28/11/2013
Sumaia Barbosa Franco Marra; Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a compreenderem, por meio do programa da série "Breve História das Capitais Brasileiras - SALVADOR" disponível no canal TV Escola, aspectos geográficos, culturais e sociais da cidade de SALVADOR-BA, ressaltando o seu importante papel nos primeiros séculos da história colonial do Brasil.
Sugerimos que, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) são desenvolvidos, estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, ou então, se possível,em um laboratório de informática. Dependendo da realidade da escola, é possível realizar a aula até mesmo utilizando um computador apenas conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade. |
Atividade 01: Vídeo e debate
Professor (a),
- Inicie a aula recordando com os estudantes alguns aspectos da política colonial de exploração econômica praticada pelos países europeus a partir do século VI, destacando as relações entre Brasil e o império Português, no que se refere à produção agrícola e açucareira e ao tráfico de escravos. A partir dos conhecimentos prévios apresentados pelos estudantes, proponha uma "sessão cinema" para assistirem ao documentário "Salvador". Apresente uma imagem de Salvador, como a Figura 01, a seguir:
Figura 01: Rua do bairro Pelourinho em Salvador, capital da Bahia.
Fonte: Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/assembly/145915/Rua-do-bairro-do-Pelourinho-em-Salvador-capital-da-Bahia>. Acesso em 09/11/2013.
- Agora, problematize:
- Permita que os estudantes expressem seus conhecimentos e registre-os, elaborando um quadro-síntese. A partir da "sementeira de ideias", instigue-os a entenderem os principais aspectos geográficos, culturais e sociais da cidade SALVADOR-BA, especialmente nos primeiros séculos da história colonial do Brasil.
- Para introdução das discussões, apresente o vídeo "SALVADOR", disponível em "TV ESCOLA - VÍDEOS" <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3984> (Acesso em 15/06/2013), que tem duração de vinte e dois minutos.
Sinopse
Este programa da série Breve História das Capitais Brasileiras apresenta aspectos geográficos, culturais e sociais da cidade de Salvador, ressaltando o seu importante papel na História do Brasil.
Comentário: Antes de mostrar o vídeo, explique aos estudantes que este documentário faz parte da série "Breve História das Capitais Brasileiras", e dedica-se a narrar a história da primeira capital de nosso país.
- Oriente-os a ficarem atentos e fazerem anotações dos fatos descritos pelo documentário, que apresenta a história de Salvador, permeando aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais e ressalta seu importante papel na história do Brasil.
- Em seguida, oriente os estudantes a se organizarem em grupos de 4 a 5 alunos e a conversarem entre seus pares sobre os fatos narrados pelo documentário que mais lhes despertaram a atenção. Posteriormente, promova e medie uma roda de conversa entre os grupos buscando retomar alguns aspectos mais relevantes do vídeo.
Aspectos importantes do documentário:
Atividade 02: Pesquisa
PASSO A PASSO
- Solicite aos grupos de estudantes que realizem uma pesquisa em fontes diversas (atlas e livros geográficos, sites de busca na internet e outras fontes que abordem a temática), buscando compreender e explicar:
- Explique que no item "BUSCA" na página principal da Britannica Escola Online, ao digitar a palavra-chave desejada os estudantes encontrarão diversas informações relacionadas à problemática proposta para este estudo, conforme Figura 01, a seguir:
Figura 01: Página de busca da BRITANNICA ESCOLA ONLINE.
Fonte: Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/search?query=escravid%C3%A3o>. Acesso em 09/11/2013.
- Acompanhe cada etapa da atividade orientando-os, esclarecendo eventuais dúvidas e equívocos, mediando os debates entre os pares com vistas a propiciar a construção de conhecimentos de maneira colaborativa por todos os estudantes. A pesquisa deverá ser realizada na biblioteca da escola ou em casa e os resultados apresentados em sala de aula.
- Evidencie que as imagens, formas cartográficas e documentários são importantes fontes de representação visual.
O que aprendemos e sabemos explicar?
- Após cada grupo sistematizar as informações levantadas, solicite-lhes que organizem uma apresentação com vistas a socializar os conhecimentos adquiridos. Esses resultados podem ser mostrados através de painéis ilustrativos ou com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).
- Fique atendo se as apresentações dos resultados pelos grupos contemplam as questões apresentadas anteriormente e observe também:
- Esclareça possíveis equívocos, como por exemplo, ideias que atribuem a substituição do escravo indígena pelo africano em função dos últimos terem maior força física e os primeiros serem preguiçosos, ou estabelecer uma relação entre a cor negra e a condição de escravos, como se um fosse determinante do outro ou, ainda, a ideia de que a escravidão começou no século XVI na África, sem considerar que ela era praticada há séculos antes da chegada dos europeus no Brasil, dentre outros.
- Para aprofundar a discussão, apresente alguns dados sobre o comércio de escravos nos portos da Bahia durante os séculos XVIII e XIX, que revelam o impacto da chegada de africanos na composição da população local. Para isso, o IBGE disponibiliza um documento bastante adequado sobre o desembarque de escravos vindo da África entre os anos 1781 - 1855. Apresente a tabela a seguir (Figura 03) que mostra o desembarque estimado de africanos no Brasil.
Figura 03: Desembarque total de africanos.
▼ |
Total |
Sul da Bahia |
Bahia |
Norte da Bahia |
1781-1785 |
(63 100) |
34 800 |
... |
28 300 |
1786-1790 |
97 800 |
44 800 |
20 300 |
32 700 |
1791-1795 |
125 000 |
47 600 |
34 300 |
43 100 |
1796-1800 |
108 700 |
45 100 |
36 200 |
27 400 |
1801-1805 |
117 900 |
50 100 |
36 300 |
31 500 |
1806-1810 |
123 500 |
58 300 |
39 100 |
26 100 |
1811-1815 |
139 400 |
78 700 |
36 400 |
24 300 |
1816-1820 |
188 300 |
95 700 |
34 300 |
58 300 |
1821-1825 |
181 200 |
120 100 |
23 700 |
37 400 |
1826-1830 |
250 200 |
176 100 |
47 900 |
26 200 |
1831-1835 |
93 700 |
57 800 |
16 700 |
19 200 |
1836-1840 |
240 600 |
202 800 |
15 800 |
22 000 |
1841-1845 |
120 900 |
90 800 |
21 100 |
9 000 |
1846-1850 |
257 500 |
208 900 |
45 000 |
3 600 |
1851-1855 (1) |
6 100 |
3 300 |
1 900 |
900 |
Total |
2 113 900 |
1 314 900 |
409 000 |
390 000 |
Fonte: Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro: IBGE, 2000.
- Auxilie os estudantes a analisarem a tabela e que registrem as conclusões em um quadro-síntese, retomando ao documentário para melhor entender a presença marcante da população afrodescendente em Salvador, sempre retomando suas raízes históricas.
- Ressalte que a escola de Salvador como capital do país teve uma relação direta com economia açucareira presente no Nordeste e o traçado da cidade foi planejado com base no modelo de algumas cidades italianas daquele mesmo período. A crise do açúcar no mercado internacional no século XVIII e a descoberta de matais preciosos no centro-sul do Brasil fizeram com que no ano de 1763 a capital do Brasil fosse repassada para a cidade do Rio de Janeiro. Apesar de hoje a importância política e econômica de Salvador não ser mais a mesma daquele tempo, a cidade ainda é um dos mais belos patrimônios arquitetônicos de nosso país.
- Por fim, sugerimos a promoção de debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet, a fim de possibilitar a troca de experiências e reflexões, apresentar sugestões, e a produção coletiva, de forma colaborativa, de novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
Comentário: Sugerimos acessar o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2013, para saber mais sobre o assunto.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriaram do espaço geográfico e modificaram a paisagem na cidade de Salvador; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das principais atividades econômicas desenvolvidas na capital; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
BRITANNICA ESCOLA ONLINE. <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/08/2013.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as atividades propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates e na elaboração do relatório.
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
Cinco estrelas 1 classificações
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23/10/2015
Cinco estrelasÓtimo!!! As vezes não utilizamos os recursos que a escola tem e nesse palnejamento vemos várias possiblidades!