24/11/2013
Graziela Maria Beretta López
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- Desenvolver a capacidade de ouvir o outro;
- Manusear e conhecer diferentes materiais e texturas;
- Exercitar a imaginação e a criatividade;
- Ampliar a inserção e interação social;
- Perceber novas possibilidades de comunicação;
- Compreender as diferenças como qualidade.
Não há necessidade de trabalhar conhecimentos prévios.
A aula elaborada abaixo foi planejada para crianças de 3 a 6 anos, possibilitando a descoberta de novas formas de comunicação, como a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a partir das diferenças presentes entre as crianças da sala e os animais citados na literatura apresentada.
Primeiro momento: Contação de história
Materiais necessários: livro
Duração: 20 minutos
Para este momento é necessário que a professora organize um espaço aconchegante para que as crianças ouçam a história com atenção. Antes de começar a história é importante que a professora explique ao grupo que cada animal citado neste livro possui uma característica marcante, assim como as crianças do nosso grupo. Essas características devem ser compreendidas como qualidades no grupo, já que assim as crianças se completam e aprendem umas com as outras. Após a leitura, o grupo poderá debater sobre as características de cada animal e perceber se os colegas da turma se encaixam em alguma característica citada. Esclarecer o porquê das escolhas e pensar em outras formas de expressar o sentimento/característica escolhida.
Rápido como um Gafanhoto, escrito por Audrey e Don Wood.
Editora: Brinque-Book
Fonte: http://www.brinquebook.com.br/livro.php?livro=211
Segundo momento: Conhecendo sinais em Libras
Materiais necessários: vídeo e imagens.
Duração: Em torno de 20 minutos.
Com o objetivo de ampliar as possibilidades de expressão e os conhecimentos a respeito da comunicação, a professora mostrará para as crianças os sinais de cada animal na língua brasileira de sinais. Deste modo a atividade ficará mais desafiadora para o grupo, que poderá repassar esse conhecimento em casa e outros lugares de sua convivência. É importante ressaltar que os sinais que serão apresentados fazem parte do repertório da Língua Brasileira de Sinais, utilizada para a comunicação de surdos e mudos, ou até mesmo pessoas que se interessam por este modo de comunicação. Para dar maior visibilidade ao assunto, sugerimos um vídeo com um intérprete explicando de que forma fazer os sinais de alguns animais: http://www.youtube.com/watch?v=VGo8lCbIsq4
Fonte: http://professorafrancy.blogspot.com.br/2012/02/fichas-dos-animais-em-libras.html
Para visualizar o vídeo que ensina os sinais dos animais em Libras acesse: http://www.youtube.com/watch?v=VGo8lCbIsq4
Com base nos objetivos propostos a professora deverá avaliar se as crianças se envolveram na atividade e estabeleceram relações de apoio e solidariedade com o grupo, sobretudo no momento de aprender os sinais dos animais em Libras e na escolha das características de cada um. As crianças demonstraram interesse pela história contada? Mostraram-se interessadas em aprender a respeito da Língua Brasileira de Sinais? Ampliaram a noção de diferença entre as pessoas?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!