01/12/2013
Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Sociologia | Ideologia e a indústria cultural |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
- Explicar o que é cultura urbana.
- Reconhecer as diferentes manifestações culturais como legítimas.
- Elaborar projetos de cultura inserindo a comunidade na escola.
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Aula 1
O objetivo desta aula é despertar nos jovens o interesse e estudo da cultura urbana e suas possíveis relações com a educação formal e o ambiente escolar. Nos tempos atuais, a cultura urbana tem ganhado espaço e reconhecimento da mídia e do público em geral. O espaço urbano concentra a maioria da população do país, e no seu fazer cotidiano, produz e irradia cultura para outros espaços inclusive, o rural. Tem-se observado uma valorização maior da cultura popular, portanto, é uma temática que precisa ser pesquisada e melhor entendida no âmbito da escola. Este é um papel da educação e da escola.
1. Para iniciar a aula, assista com a turma ao vídeo da série Cultura Urbana e Educação intitulado “Outros olhares”. Neste vídeo, são apresentadas três iniciativas de trabalho com Cultura Urbana que deverá fomentar nos alunos ideias e motivação para desenvolverem projetos culturais no espaço da escola, em parceria com a comunidade.
2. Leve a turma para o Laboratório de Informática ou exiba em sala de aula o vídeo da TV Escola, Programa Salto para o Futuro. Cultura Urbana e Educação – PGM. 4: Outros Olhares. Duração 50 minutos. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1241. Acesso em 04 de novembro de 2013.
3. Exiba o vídeo até 33min31seg (1º. e 2º. bloco - entrevista) que mostra o diálogo com especialistas a respeito da temática Educação, Cultura e Identidade e atividades de valorização de uma cultura local. Solicite que a turma preste atenção aos seguintes tópicos para posterior debate:
- cultura urbana;
- educadores sociais;
- as diferentes linguagens citadas: teatro, música, artes plásticas;
- o mapeamento das culturas locais;
- os jovens protagonistas em gestão cultural.
Imagem disponível em: http://www.irdeb.ba.gov.br/multicultura/wp-content/uploads/2011/05/i_Cultura_Urbana_Art_Gallery_i_thumb18-300x229.jpg. Acesso em 08 de novembro de 2013.
4. Terminado o vídeo, dialogue com os alunos a partir do conceito dos tópicos listados acima e solicite a opinião dos mesmos sobre o que é significativo para que a escola se torne um espaço democrático de produção e valorização das manifestações culturais locais. É importante que o aluno entenda que cultura urbana é tudo aquilo produzido e difundido na comunidade por pessoas comuns do dia a dia, mas que têm um senso plástico, estético e um gosto pelo fazer cultural em diferentes áreas: música, teatro, culinária, arquitetura. A escola deve valorizar estas manifestações que vêm até mesmo dos próprios alunos ou os pais destes, como por exemplo, alunos e pais da escola que participam de Congado, Capoeira, grupos musicais etc.
Aulas 2 a 5
1. Inicie com os alunos a discussão sobre projetos de extensão que podem ser desenvolvidos com diferentes manifestações culturais na escola. Os projetos elaborados serão apresentados aos alunos que selecionarão qual(ais) projeto(s) serão executados pela turma.
a. Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos.
b. Cada grupo deverá escolher uma das linguagens artísticas abaixo:
- artes visuais;
- literatura;
- dança;
- música;
- teatro.
c. Feitas as escolhas, exiba o vídeo do Programa Salto para o Futuro, intitulado Práticas Inovadoras da Série Cultura Urbana e Educação. Duração 50 minutos. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1240. Acesso em 04 de novembro de 2013.
Este vídeo traz, na prática, projetos de ações culturais na cidade tendo jovens como protagonistas. Estes projetos valorizam a cultura local e faz uma inserção da mesma no ambiente escolar com a participação de diversos atores, criando um ambiente favorável a novas práticas sobre Cultura Urbana.
d. Terminado o vídeo, discuta com os alunos sobre os projetos apresentados, sobre a importância da diversidade dentro da escola para formação do aluno, do porquê se deve criar projetos culturais que envolvam outros atores sociais, como a família e os artistas da cidade.
e. Planeje com os alunos como cada grupo se reunirá e definirá ações possíveis de serem realizadas na escola.
f. Os grupos se reunirão em sala de aula e, se necessário, no contraturno. Estes grupos irão organizar diferentes atividades entre eles, para o desenvolvimento do projeto conforme cronograma apresentado abaixo.
g. Sugestão de Roteiro para construção do projeto de trabalho de cada grupo:
1. Qual a linguagem escolhida?
2. Existe na comunidade algum grupo, alguém ou alguma instituição que trabalha esta linguagem?
3. Como serão feitos os contatos com a comunidade? Agendar visitas? Entrevista?
4. Feita a pesquisa na comunidade, qual a forma de inserção desta linguagem na escola? Qual a metodologia do projeto?
5. Como será o cronograma do projeto? Sugestão:
NOME DO PROJETO: |
|||||||||
OBJETIVO DO PROJETO: |
|||||||||
Jan |
Fev |
Mar |
Abr |
Mai |
Jun |
Jul |
Ago |
Set |
|
Pesquisa na comunidade sobre as manifestações culturais |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Definição da Linguagem Artística: |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Definição da metodologia (oficinas, cursos, palestras, mostras, exibições, exposições etc.) |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Definição dos atores da comunidade que ministrarão oficinas ou que participarão do projeto. São protagonistas culturais, professores de capoeira, música, músicos etc. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Consulta de espaço para realização do projeto |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Definição da duração do projeto |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Aquisição de material necessário |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Avaliação do Projeto |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Apresentação relatório final para a turma |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Divulgação resultados projeto |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte: Imagem do próprio autor
Imagem disponível em: http://www.grupoescolar.com/thumbnail.php?imagem=painel/files/BE13F.jpg&l=160&a=120. Acesso em 14 de novembro de 2013.
Aulas 6 a 8
Os projetos elaborados serão apresentados para toda a turma.
1. Cada grupo utiliza a mídia que achar melhor: data show, cartazes, vídeos etc.
2. Cada grupo terá 15 minutos para apresentar e justificar a importância do seu projeto.
3. Ao término das apresentações, a turma deverá decidir qual(ais) projeto(s)serão implementados por eles no ambiente escolar.
4. Após escolha do projeto e a partir do cronograma proposto, definir tarefas, comissões para que o mesmo possa ser executado.
5. Após realização do projeto, reunir novamente a turma para apresentação do relatório final e avaliação do trabalho. Realizar um Fórum para socializar o resultado com a comunidade. Este fórum será feito num espaço amplo da escola com os participantes e um líder que irá conduzir os debates. Previamente, poderão ser elaboradas perguntas para os participantes para se conduzir os debates.
Sugestão de livro sobre Juventude e Cultura.
Imagem disponível em: http://www.skoob.com.br/livro/194709-juventude_e_sociedade. Acesso em 18 de novembro de 2013.
Título: Juventude e Sociedade. Trabalho, Educação, Cultura e Participação.
Autor: Novais, Regina; Vannuchi, Paulo.
Editora: Fundação Perseu Abramo.
Sugestão de filme com presença de manifestações culturais da juventude.
Título: 5x favela - agora por nós mesmos
Ano: 2010.
Imagem disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/5x_Favela_-_Agora_por_N%C3%B3s_Mesmos. Acesso em 11 de novembro de 2013.
Avalie a motivação dos alunos ao longo dos projetos para ver se há necessidade de adaptação ou revisão do planejamento. Faça um fórum com os alunos para que se autoavaliem e deem retorno sobre as atividades realizadas, sobre o entendimento do que seja cultura urbana e a contribuição da mesma para sua formação. Faça uma sondagem durante os debates para verificar se os alunos compreendem como legítimas estas manifestações culturais. Acompanhe o projeto com vistas a uma revisão futura de outros projetos desta natureza, a serem implementados na escola.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/02/2014
Cinco estrelasÓtima aula. Muito obrigada por compartilhar.
07/02/2014
Cinco estrelasEsse tema é um presente para professores eventuais ganhar a atenção dos alunos,muito obrigado.