01/12/2013
Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
- Aprender a valorizar a cultura afro-brasileira;
- Promover conscientização dos alunos a respeito da desigualdade racial, principalmente na educação;
- Realizar pesquisa sobre o número de negros na escola;
- Realizar uma Semana da Consciência Negra na escola como forma de reconhecimento da importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade nacional.
Não serão necessários conhecimentos prévios.
O objetivo desta aula é promover uma Semana da Consciência Negra na escola. Para tal, vários debates são necessários, preparando os alunos com diferentes temáticas ligadas à cultura negra. Desta forma, trabalha-se também as questões ligadas a Historia e Cultura Afro-Brasileira, temática obrigatória nos currículos escolares após a publicação da Lei 10.639 /03.
A data de 20 de novembro foi escolhida para a comemoração do Dia da Consciência Negra porque neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi dos Palmares foi um negro que venceu o anonimato e tornou-se um símbolo da luta e da resistência negra diante da violência.
Imagem disponível em:
http://1.bp.blogspot.com/-OY2bqwmDJcE/UJ1UbAYZ5PI/AAAAAAAAAik/9eK43YFMgl8/s400/M%C3%AAs+da+Consci%C3%AAncia+Negra.gif. Acesso em 08 de novembro de 2013.
Aulas 1 a 3
1 - Inicie a aula com os alunos fazendo uma pesquisa demográfica na escola sobre a quantidade de alunos que se autodenominam negros. O objetivo da pesquisa é saber como a questão da cor funciona na sociedade, dado que cor é um conceito autodenominado no nosso país para efeitos de pesquisa dos órgãos do governo: branco, pardo, preto e amarelo.
2 - Divida a turma em 7 grupos ou mais de acordo com a estrutura e os níveis de ensino existentes na escola. Cada grupo irá entrevistar diferentes segmentos da escola: funcionários e estudantes. Caso a sua escola tenha todos os níveis da Educação Básica serão necessários, no mínimo, 7 grupos para realizar a pesquisa sendo que:
Grupo 1 – entrevistará os professores;
Grupo 2 – entrevistará os funcionários administrativos;
Grupo 3 – entrevistará os alunos da Educação Infantil;
Grupo 4 – entrevistará os alunos do Ensino Fundamental – séries iniciais;
Grupo 5 – entrevistará os alunos do Ensino Fundamental – séries finai;
Grupo 6 – entrevistará os alunos do Ensino Médio;
Grupo 7 – entrevistará os alunos da Educação de Jovens e Adultos.
3 - A pesquisa será feita para coletar dois dados importantes:
1 - Você é negro?
2 - Seus pais são negros?
O objetivo é ver como a questão da cor é percebida pela sociedade, dado que cor é um conceito autodenominado no nosso país para efeitos de pesquisa dos órgãos do governo.
Para esta pesquisa, os alunos irão entrevistar os grupos designados e registrar em seus cadernos ou em arquivo Excel. Toda a pesquisa será feita no contraturno. Coletados os dados, cada grupo irá apresentar por 5 minutos os resultados estatísticos da pesquisa. Um aluno ficará responsável por agrupar todos os resultados e montar um gráfico utilizando o programa Excel.
É importante dizer que sabemos antecipadamente que o número de alunos e funcionários negros na maioria das escolas brasileiras é minoria, por isso é importante que os alunos saibam que o combate ao racismo deve ser feito desencadeando ações que valorize e dê oportunidade aos grupos raciais e étnicos, que são minorias, e no combate a desigualdade racial, particularmente na Educação.
Este contexto nos mostra que a história da luta e da resistência negra ainda não acabou. Segundo dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - o índice de analfabetismo entre os negros é bem maior que entre os brancos. Este é o momento de propor aos alunos a realização da Semana da Consciência Negra na escola como uma ação de valorização e reconhecimento da importância da cultura e do povo africano.
4 - Na sequência, exiba o Vídeo da Série Semana temática, intitulado Semana da Consciência Negra, entrevista com o sociólogo José Jorge de Carvalho, professor da UnB. Duração: 8 min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=7260. Acesso em 04 de novembro de 2013.
É importante o professor orientar para que os alunos, durante a exibição do vídeo, fiquem atentos quanto à possibilidade relacionar as questões abordadas pelo professor da UnB com o contexto da escola referente ao número de negros que nela estudam e trabalham.
Sinopse
José Jorge de Carvalho fala sobre as causas históricas do racismo e preconceito no Brasil e o que vem sendo feito e o que ainda precisa ser feito para mudar esse quadro. José Jorge deu a sua opinião sobre o sistema de cotas, além de exemplificar como a escola pode trabalhar a questão da consciência negra na sala de aula.
5 -Ao término da apresentação do vídeo, abra espaço aos alunos para que debatam e façam perguntas e comentem sobre as informações relativas ao Dia da Consciência Negra e as demais questões abaixo:
- Dia 20 de novembro - Dia da Consciência Negra. Por que foi instituído este dia no Brasil e qual o seu significado Histórico?
- A situação atual do negro no Brasil.
- O que ainda precisar ser feito para que o Brasil deixe der ser um país racista.
- Como e porque trabalhar a questão da consciência negra na sala de aula.
- O que a escola pode fazer para contribuir com o negro no Brasil?
Imagem disponível em: http://www.tvufg.org.br/wp-content/uploads/2012/11/SemanaConsci%C3%AAnciaNegra.jpg. Acesso em 08 de novembro de 2013.
6 - Após o debate, iniciar junto aos alunos e a escola, o encaminhamento da proposta para realização da Semana da Consciência Negra. Esta proposta implicará em criar espaços de expressão da cultura afro-brasileira tais como: danças - capoeira, hip hop, samba -; gastronomia; religiões; artesanatos; vestimentas; jogos e brincadeiras; contos, histórias e lendas africanas; instrumentos musicais, dentre outros. Os alunos poderão ser distribuídos em grupos, sendo cada grupo responsável pela criação e organização de um destes espaços.
Aulas 4 a 7
Nas próximas aulas, a turma irá planejar a Semana da Consciência Negra na escola. Para isto, cada grupo irá se responsabilizar pela organização de uma atividade cultural e/ou formativa e irá apresentá-la durante esta Semana da Consciência Negra.
A - Professor, para contribuir com Semana da Consciência Negra fornecendo mais informações aos alunos sobre aspectos importantes da cultura afro-brasileira, exiba vídeo intitulado: Juventude Negra, da série Gestão Educacional para a Diversidade. Duração: 52 minutos. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5727. Acesso em 04 de novembro de 2013.
Sinopse
A série "Gestão Educacional para Diversidade" discute propostas pedagógicas voltadas para a construção de uma escola que forme cidadãos conscientes do valor de seu pertencimento étnico-racial, em especial os descendentes de africanos. Os programas da série focam na arte e religião.
O terceiro programa mostra que no Brasil, país multirracial, o combate ao racismo deve ser feito não somente por meio de ações repressivas, conforme estabelece a nossa Constituição; mas também por meio de ações de valorização dos grupos raciais e étnicos que são discriminados.
Ao término da apresentação do vídeo, abra espaço aos alunos para que façam perguntas e comentem sobre as questões abordadas no vídeo e também as relativas às atividades que podem ser planejadas para a Semana da Consciência Negara na escola.
A sugestão é que toda comunidade escolar, inclusive familiares dos alunos, devem ser envolvidas na realização deste evento. Para isso convide também professores e funcionários da escola, pais, grupos culturais da comunidade local para participar das comissões responsáveis pelo planejamento e execução das atividades do evento.
B - Para isso, divida a turma em de grupos de 5 ou 6 alunos. Solicite que cada grupo escolha uma atividade a ser planejada e realizada sob a sua responsabilidade abordando uma temática sobrea Cultura Afro-Brasileira.
Cada grupo coordenará uma comissão e se responsabilizará pela realização das atividades que farão parte da Semana da Consciência Negra:
Sugestão de atividades:
1 - Espaço Cultural: momentos de Teatro, Dança, Música, Jogos e Brincadeiras Africanas;
Material sobre brincadeiras africanas disponível em: http://www.cirandandobrasil.com.br/?page_id=925. Acesso em 27 de novembro de 2013.
Material sobre danças disponível em: http://dancas-africanas.blogspot.com.br/. Acesso em 27 de novembro de 2013.
2 - Contação de História: espaço no qual, os familiares dos alunos afro-descendentes ou outras pessoas da comunidade, contarão histórias e compartilharão experiências, depoimentos relativos à sua vida e à cultura afro-brasileira.
Material sobre histórias africanas disponível em: http://baudashistoriasepoemas.blogspot.com.br/2010/06/contos-africanos.html. Acesso em 27 de novembro de 2013.
3 - Palestras, apresentação de filmes e vídeos sobre o tema, seguido de debate, podendo escolher dentre os que a turma assistiu em sala de aula ou outros pesquisados pelos alunos e professores: ex.:a saúde da população negra na escola; debate com profissionais sobre o sistema de cotas para negros na escola, juventude negra etc.
Sugestão de site com filmes de temática africana: http://cinemanet.wordpress.com/2008/09/02/top-10-filmes-sobre-a-africa/. Acesso em 27 de novembro de 2013.
4 - Feira gastronômica com iguarias e ingredientes originaria e presentes na culinária negra.
Site sobre culinária africana: http://www.turminha.mpf.mp.br/nossa-cultura/cultura-afro-brasileira/culinaria-africana. Acesso em 27 de novembro de 2013.
5 - Organização de uma feira cultural sobre África, africanidades, a diáspora, dentre outras questões.
Blog sobre África disponível em: http://itssafrica.blogspot.com.br/. Acesso em 27 de novembro de 2013.
6 - Apresentação da história da capoeira com apresentação concomitante de grupo de capoeira preferencialmente da comunidade.
Portal sobre capoeira disponível em: http://portalcapoeira.com/. Acesso em 27 de novembro de 2013.
7 - Concurso de Arte sobre a temática da Semana da Consciência Negra.
8 - Divulgação, registro e avaliação: divulgação da Semana da Consciência Negra na escola, na comunidade, através convites, cartazes, e-mail, site escola e demais dos recursos virtuais disponíveis. Elaborar instrumento de avaliação para todos os participantes no dia do evento e sistematizar os dados desta avaliação para posterior apreciação do grupo.
A parte de encaminhamentos administrativos e logística ficará sob a responsabilidade do professor e da administração da escola.
Imagem disponível em: http://vozdailha.radiolivre.org/sites/vozdailha.radiolivre.org/files/images/dia_da_consciencia_negra1.jpg. Acesso em 18 de novembro de 2013.
C - Após realização da Semana da Consciência Negra, deverá ser apresentado o resultado da avaliação feita pela comunidade no dia do evento, e avaliar também junto ao grupo a realização da mesma. O resultado da avaliação deverá ser socializado com toda comunidade escolar.
Após avaliação, cada grupo deverá produzir um texto sobre a importância de se comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra, ilustrando-o.
Alguns textos poderão ser escolhidos pela turma para serem publicados no jornalzinho e site da escola.
Sugestão de site sobre questões da africanidade e da cultura negra. Projeto A Cor da Cultura. Disponível em: http://www.acordacultura.org.br/. Acesso em 08 de novembro de 2013.
Sugestão de site com atividades para professores trabalharem diferentes atividades na Semana da Consciência Negra. Consciência negra o ano todo. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/consciencia-negra/. Acessoem 08 de novembro de 2013.
Avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, observando as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento:
- se houve respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas;
- se houve envolvimento e participação nas atividades propostas;
- se foram capazes de respeitar e valorizar a cultura afro-brasileira;
- se reconheceram a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade nacional;
- se criaram e organizaram espaços de expressão da cultura afro-brasileira na escola;
- se participaram de maneira ativa e responsável na realização da Semana da Consciência Negra na escola.
Três estrelas 2 calificaciones
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04/11/2014
Uma estrelaGostaria de atividades mais alusivas a semana da conciencia negra, com mais atitudes a serem feitas com alunos.
03/12/2013
Cinco estrelasExelente matérial