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Salvador... A primeira capital do pais

 

28/11/2013

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra; Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Identificar locais de memória e estabelecer relações entre passado e presente a partir do espaço urbano e de suas construções arquitetônicas;
- Entender as práticas sociais, políticas, econômicas e culturais em seus contextos históricos; 
- Valorizar a herança cultural africana na formação da diversidade cultural brasileira.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os estudantes devem ter conhecimentos prévios  das relações político-econômicas entre a então colônia (Brasil) e a metrópole (Portugal), no contexto da expansão mercantilista.
Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a compreenderem, por meio do programa da série "Breve História das Capitais Brasileiras - SALVADOR" disponível no canal TV Escola, aspectos geográficos, culturais e sociais da cidade de SALVADOR-BA, ressaltando o seu importante papel nos primeiros séculos da história colonial do Brasil.

 

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Sugerimos que, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) são desenvolvidos, estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, ou então, se possível,em um laboratório de informática. Dependendo da realidade da escola, é possível realizar a aula até mesmo utilizando um computador apenas conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

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Atividade 01: Vídeo e debate

 

SALVADOR... como tudo começou?

 

PASSO A PASSO

Professor (a),

- Inicie a aula recordando com os estudantes alguns aspectos da política colonial de exploração econômica praticada pelos países europeus a partir do século VI, destacando as relações entre Brasil e o império Português, no que se refere à produção agrícola e açucareira e ao tráfico de escravos. A partir dos conhecimentos prévios apresentados pelos estudantes, proponha uma "sessão cinema" para assistirem ao documentário "Salvador". Apresente uma imagem de Salvador, como a Figura 01, a seguir:

 

Figura 01: Rua do bairro Pelourinho em Salvador, capital da Bahia. 

 

Fonte: Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/assembly/145915/Rua-do-bairro-do-Pelourinho-em-Salvador-capital-da-Bahia>. Acesso em 09/11/2013.

 

- Agora, problematize:

  • Você já visitou a cidade de Salvador?
  • Onde esta cidade se localiza?
  • O que você sabe sobre a história dessa cidade?

- Permita que os estudantes expressem seus conhecimentos e registre-os, elaborando um quadro-síntese. A partir da "sementeira de ideias", instigue-os a entenderem os principais aspectos geográficos, culturais e sociais da cidade SALVADOR-BA, especialmente nos primeiros séculos da história colonial do Brasil.

 

- Para introdução das discussões, apresente o vídeo "SALVADOR", disponível em "TV ESCOLA - VÍDEOS" <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3984> (Acesso em 15/06/2013), que tem duração de vinte e dois minutos.

 

Sinopse

Este programa da série Breve História das Capitais Brasileiras apresenta aspectos geográficos, culturais e sociais da cidade de Salvador, ressaltando o seu importante papel na História do Brasil.

 

Comentário: Antes de mostrar o vídeo, explique aos estudantes que este documentário faz parte da série "Breve História das Capitais Brasileiras", e dedica-se a narrar a história da primeira capital de nosso país.

 

- Oriente-os a ficarem atentos e fazerem anotações dos fatos descritos pelo documentário, que apresenta a história de Salvador, permeando aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais e ressalta seu importante papel na história do Brasil.

 

 - Em seguida, oriente os estudantes a se organizarem em grupos de 4 a 5 alunos e a conversarem entre seus pares sobre os fatos narrados pelo documentário que mais lhes despertaram a atenção. Posteriormente, promova e medie uma roda de conversa entre os grupos buscando retomar alguns aspectos mais relevantes do vídeo.

 

Aspectos importantes do documentário:

 

  • Narra a história de Salvador, destacando acontecimentos marcantes da política e da economia nacionais, como também aspectos sociais e culturais que caracterizam a Bahia e relacionam-se com seu passado escravista.
  • Ao enforcar as permanências das heranças culturais africanas na paisagem e na vida de Salvador, resgata as origens históricas do Brasil com a África, inseridos no contexto colonial, e valoriza tanto a história de resistência à escravidão quanto as diversas contribuições da população de afrodescendentes para a formação da diversidade cultural brasileira.
  • Ao fazer uma análise da formação urbana de Salvador, com a divisão da cidade em dois planos e com a presença de antigos locais de comércio de escravos, das feiras tradicionais, das igrejas católicas, é possível revisitar esses "locais de memória" - considerados Patrimônio Histórico e Artístico da Humanidade - e refletir sobre atuais práticas sociais e culturais da população baiana, presentes na religiosidade, na música, na dança, nas festas e nas comidas típicas.

 

Atividade 02: Pesquisa

 

Escravidão... Qual é o significado de ser escravo?

PASSO A PASSO

 

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- Solicite aos grupos de estudantes que realizem uma pesquisa em fontes diversas (atlas e livros geográficos, sites de busca na internet e outras fontes que abordem a temática), buscando compreender e explicar:

  • O que é ser escravo? Como alguém se torna escravo?
  • Como ocorreu a escravidão no Brasil no período colonial?
  • Ainda existe escravidão no Brasil?
  • Se existe, quais as principais diferenças entre a escravidão do passado e a da atualidade?
  • Que informações disponibilizadas por este documentário revelam a presença africana na cidade de Salvador?
  • Por que Salvador foi escolhida para ser a primeira capital de nosso país?
  • Explique o modelo de implantação urbana realizado em Salvador.
  • Explique a importância política de Salvador no período em que era capital do país.
  • O que motivou a transferência da capital brasileira de Salvador para o Rio de Janeiro?
  • Que heranças culturais africanas ainda estão presentes na vida cotidiana de Salvador?
 
- Neste momento é importante orientar os estudantes a investigarem em sites específicos para pesquisas escolares, que dispõem de informações confiáveis, como por exemplo, a Plataforma Multimídia  Britannica Escola Online  disponível no endereço web < http://escola.britannica.com.br/ >, reconhecida pelo MEC/ CAPES,  de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.

 

- Explique que no item "BUSCA" na página principal da Britannica Escola Online, ao digitar a palavra-chave desejada os estudantes encontrarão diversas informações relacionadas à problemática proposta para este estudo, conforme Figura 01, a seguir:

 

Figura 01: Página de busca da BRITANNICA ESCOLA ONLINE

 

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Fonte: Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/search?query=escravid%C3%A3o>. Acesso em 09/11/2013.

 

 

- Acompanhe cada etapa da atividade orientando-os, esclarecendo eventuais dúvidas e equívocos, mediando os debates entre os pares com vistas a propiciar a construção de conhecimentos de maneira colaborativa por todos os estudantes. A pesquisa deverá ser realizada na biblioteca da escola ou em casa e os resultados apresentados em sala de aula.

 

- Cada grupo deverá ser responsável por  entregar um relatório com um quadro-síntese dos resultados de suas pesquisas, além de apresentá-los oralmente, com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).

 

- Evidencie que as imagens, formas cartográficas e documentários são importantes fontes de representação visual.

 

Atividade 03: Socialização dos resultados e considerações finais

O que aprendemos e sabemos explicar?

PASSO A PASSO

 

 

- Após cada grupo sistematizar as informações levantadas, solicite-lhes que organizem uma apresentação com vistas a socializar os conhecimentos adquiridos. Esses resultados podem ser mostrados através de painéis ilustrativos ou com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).

 

- Fique atendo se as apresentações dos resultados pelos grupos contemplam as questões apresentadas anteriormente e observe também:

  • Se os estudantes apresentam visões estereotipadas do senso comum sobre o nosso passado colonial e sobre a escravidão;
  • Se suas ideias revelam preconceito originado da falta de conhecimento sobre o processo histórico da escravidão no mundo e, especificamente em nosso país.

- Esclareça possíveis equívocos, como por exemplo, ideias que atribuem a substituição do escravo indígena pelo africano em função dos últimos terem maior força física e os primeiros serem preguiçosos, ou estabelecer uma relação entre a cor negra e a condição de escravos, como se um fosse determinante do outro ou, ainda, a ideia de que a escravidão começou no século XVI na África, sem considerar que ela era praticada há séculos antes da chegada dos europeus no Brasil, dentre outros.

 

- Para aprofundar a discussão, apresente alguns dados sobre o comércio de escravos nos portos da Bahia durante os séculos XVIII e XIX, que revelam o impacto da chegada de africanos na composição da população local. Para isso, o IBGE disponibiliza um documento bastante adequado sobre o desembarque de escravos vindo da África entre os anos 1781 - 1855. Apresente a tabela a seguir (Figura 03) que mostra o desembarque estimado de africanos no Brasil.

 

Figura 03: Desembarque total de africanos. 

 

Total

Sul da Bahia

Bahia

Norte da Bahia

1781-1785

(63 100)

34 800

...

28 300

1786-1790

97 800

44 800

20 300

32 700

1791-1795

125 000

47 600

34 300

43 100

1796-1800

108 700

45 100

36 200

27 400

1801-1805

117 900

50 100

36 300

31 500

1806-1810

123 500

58 300

39 100

26 100

1811-1815

139 400

78 700

36 400

24 300

1816-1820

188 300

95 700

34 300

58 300

1821-1825

181 200

120 100

23 700

37 400

1826-1830

250 200

176 100

47 900

26 200

1831-1835

93 700

57 800

16 700

19 200

1836-1840

240 600

202 800

15 800

22 000

1841-1845

120 900

90 800

21 100

9 000

1846-1850

257 500

208 900

45 000

3 600

1851-1855 (1)

6 100

3 300

1 900

900

Total

2 113 900

1 314 900

409 000

390 000

Fonte: Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro: IBGE, 2000. 

Apêndice: Estatísticas de 500 anos de povoamento, p. 223.

 

- Auxilie os estudantes a analisarem a tabela e que registrem as conclusões em um quadro-síntese, retomando ao documentário para melhor entender a presença marcante da população afrodescendente em Salvador, sempre retomando suas raízes históricas.

 

- Ressalte que a escola de Salvador como capital do país teve uma relação direta com economia açucareira presente no Nordeste e o traçado da cidade foi planejado com base no modelo de algumas cidades italianas daquele mesmo período. A crise do açúcar no mercado internacional no século XVIII e a descoberta de matais preciosos no centro-sul do Brasil fizeram com que no ano de 1763 a capital do Brasil fosse repassada para a cidade do Rio de Janeiro. Apesar de hoje a importância política e econômica de Salvador não ser mais a mesma daquele tempo, a cidade ainda é um dos mais belos patrimônios arquitetônicos de nosso país.

 

- Por fim, sugerimos a promoção de debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet, a fim de possibilitar a troca de experiências e reflexões, apresentar sugestões, e a produção coletiva, de forma colaborativa, de novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

Comentário: Sugerimos acessar o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2013, para saber mais sobre o assunto.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriaram do espaço geográfico e modificaram a paisagem na cidade de Salvador; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das principais atividades econômicas desenvolvidas na capital; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

BRITANNICA ESCOLA ONLINE. <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/08/2013.

Breve história das capitais brasileiras -  Salvador. Disponível em: < http://tvescola.mec.gov.br/index.php?item_id=3984&option=com_zoo&view=item>. Acesso em 09/11/2013.
 
500 ANOS: O Brasil - Colônia na TV – Episódio 4 - Dos Grilhões ao Quilombo. Disponível em:
 
O Brasil negro - Ações afirmativas e políticas de afirmação do negro no Brasil. Disponível em: < http://www.comciencia.br/reportagens/negros/01.shtml>. Acesso em 09/11/13.
 
Salvador: a primeira capital do país. Disponível em: < http://www.escolakids.com/salvador--a-primeira-capital-do-brasil.htm>. Acesso em 09/11/13.
 
PINSKY, Jaime. A escravidão no Brasil. São Paulo: Contexto: 2000. 
 
SOUZA, Laura de Mello. O Diabo e a Terra de Santa Cruz. 2ª. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as atividades propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates e na elaboração do relatório.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Ciara Pereira, Escola Muncipal Dona Marucas , Minas Gerais - disse:
    ciarapereira@hotmail.com

    23/10/2015

    Cinco estrelas

    Ótimo!!! As vezes não utilizamos os recursos que a escola tem e nesse palnejamento vemos várias possiblidades!


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