Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Existe um menino que mora na lua

 

25/11/2013

Autor e Coautor(es)
RUBIA VANESSA VICENTE DEMETRIO
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a vida e obras do escritor Ziraldo;

Compartilhar a atenção com os colegas nos momentos de conversa e história;

Desenvolver sua criatividade por meio da criação de uma nave espacial;

Organizar um espaço para a brincadeira de papéis sociais, sugerindo o enredo trazido no livro;

Expressar seus conhecimentos, sentimentos, emoções por meio do diálogo nas rodas de conversa.

Duração das atividades
Este plano deverá ser vivenciado em 3 dias. Cada momento terá a duração de aproximadamente 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula é planejada para um grupo de crianças com aproximadamente 4 anos de idade. Para sua realização é necessária a articulação entre professor e auxiliar de classe.

Estratégias e recursos da aula

 

1º Momento: Quem é Ziraldo?

Materiais Necessários:Tapetes, almofadas, imagem do escritor Ziraldo e alguns livros deste autor para que as crianças possam manusear.

Neste primeiro momento, o professor deverá organizar um espaço aconchegante com tapetes e almofadas, onde as crianças deverão se acomodar para uma conversa em roda. Percebendo que todas as crianças do grupo já estão presentes, o professor fará um convite para a composição da roda, auxiliando as crianças a se acomodarem. Inicialmente a turma deverá se expressar livremente sobre suas demandas e novidades e, em seguida, o professor instigará a conversa sobre uma profissão muito importante e encantadora, que é a profissão de escritor. O professor solicitará às crianças que relembrem as histórias que já ouviram e aquelas das quais lembram o nome do autor. Enfatizará também, que as histórias que as crianças tanto conhecem são oriundas da imaginação destes escritores ou de contos orais, ou seja, histórias que as pessoas repassam de geração para geração até que alguém decidi escrever, registrando e publicando para que o mundo todo tenha acesso.

Neste sentido, o professor apresentará às crianças o escritor Ziraldo, contando-lhes que o escritor tem suas obras muito conhecidas entre as crianças e adultos, apresentará também a origem deste autor, onde ele nasceu, porque ele escreve para crianças, de onde vem sua inspiração e qual mensagem ele procura transmitir com seus livros. Para isso, o professor pode acessar um breve histórico no site indicado nos recursos complementares.

 

2º Momento: Conhecendo a história do Menino da Lua.

Materiais Necessários:Tapetes, almofadas, livro sugerido no plano

Após a contextualização do autor, o professor convidará as crianças para ouvir uma história muito legal, que fala sobre um menino que morava na Lua e tinha o sonho de ter muitos amigos. É importante que o professor explicite para as crianças a importância da atenção e participação, para que possam compreender os detalhes da história e atribuir sentido a atividade posterior.

Disponível em: http://www.livrariascuritiba.com.br/menino-da-lua-o-ldp,product,LV232898,3430.aspx

Acesso em: 05/11/2013

Depois de contar a história, o livro pode ser manuseado pelas crianças que assim o desejarem e, caso manifestem o desejo de ouvi-la novamente, bem como, conversar sobre o que compreenderam da história, terão esta possibilidade. Finalizando esse momento, o professor combinará com as crianças e suas respectivas famílias que selecionem em suas casas, caixas de papelão, preferencialmente caixas grandes, para que realizem atividade no dia seguinte.

 

3º Momento: Vamos viajar pelo espaço? Construindo uma nave espacial.

Materiais Necessários:caixas de papelão trazidas de casa, fita adesiva, tesoura, cola, tinta guache e pincéis.

O professor irá relembrar a história do dia anterior, solicitando às crianças que busquem em suas memórias as imagens, impressões e sentimentos, que viveram ao ouvir a história. Em seguida, convidará as crianças para uma aventura vivenciada por meio da imaginação, instigando-as a conhecer o espaço em que Zelém mora. Iniciando essa aventura o grupo será desafiado a construir, em conjunto, uma nave espacial. Reunidos em roda, as crianças, orientadas pelo professor, irão  combinar como será a construção e em seguida realizá-la utilizando os materiais trazidos de casa.

A atividade deve ser realizada em pequenos grupos para permitir a mediação de forma mais intensa, momento este em que o professor poderá dar sugestões de como os objetos podem ser fixados e mostrar-lhes algumas imagens de construções realizadas com material reciclável. Enquanto um grupo participa da confecção da nave espacial, o outro grupo de crianças estará com o auxiliar de classe, brincando com os espaços previamente organizados para este momento.

Após organizar os objetos como desejarem, as crianças podem realizar a técnica de papietagem (ver recursos complementares) em suas construções.

 

Disponível em: http://carderbr.wordpress.com/page/8/

Acesso em: 05/11/2013

 

Após o término da construção, as crianças escolherão um espaço na sala de referência para pousarem sua nave espacial e brincarem com seu novo brinquedo. É importante que o professor registre as brincadeiras do grupo, para que posteriormente possa refletir sobre as possibilidades de ampliação e diversificação das brincadeiras de papéis sociais. Com o término da brincadeira, o professor deverá convidar as crianças a avaliarem o trabalho em grupo, bem como, a brincadeira realizada com o objetivo construído. Inicialmente, as crianças poderão se expressar orientadas pelas perguntas do professor, em seguida, o grupo será convidado a registrar essa impressões por meio de desenho e posteriormente expor essas produções, compartilhando com a instituição as experiências vividas.

Recursos Complementares

Site sobre a história de Ziraldo:

http://ziraldo.com/historia/

Técnica de papietagem:

http://www.youtube.com/watch?v=D9N9-k_TSpA&hd=1

Avaliação

Para avaliar esse plano, o professor deve observar de que forma as crianças apresentaram seus conhecimentos prévios; de que maneira as histórias escolhidas e as conversas em grupo ampliaram o conhecimento das crianças sobre o tema e como elas se expressaram nos momentos de construção da nave e de registro sobre as brincadeiras. É importante que o professor possa registrar as falas e ações das crianças, pois esse instrumento é fundamental para avaliar e estruturar as próximas intervenções com o grupo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.