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PODEMOS CONVERSAR SEM PALAVRAS?

 

24/11/2013

Autor e Coautor(es)
Thaisa Neiverth
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FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Estimular o respeito a diversidade;
  • Aprender alguns sinais de libra;
  • Reconhecer outras formas de representação e comunicação;
  • Reconhecer a função social da linguagem de sinais;
  • Ter acesso a cultura letrada a partir dos gibis da turma da Mônica;
  • Registrar a atividade fotografando o sinal de cada criança.
Duração das atividades
1ª Atividade: Conversando sobre as diferenças (30 minutos); 2ª Atividade: Brincando de mímica (1 hora); 3ª Atividade: Visita de um surdo-mudo (45 minutos); 4ª Atividade: Registro da atividade com o cartão e imagens do sinal
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa atividade não exige conhecimento prévio. Pode ser desenvolvida com crianças que tenham mais de três anos e poderá trazer possibilidades de desenvolvimento importantes aos pequenos, pois ao mesmo tempo em que trabalha questões atitudinais com relação a inclusão e aceitação das diferenças, trabalha conteúdos e conceitos importantes à faixa-etária com relação ao desenvolvimento simbólico e da linguagem.

Estratégias e recursos da aula

Materiais utilizados:

* Gibis da turma da Mônica;

* Tapete para a roda;

* Rádio ou computador para ouvir a música;

* Computador para mostrar a imagem ou impressão do Humberto - Turma da Mônica;

* Cartolina;

* Canetinhas coloridas;

* Máquina fotográfica.

 

1ª Atividade: Conversando sobre as diferenças (30 minutos)

Organizar um espaço com tapete na sala ou então preparar a biblioteca da instituição com gibis da Turma da Mônica e disponibilizá-los para que as crianças os manipulem livremente por um tempo. Depois que as crianças manusearam os gibis, o professor deve começar um diálogo que aponte as diferenças entre os personagens, destacando que o Cebolinha fala "elado", que a Mônica é "gordinha", que o Humberto não fala, por exemplo. Ainda nesse momento, o professor deve colocar a música do Gilberto Gil "Ser diferente e normal" (vide recursos complementares).

 

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Fonte: http://pt-br.monica.wikia.com/wiki/Humberto

Acesso em: 22/11/2013.

 

2ª Atividade: Brincando de mímica (1 hora)

 

Nesse segundo momento, o professor deve resgatar a conversa da roda, dando destaque ao Humberto e a sua deficiência na fala. Sobre esse assunto, o professor pode perguntar para as crianças como o Humberto se comunica sem falar. É interessante que o professor registre por escrito as respostas das crianças. Provavelmente os alunos levantarão hipóteses a respeito de gestos, e, é possível que alguns deles já tenham ouvido falar da língua dos sinais (libras). Nesse contexto, o professor pode propor para as crianças uma brincadeira de mímica.

A brincadeira pode ser assim organizada:

1. As crianças podem ser divididas em dois grupos.

2. Cada grupo deverá combinar uma lista com seis animais para imitar. Como os pequenos ainda não são alfabetizados, essa lista pode conter desenhos ou figuras dos animais escolhidos. (esse momento exige uma supervisão atenta dos professores e auxiliares de sala).

3. Um dos grupos começa a representar as imagens. Se o grupo todo irá representar ou se uma criança será escolhida fica a critério do professor e dos alunos.

4. O outro grupo terá 1 minuto para descobrir o animal. Se acertarem ganham ponto, caso errem o ponto é para outra equipe.

5. Ganha o grupo que tiver mais pontos no final.

OBS: Mesmo que tenha sido sugerido nessa atividade que exista um grupo ganhador, o professor pode mudar esse final e conduzir a atividade sob forma de desafio. Por exemplo, cada grupo é desafiado.

 

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Fonte: http://coisaslivrescas.blogspot.com.br/2010/02/imitando-animais-atividade-de-inicio-de.html Acesso em: 22/11/2013.

 

 

3ª Atividade: Visita de um surdo-mudo (45 minutos)

 

O professor pode combinar previamente uma visita de um surdo ou de um intérprete de libras às crianças. O objetivo é que as crianças tenham contato com a língua de sinais e a reconheçam como um idioma ou como uma possibilidade socialmente reconhecida de linguagem. Antes da visita, o professor deve contar para as crianças que o visitante é tão especial quanto o Humberto da Turma da Mônica e que ele vai ensinar alguns sinais (fazer referência a atividade de mímica) que representam algumas palavras. Quando a visita chegar, as crianças podem estar organizadas em uma roda no tapete para recebê-lo e a conversa deve ser iniciada e conduzida sempre com a mediação do professor. É interessante que o surdo ou o intérprete converse um pouco com as crianças usando alguns sinais que eles possam compreender. Uma sugestão é que alguns animais, ações, objetos e letras que as crianças já dominem sejam priorizados (isso pode ser previamente combinado entre o professor e a pessoa surda). 
 
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Fonte:  http://diversa.org.br/ Acesso em: 22/11/2013.
 
 
 

4ª Atividade: Registro da atividade com o cartão e imagens do sinal

 

Depois das crianças terem tido contato com a língua de sinais, sugere-se que seja registrado em imagem e cartão o que aprenderam. Por exemplo, se as crianças aprenderam como é em libras a letra A, o professor pode tirar foto da criança fazendo o sinal e cada criança pode escrever em um cartão (feito com cartolina) a mesma letra. Assim, ao mesmo tempo em que as crianças começam a respeitar esse novo tipo de linguagem também terão oportunidade de desenvolver o registro por escrito, tão importante ao processo de alfabetização. 

 

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Recursos Complementares

Site: Saberes e praticas da inclusão - Educação Infantil. Disponivel em: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=860&catid=192%3Aseesp-esducacao-especial&id=12654%3Asaberes-e-praticas-da-inclusao-educacao-infantil&option=com_content&view=article

 

Musica Gilberto Gil: Ser diferente e normal! Disponível em: http://letras.mus.br/gilberto-gil/ser-diferente--normal/

 

Site: Material lúdico pedagógico para crianças surdas. Disponível em: http://www.behance.net/gallery/Material-ludico-pedagogico-para-criancas-surdas/759374

 

Site: Turma da Monica e a Inclusão. Disponível em: http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/04/turma-da-monica-e-inclusao.html

 

Site: Humberto (Mauricio de Souza). Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Humberto_(Mauricio_de_Sousa)

 

Site: Wiki Turma da Mônica - Humberto. Disponível em: http://pt-br.monica.wikia.com/wiki/Humberto

 

Filme: Educação Inclusiva - Mauricio de Souza.http://www.youtube.com/watch?v=nisvNAzYjzU

 

Filme: Uma aventura no tempo com libras. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zFCV1Vkl71g

 

Filme: Campanha Libras. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5nHwXnmQQO4

Avaliação
A avaliação na Educação Infantil deve ser processual. O professor é o responsável por pensar nela de forma intencional, mas pode também encontrar algumas respostas nas reações das crianças. Durante o desenvolvimento das atividades propostas o professor poderá avaliar vários aspectos, dentre eles se as crianças desenvolveram a capacidade de se colocar no lugar do outro; se aprenderam a ter respeito pelas diferenças; se compreenderam a função social da lingua de sinais; se aprenderam alguns sinais e se conseguiram registrar graficamente os sinais de libras que aprenderam. Sugere-se que o professor fotografe o processo a fim de registrar a atividade e o resultado do processo. 
 
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