20/11/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Não há necessidade de conhecimentos prévios, trata-se de uma aula que irá ampliar os conhecimentos dos alunos acerca dos sinais de trânsito. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Informações ao professor
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 01 de nov. 2013.
Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos deverão ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto UCA. Neste último caso, cada aluno terá acesso a um notebook com sistema Linux.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Introduzindo o tema
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-7.jpg>. Acesso em: 31 de out. 2013.
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que eles sabem sobre trânsito. (Professor, é importante que a turma saiba que trânsito é o movimento de pedestres e de veículos nas ruas, avenidas e estradas.).
Ouça as respostas e em seguida, apresente uma “Caixa Surpresa” para a turma. Coloque nela placas de sinais de trânsito. Você poderá recortá-las de revistas, jornais, panfletos de propagandas ou imprimir dos sítios sugeridos a seguir. Questione o possível conteúdo da Caixa. Dê pistas que caracterizem e que levem os alunos ao raciocínio lógico, auxiliando o desenvolvimento dessa forma de pensar. Por exemplo, não são nossos pais, mas nos alerta sobre condições que podem ser perigosas, informam direitos e deveres...
Depois de algumas tentativas, abra a Caixa, permita que os alunos digam o que veem dentro dela e o que eles acham que faremos com os materiais.
Após ouvi-los, solicite que cada um, na sua vez, retire um dos materiais da Caixa. Instrua-os a tentarem descobrir o seu significado. Caso seja necessário, os colegas e /ou você poderão ajudá-los. (Este trabalho poderá ser feito individualmente ou em duplas. Dependendo dos conhecimentos de seus alunos, você poderá ampliar a quantidade de placas.).
Para finalizar, pergunte para os alunos o que eles acharam da atividade. É importante que justifiquem suas respostas.
Sugestões de placas disponíveis no sítio “Clube Automotor”. Disponível em: <http://www.clubeautomotor.com/SINALIZA%C3%87%C3%83O.html>. Acesso em: 31 de out. 2013.
Observação: Se você preferir poderá levar para a sala de aula algumas placas de trânsito e de limites de velocidade, feita em cartazes, com material colorido para que chame atenção do aluno. No sítio “Auto Escola Rainha da Paz”. Disponível em: <http://autoescolarainhadapaz.com/index.php?option=com_wrapper&Itemid=530>. Acesso em: 31 de out. 2013, você terá acesso a todas as placas de trânsito utilizadas no Brasil. Veja alguns exemplos:
Placas de regulamentação:
Velocidade Máxima Permitida:
Parada obrigatória:
Placas de advertência:
Semáforo à Frente:
Passagem Sinalizada de Pedestre:
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Leitura de textos online
Professor, o trabalho com textos online em sala de aula, é um excelente recurso pedagógico. Proponha aos alunos a leitura de alguns textos que têm como objetivo ampliar suas informações sobre sinalização de trânsito. É importante que você leia os textos anteriormente, pois, essa leitura irá enriquecer ainda mais os diálogos com a turma. Você poderá utilizar o Laboratório de Informática ou se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Não sendo possível utilizar estas ferramentas providencie a cópia impressa para que todos possam colar no caderno.
Sugerimos os sítios:
Fonte: Sítio “Smartkids”. Trânsito. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/transito>. Acesso em: 31 de out. 2013.
Fonte: Sítio “Smartkids”. Cuidados no trânsito. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/transito-cuidados-no-transito.html>. Acesso em: 31 de out. 2013.
Fonte: Sítio “Smartkids”. Sinalização. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/transito-sinalizacao.html>. Acesso em: 31 de out. 2013.
Fonte: Sítio “Smartkids”.. O movimento do trânsito. Disponível em: <http://www.escolakids.com/o-movimento-do-transito.htm>. Acesso em: 31 de out. 2013.
Exploração do texto online
Oriente os alunos a fazerem uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, de pontuação, de compreensão e de interpretação. Em seguida leia para a turma em voz alta.
Faça interrupções ao final de cada parágrafo, ressalte as informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente com eles estes dados.
Ouça os comentários dos alunos, faça intervenções caso eles sejam inadequados ao que foi lido, retome fatos anteriores. Enfim, se coloque como participante ativo da conversa, compartilhe também suas impressões sobre o que leu, relacione outros fatos aos descritos no texto.
Promova um diálogo para que eles expressem oralmente o que descobriram sobre cuidados no trânsito e sinalização.
Ajude a turma entender que mesmo como pedestres precisam conhecer e respeitar as sinalizações de trânsito.
Se necessário apresente outro texto, você poderá utilizar o texto: “Você e o trânsito”, postado no sítio “Trânsito com vida” - UFRJ. Disponível em: <http://www.transitocomvida.ufrj.br/voce.asp>. Acesso em: 31 de out. 2013.
A atividade a ser realizada após a leitura da turma é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos, a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como base as seguintes questões para permear o diálogo:
Ao final do diálogo, faça um relatório coletivo registrando o que foi feito. Redija dados relevantes do diálogo e para concluir a produção instrua os alunos a fazerem um desenho representando a leitura e a interpretação dos textos.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Retome a atividade realizada no dia anterior.
Apresente algumas placas e solicite que os alunos digam o que ela significa.
Logo após, convide a turma para ler a cartilha postada no sítio: “Consciência Prevencionista”. Disponível em: <http://www.conscienciaprevencionista.com.br/website/download.asp?cod=1962&idi=1&id_categoria=400>. Acesso em: 01 de nov. 2013. Neste sítio você terá acesso a vários textos relacionados ao trânsito. Por exemplo, para ter utilizar o texto: “Prevenção de acidentes no trânsito: Pequenos pedestres, grandes cidadãos” é só clicar em: Cartilha, pdf em seguida, abrirá a página ou então você poderá ter acesso a este texto em:
Cartilha para pequenos pedestres
Fonte: Sítio “Consciência Prevencionista”. Disponível em: <http://www.conscienciaprevencionista.com.br/upload/arquivo_download/1962/PREVENCAODEACIDENTES-PEQUENOSPEDESTRESGRANDESCIDADAOSCARTILHA.pdf>. Acesso em: 01 de nov. 2013.
Professor, ao ler o texto proposto anteriormente, disponibilize momentos para dialogar com a turma sobre os dados apresentados em cada página. Nas páginas que têm atividades para resolver, você poderá providenciar uma cópia para cada aluno ou apenas resolvê-las oralmente. Por exemplo: nas páginas abaixo, você poderá pedir que os alunos identifiquem os perigos apontando quais são eles.
Páginas de atividades
Fonte: Sítio: “Consciência Prevencionista”. Disponível em: <http://www.conscienciaprevencionista.com.br/upload/arquivo_download/1962/PREVENCAODEACIDENTES-PEQUENOSPEDESTRESGRANDESCIDADAOSCARTILHA.pdf>. Acesso em: 01 de nov. 2013.
Aproveite este momento e converse com os alunos sobre o que pode acontecer aos motoristas e pedestres que não estão obedecendo à orientação de placas e semáforos. De acordo com o interesse da turma, discuta, oralmente, as consequências para o trânsito e as penalidades previstas para os infratores: multa, suspensão de carteira de habilitação, lei seca... Para finalizar este momento peça que os alunos digam o que foi possível aprender.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, o vídeo é um recurso pedagógico que utilizamos com um objetivo específico. Neste caso, o objetivo é realizar atividades lúdicas que reforcem os conhecimentos dos alunos sobre sinalização de trânsito.
Acompanhe a turma ao Laboratório de Informática, a fim dos alunos realizarem as atividades que propomos. Se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Também poderão utilizar o tablet.
Sugestões de vídeos:
Fonte: Sítio: “Youtube”. De olho no trânsito: Turma do Amiguinho. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=6BleSqMpfTE >. Acesso em: 01 de nov. 2013.
Fonte: Sítio: “Youtube”. Trânsito seguro. Turma do Amiguinho. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=SsWdUOx0GJs >. Acesso em: 01 de nov. 2013.
Fonte: Sítio: “Youtube”. Educação no trânsito. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=eGBBR58mQxo >. Acesso em: 01 de nov. 2013.
Fonte: Sítio: “Youtube”. Clubinho Honda – Segurança no trânsito. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=1ntk268YKks >. Acesso em: 01 de nov. 2013.
Sugestões de jogos:
Fonte: Sítio: “Miúdos no trânsito”. Disponível em: <http://www.sitiodosmiudos.pt/Transito/>. Acesso em: 01 de nov. 2013.
Fonte: Sítio: “Mariana Caltabiano Criações”. Disponível em: <http://marianacaltabiano.com.br/jogo-transito.html> Acesso em: 01 de nov. 2013.
Fonte: Sítio: “Mariana Caltabiano Criações”. Disponível em: <http://marianacaltabiano.com.br/jogo-transito-legal.html>. Acesso em: 01 de nov. 2013.
Fonte: Sítio: “Atividades educativas”. Disponível em: <http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=597>. Acesso em: 01 de nov. 2013.
Durante a atividade participe com os alunos nos diferentes momentos, dialogando sobre: os passos que estão utilizando para resolver os desafios do jogo, as facilidades e as dificuldades que estão encontrando. Observe a utilização dos laptops, verifique se estão tendo dificuldades em utilizar as ferramentas, seja mediador quando se fizer necessário.
Ao final desta atividade faça uma avaliação oral: o que vocês acharam desta atividade? Foi difícil realizá-la? Por quê?
Outras possibilidades
1- Assistindo filme
Professor, o trabalho com filmes em sala de aula é uma ótima estratégia. Esta prática deve ser bem planejada, veja algumas dicas:
Nossa dica para a temática trânsito é o filme “Carros”. Para assistir acesse o sítio “Filme Online grátis!. Disponível em: <http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-carros-dublado-online.html> ou sítio “Mega Filmes Online”. Disponível em: <http://www.megafilmesonlinehd.com/assistir-carros-dublado/>. Acessados em: 01 de nov. 2013.
Professor, o trabalho a ser realizado após o filme é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos, a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize um diálogo com a turma após assistir ao mesmo. Tenha como base os seguintes aspectos para permear o diálogo:
Com este filme você poderá dialogar sobre diferentes componentes curriculares, dentre eles: cidadania; ética; malefícios do uso excessivo de carro para realizar diferentes tarefas; aquecimento global e poluição do ar; sinalizações de cuidados ao atravessar ruas; dicas de segurança no trânsito; problemas causados pela falta de sinalização nas ruas.
2- Utilizando tecnologias
Professor, atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. As tecnologias digitais oferecem possibilidades para selecionar informações significativas, organizar as memórias da aprendizagem e transformar em novos conhecimentos, expandindo os poderes cognitivos. Desta forma, sugerimos que você faça a leitura dos textos, postados no sítio abaixo, e defina algum/uns recurso/s para trabalhar com seus alunos. Nestes textos você terá acesso a um conjunto de informações sobre diferentes ferramentas de ensino que buscam incluir os alunos no mundo digital.
Sítio “Portal do Professor”, texto: “Tecnologias na escola: como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem”. Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf>. Acesso em: 01 de nov. 2013.
Sugerimos que você construa um Quiz com a turma. O mesmo pode ser compreendido como um tipo de material didático que funciona como uma espécie de jogo de perguntas e respostas, o qual estimula diversas habilidades dos participantes. Desta forma, convide a turma para criar um Quiz para socializar seus conhecimentos sobre sinalização de trânsito. Utilize os sítios a seguir para que os alunos possam trabalhar com alguns exemplos e também verificar como criá-lo.
Fonte: Sítio: “Super Centro de Formação de Condutores”. Disponível em: < http://www.cfcsuper.com.br/index.php/simulador/quiz-placas-de-sinalizacao >. Acesso em: 01 de nov. 2013.
Fonte: Sítio: “Racha Cuca”. Disponível em: <http://rachacuca.com.br/quiz/20274/regras-de-transito-i/>. Acesso em: 01 de nov. 2013.
Para aprender como criar um Quiz acesse:
Fonte: Sítio: “Youtube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=AajapREMPV8>. Acesso em: 01 de nov. 2013.
Fonte: Sítio: “Quero ensinar”. Disponível em:<http://queroensinar.blogspot.com.br/2011/09/como-criar-um-quiz-joguinho-legal.html>. Acesso em: 01 de nov. 2013.
Professor, o Quiz poderá ser utilizado individualmente ou de forma colaborativa, que neste caso, gera uma competição entre os participantes que poderão se sentir estimulado ao desafio de aprender na interação com os pares. O mesmo pode ser produzido, por exemplo, por múltipla escolha, verdadeiro ou falso.
Auxilie os alunos ao elaborar as perguntas e respostas. Faça intervenções que possibilitam a reflexão dos alunos acerca das atividades realizadas durante a pesquisa, testando assim, seus conhecimentos. Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram para serem divulgados e distribuídos pela escola e para seus usuários.
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, convide a turma para organizar o trânsito de pessoas na escola. Esta atividade será realizada em mais de um dia. Você poderá fazer assim:
Organizando o trânsito em minha escola
Que tal vocês organizarem o trânsito de pessoas na escola?
Vamos planejar como fazer?
a) A escolha do trajeto
Primeiro, vamos fazer uma visita pela escola e escolher o trajeto que será sinalizado:
O trajeto escolhido precisa ser um local de grande circulação de pessoas.
b) Observando o trajeto
Vamos caminhar pelos corretores da escola e observar como as pessoas se movimentam. Por exemplo, se há respeito entre as pessoas quando estão andando nos corredores, quando estão descendo escadas e rampas, se alguém ultrapassa correndo sem prestar atenção aos demais pedestres.
Depois de realizado as observações, vamos conversar sobre o que precisa ser feito para melhorar o trânsito dentro da escola. (Professor, se preferir você poderá providenciar uma folha de papel para que os alunos possam registrar suas observações. Também poderá pedir que fotografem ou filmem para uma posterior análise. Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA eles poderão fotografar ou filmar utilizando seus laptops. Para fotografar utilize a Câmera dos Laptops acessando: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam. Se preferir, registre em forma de vídeo acessando: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou (Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”.
Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens acessando: (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).
c) Criando placas
Agora, vamos definir quais locais serão sinalizados e, em duplas, vamos criar as placas. Cada dupla irá produzir placas para orientar o trânsito no lugar escolhido. Vocês poderão utilizar cartolina, poderão desenhar ou montá-las com colagem. Depois, irão explicar aos colegas o significado de cada placa e por que vocês as consideram importantes. (Professor, com esta atividade, você poderá estabelecer uma relação entre o que o aluno está aprendendo e o seu cotidiano. A turma deverá perceber que cada placa comunica uma e apenas uma mensagem.).
d) Preparando o “Dia do Trânsito Escolar”
A comunidade escolar precisa ser avisada sobre o “Dia do Trânsito Escolar”. Sugerimos as seguintes etapas:
1- Peça que os alunos confeccionem cartazes para comunicar a data que o evento vai acontecer. Para isto solicite que façam um rascunho das frases que irão criar para a divulgação. Depois que você, juntamente com cada dupla, fizer a correção, deverão escrever com letras grandes nos cartazes. Ajude-os a construírem os textos, auxilie-os a reverem o sentido de frases, a verificarem possíveis erros ortográficos. Ao final da atividade, socialize as mensagens, peça que cada grupo as leiam. Faça elogios ressaltando a relevância das produções.
2- Insira nos cartazes, imagens, desenhos e/ou recortes de jornais, revistas ou panfletos de propaganda.
3- Estipule um tempo para a confecção dos cartazes. Em seguida cada equipe deverá apresentar sua produção para os demais colegas. Quando todos tiverem lido, cole as mensagens nos corredores da escola, assim, estarão sensibilizando a comunidade escolar sobre o trabalho a ser realizado.
4- Decida quais serão as ações de cada dupla durante o dia da campanha. Lembrem-se: a função de vocês será a de orientar!
Observação: Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá pedir que escrevam as frases utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto). Por sua vez o desenho poderá ser feito utilizando Programa KolourPaint (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura). Depois, é só providenciar a impressão para o término dos cartazes.
e) Dia do Trânsito Escolar
No dia agendado para a realização do evento, cada um deverá assumir suas funções e aguardar os resultados.
Ao voltar para sala de aula, induza os alunos a dizerem o que acharam da atividade. Peça que ressaltem seus sentimentos, percepções e o que foi possível descobrir. Não se esqueça de pedir que justifiquem sua resposta.
6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Produzindo texto
Professor, agora que os alunos já vivenciaram diferentes atividades e conhecem algumas placas de sinalização, motive a turma a produzir texto sobre a temática. Instrua-os que em duplas ou individualmente, deverão pensar sobre as atividades realizadas, inclusive nos diálogos para produzirem um texto. Comunique que ao finalizarem suas produções, farão a leitura de seu texto para a professora e demais colegas.
Durante a elaboração do texto e registro você deverá observar os alunos no sentido de avaliá-los numa dimensão formativa continuada, tendo uma função diagnóstica, capaz de indicar os níveis de escrita já consolidados pelos alunos.
Você poderá solicitar que os alunos utilizem a informática para escrever as produções. Se eles possuírem o laptop Classmate do Projeto UCA, utilize o programa KWord, acessando ( Metasys > Aplicativo > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Textos ).
Os alunos poderão ilustrar o texto utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint).
Leitura dos textos produzidos
Professor, quando os alunos terminarem de escrever o texto, peça que troquem o caderno ou folha de papel com um colega. Um fará a revisão do texto do outro e quando necessário poderão chamá-lo para que possa sanar alguma dúvida quanto aos aspectos gramaticais e ortográficos e também quanto à coerência textual. Você poderá sugerir que utilizem o dicionário para conferir palavras que estão em dúvida. Após a contribuição dos colegas uns para com os outros, dê um tempo para que cada um possa reelaborar seu próprio texto levando em consideração as sugestões. Quando terminarem a reescrita dos textos, conforme registrado anteriormente permita que os alunos socializem suas produções. Você poderá pedir que um ou mais aluno/s faça/m a leitura. Também poderá fazer um mural com os textos permitindo que outros alunos possam apreciar as várias ideias.
Sugestão de links para o aluno:
Fonte: Sítio: “Por vias seguras”. Disponível em: <http://vias-seguras.com/educacao/educacao_ao_transito_orientacoes_pedagogicas/guia_crianca_segura_para_formacao_de_mobilizadores >. Acesso em: 01 de nov. 2013.
Fonte: Sítio “Atividades educativas”. Disponível em: <http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=390>. Acesso em: 01 de nov. 2013.
Fonte: Sítio “Atividades educativas”. Disponível em: <http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1496>. Acesso em: 01 de nov. 2013.
Sugestão de links para professores:
Fonte: Sítio: “Detran”. Disponível em:<http://www.detran.pr.gov.br/arquivos/File/habilitacao/manualdehabilitacao/manualdehabparte4.pdf >. Acesso em: 01 de nov. 2013.
Fonte: Sítio: “As coisas por elas”. Disponível em:<http://www.ascoisasporelas.com/2011/05/educando-o-motorista-do-futuro.html>. Acesso em: 01 de nov. 2013.
Fonte: Sítio: “Educação no trânsito”. Disponível em:<http://educacaotransitoportalprofessor.wordpress.com/sugestoesdeaulas/>. Acesso em: 01 de nov. 2013.
Sugestão de bibliografia para o aluno:
IACOCCA, Michele. Mão e contramão: a aventura do trânsito. São Paulo: Ática, 2002.
Sugestão de bibliografia para o aluno e o professor:
RODRIGUES, Juciara. Motoristas e pedestres: passo a passo conquistando seu espaço. São Paulo: Formato Editorial, 2001.
Professor, a avaliação deverá ser feita durante o trabalho pedagógico. É importante que ela aconteça a partir de suas observações e registros, num processo contínuo de reflexão. Aspectos como as possíveis dificuldades e facilidades dois alunos bem como a participação deles durante a realização das atividades precisam ser levados em consideração. Desta forma, utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: identificar símbolos utilizados para sinalizar as vias públicas; descobrir o significado de placas de trânsito; conhecer e respeitar tanto os direitos dos motoristas quanto os dos pedestres; observar e compreender a importância dos sinais de trânsito e avaliar a postura das pessoas com a finalidade de se evitarem situações de risco no trânsito; ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; interagir com os pares sabendo respeitar a opinião dos colegas.
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08/03/2015
Quatro estrelasmuito bom as ideias ,o material apresentado