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Preparo de soluções

 

29/08/2008

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar e caracterizar os principais tipos de concentração;
• Determinar o valor de algumas concentrações em massa e de concentrações em quantidade de matéria.
Duração das atividades
Uma aula 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Conceito de quantidade de matéria;
• Cálculos estequiométricos.
Estratégias e recursos da aula

Conteúdos específicos:

  • Concentração em massa;
  • Concentração em quantidade de matéria;
  • Concentração em parte por milhão.

Recurso educacional:

  • Simulação que demonstra o preparo de algumas soluções:

Soluções


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/535/imagens/conc212.jpg

 Preparando a aula:

Antes de iniciar a aula prepare dois copos de suco de limão: um muito concentrado e outro normal.

Introduzindo a aula: (5 min.)
Para introduzir a aula mostre os copos de suco e peça para um aluno provar dos dois copos. Pergunte a ele qual a diferença entre os sabores?

Desenvolvendo a aula: (30 min.)
No laboratório:
Após ouvir o aluno, pergunte para a turma por que um dos sucos está mais azedo do que o outro? Após ouvir as respostas, explique que a quantidade de limão de um suco é maior do que a do outro, ou seja, a concentração de um dos sucos é maior.
Peça para que os alunos iniciem a animação. Oriente-os para que leiam as informações presentes na animação. Após a leitura pergunte aos alunos qual é a tarefa proposta pela simulação? Após as respostas, peça para que os alunos prossigam na animação.
Seguindo as instruções da animação, pergunte aos alunos qual é a concentração da solução de hipoclorito de sódio presente no frasco? Após ouvir as respostas dos alunos, peça para que eles calculem a quantidade de hipoclorito de sódio necessária para preparar um litro de alvejante de roupas:


200 ml ------ 20 litros
X ml ------ 1 litro


Após o cálculo, peça para os alunos repetirem o procedimento para preparar 500 ml de solução e utilizarem os dois cálculos na animação. Pergunte qual foi a concentração das duas soluções formadas?
Diga aos alunos para seguirem a próxima tela. Nessa tela explique que podemos ter diferentes tipos de concentrações. Pergunte aos alunos quais são os tipos de concentraçõe s que a animação apresenta?
Antes dos alunos continuarem a explorar a animação explique que a concentração em massa é a maneira mais comum de expressar a concentração de soluções: é por meio da massa do soluto (m1) pelo volume da solução (V). Como a massa normalmente é expressa em gramas e o volume em litros, teremos como unidade de medida da concentração g/L. A concentração em massa é expressa da seguinte forma:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/535/imagens/equac1.jpg


Outra forma comum de expressar a concentração de soluções é a Concentração em quantidade de matéria. Devido às relações estequiométricas e o fato da maioria das reações químicas ocorrerem em meio aquoso, é muito importante para o químico conhecer as concentrações das substâncias em quantidade de matéria (Cn/V). Essas são expressas em mol por litro (mol/L).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/535/imagens/equac2.jpg

O último tipo de concentração de soluções que a animação apresenta é a Concentração em parte por milhão (ppm). Esse tipo de concentração é muita utilizada quando as soluções são muito diluídas. Indica o número de partes do soluto presente em 1 milhão de partes da solução.
Após as explicações, peça para os alunos escolherem o tipo de concentração que eles desejam calcular. O importante é que os alunos escolham os três tipos de concentração, não importando a ordem.
Ao longo da exploração da simulação peça para os alunos responderem as questões presentes na parte de sistematização da aula.

Sistematizando a aula: (15 min.)

Essas questões foram retiradas da própria simulação:

  1. Qual o volume de NaOCl utilizado para preparar 1 litro de alvejante de roupas?
  2. Qual a massa de NaCl necessária para preparar 1 litro de solução com conc entração igual a 3g/L?
  3. Determine a massa de NaCl necessária para preparar uma solução de concentração 1,0 mol/L. Dados: MM = 58,44 g/mol.


Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula

Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação para os alunos na própria sala de aula.
 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Soluções Animação/simulação
Avaliação
A avaliação poderá ser feita através da correção das respostas dos alunos as questões na parte de sistematização da aula.
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