29/08/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Conteúdos específicos:
Recurso educacional:
Preparando a aula:
Antes de iniciar a aula prepare dois copos de suco de limão: um muito concentrado e outro normal.
Introduzindo a aula: (5 min.)
Para introduzir a aula mostre os copos de suco e peça para um aluno provar dos dois copos. Pergunte a ele qual a diferença entre os sabores?
Desenvolvendo a aula: (30 min.)
No laboratório:
Após ouvir o aluno, pergunte para a turma por que um dos sucos está mais azedo do que o outro? Após ouvir as respostas, explique que a quantidade de limão de um suco é maior do que a do outro, ou seja, a concentração de um dos sucos é maior.
Peça para que os alunos iniciem a animação. Oriente-os para que leiam as informações presentes na animação. Após a leitura pergunte aos alunos qual é a tarefa proposta pela simulação? Após as respostas, peça para que os alunos prossigam na animação.
Seguindo as instruções da animação, pergunte aos alunos qual é a concentração da solução de hipoclorito de sódio presente no frasco? Após ouvir as respostas dos alunos, peça para que eles calculem a quantidade de hipoclorito de sódio necessária para preparar um litro de alvejante de roupas:
200 ml ------ 20 litros
X ml ------ 1 litro
Após o cálculo, peça para os alunos repetirem o procedimento para preparar 500 ml de solução e utilizarem os dois cálculos na animação. Pergunte qual foi a concentração das duas soluções formadas?
Diga aos alunos para seguirem a próxima tela. Nessa tela explique que podemos ter diferentes tipos de concentrações. Pergunte aos alunos quais são os tipos de concentraçõe s que a animação apresenta?
Antes dos alunos continuarem a explorar a animação explique que a concentração em massa é a maneira mais comum de expressar a concentração de soluções: é por meio da massa do soluto (m1) pelo volume da solução (V). Como a massa normalmente é expressa em gramas e o volume em litros, teremos como unidade de medida da concentração g/L. A concentração em massa é expressa da seguinte forma:
Outra forma comum de expressar a concentração de soluções é a Concentração em quantidade de matéria. Devido às relações estequiométricas e o fato da maioria das reações químicas ocorrerem em meio aquoso, é muito importante para o químico conhecer as concentrações das substâncias em quantidade de matéria (Cn/V). Essas são expressas em mol por litro (mol/L).
O último tipo de concentração de soluções que a animação apresenta é a Concentração em parte por milhão (ppm). Esse tipo de concentração é muita utilizada quando as soluções são muito diluídas. Indica o número de partes do soluto presente em 1 milhão de partes da solução.
Após as explicações, peça para os alunos escolherem o tipo de concentração que eles desejam calcular. O importante é que os alunos escolham os três tipos de concentração, não importando a ordem.
Ao longo da exploração da simulação peça para os alunos responderem as questões presentes na parte de sistematização da aula.
Sistematizando a aula: (15 min.)
Essas questões foram retiradas da própria simulação:
Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula
Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação para os alunos na própria sala de aula.
Nome | Tipo |
---|---|
Soluções | Animação/simulação |
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/01/2014
Cinco estrelasMuito boa a aula,gostei do método visualizando fica mais fácil compreender!!
06/08/2013
Cinco estrelasÓtima aula. A animação é excelente.
13/06/2012
Cinco estrelasessa aula foi fundamental nos meus estudos para concurso, parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasInteressante e prático a "visualização" do tema diluição, assim como o procedimento experimental usado no laboratório.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito simples e eficiente.