Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Rio Ganges: os usos de suas águas pelos povos indianos

 

28/11/2013

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Entender a importância das águas e dos rios para a história e a identidade cultural dos povos. 
- Identificar impactos ambientais e sociais relacionados à degradação dos rios. 
- Comparar as formas de apropriação e uso de povos tradicionais com aquelas predominantes em sociedades urbano-industriais. 
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Os estudantes devem ter noções da interdependência dos elementos naturais: hidrografia, relevo, clima, vegetação, fauna, e entender a importância das principais atividades econômicas como: indústria, agropecuária, transporte, geração de energia para o desenvolvimento das sociedades. 
 
Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a apreenderem, por meio do programa da série "Os rios e a vida - GANGES" disponível no canal TV Escola, a importância da água para a vida ressaltando sua importância para a cultura indiana. Por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, espera-se que as atividades propostas promovam a construção de conhecimentos significativos sobre as relações entre as ações da sociedade e suas consequências para o ambiente.

 

 

 hhh

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) são desenvolvidos, ou em um laboratório de informática, quando existir na escola. Dependendo da realidade da escola, é possível realizar a aula até mesmo utilizando um computador apenas conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

Atividade 01

 

Rio Ganges: água e cultura

PASSO A PASSO

Professor (a),

- Inicie a aula comentando com os alunos sobre os diferentes usos da água no lugar onde vivem:

  • Quais são os usos que fazemos da água em nosso cotidiano?
  • Você conhece outras culturas que utilizam a água de maneira diferente da nossa?

 

- A partir desses questionamentos, oriente-os a recordarem sobre suas atividades diárias o quanto o uso da água é importante. Os estudantes devem relatar o que sabem sobre os usos que fazemos da água em nosso cotidiano e destaque a importância das águas dos rios para as religiões, tradição e identidade cultural de diversos povos e, posteriormente, destaque os usos cotidianos da água na vida dos povos indianos, em especial, das águas do rio Ganges, um dos maiores rios do mundo que corre através das planícies do norte da Índia. Problematize:

 

  • Você já ouviu falar sobre o rio Ganges e os usos e suas águas pelos povos indianos? Em caso afirmativo, o que você sabe sobre este rio?

- Medie uma roda de conversa para que possam expressar suas observações e opiniões e aproveite a "sementeira de ideias" para instigar a curiosidade dos alunos sobre os usos das águas do rio Ganges pela população indiana. Para motivá-los, proponha uma "sessão cinema" para assistirem ao documentário da série "Os rios e a vida - GANGES", promovido pela TV Escola-MEC, disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=TrPGrl85p6U> (Acesso em 11/11/13). Apresente imagens do rio Ganges como, por exemplo, as figuras 01 e 02 a seguir.

 

Figura 01: Um navio carregando cinzas de mortos que foram cremados viaja ao longo do rio Ganges. 

 

 

Fonte: Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/assembly/134317/Um-navio-carregando-cinzas-de-mortos-que-foram-cremados-viaja>. Acesso em 11/11/13.

 

 

Figura 02: Peregrinos hindus banham-se no rio Ganges, na Índia. 

 

 

Fonte: Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/assembly/135276/Peregrinos-hindus-banham-se-no-rio-Ganges-na-India>. Acesso em 11/11/13.

 

 

- Convide-os:

 

  • Agora vamos assistir ao documentário para saber o que essas imagens representam?

 

Comentário: Antes de mostrar o vídeo, explique aos estudantes que este documentário faz parte da série "Os rios e a vida - GANGES", e dedica-se a narrar as características principais do rio Ganges e a sua influência sobre o povo que habita às suas margens, percorrendo toda a sua extensão, apresenta a cultura local e discute os riscos socioambientais que corre o rio. Aproveite para resgatar informações geográficas como: localização, aspectos físicos, demográficos e econômicos da índia, para facilitar a compreensão - por parte dos alunos, deste documentário.

 

- Oriente-os a ficarem atentos e fazerem anotações dos fatos descritos pelo documentário como as manifestações que evidenciam a importância cultural e espiritual do Ganges para os hinduístas: a história mitológica do rio, os rituais sagrados, o papel simbólico da água do Ganges, dentre outros.

 

- Posteriormente, peça para se organizarem em grupos de 4 a 5 alunos e conversarem entre seus pares sobre os fatos narrados pelo documentário que mais lhes despertaram a atenção. Promova e medie uma roda de conversa entre os grupos buscando retomar alguns aspectos mais relevantes do vídeo e auxilie-os a elaborarem um quadro-síntese no caderno ou em um arquivo no computador.

 

Aspectos importantes do documentário:

 

  • O documentário sobre o Ganges permite analisar o papel do rio nos valores, no imaginário das pessoas, nas tradições... Enfim, na construção da identidade cultural dos povos indianos. Os impactos e ameaças oriundos da atividade de navegação também são abordados no episódio.

Atividade 02

Rio Ganges - Seus usos e impactos socioambientais

PASSO A PASSO

 

hhh

- A partir das discussões anteriores, proponha uma pesquisa em grupo de 04 a 05 alunos com o objetivo de entenderem a seguinte problemática:

 

  • Quais são as principais características do rio Ganges, ou seja, se é um rio com grande ou pequeno volume de água, com correntezas fortes ou fracas, etc.?
  • Quais são as distintas formas de utilização das águas do Ganges pela população indiana?
  • Como os diferentes usos da água do Ganges provocam impactos ou ameaças socioambientais?

 

 - Para responderem a estas questões, oriente os grupos para pesquisarem - em casa ou na biblioteca da escola - em atlas geográficos, mapas temáticos sobre a hidrografia da Índia, também em sites de busca na internet ou outras fontes que abordem a temática.

 

- Neste momento é importante orientar para que pesquisem em sites específicos para pesquisas escolares, que dispõem de informações confiáveis, como por exemplo, a Plataforma Multimídia Britannica Escola Online disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.

 

- Explique que no item "BUSCA" na página principal da Britannica Escola Online, ao digitar a palavra-chave desejada, os estudantes encontrarão diversas informações relacionadas à problemática proposta para este estudo, conforme Figura 03, a seguir:

Figura 03: Página de busca da BRITANNICA ESCOLA ONLINE. 

 

ganges

 

Fonte: Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article/481346/rio-Ganges>. Acesso em 11/11/13.

 

 

- Os grupos devem entregar um relatório os resultados de suas pesquisas, além de apresenta-los oralmente, com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes com as complementações que se fizerem necessárias. É importante, nesse momento, que haja a troca de informações para que se construa o conhecimento acerca do assunto de maneira colaborativa e significativa.

 

Comentário: Para o desenvolvimento do trabalho, cada grupo deverá ser responsável pela apresentação de um tipo de uso do rio Ganges e os problemas decorrentes deste. Acompanhe cada etapa da atividade destacando, dentre outros, o crescimento urbano no país.

 

 

Atividade 03

Socialização dos resultados e considerações finais

PASSO A PASSO

 

 

- Após a apresentação do quadro-síntese elaborado anteriormente por cada grupo, explique o papel que grandes rios, como o Ganges na índia e o Amazonas no Brasil, possuem na organização do espaço geográfico e ressalte que essa influência pode se alterar ao longo do tempo em função de novas técnicas e/ou modificações no contexto político, econômico e social.

 

- Fique atento, durante as apresentações dos grupos, para destacar que:

 

  •  O rio Ganges sustenta metade da população indiana, pois nutre o gado com suas águas e fertiliza as terras devido a grande quantidade de alimentos que carrega;
  • Este rio é visto pelos hindus com a forma terrena da deusa Ganda e apesar da péssima qualidade de suas águas, é considerado fonte de purificação da alma.

- Solicite que cada grupo organize um pequeno encarte de jornal sobre o rio Ganges. Sugerimos que o jornal seja composto por textos que abordem resumidamente temas como:

  • Caracterização da bacia do rio Ganges;
  • Aproveitamento econômico;
  • Aspectos culturais da população que utiliza cotidianamente o rio Ganges;
  • Os problemas socioambientais decorrentes dos usos deste rio.

 

- Oriente-os para que ilustrem o jornal com representações cartográficas como mapas (Figura 04), gráficos e tabelas, ou outras imagens que auxiliem na compreensão do assunto.

 

Figura 04: Bacia do rio  Ganges. 

 

Fonte: Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/assembly/134318/Rio-Ganges>. Acesso em 11/11/13.

 

 

- Solicite e oriente os grupos a discutirem e a proporem no encarte do jornal medidas e/ou alternativas para a mitigação dos impactos sociais e ambientais apontados durante o estudo do tema.

 - Auxilie os estudantes a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais pela escola. Se houver recursos financeiros, peça para imprimir encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola.

 

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet (sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando promover a troca de experiências e reflexões, apresentar sugestões, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado. 

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriam do espaço geográfico e modificam a paisagem ao longo do rio Ganges; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das principais atividades econômicas que alteram as paisagens; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/08/2013.

 

Os rios e a Vida - Ganges. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=849>. Acesso em 09/11/2013.

 

Rio Ganges. Disponível em: <http://www.infoescola.com/geografia/rio-ganges/>. Acesso em 09/11/2013.

 

Rio Ganges. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article/481346/rio-Ganges>. Acesso em 09/11/2013.

 

As crenças dos Indus. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/as-crencas-dos-hindus.htm>. Acesso em 09/11/13.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as atividades propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates e na elaboração do relatório.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Sergio, Unisantanna - geografia , São Paulo - disse:
    paes.sergio@hotmail.com

    11/05/2015

    Cinco estrelas

    Bom trabalho em grupo, despertando a curiosidade e entusiasmo no estudo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.