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Danças indígenas – conhecendo outras culturas

 

08/12/2013

Autor e Coautor(es)
CLEBER GARCIA CASAGRANDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Thaís Cristina de Oliveira, Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dançar
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Apreciar e dançar
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Ampliar o conhecimento sobre a Cultura Indígena
  2. Conhecer as danças indígenas.
  3. Identificar principais aspectos da dança indígena.
  4. Vivenciar a dança indígena.
  5. Criar danças.
  6. Interagir com os colegas respeitando-os.
  7. Valorizar a cultura indígena.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A aula pode ser ministrada para alunos de 08 a 10 anos de idade.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2 – Conhecendo as danças dos índios

 

dança indigena

Imagem disponível em:http://1.bp.blogspot.com/-FsHPQ9-SyFQ/UWFwoTxDt3I/AAAAAAAAAi4/5Dsk86BBEYU/s320/Dan%C3%A7a+Ind%C3%ADgena.jpg. Acesso em 02 de novembro de 2013.

1ª. Atividade

Professor para introduzir o tema da aula converse com os alunos sobre o que entendem por cultura. Pergunte a eles que sabem sobre o índio brasileiro. Contribua com a discussão introduzindo informações a respeito do que é cultura e da situação atual do índio no Brasil.

Explique aos alunos que tudo que o homem consegue produzir através da sua inteligência é cultura. Assim como o índio, todos os povos e sociedades possuem sua cultura, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as gerações presentes e futuras: artes, ciências, costumes, sistemas, leis, religião, crenças, esportes, mitos, valores morais e éticos, comportamentos, preferências, invenções e todas as maneiras de ser (sentir, pensar e agir).

A seguir faça a ligação do conceito de cultura com a cultura indígena e dê dicas sobre a situação atual do índio no Brasil. Explique que no Brasil possui uma diversidade étnica e linguística, que está entre as maiores do mundo. Essa diversidade é encarada como um fator de enriquecimento cultural da nacionalidade. Os índios foram os primeiros habitantes do território brasileiro. São formados por povos diferentes com hábitos, costumes e línguas diferentes. O Brasil contemporâneo é mais indígena do que normalmente se supõe. Ainda que culturalmente transformada pela interação secular de processos civilizatórios, a presença indígena é fortemente percebida no tipo físico e nos costumes de amplos segmentos da população, sobretudo entre os brasileiros do Nordeste, da Amazônia e do Centro-Oeste. Os grupos indígenas brasileiros estão reduzidos a uma pequena fração do que foram no passado (representam hoje 0,4 a população brasileira – Censo 2010). A população indígena encontra-se hoje em plena recuperação demográfica. Isso se deve ao desenvolvimento de políticas que vem sendo adotadas nas áreas de demarcação de terras, saúde e educação, que representam ações efetivas para o reconhecimento dos direitos de cidadania das pessoas e dos povos indígenas do País. É através de tais ações que o Brasil busca uma relação de respeito mútuo entre as suas diversas comunidades étnicas.

 

Como embasamento para discussão sobre os direitos dos índios, acesse “Índios no Brasil - EPS. 10 - Nossos direitos”. Duração 17 minutos. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4948. Acesso em 01 de novembro de 2013.

Sinopse: A série "Índios no Brasil" traça um perfil da população indígena brasileira e mostra a relação dessa população com a natureza, o sobrenatural e os não-índios. Este episódio apresenta como os diferentes povos indígenas acompanham as transformações políticas, econômicas e tecnológicas do mundo. Além disso, estudiosos de origem indígena falam da importância de conscientizar seus povos sobre o direito que eles têm a terra.

 

2ª. Atividade

Exponha um breve histórico sobre a cultura indígena para os alunos em cartazes em slides projetados com data show para tornar a aula mais dinâmica e atrativa.

Nesse momento explique a origem dos índios, com eles organizam suas moradias, como se vestem, quais os principais tipos de alimentos, como produzem seus artesanatos, como organizam suas famílias, quais são os seus direitos atualmente, dentre outros aspectos. Atente para outros aspectos que os alunos ainda não conheçam e que são importantes para a turma nesse momento.

 

1) Sugestão de site para subsidiar suas discussões “Povos Indígenas - Fundação Nacional do Índio” Disponível em: http://www.funai.gov.br/.  Acesso em 02 de novembro de 2013. Nesse site, clique no ícone: “Índios do Brasil”, no qual está disponibilizado informações úteis para esse momento.

Posteriormente essa apresentação deixe um momento para que os alunos discutam sobre as diferenças entre a cultura indígena e a cultura que eles conhecem e ainda questione como seria se eles vivenciassem a cultura indígena por um dia, uma semana ou um mês.

Essa proposta deverá ser adaptada conforme o tempo que você professor tem para desenvolver.

 

3ª. Atividade

Professor reproduza alguns vídeos como forma de iniciar o tema das Danças Indígenas e contribuir para ampliar o conhecimento dos alunos.

Sugestão de vídeos para introduzir o tema.

 

1)     Sugestão de vídeo que o auxiliará na explicação da aula.: “Entendendo a Dança Indígena”. Duração: 2min08seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=20YgX5k_FQk. Acesso 02 de novembro de 2013.

 

2)      Vídeo: “Dança Indígena no Brasil: introdução”. Duração: 2min21seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-fBy3LFe3dI&list=UU4SBIKr9RlC1MtzlN3JNG7g. Acesso 02 de novembro de 2013.

 

Antes de iniciar a exibição dos vídeos, entregue uma ficha para cada aluno registrar os aspectos solicitados e identificados durante a apresentação do vídeo.

 

Sugestão de ficha:

 

Dança Indígena - identificando os pontos principais dos vídeos

1

Qual é a função da dança indígena?

 

 

2

Porque os índios dançam?

 

 

3

Tipos de dança indígena?

 

4

Quais as partes do corpo os índios movimentam?

 

5

O índio tem contato com quais objetos durante a dança?

 

6

Quais são os elementos dos rituais indígenas?

 

7

Como começa a dança indígena?

 

8

Quem é o líder das cerimônias?

 

9

Onde a dança indígena tem grande influência?

 

10

Onde a dança indígena está presente?

 

Imagem do próprio autor.

 

Organize o espaço, o som, selecione as músicas indígenas e todos outros materiais antes de iniciar a aula. Acesse músicas indígenas no site: “Povos Indígenas - Fundação Nacional do Índio” – clique em no ícone Índios do Brasil e em seguida no ícone Sons Indígenas.  Disponível em: http://www.funai.gov.br/.  Acesso em 02 de novembro de 2013.

Com os alunos organizados em roda, reproduza os sons indígenas e convide os alunos para que dancem os principais passos e movimentos que identificaram nos vídeos exibidos sobre as danças indígenas. Coloque diferentes sons de danças indígenas para que os alunos sintam o som e o ritmo de cada uma.

 

Aulas 3 e 4: Vivenciar a reprodução das danças indígenas

1ª. Atividade

Organize o espaço, o som, selecione as músicas indígenas e todos os outros materiais antes de iniciar a aula. Acesse músicas indígenas no site: “Povos Indígenas - Fundação Nacional do Índio” – clique no ícone Índios do Brasil e em seguida Sons Indígenas.  Disponível em: http://www.funai.gov.br/.  Acesso em 02 de novembro de 2013.

Com os alunos organizados em roda, reproduza os sons indígenas e convide os alunos para que dancem os principais passos e movimentos que identificaram nos vídeos exibidos sobre as danças indígenas. Coloque diferentes sons de danças indígenas para que os alunos sintam o som e o ritmo de cada uma.

 

2ª. Atividade

 

Organize os grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo deverá pesquisar uma dança indígena na internet para reproduzi-la. Solicite que façam a escolha do som indígena para posteriormente reproduzir a coreografia. Professor as músicas indígenas deverão ser previamente selecionadas para que os alunos possam ouvir e escolher, além disso, disponibilize som e CD-ROM ou computador com as mídias gravadas para que os grupos façam a escolha.

 

3ª. Atividade

 

Escolhida a música indígena e a coreografia, cada grupo deverá ensaiar para posteriormente apresentar. Professor disponibilize aproximadamente 40 minutos para o ensaio. 

Disponibilize materiais para a caracterização dos grupos como: tinta, maquiagem, tecidos e o que estiver disponível na escola.

O tempo de apresentação da coreografia depende do tempo da música indígena escolhida pelo grupo, mas conforme o seu planejamento poderá determinar o tempo máximo de cada apresentação.

Professor quanto o auxílio aos grupos poderá conversar e relembrar os alunos os principais movimentos existentes na dança indígena e sua caracterização.

 

4ª. Atividade

Após a caracterização e pintura, os grupos deverão fazer um ensaio final no local da apresentação.

 

5ª. Atividade

Organize a ordem de apresentação dos grupos.

A cada apresentação os outros grupos farão o registro sobre a coreografia.

Esse registro poderá ser em uma ficha com objetivo de identificar as principais características da dança indígena apresentada. Estes registros servirão para avaliação da participação dos alunos, envolvimento na reprodução das danças e entendimento sobre a dança indígena.

 

Sugestão de análise da apresentação:  

 

 

Avaliação: (ótimo – bom - regular)

Conteúdos para avaliação

Grupo 1

Grupo 2

Grupo 3

Grupo 4

Grupo 5

Apresentação do Grupo

 

 

 

 

 

Organização do Grupo

 

 

 

 

 

Coreografia

 

 

 

 

 

Conseguiu identificar o tipo de dança reproduzida: guerra, colheita, paz..

 

 

 

 

 

Movimentos característicos da dança indígena

 

 

 

 

 

Ritmo conforme o som escolhido

 

 

 

 

 

Vestimenta (acessórios e pintura)

 

 

 

 

 

Imagem do próprio autor.

 

6ª. Atividade

Professor promova a socialização dos registros das fichas preenchidas. Convide cada aluno para expor oralmente suas respostas e explicá-las. Proponha esse espaço como momento de interagir com os colegas respeitando as opiniões.

 

 

Aulas 5 e 6: Expressando nossos sentimentos: criação de coreografias

 

 

dança

Imagem disponível em: http://i1.ytimg.com/vi/0O1JZ1WCPd8/maxresdefault.jpg. Acesso em 20 de novembro de 2013. 

 

 

Professor relembre com os alunos o sentido e significado da Dança Indígena, que é expressar os sentimentos. A dança simboliza o que acontece na organização da tribo: as vitórias, as guerras, agradecer a colheita, a saúde, triunfo no amor e etc. A dança representa todos os momentos e rituais indígenas, ou seja, tem grande importância na vida dos índios. Cada dança tem um significado diferente. Nesse sentido, proponha aos alunos que cada grupo crie uma dança expressando um momento.

 

 

Professor se for possível apresente um vídeo para a turma que represente um desses sentimentos e/ou rituais. Sugestão de Vídeo: “Dança de agradecimento Pataxó”. Duração: 3min13 seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9U8ieUCeAK0. Acesso em 02 de novembro de 2013.

 

1ª. Atividade

Cada grupo escolherá um momento ou ritual que faz parte do cotidiano dos índios e que os componentes gostariam de representar. Professor deixe que os alunos decidam, é importante não dar exemplos para não influenciá-los. Se for preciso dê alguns nomes de tribos indígenas tais como: Arara, Araweté, Bororo, Enawenê Nauê, Guarani, Juruna/Yudja, Kaapor, Kayapó, Alapalo, Mayoruna dentre outras.

Posteriormente encaminhe a turma para o Laboratório de Informática para pesquisarem na internet sobre a dança que irão apresentar: nome, significado, quem dança (homens e mulheres/todos da tribo) fruto pesquisa do grupo.

 

2ª. Atividade

 

Cada grupo fará a criação do som com materiais recicláveis e outros materiais disponíveis na sua escola (latas, varetas, garrafas pet, bastões, sacolas plásticas etc.) e com o canto. Em seguida fará a criação da dança representando o sentimento escolhido pelo grupo conforme os movimentos característicos das danças indígenas.

 

3ª. Atividade

A apresentação final da coreografia deverá ser dançada, tocada e cantada por todos integrantes.

Esse momento deverá ser filmado e fotografado por um colega de outro grupo que não esteja apresentando. Esses registros poderão ser realizados para exposição no mural da sala e posteriormente no site ou blog da escola.

 

4ª. Atividade

 

Para a avaliação do trabalho realizado, a turma assistirá aos vídeos das apresentações e em seguida farão uma roda de conversa sobre a importância de conhecer e valorizar a cultura e as danças indígenas, além de vivenciar essas danças. Estimule a discussão sobre os sentimentos individuais e coletivos durante a vivência dessas danças.

Recursos Complementares

 

FOGANHOLI, Cláudia. Danças brasileiras de matrizes africanas e indígenas: dialogando com a diversidade. Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade Federal de São Carlos. Disponível em: http://www.ufscar.br/~defmh/spqmh/pdf/2012/foganholicurso2012.pdf. Acesso em 02 de novembro de 2013.

GASPAR. Lúcia. Danças indígenas do Brasil. Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar../index.php?option=com_content&view=article&id=839%3Adancas-indigenas-do-brasil&catid=39%3Aletra-d&Itemid=1. Acesso em 02 de novembro de 2013.

MULLER, Regina Polo. Danças indígenas: arte e cultura, história e performance. Disponível em: http://www.iai.spk-berlin.de/fileadmin/dokumentenbibliothek/Indiana/Indiana_21/10MuellerRegPol_neu-kM__.pdf. Acesso em 03 de novembro de 2013.

 

Vídeo: A Dança Tribal do Povo Xavante. Duração 37min41seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=KczDQ5enRNg. Acesso em 03 de novembro de 2013.

Vídeo: Dança Xavante. Duração 1min33seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5JV3l2hTxig. Acesso em 03 de novembro de 2013.

Vídeo: Dança Pataxó. Duração 1min54seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=B8GW5U2o5Pc. Acesso em 02 de novembro de 2013.

Vídeo: A dança dos Pataxós. Duração 2min19seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=XuinLtQWacs. Acesso em 02 de novembro de 2013.

Vídeo: Dança indígena. MOV. Duração 2min11seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=W7Iqkg8MaKA. Acesso em 02 de novembro de 2013.

Vídeo: Índios Kayapó na III Aldeia Multiétnica - Îandé Radiola dos Povos. Duração 2min47seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ehLIhEwl5SM. Acesso em 03 de novembro de 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante todas as atividades: o professor deverá observar como os alunos estão participando da exposição das ideias, das atividades propostas, da reprodução e criação das coreografias bem como, na discussão das propostas apresentadas pelo professor e pelos colegas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
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  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniões

  • Romário Guimarães Franca, Secretaria Municipal de Educação , Espírito Santo - disse:
    romarioef12@gmail.com

    07/09/2015

    Quatro estrelas

    Muito boa as aulas sobre dança indígena. Inclusive estamos elaborando a Proposta do Município de São Mateus-ES, caso tenha material e puder me enviar, agradeço! Um saudoso abraço! Profº Romário


  • Norberto Fabrício dos Santos, Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva , Paraná - disse:
    nofabricio@hotmail.com

    29/06/2014

    Cinco estrelas

    É com um trabalho deste que um professor mostra sua capacidade, sua criatividade e transmite para quem quer realizar um bom trabalho na escola. A sabedoria africana diz que a arte é a investigação da nossa sabedoria. Como faz bem para a nossa alma ver um trabalho que é feito com carinho. Esta atividade vem dignificar a cultura dos povos indígenas que muitas vezes é vista e tratada de uma maneira simplista e folclorizada.


  • JOSE HENRIQUE DOS SANTOS BARBOSA, INSTITUTO DE EDUCACAO E PESQUISA , Goiás - disse:
    ricksantossiria@hotmail.com

    28/03/2014

    Quatro estrelas

    Gostei muito.


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