16/09/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Prevenção e cuidados com a exposição ao sol, raios solares, radiação, uso de protetor solar.
Ver item estrutura curricular
Geografia – as diferenças com relação a incidência dos raios solares nos diferentes pontos do planeta e do nosso país. Relação com fotoproteção utilizadas por trabalhadores rurais e beduínos no deserto;
Química – discussão sobre as fórmulas de protetores solares e reações que os protetores caseiros causam à pele;
Física – Tipos e comprimento de ondas dos raios solares UVA e UVB;
A aula tem como foco central a discussão sobre a importância da proteção da pele, principalmente do uso do protetor solar, e pode estar relacionada a várias disciplinas. Uma boa prática inicial seria a exibição do filme “Wear Sunscreen” escrito por Mary Theresa Schmich, uma colunista norte americana. Ela escreveu o texto que posteriormente foi traduzido e gravado pelo jornalista Pedro Bial.
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=SEvaH4crXus
Dica: O professor poderá imprimir a letra da música e fazer a leitura com os alunos, antes da exibição do vídeo.
Sugestão para reflexão/debate:
Quando você se expõe ao sol, costuma utilizar filtro solar? Você sabia que mesmo a luz artificial (aquela utilizada em nossa casa) pode causar danos em nossa pele? Vamos descobrir como a simples utilização do filtro solar pode evitar maiores danos a nossa saúde?
Neste item o conteúdo da aulas dependerá também do encaminhamento que o professor irá fazer, mas sugerimos que primeiro seja utilizado os seguintes recursos:
Vida saudável com o sol: parte 1 [Geração saúde]
Vida saudável com o sol: parte 2 [Geração saúde]
Episódios do programa Geração saúde, da TV Escola. Abordam o tema prevenção sobre a exposição solar. Informa sobre os cuidados que devem ser tomados ao se expor ao sol.
Após a exibição dos vídeos sugerimos que o professor promova uma discussão com os alunos acerca dos conteúdos exibidos no vídeo.
Convidamos o professor a construir uma webquest. Para realizar esta atividade orientamos que leia a seguinte webquest:
http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=11926&id_pagina=1
A webquest poderá ser hospedada gratuitamente no site: http://www.webquestbrasil.org/criador/
Na webquest o professor poderá criar estratégias para que os alunos aprofundem suas descobertas acerca dos seguintes temas:
O aluno deverá apresentar, em aula posterior, uma reportagem ( notícia de jornal escrito, falado, web) sobre as doenças causadas na pele por consequência da exposição indiscriminada ao sol.
Solicitar que os alunos pesquisem em casa (com amigos, familiares e vizinhos) quem utiliza protetor solar, e em que situações, com que freqüência, e qual o fator do produto. Entrevistar pelo menos 5 pessoas e apresentar os resultados da pesquisa para a turma. O objetivo é discutir o conhecimento que as pessoas possuem sobre os cuidados com a pele e os danos à saúde que a exposição solar poderá causar.
Nome | Tipo |
---|---|
Vida saudável com o sol: parte 1 [Geração saúde] | Vídeo |
Vida saudável com o sol: parte 2 [Geração saúde] | Vídeo |
A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos alunos, bem como a realização das atividades. Para isso, indicamos alguns critérios:
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasTambém dessas sugestão de aulas, gostei. Valeu!!