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Rio de Janeiro: A segunda capital do país

 

28/11/2013

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra; Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
 
- Identificar os diferentes períodos políticos brasileiros e o papel do Rio de Janeiro como sede da política nacional.
- Compreender a importância da vinda da família real para o Brasil em 1808 e as mudanças ocorridas na cidade do Rio de Janeiro. 
- Identificar características dos processos de urbanização ocorridos no Brasil, com destaque para a cidade do Rio de Janeiro.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os estudantes devem ter conhecimentos básicos relativos aos reflexos das Grandes Navegações do século XVI.
Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a compreenderem, por meio do programa da série "Breve História das Capitais Brasileiras - RIO DE JANEIRO" disponível no canal TV Escola, aspectos geográficos, culturais e sociais da cidade do Rio de Janeiro, ressaltando o seu importante papel nos primeiros séculos da história do Brasil.

 

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No caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) são desenvolvidos, sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula. No entanto, as atividades também podem ser desenvolvidas em um laboratório de informática, se disponível, ou em sala de aula com o auxílio de um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

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Atividade 01: Vídeo e debate

 

Rio de Janeiro... como tudo começou?

 

PASSO A PASSO

Professor (a),

- Inicie a aula instigando os alunos para promoverem um debate acerca dos noticiários veiculados cotidianamente pela mídia sobre a violência na cidade do Rio de Janeiro. Problematize:

  • O que você tem ouvido ou lido através da mídia sobre situações de conflito atuais na cidade do Rio de Janeiro?
  • O que motiva a existência de tais conflitos?

 

A partir dos conhecimentos prévios apresentados pelos estudantes, explique que esta situação de violência atual vivenciada cotidianamente em alguns pontos da cidade do Rio de Janeiro é consequência de um processo histórico. Convide os estudantes a conhecerem um pouco mais sobre a cidade do Rio de Janeiro. Para motivá-los, proponha uma "sessão cinema" para assistirem ao documentário "Rio de Janeiro". Apresente uma imagem da cidade do Rio de Janeiro, como a Figura 01, a seguir, e problematize:

 

Figura 01: Estátua do Cristo Redentor e vista aérea da cidade do Rio de Janeiro. 

 

Fonte: Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/assembly/171386/Estatua-do-Cristo-Redentor-e-vista-aerea-do-Rio-de>. Acesso em 09/11/2013.

  • Você já visitou a cidade do Rio de Janeiro?
  • Onde esta cidade se localiza?
  • O que você sabe sobre a história dessa cidade?

- Permita que os estudantes expressem seus conhecimentos e registre-os, elaborando um quadro-síntese. A partir da "sementeira de ideias", instigue-os a entenderem os principais aspectos geográficos, culturais e sociais da cidade do Rio de Janeiro-RJ, com vistas a compreenderem a importância histórica desta cidade brasileira.

 

- Para introdução das discussões, apresente o vídeo "Rio de Janeiro", disponível em "TV ESCOLA - VÍDEOS" <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?item_id=3986&option=com_zoo&view=item> (Acesso em 15/06/2013).

 

Comentário: Antes de mostrar o vídeo, explique aos estudantes que este documentário faz parte da série "Breve História das Capitais Brasileiras", e dedica-se a narrar a história da segunda capital de nosso país. Aproveite para resgatar informações geográficas como: localização, aspectos físicos, demográficos e econômicos da cidade do Rio de Janeiro, para facilitar a compreensão do documentário por parte dos alunos.

 

- Oriente-os a ficarem atentos e fazerem anotações dos fatos descritos pelo documentário, que apresenta a história da cidade do Rio de Janeiro, permeando aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais e que ressalta seu importante papel na história do Brasil.

 

 - Em seguida, oriente os estudantes a se organizarem em grupos de 4 a 5 alunos e a conversarem entre seus pares sobre os fatos narrados pelo documentário que mais lhes despertaram a atenção. Posteriormente, promova e medie uma roda de conversa entre os grupos buscando retomar alguns aspectos mais relevantes do vídeo.

 

Aspectos importantes do documentário:

 

  • Destaca-se o uso de imagens históricas de artista nacionais e estrangeiros que representam o Brasil e a cidade do Rio de Janeiro, que revelam aspectos importantes da história desta cidade.
  • A narrativa, aliada aos depoimentos de uma professora e de uma historiadora, aproxima os alunos de uma da metodologia da história oral, que se apresenta como uma perspectiva para que os estudantes possam utilizá-la na reconstrução da história da sua cidade ou do seu bairro. 
 

Atividade 02: Pesquisa

 

Rio de Janeiro... A cidade maravilhosa

PASSO A PASSO

 

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- Solicite aos grupos de estudantes que realizem uma pesquisa em fontes diversas (atlas e livros geográficos, sites de busca na internet e outras fontes que abordem a temática), buscando compreender e explicar:

  • Quantos anos tem a cidade do Rio de Janeiro?
  • Durante quantos anos a cidade do Rio de Janeiro foi capital do Brasil?
  • Em qual período histórico (Colônia, Império ou República) o Rio de Janeiro foi mais importante para a população brasileira?
  • Por que a cidade do Rio de Janeiro foi escolhida para ser a segunda capital de nosso país?
  • A chegada da família real portuguesa no Brasil em 1808 trouxe mudanças para a cidade do Rio de Janeiro? Cite-as.
  • Cite e explique alguns fatos políticos importantes que aconteceram no período em que a cidade do Rio de Janeiro era a capital do país.
  • Explique como surgiram as primeiras favelas na cidade do Rio de Janeiro.
  • O que motivou a transferência da capital brasileira do Rio de Janeiro para Brasília?
  • Apesar de não ser mais a capital de nosso país, a cidade do Rio de Janeiro ainda tem alguma importância para o Brasil? Explique.
  • Que heranças culturais do período em que a cidade era capital do país ainda estão presentes na vida cotidiana do Rio de Janeiro?
 
- Neste momento é importante orientar os estudantes a pesquisarem em sites específicos para pesquisas escolares, que dispõem de informações confiáveis, como por exemplo, a Plataforma Multimídia  Britannica Escola Online disponível no endereço web < http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/ CAPES , de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.

 

- Explique que no item "BUSCA" na página principal da Britannica Escola Online, ao digitar a palavra-chave desejada, os estudantes encontrarão diversas informações relacionadas à problemática proposta para este estudo, conforme Figura 02, a seguir:

 

 Figura 02: Informações sobre o Rio de Janeiro.

 

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Fonte: Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article/483515/Rio-de-Janeiro>. Acesso em 09/11/2013.

 

 

- Acompanhe cada etapa da atividade orientando-os, esclarecendo eventuais dúvidas e equívocos e mediando os debates entre os pares, com vistas a propiciar a construção de conhecimentos de maneira colaborativa por todos os estudantes. A pesquisa deverá ser realizada na biblioteca da escola ou em casa e os resultados apresentados em sala de aula.

 

- Cada grupo deverá ser responsável por  entregar um relatório com um quadro-síntese dos resultados de suas pesquisas, além de apresentá-los oralmente, com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).

 

- Evidencie que as imagens, formas cartográficas e documentários são importantes fontes de representação visual.

 

Atividade 03: Socialização dos resultados e considerações finais

O que aprendemos e sabemos explicar?

PASSO A PASSO

 

 

- Após cada grupo sistematizar as informações levantadas, solicite que organizem uma apresentação com vistas a socializar os conhecimentos adquiridos. Esses resultados podem ser mostrados através de painéis ilustrativos ou com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).

 

- Fique atendo, observando se as apresentações dos resultados pelos grupos contemplam as questões apresentadas anteriormente e, também:

  • Se os estudantes entenderam a importância da cidade do Rio de Janeiro como capital e sede de governos nos períodos colonial, imperial e republicano;
  • Se os alunos perceberam, ou destacaram o processo pelo qual a cidade do Rio de Janeiro passou da condição de colonizada, no século XVI, para a glamurosa capital cultural na década de 1950 do século XX e, posteriormente, para a condição de cidade violenta nos dias atuais;
  • Se uma análise dessas variantes proporciona a compreensão do processo histórico que envolve a cidade do Rio de Janeiro às suas belezas naturais e humanas que perduram até o presente momento.
 

- Esclareça possíveis equívocos e, se necessário, ressalte que a escolha da cidade do Rio de Janeiro como capital do país teve uma relação direta com economia mineradora presente no sudeste brasileiro naquele período. A mudança da capital brasileira para o Rio de Janeiro foi uma importante ação para que os lucros da mineração fossem regulados e chegassem rapidamente em Portugal (Figura 03). Durante o século XIX a cidade do rio de Janeiro foi sede de grandes acontecimentos políticos, como a independência do Brasil de Portugal e a abolição da escravatura. No início do século XX várias revoltas marcaram o país e reascendeu um antigo projeto: a mudança da capital brasileira para o interior do território, que se consolidou em 1960 com a construção de Brasília. Apesar de hoje a importância política e econômica do Rio de Janeiro não ser mais a mesma daquele tempo, a cidade ainda um dos mais belos patrimônios arquitetônicos e natural de nosso país.

 

Figura 01: Fotografia do início do século XX da avenida Rio Branco, que  cruza o centro da cidade do Rio de Janeiro. 

 

 

Fonte: Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/assembly/171387/Fotografia-do-inicio-do-seculo-XX-da-avenida-Rio-Branco>. Acesso em 09/11/2013.

 

 

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto,sugerimos acessar o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2013. O uso desse recurso é importante, pois possibilita a troca de experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

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Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que elaborem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriaram do espaço geográfico e modificaram a paisagem na cidade de Salvador; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das principais atividades econômicas desenvolvidas na capital; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/08/2013.

Breve história das capitais brasileiras -  Rio de Janeiro. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?item_id=3986&option=com_zoo&view=item>. Acesso em 09/11/2013.

500 anos: o Brasil - Império na TV - EP. 02 - Rebeliões no Império. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4794>. Acesso em 09/11/2013.

Rio de Janeiro - a segunda capital do país. Disponível em: <http://www.escolakids.com/rio-de-janeiro-a-segunda-capital-do-brasil.htm>. Acesso em 09/11/13.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. SPACCA. D. João Carioca: a Corte Portuguesa chega ao Brasil (1808 – 1812). São Paulo: Cia das Letras, 2007.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as atividades propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates e na elaboração do relatório.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

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