28/11/2013
Sumaia Barbosa Franco Marra, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a apreenderem, por meio do programa da série "Os rios e a vida - GANGES" disponível no canal TV Escola, a importância da água para a vida ressaltando sua importância para a cultura indiana. Por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, espera-se que as atividades propostas promovam a construção de conhecimentos significativos sobre as relações entre as ações da sociedade e suas consequências para o ambiente.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) são desenvolvidos, ou em um laboratório de informática, quando existir na escola. Dependendo da realidade da escola, é possível realizar a aula até mesmo utilizando um computador apenas conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Atividade 01
Professor (a),
- Inicie a aula comentando com os alunos sobre os diferentes usos da água no lugar onde vivem:
- A partir desses questionamentos, oriente-os a recordarem sobre suas atividades diárias o quanto o uso da água é importante. Os estudantes devem relatar o que sabem sobre os usos que fazemos da água em nosso cotidiano e destaque a importância das águas dos rios para as religiões, tradição e identidade cultural de diversos povos e, posteriormente, destaque os usos cotidianos da água na vida dos povos indianos, em especial, das águas do rio Ganges, um dos maiores rios do mundo que corre através das planícies do norte da Índia. Problematize:
- Medie uma roda de conversa para que possam expressar suas observações e opiniões e aproveite a "sementeira de ideias" para instigar a curiosidade dos alunos sobre os usos das águas do rio Ganges pela população indiana. Para motivá-los, proponha uma "sessão cinema" para assistirem ao documentário da série "Os rios e a vida - GANGES", promovido pela TV Escola-MEC, disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=TrPGrl85p6U> (Acesso em 11/11/13). Apresente imagens do rio Ganges como, por exemplo, as figuras 01 e 02 a seguir.
Figura 01: Um navio carregando cinzas de mortos que foram cremados viaja ao longo do rio Ganges.
Fonte: Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/assembly/134317/Um-navio-carregando-cinzas-de-mortos-que-foram-cremados-viaja>. Acesso em 11/11/13.
Figura 02: Peregrinos hindus banham-se no rio Ganges, na Índia.
Fonte: Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/assembly/135276/Peregrinos-hindus-banham-se-no-rio-Ganges-na-India>. Acesso em 11/11/13.
- Convide-os:
Comentário: Antes de mostrar o vídeo, explique aos estudantes que este documentário faz parte da série "Os rios e a vida - GANGES", e dedica-se a narrar as características principais do rio Ganges e a sua influência sobre o povo que habita às suas margens, percorrendo toda a sua extensão, apresenta a cultura local e discute os riscos socioambientais que corre o rio. Aproveite para resgatar informações geográficas como: localização, aspectos físicos, demográficos e econômicos da índia, para facilitar a compreensão - por parte dos alunos, deste documentário.
- Oriente-os a ficarem atentos e fazerem anotações dos fatos descritos pelo documentário como as manifestações que evidenciam a importância cultural e espiritual do Ganges para os hinduístas: a história mitológica do rio, os rituais sagrados, o papel simbólico da água do Ganges, dentre outros.
- Posteriormente, peça para se organizarem em grupos de 4 a 5 alunos e conversarem entre seus pares sobre os fatos narrados pelo documentário que mais lhes despertaram a atenção. Promova e medie uma roda de conversa entre os grupos buscando retomar alguns aspectos mais relevantes do vídeo e auxilie-os a elaborarem um quadro-síntese no caderno ou em um arquivo no computador.
Aspectos importantes do documentário:
Atividade 02
- A partir das discussões anteriores, proponha uma pesquisa em grupo de 04 a 05 alunos com o objetivo de entenderem a seguinte problemática:
- Para responderem a estas questões, oriente os grupos para pesquisarem - em casa ou na biblioteca da escola - em atlas geográficos, mapas temáticos sobre a hidrografia da Índia, também em sites de busca na internet ou outras fontes que abordem a temática.
- Neste momento é importante orientar para que pesquisem em sites específicos para pesquisas escolares, que dispõem de informações confiáveis, como por exemplo, a Plataforma Multimídia Britannica Escola Online disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.
- Explique que no item "BUSCA" na página principal da Britannica Escola Online, ao digitar a palavra-chave desejada, os estudantes encontrarão diversas informações relacionadas à problemática proposta para este estudo, conforme Figura 03, a seguir:
Figura 03: Página de busca da BRITANNICA ESCOLA ONLINE.
Fonte: Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article/481346/rio-Ganges>. Acesso em 11/11/13.
- Os grupos devem entregar um relatório os resultados de suas pesquisas, além de apresenta-los oralmente, com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes com as complementações que se fizerem necessárias. É importante, nesse momento, que haja a troca de informações para que se construa o conhecimento acerca do assunto de maneira colaborativa e significativa.
Comentário: Para o desenvolvimento do trabalho, cada grupo deverá ser responsável pela apresentação de um tipo de uso do rio Ganges e os problemas decorrentes deste. Acompanhe cada etapa da atividade destacando, dentre outros, o crescimento urbano no país.
Atividade 03
- Após a apresentação do quadro-síntese elaborado anteriormente por cada grupo, explique o papel que grandes rios, como o Ganges na índia e o Amazonas no Brasil, possuem na organização do espaço geográfico e ressalte que essa influência pode se alterar ao longo do tempo em função de novas técnicas e/ou modificações no contexto político, econômico e social.
- Fique atento, durante as apresentações dos grupos, para destacar que:
- Solicite que cada grupo organize um pequeno encarte de jornal sobre o rio Ganges. Sugerimos que o jornal seja composto por textos que abordem resumidamente temas como:
- Oriente-os para que ilustrem o jornal com representações cartográficas como mapas (Figura 04), gráficos e tabelas, ou outras imagens que auxiliem na compreensão do assunto.
Figura 04: Bacia do rio Ganges.
Fonte: Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/assembly/134318/Rio-Ganges>. Acesso em 11/11/13.
- Solicite e oriente os grupos a discutirem e a proporem no encarte do jornal medidas e/ou alternativas para a mitigação dos impactos sociais e ambientais apontados durante o estudo do tema.
- Auxilie os estudantes a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais pela escola. Se houver recursos financeiros, peça para imprimir encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet (sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando promover a troca de experiências e reflexões, apresentar sugestões, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriam do espaço geográfico e modificam a paisagem ao longo do rio Ganges; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das principais atividades econômicas que alteram as paisagens; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/08/2013.
Os rios e a Vida - Ganges. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=849>. Acesso em 09/11/2013.
Rio Ganges. Disponível em: <http://www.infoescola.com/geografia/rio-ganges/>. Acesso em 09/11/2013.
Rio Ganges. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article/481346/rio-Ganges>. Acesso em 09/11/2013.
As crenças dos Indus. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/as-crencas-dos-hindus.htm>. Acesso em 09/11/13.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as atividades propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates e na elaboração do relatório.
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/05/2015
Cinco estrelasBom trabalho em grupo, despertando a curiosidade e entusiasmo no estudo.