessado em 06/11/2013.
Esta cartilha deverá compor a produção a ser publicada no site da escola ou no blog.
Imagem disponível em: http://images2.wikia.nocookie.net/__cb20101202160602/infomedica/pt-br/images/5/5c/Figura2_RafaelMartins.jpg. Acessado em 07/11/2013.
O mesmo grupo anterior de três alunos deverá, a partir das situações com as quais teve contato ao longo desta proposta, elaborar um problema de pesquisa baseado naquilo que gostariam de saber e pesquisar em sua comunidade. A partir deste problema de pesquisa, deverão estabelecer os objetivos e o universo de sua investigação e elaborar um questionário para coleta de dados.
Problema de pesquisa: Como as pessoas adultas usam antibióticos?
Objetivos: Identificar como as pessoas usam antibióticos
Universo da pesquisa: 20 adultos de 21 a 40 anos.
Questionário
Você faz uso de antibióticos:
( A) sempre por indicação médica
(B) sempre por indicações de pessoas que tomaram e deu certo
(C) às vezes por indicação médica, e às vezes por indicação de pessoas que tomaram e deu certo.
· Com que frequência você usa antibióticos
(A) Nunca uso antibióticos
(B) Sempre, todo mês.
(C) Uma vez por ano
(D) Raramente
(E) Outras situações : ______________________
Os alunos poderão coletar dados, utilizando o questionário, por escrito ou por meio de entrevistas ao vivo, gravadas por celulares ou câmeras. Neste caso, os pais deverão autorizar a exposição das imagens, se isso for acontecer. Caso os entrevistados sejam menores de idade, o professor deverá encaminhar para a direção da escola o envio aos pais de autorizações para as entrevistas e exposição de dados e/ou imagens. Só deverão ser entrevistados os adolescentes ou crianças que trouxerem a autorização assinada pelos pais.
Para a tabulação dos dados, os alunos deverão ser organizados em grupos de seis elementos. Este grupo deverá reunir os dados e agrupá-los de acordo com aspectos coincidentes.
Após esta tabulação, gráficos que apresentem esses dados deverão ser produzidos pelos alunos para uma melhor visualização dos resultados de suas pesquisas.
A construção de gráficos poderá ser realizada de forma manuscrita no caderno ou no computador, usando o programa destinado para essa finalidade. Em ambos os casos, os alunos poderão fazê-los em uma aula de matemática e/ou de laboratório de informática, após estabelecida a parceria entre os professores destas disciplinas.
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-CJEmsx-hNe0/TWgn435xprI/AAAAAAAAQHk/BfMzWnzZU9Y/s1600/antibioticos3.jpg. Acessado em 07/11/2013.
Depois de tabulados os dados e produzidos os gráficos, o momento é de socialização. Cada grupo apresentará os resultados de sua pesquisa para a turma; discutirá os dados, apresentando pontos de vista baseados naquilo que já foi estudado o momento. Para finalizar esta atividade, o professor deverá solicitar aos alunos que registrem os resultados das pesquisas e guardem esses registros para posteriormente elaborarem as conclusões da pesquisa.
Após a discussão e considerações, propomos que o mesmo grupo de alunos da atividade anterior organize um relatório, contendo todos os dados levantados e discutidos ao longo da aula. A pesquisa realizada, a discussão dos dados e as conclusões parciais deverão ser retomadas, neste momento.
O termo relatório, neste caso, é utilizado para descrever uma narração do que se passou, do que foi observado e as conclusões da pesquisa realizada.
Para que se possa redigir um relatório de pesquisa é preciso que tenha havido alguma pesquisa cujos resultados já sejam conhecidos. O percurso do relatório é dado pelos fatos observados, durante a realização da pesquisa, e pelos resultados por ela alcançados.
Propomos nesta atividade a elaboração de um relatório, compilando todos os dados levantados e discutidos pelos alunos. Para isso, o professor deverá fornecer aos alunos as seguintes instruções:
1º) A página inicial do relatório deverá apresentar: o nome completo da escola, disciplina (exemplo: Biologia), o título da pesquisa, o nome do professor, os nomes dos alunos, o ano de ensino e turma, data e local.
2º) Introdução: esta seção do relatório é justamente o espaço em que se faz uma recapitulação do tema da pesquisa. Nesta parte do texto, deverá ser apresentado um resumo da proposta da pesquisa, os objetivos e as justificativas. O professor deverá orientar os alunos a utilizarem os registros ao longo das atividades propostas para elaborem o texto da introdução.
3º) Justificativa: qual é a importância ou relevância do tema e/ou da pesquisa? Aqui deve ser inserido o texto produzido pelos alunos na atividade 3 do módulo3.
4º) Material e Métodos (Metodologia): o professor deverá orientar os alunos a informarem detalhadamente todo o procedimento de pesquisa. Trata-se, neste caso, de uma narração, em que se apresentará, passo a passo, o que ocorreu durante o processo de realização da pesquisa: formação das duplas ou grupos; leitura de textos; pesquisas na internet; levantamento, tabulação e análise dos dados, resolução de questões de estudo/pesquisa, debates.
5º) Resultados e Discussão: deverão aparecer, neste item, todos os dados coletados e discutidos pelos alunos.
6º) Conclusão: o professor deverá solicitar aos alunos que, neste ponto do relatório, apresentem a que conclusão chegaram ao final de toda a pesquisa realizada. O professor deverá orientar os alunos para retomarem os registros que eles mesmos fizeram durante das atividades. Será preciso incluir no relatório a confissão das restrições operacionais observadas, os problemas encontrados, enfim, tudo aquilo que, em certa medida, prejudicou a execução da pesquisa e, consequentemente, enfraqueceu o alcance das conclusões.
7º) Referências Bibliográficas: Neste item, deverão ser apresentados todos os textos consultados ao longo da pesquisa com sua respectiva fonte (título do texto/autor/endereço eletrônico/data de acesso). Para mais informações acerca da normatização de referências bibliográficas, o professor poderá consultar o seguinte endereço eletrônico http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16 . Acesso em: 07/11/2013.
Toda a produção dos alunos, incluindo os textos, o passo a passo da pesquisa e a cartilha deverá ser enviada por e-mail ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog. Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em: 06/11/2013) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.
Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento e o professor, juntamente com os alunos, deverão divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.
O professor deverá manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema.
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_-M9Z4n8s5gQ/TPjFR1dV4DI/AAAAAAAAB8M/LMAnwNKLZ8M/s1600/antibioticos.jpg. Acessado em 07/11/2013.
[PDF] Uso Indiscriminado de Antimicrobianos e Resistência Microbiana. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=7&ved=0CF8QFjAG&url=http%3A%2F%2Fportal.saude.gov.br%2Fportal%2Farquivos%2Fpdf%2FTema03-uso_indisc.pdf&ei=fTJ6UurnCYXukQf-4IHoCw&usg=AFQjCNHb5xcie-lKf1_8dusjltcj2kQrKA&bvm=bv.55980276,d.eW0. Acessado em 06/11/2013.
Vigilância epidemiológica das resistências aos antimicrobianos. Disponível em: http://www.insa.pt/sites/INSA/Portugues/Paginas/AntibioticosResi.aspx. Acessado em 06/11/2013.
[PDF] Uso indiscriminado de antibióticos e resistência microbiana: Uma guerra perdida? Disponível em: http://scholar.google.com.br/scholar_url?hl=pt-BR&q=http://www.sbfc.org.br/site/admin/conteudo/pdfs/3369283366.pdf&sa=X&scisig=AAGBfm1SZyY39eQrKo36y0eZiBlyrUFkrQ&oi=scholarr&ei=fTJ6UurnCYXukQf-4IHoCw&ved=0CC0QgAMoATAA. Acessado em 06/11/2013.
[PDF] ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NO COMBATE A RESISTÊNCIA BACTERIANA. Disponível em: http://scholar.google.com.br/scholar_url?hl=pt-BR&q=http://www.scielo.br/pdf/qn/v29n4/30269.pdf&sa=X&scisig=AAGBfm3idKxhnEoB_vyVaEQpZ0OE3IMYfg&oi=scholarr&ei=fTJ6UurnCYXukQf-4IHoCw&ved=0CC4QgAMoAjAA. Acessado em 06/11/2013.
Pílulas de Ciência - Resistência a antibióticos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=BiV-FvoiieY&list=PL3152B30CDCF5B27A. Acessado em 06/11/2013
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