Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PINTANDO COM OS BEBÊS: VAMOS USAR GELATINA?

 

23/11/2013

Autor e Coautor(es)
Thaisa Neiverth
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Estimular a expressividade dos bebês;

* Usar materiais diversificados;

* Pintura com giz de cera;

* Manipular de tecidos coloridos;

* Fazer uma tinta com gelatina colorida;

* Fazer um painel coletivo com a tinta confeccionada.

Duração das atividades
Manipulação de tecidos coloridos (30 minutos); pintura com giz de cera (45 minutos); preparação da tinta (30 minutos); confecção do painel (30 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa proposta não exige conhecimento prévio. No entanto, foi pensada para crianças de até dois anos. A ideia de pintar com gelatina colorida atende ao objetivo de permitir que crianças tão pequenas manipulem tintas coloridas de forma segura. Alem disso, é importante deixar claro que o material produzido com a tinta de gelatina não sera duradouro, portanto, o registro dessa atividade deve ser fotográfico.  

Estratégias e recursos da aula

Materiais utilizados

* giz de cera colorido;

* tapete;

* papel branco;

* papel pardo;

* tecidos coloridos;

* gelatinas de três sabores;

* potes para o preparo da gelatina;

* tampas de potes de maionese;

* livro Romeu e Julieta da Ruth Rocha em vídeo youtube (vide recursos complementares);

* data show.

 

 

 

1ª Atividade: Brincando com tecidos (30 minutos)

Na sala de aula, propor para as crianças uma brincadeira com tecidos coloridos no tapete. O professor pode colocar música* e um tapete na sala, disponibilizando os tecidos e incentivando que as crianças brinquem e dancem. É importante que o professor durante a brincadeira faça destaque às cores dos tecidos, estabelecendo um diálogo com as crianças mais ou menos assim:

"Vamos pegar o tecido VERMELHO?"

"Vamos esconder o tecido AMARELO?"

 

 5

 

Fonte: http://euliamei.blogspot.com.br/2013/05/filme-o-fabuloso-destino-de-amelie.html Acesso em: 22/11/2013

 

* Sugiro a trilha sonora do filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" (vide em recursos complementares).

 

 

2ª Atividade: Pintando borboletas com giz de cera (45 minutos)

Organizar um espaço para contar a história de Ruth Rocha "Romeu e Julieta". A sugestão é que seja o vídeo do youtube (vide em recursos complementares) no data show, mas caso a instituição não disponha desse recurso, o professor pode contar a história sobre um tapete. Depois que a história for contada, o professor deve disponibilizar papel pardo e giz de cera coloridos para que as crianças desenhem o jardim de Romeu e Julieta.

 

6

Fonte: http://encantamentosdaliteratura.blogspot.com.br/2010/08/romeu-e-julieta-ruth-rocha.html Acesso em: 22/11/2013.

 

 

1 2

Fonte: Acervo NDI-2012                                                                             Fonte: Acervo NDI-2012

Fotografias: Thaisa Neiverth

 

3ª Atividade: Preparação da tinta (30 minutos)

Preparar junto com as crianças as tintas feitas com gelatina. Sugere-se que sejam de três cores: azul, amarela e vermelha, as primárias. Para preparar basta pegar três potes com água morna e colocar (nesse momento as crianças podem participar) o pó da gelatina. Quando as tintas estiverem prontas é necessário que sejam distribuídas entre as crianças para a confecção do painel. A distribuição pode ser feitas em tampas de sucata, como tampas de potes de maionese, por exemplo. 

 

4ª Atividade: Confecção do painel (30 minutos)

Depois que a tinta estiver preparada, o professor deve organizar o espaço para o uso do material. Sugere-se que seja em um espaço externo da instituição. O professor deve disponibilizar as tintas nas tampas e cada criança deve ter o seu pincel. A pintura deverá ser individual. Com tudo pronto é hora da brincadeira começar!

As crianças deverão ter total liberdade para usar o material, que depois de pronto pode ser posto em exposição sob forma de um painel com os trabalhos de todas as crianças. No entanto, a exposição deve ser curta, posto que, como o painel é feito com gelatina, o açúcar pode atrair insetos. Assim, imagens por intermédio de fotografias serão um registro mais adequado para esta atividade.

 

4 3

Fonte: Acervo NDI-2012                                                                           Fonte: Acervo NDI-2012

Fotografias: Thaisa Neiverth

Recursos Complementares

Trilha Sonora do filme: O fabuloso destino de Amélie Poulain. Disponível em: http://letras.mus.br/amelie-poulain/1920731/#mais-acessadas/1920730/

ROCHA. Ruth. Romeu e Julieta. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=28G4v-6hk9c

Site: Pintura para bebes e crianças com tintas de legumes caseiras. Disponível em: https://www.facebook.com/events/231827460215305/

Avaliação

A avaliação na Educação Infantil deve ser processual. O professor é o responsável por pensar nela de forma intencional, mas pode também encontrar algumas respostas nas reações das crianças. Durante o desenvolvimento das atividades propostas, o professor poderá avaliar vários aspectos, dentre eles, se as crianças tiveram a oportunidade de se expressar; se gostaram de utilizar o material diversificado; se desenvolveram a capacidade de trabalhar em grupo; e se a proposta de exposiçao do painel com gelatina foi bem apreciada. Sugere-se que o professor fotografe o processo a fim de registrar a atividade e o resultado do processo. É importante destacar que a observação do processo decorrente das conversas do tema trabalhado, podem desencadear novas relações com este conteúdo que poderão ser fonte de avaliação de como as crianças compreenderam o mesmo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.