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CRIAÇÃO DE MOEDAS: BRINCANDO DE VENDA (FAIXA ETÁRIA - 5 a 6 ANOS)

 

23/11/2013

Autor e Coautor(es)
Thaisa Neiverth
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FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Sônia Jordão e Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
 
Criar moedas com argila;
Conhecer sobre as moedas e seu uso;
Trabalhar com a coordenação motora, por meio do manuseio da argila;
Trabalhar com quantidades;
Classificar por tamanhos, cores e valores;
Ordenar as moedas, distribuindo conforme suas características;
Organizar uma vendinha com materiais de uso das crianças, negociando com as moedas;
Dar valor aos objetos e coisas que serão vendidas;
Brincar de faz-de-conta de vendinha na sala;
Registrar por meio da escrita os preços do que será vendido e as vendas realizadas. 
Duração das atividades
Atividade 1 – Conversa sobre moedas. (30 minutos); Atividade 2 – Criação de moedas com argila. (40 minutos); Atividade 3 – Apresentação e conversa sobre os tipos de moedas que existem, organização, classificação das mesmas e pintura conforme a classificação. (45 minutos); Atividade 4 Organização da vendinha. (30 minutos); Atividade 5 – Brincadeira de compra e venda com as moedas. (45 minutos);
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor necessita saber o que ocorre no desenvolvimento infantil por volta dos 5 anos, qual é a atividade principal nesta faixa etária para intervir e propor situações que levem as crianças a avançarem em seu desenvolvimento. Nesta idade, conforme FACCI (2006, p. 15), “[...] a atividade principal passa a ser o jogo ou brincadeira. Utilizando-se dessas atividades, a criança apossa-se do mundo concreto dos objetos humanos, por meio da reprodução das ações realizadas pelo adulto com esses objetos. As brincadeiras das crianças não são instintivas e o que determina seu conteúdo é a percepção que a criança tem do mundo dos objetos humanos.”

Dessa forma, cabe ao professor ampliar os conhecimentos que as crianças têm sobre estes objetos propondo situações onde, por meio do faz-de-conta, ela brinque e aprenda.

Para esta intervenção também se faz necessário que o professor saiba sobre como são confeccionadas as moedas; Como se deu o seu uso pela humanidade; Como era, quando não existiam, etc. Durante todo o processo de execução do projeto e, principalmente o de criação das moedas, é importante que professor faça a mediação na elaboração das mesmas, dando informações que auxiliarão nesta construção. 

Estratégias e recursos da aula
Material Utilizado
 
* Tapete para a roda de conversas;
*  Moedas de diferentes valores e, se possível, de diferentes épocas;
* Argila;
* Pequenos pedaços de cano;
* Palitos de churrasco ou palitos com ponta fina;
* Tinta guache de várias cores;
* Pincéis; 
* Caixa de papelão;
* Papel branco tipo ofício;
* Canetas hidrocor; 
* Tesoura.
 
Atividade 1 – Conversa sobre moedas (30 minutos)
 
Reunir as crianças e conversar sobre moedas, perguntando: - Quem já viu uma moeda? - Para que serve a moeda? - Elas sempre existiram? - Elas são todas iguais? - Como são? - O que elas têm de diferente? À medida que as crianças forem falando, o professor pode complementar com as informações que tem sobre o assunto, de maneira a ampliar os conhecimentos relativos ao mesmo.
Informar que as moedas têm diferentes tamanhos e que estes estão relacionados aos seus valores; que são criadas pelo Banco Central; possuem diferentes desenhos; nem sempre foram assim; cada país tem a sua moeda; nem sempre existiram moedas, antes da sua existência, havia outra forma de adquirir o que queriam, por meio da troca.
Mostrar diferentes tipos de moedas e, se possível, mostrar moedas de outros países e moedas antigas. Destacar que as moedas têm valores diferentes; deixar as crianças manusearem as moedas e compararem uma com as outras.  Neste dia, no momento de entrada, poderá estar disponível em sala moedas variadas para que as crianças as vejam e conversem entre si e desperte maior no assunto. Neste momento também, o professor e o auxiliar de sala devem prestar atenção para as conversas que surgirão e que mais tarde, poderão ser retomadas, se assim for necessário.
 
 
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Fonte: Acervo NDI 2009.
Fotografia: Sônia Jordão
 
 
 
Atividade 2 – Criação das moedas com argila. (40 minutos)
 
Organizar previamente um espaço que poderá ser ao ar livre, com argila e pedaços de canos de PVC, com diâmetros diferentes ou ainda, poderá ser utilizado potes de diferentes diâmetros em sua boca como os de lactobacilos, bocas de garrafas, potes que tenham diâmetros que pareçam com os tamanhos de moedas.
Para trabalhar melhor com a argila, sugere-se que se use uma tolha de lona ou pequenos pedaços do material, para que cada criança possa colocar sua argila sobre a lona para trabalhar. Também dispor neste local, vários pedaços de PVC que servirão como rolos para esticar a argila e depois fazer os formatos das moedas; paus do tipo de churrasco que tenham uma ponta fina para desenharem ou fazerem marcas referentes aos valores das moedas.
É importante que tenhamos vários tamanhos de moedas para que as crianças possam utilizá-las na brincadeira de vender.
Explicar para as crianças sobre a confecção das moedas de argila e sobre a brincadeira que poderá ocorrer depois que estiverem prontas. Destacar que as moedas confeccionadas serão para o grupo e que ao término, todas serão divididas entre todos.
 
 
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Fonte: Acervo NDI 2009.      Fotografia: Sônia Jordão
 
 
 
Atividade 3 – Apresentação e conversa sobre os tipos de moedas que existem, organização, classificação das mesmas e pintura conforme a classificação. (45 minutos)
 
Formar uma roda com as crianças e mostrar as moedas confeccionadas por todos. Compará-las e separá-las por tamanhos e valores já marcados no dia da criação. Explicar que faremos uma pintura para auxiliar no dia da brincadeira de venda. Combinar como será feita a pintura, sugerir que cada valor tenha uma cor. Definir que cor terá cada valor, caso se tenha poucas opções de cores, dizer às crianças quais as cores que há, para que escolham dentro do possível ou então tentar ver a possibilidade de criar a cor sugerida a partir das existentes. Previamente preparar o espaço onde será feita a pintura com as tintas, os pincéis e paninhos para limpar as tintas. Levar as crianças até o local preparado e iniciar a pintura. Após a pintura guardar as moedas em local onde possam ficar separadas uma das outras. 
     
 
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Fonte: Acervo NDI 2009. Fotografias: Sônia Jordão
 
 
 
 
Atividade 4 – Organização da brincadeira de venda. (30 minutos)
 
Reunir as crianças e convidá-las para organizar a brincadeira de "vendinha" na sala. Conversar com as crianças, que o que for posto a venda terá que ser colocado os preços para vender. Com papel e canetinha ir junto às crianças dando valor para os brinquedos e objetos e anotando os preços e deixando próximo do objeto que será vendido. Caso seja possível, trazer algo que eles possam comprar e levar para casa (um lápis, uma bolacha, etc.) Depois de colocado preço em tudo, combinar quem ficará no caixa que, se possível, deverá ter uma caixa registradora. Distribuir as moedas igualitariamente e deixar que brinquem de comprar os brinquedos.
 
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Fonte: Acervo NDI 2009. Fotografia: Sônia Jordão
 
Atividade 5 – Brincadeira de compra e venda com as moedas. (45 minutos)
 
 
Após ter dividido o dinheiro entre as crianças e organizado a sala com a vendinha, convidar as crianças para irem às compras, lembrando que comprarão de brincadeira, depois tudo ficará na sala. Durante a brincadeira, o professor fará a mediação das operações matemáticas decorrentes das situações de compra e venda. Pedir que registrem num papel as compras realizadas, isto poderá ser feito pelo caixa.
Após a atividade de compra e venda, sentar numa roda e conversar com as crianças sobre a brincadeira, perguntando o que acharam, do que mais gostaram, etc. Esta avaliação pode ser feita no dia seguinte.
 
 
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Fonte: Acervo NDI 2009.                                 Fotografias: Sônia Jordão
Recursos Complementares
 
 
Moeda. Disponível em:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Moeda
 
Banco Central do Brasil. Disponível em:  http://www.bcb.gov.br/?MOEDA
 
FACCI, M.G.D. Os estágios do desenvolvimento psicológico segundo a psicologia sócio-histórica. In: ARCE, A. e DUARTE, N. Brincadeira de papéis sociais na educação infantil: as contribuições de Vygotsky, Leontiev e Elkonin. São Paulo, Xamã, 2006, p.11-25. 
 
Avaliação
A avaliação na Educação Infantil deve ser processual. O professor é o responsável por pensar nela de forma intencional, mas pode também encontrar algumas respostas nas reações das crianças. Durante o desenvolvimento das atividades propostas, o professor poderá avaliar vários aspectos, dentre eles, se as crianças desenvolveram a capacidade de imaginação e criação; se  complexificaram a brincadeira de papel social, ampliando o repertório da brincadeira; se confraternizaram com os colegas durante a brincadeira. Observar como as crianças lidam com questões lógico-matemáticas envolvendo problemas, quantidades, seriação, classificação, ordenação, etc. Sugere-se que o professor fotografe o processo a fim de registrar a atividade e o resultado do processo. 
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Elaine da Silva Xavier, escola da família , São Paulo - disse:
    elaine.xavier222@hotmail.com

    30/12/2013

    Cinco estrelas

    Esta matéria é pedagogicamente excelente, pois visa o bem estar da coordenação motora e faça com que as crianças já aprendam desde cedo noções como tamanho, número, compra, venda e troca e também ajuda no crescimento mental da criança. Os meus trabalhos também envolve educação financeira sobre as atividades pedagógicas. Parabéns.


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