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CULINÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VAMOS FAZER UM BOLINHO DE ESPINAFRE?

 

23/11/2013

Autor e Coautor(es)
Thaisa Neiverth
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Sônia Jordão e Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Faixa etária: 5 anos
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer novos alimentos e sua importância para nosso organismo;
Despertar o gosto por uma alimentação saudável;
Preparar um alimento para todos comerem;
Aprender os cuidados que temos que ter ao preparar alimentos;
Registrar e criar um livro de receitas.
Duração das atividades
Atividade 1 – Conversa sobre alimentos saudáveis e apresentação da ideia de fazer o bolinho de espinafre. (30 minutos); Atividade 2 – Preparação da receita do bolinho de espinafre (45 minutos); Atividade 3 – Registro da receita com desenhos das crianças. (30 minutos); Atividade 4 – Organização do livro de receita. (30 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor necessita conhecer como as crianças se interessam pelo mundo a sua volta nesta idade, para isto é necessário saber como ocorre desenvolvimento infantil. Conforme aponta Martins (2006), em torno dos cinco anos a criança começa a se preocupar em transpor sua representação mental para o plano concreto das imagens e realizações e com isso aumenta sua exigência em relação à execução de inúmeras tarefas. Destaca ainda que a criança de 5 anos, apresenta como atividade principal os jogos de papéis sociais e que a longo dos cinco anos esta brincadeira vai ganhando mais detalhes, mais características do real, ou seja, as crianças aperfeiçoam sua forma de representar o mundo adulto e passam a integrar mais detalhes nas suas brincadeiras.
 
Há também um destaque para atividades como desenho, escrita, modelagem, recorte que estão em linhas acessórias de desenvolvimento. Estas e a atividade principal nesta faixa etária, estão mais próximas. Realizar atividades que unam estas duas linhas do desenvolvimento tornarão a atividade mais significativa e com maior resultado para desenvolvimento da criança. Desta forma, ao conhecer este desenvolvimento, as mediações do professor acabam se tornando mais efetivas, pois atinge aquilo que é de interesse da criança. 
Estratégias e recursos da aula
RECEITA
 
BOLO DE ESPINAFRE 
 
2 MAÇOS DE ESPINAFRE 
3 OVOS
1 COLHER (CAFEZINHO) DE SAL
2 XÍCARAS DE TRIGO ou ( FARINHA DE ARROZ)
1 COLHER DE SOBREMESA DE FERMENTO PARA BOLO 
PICAR BEM O ESPINAFRE, MISTURAR TODOS OS INGREDIENTES NUMA TIGELA E POR ÚLTIMO, COLOCAR O FERMENTO. DEPOIS DE PRONTO UNTAR UMA FORMA,TAMANHO MÉDIO E COLOCAR, COM UMA COLHER, PEQUENOS BOLINHOS AFASTADOS UM DOS OUTROS. LEVAR AO FORNO E DEIXAR ASSAR. TEMPO PARA ASSAR EM MEDIA 30 A 40 MINUTOS. RENDE EM MÉDIA 10 BOLINHOS.
 
Material Utilizado
 
* Ingredientes para o bolinho (descritos acima na receita);
* uma forma, tamanho médio;
* um pote médio para misturar os ingredientes;
* uma colher (sopa);
* uma colherinha;
* uma xícara (chá);
* forno elétrico ou a gás; 
* papel do tipo ofício;
* canetinhas hidrocor;
* lápis de cor;
* revistas pequenas usadas, uma por criança.
 
Atividade 1 - Conversa sobre alimentos saudáveis e apresentação da ideia de fazer o bolinho de espinafre (30 minutos).
 
Conversar com as crianças sobre nossa alimentação, sobre o que elas têm comido e de que maneira pensam que isto possa fazer diferença para nós. Questionar se já prepararam alguma comida. Neste momento perguntar: Como se faz para preparar uma comida? Quais os cuidados que devemos ter para isso? Destacar a importância de: lavar bem os alimentos ao prepará-los, lavar bem as mãos e prender cabelos, alertando o porquê disto, etc.
Apresentar a ideia de fazermos uma receita com espinafre.
Apresentar a receita para as crianças, lendo os ingredientes e falando que ela é um “Mapa” que nos levará a um tesouro: Uma mina de ouro, “os bolinhos”. Falar que o espinafre contém muita energia e força.
Perguntar quem conhece o desenho do “marinheiro Popeye”, lembrar o que acontece quando ele come espinafre.
Perguntar quem quer ganhar poderes, então, para isto devem comer determinados alimentos entre eles o espinafre. Falar que os alimentos têm sabores diferentes, dependendo de como eles são preparados e que o espinafre neste bolinho fica muito diferente, ganha um sabor especial.
Desta maneira vamos despertando o interesse nas crianças em experimentar novos alimentos. Dizer que precisaremos de alguém para ser a secretária ou secretário deste momento, igual há nas reuniões dos adultos e ver quem se dispõem a esta tarefa. O ajudante também participará do momento de preparação do bolinho. Caso haja mais de um candidato, escolher por meio de sorteio. 
 
20
Fonte:  http://www.comicvine.com/images/1300-1007265 Acesso em: 22/11/2013.
 
 
 
Atividade 2 – Preparação da receita do bolinho de espinafre (45 minutos)
 
Previamente o professor deverá preparar o espaço onde a atividade de culinária ocorrerá. Caso a escola não tenha cozinha, pode ser a própria sala, neste caso, seria interessante reunir as crianças num outro local para a conversa inicial apresentando a atividade. Neste local, além da mesa com os ingredientes e materiais para a culinária, preparar outra mesa com papel e canetinha para a secretária (o) escolhida ir registrando, do seu jeito a receita. Conversar com as crianças sobre a culinária falando que prepararemos bolinhos de espinafre que nos deixarão com músculos mais fortes, mais espertos e inteligentes. Colocar aventais caso o grupo ou a escola tenha, prender bem os cabelos ou colocar uma toca de culinária, lavar bem as mãos. Informar a importância destas atitudes ao prepararmos alimentos, mostrando que em nossas mãos podem ficar muitos micro organismos que serão ingeridos por nós, caso não tenhamos cuidados. Após esta etapa, apresentar os ingredientes, destacado seu valor nutritivo e deixando quando possível, as crianças manusearem os mesmos e ir colocando-os na tigela.
Neste momento a situação de faz-de-conta pode se tornar mais autêntica e a culinária vira uma brincadeira de verdade.  Ao colocar os ingredientes na bacia ir também problematizando quantidades, fazendo isso mentalmente e esperando as respostas das crianças. 
 
 
1
Fonte: Acervo NDI 2011.
 
2
  Fonte: Acervo NDI 2011.
 
3     
Fonte: Acervo NDI 2011.
 
4
Fonte: Acervo NDI 2011.
 
5
Fonte: Acervo NDI 2011.      
Fotografias: Sônia Jordão
 
Atividade 3 – Registro com desenhos da receita pelas crianças (30 minutos).
 
Convidar todos a registrarem a receita da culinária do seu jeito, que poderá ser com desenhos e/ou escrita, pois assim poderemos fazer um livro de receitas e levá-lo para casa, dando de presente aos pais. Entregar as folhas brancas (estas deverão ter o tamanho da revista velha, pois será uma página do livro), lápis para que as crianças registrem. Caso essa atividade seja realizada num outro dia diferente, relembrar no quadro da sala ou oralmente os ingredientes da receita. Depois deixar que cada um faça seu registro. 
 
6
Fonte: Acervo NDI 2011.
 
10
Fonte: Acervo NDI 2011.
Fotografias: Sônia Jordão
 
Atividade 4 – Organização do livro de receita (30 minutos). 
 
Pedir para cada criança trazer uma revista antiga que a família não queira mais ou outro folheto com menor número de páginas poderá ser utilizado. Em cada página da revista será colada uma receita culinária.
 
Recursos Complementares
Sites para pesquisa sobre as propriedades do espinafre:
 
Espinafre fortalece os músculos. Disponível em:  http://revistavivasaude.uol.com.br/guia/espinafre-fortalece-os-musculos/778/
 
 
Espinafre. Disponível em:  http://www.infoescola.com/plantas/espinafre/
 
Popeye - A procura do vovô - versão 3D - Dublada. Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=b8Mrk3qP9Ss
 
FACCI, M.G.D. Os estágios do desenvolvimento psicológico segundo a psicologia sócio-histórica. In: ARCE, A. e DUARTE, N. Brincadeira de papéis sociais na educação infantil: as contribuições de Vygotsky, Leontiev e Elkonin. São Paulo, Xamã, 2006, p.11-25. 
 
Avaliação
A avaliação na Educação Infantil deve ser processual. O professor é o responsável por pensar nela de forma intencional, mas pode também encontrar algumas respostas nas reações das crianças. Durante o desenvolvimento das atividades propostas o professor poderá avaliar vários aspectos, dentre eles como as crianças estão realizando seus registros, se usam desenhos ou letras compondo já hipóteses sobre a escrita. Perceber se as crianças experimentam novos alimentos e se reconhecem a importância dos mesmos para a saúde. Sugere-se que o professor fotografe o processo a fim de registrar a atividade e o resultado do processo.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • Nayara, C.E.Dr Feliciano Sodré , Rio de Janeiro - disse:
    nayarabrito771@gmail.com

    11/09/2014

    Cinco estrelas

    Adorei,essa aula é maravilhosa os pequenos não só vão saber mas vão fazer parte da construção da receita.Parabens!


  • Janine Nass Bruhn, Escola Municipal Fritz Benkendorf , Santa Catarina - disse:
    janine.nass_jana@yahoo.com.br

    23/11/2013

    Quatro estrelas

    Ótima ideia! Vou aproveitar que nossa horta está repleta de espinafre e colocar esse plano em prática!


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