24/11/2013
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Essa atividade não exige conhecimento prévio. Pode ser desenvolvida com crianças que tenham mais de três anos e poderá trazer possibilidades de desenvolvimento importantes aos pequenos, pois ao mesmo tempo em que trabalha questões atitudinais com relação a inclusão e aceitação das diferenças, trabalha conteúdos e conceitos importantes à faixa-etária com relação ao desenvolvimento simbólico e da linguagem.
Materiais utilizados:
* Gibis da turma da Mônica;
* Tapete para a roda;
* Rádio ou computador para ouvir a música;
* Computador para mostrar a imagem ou impressão do Humberto - Turma da Mônica;
* Cartolina;
* Canetinhas coloridas;
* Máquina fotográfica.
1ª Atividade: Conversando sobre as diferenças (30 minutos)
Organizar um espaço com tapete na sala ou então preparar a biblioteca da instituição com gibis da Turma da Mônica e disponibilizá-los para que as crianças os manipulem livremente por um tempo. Depois que as crianças manusearam os gibis, o professor deve começar um diálogo que aponte as diferenças entre os personagens, destacando que o Cebolinha fala "elado", que a Mônica é "gordinha", que o Humberto não fala, por exemplo. Ainda nesse momento, o professor deve colocar a música do Gilberto Gil "Ser diferente e normal" (vide recursos complementares).
Fonte: http://pt-br.monica.wikia.com/wiki/Humberto
Acesso em: 22/11/2013.
2ª Atividade: Brincando de mímica (1 hora)
Nesse segundo momento, o professor deve resgatar a conversa da roda, dando destaque ao Humberto e a sua deficiência na fala. Sobre esse assunto, o professor pode perguntar para as crianças como o Humberto se comunica sem falar. É interessante que o professor registre por escrito as respostas das crianças. Provavelmente os alunos levantarão hipóteses a respeito de gestos, e, é possível que alguns deles já tenham ouvido falar da língua dos sinais (libras). Nesse contexto, o professor pode propor para as crianças uma brincadeira de mímica.
A brincadeira pode ser assim organizada:
1. As crianças podem ser divididas em dois grupos.
2. Cada grupo deverá combinar uma lista com seis animais para imitar. Como os pequenos ainda não são alfabetizados, essa lista pode conter desenhos ou figuras dos animais escolhidos. (esse momento exige uma supervisão atenta dos professores e auxiliares de sala).
3. Um dos grupos começa a representar as imagens. Se o grupo todo irá representar ou se uma criança será escolhida fica a critério do professor e dos alunos.
4. O outro grupo terá 1 minuto para descobrir o animal. Se acertarem ganham ponto, caso errem o ponto é para outra equipe.
5. Ganha o grupo que tiver mais pontos no final.
OBS: Mesmo que tenha sido sugerido nessa atividade que exista um grupo ganhador, o professor pode mudar esse final e conduzir a atividade sob forma de desafio. Por exemplo, cada grupo é desafiado.
Fonte: http://coisaslivrescas.blogspot.com.br/2010/02/imitando-animais-atividade-de-inicio-de.html Acesso em: 22/11/2013.
3ª Atividade: Visita de um surdo-mudo (45 minutos)
4ª Atividade: Registro da atividade com o cartão e imagens do sinal
Depois das crianças terem tido contato com a língua de sinais, sugere-se que seja registrado em imagem e cartão o que aprenderam. Por exemplo, se as crianças aprenderam como é em libras a letra A, o professor pode tirar foto da criança fazendo o sinal e cada criança pode escrever em um cartão (feito com cartolina) a mesma letra. Assim, ao mesmo tempo em que as crianças começam a respeitar esse novo tipo de linguagem também terão oportunidade de desenvolver o registro por escrito, tão importante ao processo de alfabetização.
Site: Saberes e praticas da inclusão - Educação Infantil. Disponivel em: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=860&catid=192%3Aseesp-esducacao-especial&id=12654%3Asaberes-e-praticas-da-inclusao-educacao-infantil&option=com_content&view=article
Musica Gilberto Gil: Ser diferente e normal! Disponível em: http://letras.mus.br/gilberto-gil/ser-diferente--normal/
Site: Material lúdico pedagógico para crianças surdas. Disponível em: http://www.behance.net/gallery/Material-ludico-pedagogico-para-criancas-surdas/759374
Site: Turma da Monica e a Inclusão. Disponível em: http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/04/turma-da-monica-e-inclusao.html
Site: Humberto (Mauricio de Souza). Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Humberto_(Mauricio_de_Sousa)
Site: Wiki Turma da Mônica - Humberto. Disponível em: http://pt-br.monica.wikia.com/wiki/Humberto
Filme: Educação Inclusiva - Mauricio de Souza.http://www.youtube.com/watch?v=nisvNAzYjzU
Filme: Uma aventura no tempo com libras. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zFCV1Vkl71g
Filme: Campanha Libras. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5nHwXnmQQO4
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/05/2014
Cinco estrelasAdorei a aula!!! Vou aplicar com minha turma!