Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Curtindo o Sol numa boa!

 

16/09/2009

Autor e Coautor(es)
Suelen Fernanda Machado
imagem do usuário

CAMPO MOURAO - PR NTE - CAMPO MOURÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Prevenção e cuidados com a exposição ao sol, raios solares, radiação, uso de protetor solar.

Duração das atividades
2 a 3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ver item estrutura curricular

Estratégias e recursos da aula

undefined

Geografia – as diferenças com relação a incidência dos raios solares nos diferentes pontos do planeta e do nosso país. Relação com fotoproteção utilizadas por trabalhadores rurais e beduínos no deserto;

Química – discussão sobre as fórmulas de protetores solares e reações que os protetores caseiros causam à pele;

Física – Tipos e comprimento de ondas dos raios solares UVA e UVB;

A aula tem como foco central a discussão sobre a importância da proteção da pele, principalmente do uso do protetor solar, e pode estar relacionada a várias disciplinas. Uma boa prática inicial seria a exibição do filme “Wear Sunscreen” escrito por Mary Theresa Schmich, uma colunista norte americana. Ela escreveu o texto que posteriormente foi traduzido e gravado pelo jornalista Pedro Bial.

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=SEvaH4crXus

Dica: O professor poderá imprimir a letra da música e fazer a leitura com os alunos, antes da exibição do vídeo.

Sugestão para reflexão/debate:

  • O que vocês acharam do vídeo? Sobre o que ele fala?
  • Apesar dos conselhos e cuidados com nossa vida, a autora ressalta o uso de filtro solar, por quê?
  • O que vocês sabem sobre proteção solar?
  • Já ouviram falar sobre os raios solares? Queimaduras causadas pela radiação solar?
  • Vamos conhecer um pouco mais sobre este assunto?



Quando você se expõe ao sol, costuma utilizar filtro solar? Você sabia que mesmo a luz artificial (aquela utilizada em nossa casa) pode causar danos em nossa pele? Vamos descobrir como a simples utilização do filtro solar pode evitar maiores danos a nossa saúde? 

Neste item o conteúdo da aulas dependerá também do encaminhamento que o professor irá fazer, mas sugerimos que primeiro seja utilizado os seguintes recursos:

Vida saudável com o sol: parte 1 [Geração saúde]

Vida saudável com o sol: parte 2 [Geração saúde]

Episódios do programa Geração saúde, da TV Escola. Abordam o tema prevenção sobre a exposição solar. Informa sobre os cuidados que devem ser tomados ao se expor ao sol.

Após a exibição dos vídeos sugerimos que o professor promova uma discussão com os alunos acerca dos conteúdos exibidos no vídeo.

Convidamos o professor a construir uma webquest.  Para realizar esta atividade orientamos que leia a seguinte webquest:
http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=11926&id_pagina=1

A webquest poderá ser hospedada gratuitamente no site: http://www.webquestbrasil.org/criador/

Na webquest o professor poderá criar estratégias para que os alunos aprofundem suas descobertas acerca dos seguintes temas:

  • Como funciona o protetor solar?
  • O que são raios UVA e UVB?
  • Como a luz artificial pode ser prejudicial à nossa pele?
  • Quais os tipos de doenças poderão surgir em nossa pele, caso não haja cuidado com a exposição solar?
  • Como funciona o protetor solar?

O aluno deverá apresentar, em aula posterior, uma reportagem ( notícia de jornal escrito, falado, web) sobre as doenças causadas na pele por consequência da exposição indiscriminada ao sol.

Solicitar que os alunos pesquisem em casa (com amigos, familiares e vizinhos) quem utiliza protetor solar, e em que situações, com que freqüência, e qual o fator do produto. Entrevistar pelo menos 5 pessoas e apresentar os resultados da pesquisa para a turma. O objetivo é discutir o conhecimento que as pessoas possuem sobre os cuidados com a pele e os danos à saúde que a exposição solar poderá causar.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Vida saudável com o sol: parte 1 [Geração saúde] Vídeo
Vida saudável com o sol: parte 2 [Geração saúde] Vídeo
Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos alunos, bem como a realização das atividades. Para isso, indicamos alguns critérios:

  • Participar das discussões sempre que esta solicitar expressão oral;
  • Apontar ao menos uma dúvida durante a discussão dos vídeos (recursos do portal);
  • Participação efetiva na realização da webquest;
  • Apresentar notícia relacionada ao conteúdo;
  • Apresentar dados significativos quanto à pesquisa realizada com a família sobre proteção solar;
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.