28/11/2013
Sumaia Barbosa Franco Marra; Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a compreenderem, por meio do programa da série "Breve História das Capitais Brasileiras - RIO DE JANEIRO" disponível no canal TV Escola, aspectos geográficos, culturais e sociais da cidade do Rio de Janeiro, ressaltando o seu importante papel nos primeiros séculos da história do Brasil.
No caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) são desenvolvidos, sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula. No entanto, as atividades também podem ser desenvolvidas em um laboratório de informática, se disponível, ou em sala de aula com o auxílio de um computador conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade. |
Atividade 01: Vídeo e debate
Professor (a),
- Inicie a aula instigando os alunos para promoverem um debate acerca dos noticiários veiculados cotidianamente pela mídia sobre a violência na cidade do Rio de Janeiro. Problematize:
- A partir dos conhecimentos prévios apresentados pelos estudantes, explique que esta situação de violência atual vivenciada cotidianamente em alguns pontos da cidade do Rio de Janeiro é consequência de um processo histórico. Convide os estudantes a conhecerem um pouco mais sobre a cidade do Rio de Janeiro. Para motivá-los, proponha uma "sessão cinema" para assistirem ao documentário "Rio de Janeiro". Apresente uma imagem da cidade do Rio de Janeiro, como a Figura 01, a seguir, e problematize:
Figura 01: Estátua do Cristo Redentor e vista aérea da cidade do Rio de Janeiro.
Fonte: Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/assembly/171386/Estatua-do-Cristo-Redentor-e-vista-aerea-do-Rio-de>. Acesso em 09/11/2013.
- Permita que os estudantes expressem seus conhecimentos e registre-os, elaborando um quadro-síntese. A partir da "sementeira de ideias", instigue-os a entenderem os principais aspectos geográficos, culturais e sociais da cidade do Rio de Janeiro-RJ, com vistas a compreenderem a importância histórica desta cidade brasileira.
- Para introdução das discussões, apresente o vídeo "Rio de Janeiro", disponível em "TV ESCOLA - VÍDEOS" <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?item_id=3986&option=com_zoo&view=item> (Acesso em 15/06/2013).
Comentário: Antes de mostrar o vídeo, explique aos estudantes que este documentário faz parte da série "Breve História das Capitais Brasileiras", e dedica-se a narrar a história da segunda capital de nosso país. Aproveite para resgatar informações geográficas como: localização, aspectos físicos, demográficos e econômicos da cidade do Rio de Janeiro, para facilitar a compreensão do documentário por parte dos alunos.
- Oriente-os a ficarem atentos e fazerem anotações dos fatos descritos pelo documentário, que apresenta a história da cidade do Rio de Janeiro, permeando aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais e que ressalta seu importante papel na história do Brasil.
- Em seguida, oriente os estudantes a se organizarem em grupos de 4 a 5 alunos e a conversarem entre seus pares sobre os fatos narrados pelo documentário que mais lhes despertaram a atenção. Posteriormente, promova e medie uma roda de conversa entre os grupos buscando retomar alguns aspectos mais relevantes do vídeo.
Aspectos importantes do documentário:
Atividade 02: Pesquisa
PASSO A PASSO
- Solicite aos grupos de estudantes que realizem uma pesquisa em fontes diversas (atlas e livros geográficos, sites de busca na internet e outras fontes que abordem a temática), buscando compreender e explicar:
- Explique que no item "BUSCA" na página principal da Britannica Escola Online, ao digitar a palavra-chave desejada, os estudantes encontrarão diversas informações relacionadas à problemática proposta para este estudo, conforme Figura 02, a seguir:
Figura 02: Informações sobre o Rio de Janeiro.
Fonte: Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article/483515/Rio-de-Janeiro>. Acesso em 09/11/2013.
- Acompanhe cada etapa da atividade orientando-os, esclarecendo eventuais dúvidas e equívocos e mediando os debates entre os pares, com vistas a propiciar a construção de conhecimentos de maneira colaborativa por todos os estudantes. A pesquisa deverá ser realizada na biblioteca da escola ou em casa e os resultados apresentados em sala de aula.
- Evidencie que as imagens, formas cartográficas e documentários são importantes fontes de representação visual.
O que aprendemos e sabemos explicar?
- Após cada grupo sistematizar as informações levantadas, solicite que organizem uma apresentação com vistas a socializar os conhecimentos adquiridos. Esses resultados podem ser mostrados através de painéis ilustrativos ou com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).
- Fique atendo, observando se as apresentações dos resultados pelos grupos contemplam as questões apresentadas anteriormente e, também:
- Esclareça possíveis equívocos e, se necessário, ressalte que a escolha da cidade do Rio de Janeiro como capital do país teve uma relação direta com economia mineradora presente no sudeste brasileiro naquele período. A mudança da capital brasileira para o Rio de Janeiro foi uma importante ação para que os lucros da mineração fossem regulados e chegassem rapidamente em Portugal (Figura 03). Durante o século XIX a cidade do rio de Janeiro foi sede de grandes acontecimentos políticos, como a independência do Brasil de Portugal e a abolição da escravatura. No início do século XX várias revoltas marcaram o país e reascendeu um antigo projeto: a mudança da capital brasileira para o interior do território, que se consolidou em 1960 com a construção de Brasília. Apesar de hoje a importância política e econômica do Rio de Janeiro não ser mais a mesma daquele tempo, a cidade ainda um dos mais belos patrimônios arquitetônicos e natural de nosso país.
Figura 01: Fotografia do início do século XX da avenida Rio Branco, que cruza o centro da cidade do Rio de Janeiro.
Fonte: Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/assembly/171387/Fotografia-do-inicio-do-seculo-XX-da-avenida-Rio-Branco>. Acesso em 09/11/2013.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto,sugerimos acessar o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2013. O uso desse recurso é importante, pois possibilita a troca de experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
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- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que elaborem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriaram do espaço geográfico e modificaram a paisagem na cidade de Salvador; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das principais atividades econômicas desenvolvidas na capital; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/08/2013.
Breve história das capitais brasileiras - Rio de Janeiro. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?item_id=3986&option=com_zoo&view=item>. Acesso em 09/11/2013.
500 anos: o Brasil - Império na TV - EP. 02 - Rebeliões no Império. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4794>. Acesso em 09/11/2013.
Rio de Janeiro - a segunda capital do país. Disponível em: <http://www.escolakids.com/rio-de-janeiro-a-segunda-capital-do-brasil.htm>. Acesso em 09/11/13.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. SPACCA. D. João Carioca: a Corte Portuguesa chega ao Brasil (1808 – 1812). São Paulo: Cia das Letras, 2007.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as atividades propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates e na elaboração do relatório.
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
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